O Apocalipse de Maria pode aparecer com nomes como:
1. A mãe de Deus toda-santa estava para se dirigir ao Monte das Oliveiras para orar; e, orando ao Senhor nosso Deus, disse: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; desça o arcanjo Gabriel, para que ele me fale a respeito dos castigos e a respeito das coisas no céu, na terra e debaixo da terra. E, ao proferir estas palavras, o arcanjo Miguel desceu com os anjos do Oriente e do Ocidente e os anjos do Sul e do Norte, e saudaram a cheia de graça, dizendo-lhe: Salve, reflexo do Pai, salve, morada do Filho, salve, mandato do Espírito Santo, salve, firmamento dos sete céus, salve, firmamento das onze fortalezas, salve, adoração dos anjos, salve, mais elevada que os profetas, até ao trono de Deus. E a santa mãe de Deus disse ao anjo: Salve, Miguel, comandante-em-chefe, ministro do Pai invisível, salve, Miguel, comandante-em-chefe, associado de meu Filho, salve, Miguel, comandante-em-chefe, o mais terrível dos de seis asas, salve, Miguel, comandante-em-chefe, que governas todas as coisas e és digno de estar ao lado do trono do Senhor, salve, Miguel, comandante-em-chefe, que estás para tocar a trombeta e despertar aqueles que dormem há eras: salve, Miguel, comandante-em-chefe, o primeiro de todos diante do trono de Deus.
2. E, após saudar todos os anjos da mesma maneira, a Cheia de Graça suplicou ao príncipe das milícias celestes acerca dos castigos, dizendo: Conta-me todas as coisas sobre a terra. E o príncipe das milícias celestes lhe disse: Se tu me perguntares, ó Cheia de Graça, eu te contarei. E a Cheia de Graça lhe disse: Quantos são os castigos com que é castigada a raça dos homens? E o arcanjo lhe disse: Os castigos são inumeráveis. E a Cheia de Graça lhe disse: Conta-me as coisas no céu e sobre a terra.
3. Então, o comandante-em-chefe, Miguel, ordenou aos anjos do Ocidente que fosse feita uma revelação, e o Hades se abriu, e ela viu os que eram castigados no Hades: e lá jazia uma multidão de homens e mulheres, e havia um grande lamento. E a Muito Favorecida perguntou ao comandante-em-chefe: Quem são estes e qual é o seu pecado? E o comandante-em-chefe disse: Estes, ó toda santa, são aqueles que não adoraram o Pai e o Filho e o Espírito Santo e por esta causa são aqui assim castigados.
4. E ela viu em outro lugar uma grande escuridão: e a toda-santa disse: O que é esta escuridão e quem são aqueles que estão sendo castigados? E o comandante-em-chefe disse: Muitas almas estão deitadas nesta escuridão. E a toda-santa disse: Que esta escuridão seja removida para que eu veja este castigo também. E o comandante-em-chefe disse à cheia-de-graça: Não é possível, toda-santa, que vejas este castigo também. E os anjos que os guardavam responderam e disseram: Temos uma ordem do Pai invisível que eles não verão a luz até que o teu bendito Filho resplandeça. E mergulhada em dor, a toda-santa levantou os olhos para os anjos, tocando a palavra indefectível do Pai, e disse: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, que a escuridão seja removida, para que eu veja este castigo também. E imediatamente aquela escuridão foi erguida e cobriu os sete céus: e lá jazia uma grande multidão de homens e mulheres, e surgiu um grande lamento e um grande clamor começou. E vendo-os, a toda-santa chorou e disse-lhes: O que estais fazendo, miseráveis? Quem sois vós? E como fostes encontrados ali? E não houve voz nem escuta. E os anjos que os guardavam disseram: Por que não falais à cheia-de-graça? E aqueles que estavam sob castigo disseram-lhe: Ó cheia-de-graça, desde a eternidade não vemos a luz, e não somos capazes de afastar aquilo que está lá em cima. E piche salpicado fluía sobre eles: e vendo-os, a toda-santa chorou. E novamente aqueles que estavam sendo castigados disseram-lhe: Como perguntais por nós, santa senhora, Mãe de Deus? O vosso bendito Filho veio à terra e não fez indagação sobre nós, nem Abraão o patriarca, nem João Batista, nem Moisés o grande profeta, nem o Apóstolo Paulo, e para nós a luz deles não brilhou: e agora, toda-santa Mãe de Deus, armadura dos cristãos, portadora de grande consolo por causa dos cristãos, como perguntais por nós? Então a toda-santa Mãe de Deus disse a Miguel, o comandante-em-chefe: Qual é o pecado deles? E Miguel, o comandante-em-chefe, disse: Estes são aqueles que não creram no Pai e no Filho e no Espírito Santo, e não confessaram que vós sois a Mãe de Deus, e que o Senhor Jesus Cristo nasceu de vós e tomou carne, e por esta causa são castigados ali. E chorando novamente, a toda-santa Mãe de Deus disse-lhes: Por que errastes tanto, miseráveis? Não ouvistes que toda a criação pronuncia o meu nome? E tendo dito estas palavras, a escuridão caiu sobre eles como era desde o princípio.
5. E o comandante-em-chefe disse: Para onde quereis ir, ó cheia de graça? Para o Ocidente ou para o Sul? E a cheia de graça respondeu: Vamos para o Sul. E imediatamente apareceram os querubins e os serafins e quatrocentos anjos, e conduziram a cheia de graça para o Sul, onde saía o rio de fogo, e ali jazia uma multidão de homens e mulheres, alguns até o cinturão, outros até o pescoço, e outros até o alto da cabeça: e vendo-os a toda santa Mãe de Deus exclamou em alta voz ao comandante-em-chefe e disse: Quem são estes, e qual é o pecado daqueles que estão no fogo até o cinturão? E o comandante-em-chefe disse: Estes, ó toda santa, são os que herdaram a maldição do pai e da mãe, e por esta causa são assim castigados aqui como malditos.
6. E a toda santa disse: E quem são estes que estão no fogo até os seios? E o comandante-em-chefe disse: Estes são todos aqueles que repudiaram suas esposas e as contaminaram no adultério, e por esta causa são assim castigados aqui.
7. E a toda santa disse ao comandante-em-chefe: Quem são estes que estão em pé até o pescoço na chama do fogo? E o comandante-em-chefe disse: Estes, toda santa, são todos aqueles que comeram da carne de homens. E a toda santa disse: E como é possível que um homem coma da carne de outro? E o comandante-em-chefe disse: Ouça, toda santa, e eu lhe contarei: Estes são aqueles que derrubaram seus próprios filhos de seus próprios ventres e os lançaram fora como comida para cães, e aqueles que entregaram seus irmãos na presença de reis e governadores, estes comeram a carne do homem, e por esta causa são assim castigados.
8. E a toda-santa disse: Quem são estes postos no fogo até à coroa? E o comandante-chefe disse: Estes, toda-santa, são todos quantos se apossam da preciosa cruz e juram falsamente: pelo poder da cruz do Senhor. Os anjos tremem e adoram com temor, e os homens apossam-se dela e juram falsamente e não sabem o que testemunham: e por esta causa são assim castigados aqui.
9. E em outro lugar, a toda santa viu um homem pendurado pelos pés, e vermes o devoravam. E ela perguntou ao arquiestratega: Quem é este e qual é o seu pecado? E o arquiestratega disse: Este é aquele que cobrou juros sobre seu ouro, e por esta causa ele é assim castigado aqui.
10. E ela viu uma mulher pendurada pelas duas orelhas, e todas as feras saíam de sua boca e a dilaceravam em pedaços: e a muito favorecida perguntou ao comandante-em-chefe: Quem é ela, e qual é o seu pecado? E o comandante-em-chefe disse: É aquela que se desviava para casas estranhas e as de seus vizinhos e proferia palavras más para criar discórdia, e por essa causa ela é assim castigada aqui.
11. E, vendo estas coisas, a Mãe de Deus toda santa chorou e disse ao comandante-chefe: Melhor seria para o homem que não tivesse nascido. E o comandante-chefe disse: Em verdade, toda santa, não vistes os grandes castigos. E a toda santa disse ao comandante-chefe: Vinde, Miguel, grande comandante-chefe, e conduzi-me para que eu veja todos os castigos. E o comandante-chefe disse: Para onde desejais, toda santa, que nós vamos? E a cheia de graça respondeu: Para o Ocidente: e imediatamente os querubins apareceram e conduziram a cheia de graça para o Ocidente.
12. E ela viu uma nuvem cheia de fogo e nela havia uma multidão de homens e mulheres. E a Toda Santa disse: «Qual foi o pecado deles?» E o Comandante-em-Chefe disse: «Estes, Toda Santa, são aqueles que na manhã do dia do Senhor dormem como mortos, e por essa razão são assim castigados aqui.» E a Toda Santa disse: «Se alguém não pode se levantar, o que ele deve fazer?» E o Comandante-em-Chefe disse: «Ouça, Toda Santa: se a casa de alguém está trancada pelos quatro (lados?) e o cerca e ele não pode sair, ele tem perdão.»
Ela viu, em outro lugar, bancos de fogo ardendo e, sobre eles, sentava-se uma multidão de homens e mulheres, queimando neles. E a toda-santa perguntou: «Quem são estes e qual é o seu pecado?» E o comandante-chefe disse: «Estes, toda-santa, são os que não se levantam perante o presbítero ao entrarem na igreja de Deus, e por esta causa são aqui assim castigados.»
14. E a toda santa viu em outro lugar uma árvore de ferro e ela tinha ramos de ferro, e nela estava pendurada uma multidão de homens e mulheres pelas suas línguas. E vendo-os, a toda santa chorou, e perguntou ao comandante-em-chefe, dizendo: Quem são estes e qual foi o seu pecado? E o comandante-em-chefe disse: Estes são perjuros, blasfemadores, caluniadores, quaisquer que tenham separado irmãos de irmãos. E a toda santa disse: Como é possível separar irmãos de irmãos? E o comandante-em-chefe disse: Ouça, toda santa, e eu lhe contarei sobre isto: Quando alguns dentre as nações desejaram ser blasfemados, ele receberá retribuição incessante.
15. E em outro lugar a toda-santa viu um homem pendurado por seus quatro membros, e de suas unhas jorrava sangue veementemente, e sua língua estava atada numa chama de fogo, e ele não podia gemer e dizer o Kyrie eleïson me. E quando o viu, a toda-santa chorou e ela mesma disse o Kyrie eleïson três vezes: e após a oração, veio o anjo que tinha autoridade sobre o flagelo e soltou a língua do homem: e a toda-santa perguntou ao comandante-em-chefe: Quem é este desgraçado que tem este castigo? E o comandante-em-chefe disse: Este, toda-santa, é o administrador que não fez a vontade de Deus, mas comeu as coisas da igreja e disse: «Aquele que ministra no altar será alimentado do altar»: e por esta causa ele é assim castigado aqui. E a toda-santa disse: Seja-lhe feito conforme sua fé. E novamente atou sua língua.
16. E Miguel, o arquistratega, disse: Vem aqui, ó toda santa, e eu te mostrarei onde os sacerdotes são castigados. E a toda santa saiu e viu presbíteros pendurados pelas suas vinte unhas, e fogo saía de suas cabeças. E vendo-os, a toda santa perguntou ao arquistratega: Quem são estes e qual é o seu pecado? E o arquistratega disse: Estes, ó toda santa, são aqueles que estão ao lado do trono de Deus, e quando cantavam do corpo de nosso Senhor Jesus Cristo, as pérolas caíam, e o tremendo trono do céu se abalou e o escabelo dos pés de nosso Senhor Jesus Cristo tremeu, e eles não o perceberam: e por esta causa eles são assim castigados aqui.
17. E a toda santa viu um homem e uma besta alada, tendo três cabeças como chamas de fogo: as duas cabeças estavam voltadas para os seus olhos e a terceira cabeça para sua boca. E vendo-o, a toda santa perguntou ao comandante-em-chefe: Quem é este, que não pode salvar-se da boca do dragão? E o comandante-em-chefe disse-lhe: Este, ó toda santa, é o leitor que não pratica em seus próprios hábitos de acordo com o que é digno do santo Evangelho: e por esta causa ele é assim castigado aqui.
18. E o arquistrategos disse: Vem aqui, ó toda santa, e eu te mostrarei onde a forma angélica e arcanja é castigada. Ela avançou e viu-os deitados no fogo e o verme incessante os roía: e a toda santa disse: Quem são estes, e qual é o seu pecado? E o arquistrategos disse: Estes, ó toda santa, são aqueles que possuíram a forma arcanja e apostólica: escuta, ó toda santa, acerca disto: na terra eram chamados patriarcas e bispos, e não foram dignos do seu nome: na terra ouviram 'Bendizei (o Senhor) ó santos', e no céu não foram chamados santos, porque não agiram como portadores da forma arcanja: e por esta causa são assim castigados aqui.
19. E ela viu mulheres penduradas pelas unhas, e uma chama de fogo saía de suas bocas e as queimava: e todas as bestas que saíam do fogo as roíam em pedaços, e gemendo elas clamavam: Tende piedade de nós, tende piedade, pois somos castigadas pior do que todos aqueles que estão sob castigo. E vendo-as, a toda-santa chorou, e perguntou ao comandante-em-chefe, Miguel: Quem são estas e qual é o seu pecado? E o comandante-em-chefe disse: Estas são as esposas de presbíteros que não honraram os presbíteros, mas após a morte do presbítero tomaram outros maridos, e por esta causa são assim castigadas aqui.
20. E a toda santa viu, da mesma maneira, também uma diaconisa pendurada num rochedo e uma fera com duas cabeças devorando seus seios. E a toda santa perguntou: «Qual é o seu pecado?» E o comandante-em-chefe disse: «Esta, ó toda santa, é uma arquidiaconisa que defilou seu corpo em fornicação, e por esta causa ela está assim castigada aqui.
21. E ela viu outras mulheres suspensas sobre o fogo, e todas as feras as devoravam. E a toda-santa perguntou ao comandante-em-chefe: Quem são estas e qual é o seu pecado? E ele disse: Estas são as que não fizeram a vontade de Deus, as amantes do dinheiro e as que cobravam juros sobre os créditos, e as imodestas.
22. E quando ela ouviu estas coisas, a Toda Santa chorou e disse: Ai dos pecadores. E o comandante-em-chefe disse: Por que te lamentas, Toda Santa? Ainda não viste os grandes castigos. E a Muito Dita disse: Vem, Miguel, grande comandante-em-chefe das potestades do alto, dize-me como posso ver todos os castigos. E o comandante-em-chefe disse: Para onde desejas que vamos, Toda Santa? Para o Oriente ou para as partes esquerdas do Paraíso? E a Toda Santa disse: Para as partes esquerdas do Paraíso.
23. E imediatamente, quando ela terminou de falar, os querubins e serafins colocaram-se ao seu lado e conduziram a cheia de graça para as partes esquerda do Paraíso. E eis que havia um grande rio, e a aparência do rio era mais negra que piche, e nele havia uma multidão de homens e mulheres: ele fervia como uma fornalha de ferrarias, e suas ondas eram como um mar furioso sobre os pecadores: e quando as ondas se levantavam, afundavam os pecadores dez mil côvados e estes não conseguiam repelir e dizer: Tem misericórdia de nós, tu, justo juiz: pois o verme incessante os devorava, e não havia conta do número daqueles que os devoravam. E vendo a toda santa Mãe de Deus, os anjos que os castigavam clamaram com uma só voz: Santo é Deus que tem compaixão por causa da Mãe de Deus: nós te agradecemos, ó Filho de Deus, que desde a eternidade não víamos a luz, e hoje através da Mãe de Deus vimos a luz: e novamente clamaram com uma só voz, dizendo: Salve, cheia de graça, Mãe de Deus: Salve, lâmpada da luz inacessível: Salve a ti também, Miguel, o comandante-em-chefe, tu que és embaixador de toda a criação: pois nós, vendo o castigo dos pecadores, ficamos profundamente entristecidos. E a toda santa, quando viu os anjos humilhados por causa dos pecadores, lamentou-se e disse: Ai dos pecadores e de seus vizinhos. E a toda santa disse: Vejamos os pecadores. E a cheia de graça, vindo com o arcanjo Miguel e todos os exércitos dos anjos, ergueu uma só voz dizendo: Senhor, tende misericórdia. E após a oração ter sido feita com fervor, a onda do rio repousou e as ondas de fogo se acalmaram, e os pecadores apareceram como um grão de mostarda: e vendo-os, a toda santa lamentou-se e disse: O que é este rio, e o que são suas ondas? E o comandante-em-chefe disse: Este rio é o fogo exterior, e aqueles que estão sendo torturados são os judeus que crucificaram nosso Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, e que recusaram o santo batismo, e aqueles que cometem fornicação e pecam contra o doce e imperturbável perfume do matrimônio, e aquele que desonra mãe e filha, e os envenenadores e aqueles que matam com a espada, e as mulheres que estrangulam sua prole. E a toda santa disse: Conforme a fé deles, assim lhes seja feito. E imediatamente as ondas se levantaram sobre os pecadores e as trevas os cobriram. E o comandante-em-chefe disse: Escuta, tu, cheia de graça: se alguém for lançado nesta escuridão, sua lembrança jamais estará na presença de Deus. E a toda santa Mãe de Deus disse: Ai dos pecadores, porque a chama do fogo é eterna.
24. E o comandante-em-chefe disse: Aproxima-te, Toda Santa, e eu te mostrarei o lago de fogo: e vê onde o gênero dos cristãos é castigado. E a Toda Santa seguiu adiante e viu: e a alguns ela ouvia, mas a outros ela não via: e ela perguntou ao comandante-em-chefe: Quem são estes, e qual é o seu pecado? E o comandante-em-chefe disse: Estes, Toda Santa, são aqueles que eram de Cristo, mas praticavam as obras do diabo e desperdiçaram o tempo de seu arrependimento: e por esta causa são assim castigados aqui.
25 E ela disse: Eu vos peço, um pedido vos farei, deixai-me também ser castigada com os cristãos, porque eles são os filhos do meu filho. E o comandante-em-chefe disse: Repousai no Paraíso, santa senhora, Mãe de Deus. E a toda santa disse: Eu vos rogo, movei os catorze firmamentos e os sete céus, e oremos pelos cristãos para que o Senhor nosso Deus nos ouça e tenha misericórdia deles. E o comandante-em-chefe disse: Como vive o Senhor Deus, o grande nome, sete vezes ao dia e sete vezes à noite, quando elevamos o hino do Senhor, fazemos memória por causa dos pecadores, e o Senhor nos considera como nada.
26. E a toda santa disse: Eu vos rogo, comandante-em-chefe, ordenai aos exércitos dos anjos que me coloquem no alto do céu e me introduzam na presença do Pai invisível. E imediatamente o comandante-em-chefe ordenou, e apareceu o carro dos querubins e serafins, e exaltaram a cheia de graça ao alto do céu e a colocaram na presença do Pai invisível: E ela estendeu suas mãos para o trono imaculado do Pai e disse: Tende misericórdia, ó Senhor, dos pecadores cristãos, pois eu os vi sendo castigados e não posso suportar sua queixa. Permiti que eu vá e seja castigada em lugar dos cristãos. Não rogo, ó Senhor, pelos judeus incrédulos, mas pelos cristãos imploro vossa compaixão. E veio uma segunda voz do Pai invisível dizendo: Como posso ter misericórdia deles, se eles não tiveram misericórdia de seus próprios irmãos? E a toda santa disse: Senhor, tende misericórdia dos pecadores: eis os castigos, pois toda criatura sobre a terra invoca meu nome: e quando a alma sai do corpo, clama dizendo, Santíssima Senhora, Mãe de Deus. Então o Senhor lhe disse: Ouvi, toda santa Mãe de Deus, se alguém nomear e invocar vosso nome, não o abandonarei, nem no céu nem na terra.
27. E a toda santa disse: Onde está Moisés? Onde estão todos os profetas e pais que nunca pecaram? Onde estás, santo Paulo de Deus? Onde está o santo Dia do Senhor, a glória dos cristãos? Onde está o poder da preciosa e vivificante cruz, que livrou Adão e Eva da antiga maldição? Então Miguel e todos os anjos ergueram uma só voz dizendo: Senhor, tende misericórdia dos pecadores. Então Moisés também clamou: Tende misericórdia, Senhor, daqueles a quem dei a vossa lei. Então João também exclamou: Tende misericórdia, Senhor, daqueles a quem dei o vosso Evangelho. Então Paulo clamou: Tende misericórdia, Senhor, daqueles a quem trouxe vossas epístolas na Igreja. E o Senhor Deus disse: Ouvi, todos vós justos: se segundo a lei que Moisés deu, e segundo o Evangelho que João deu, e segundo as epístolas que Paulo carregou, assim sejam julgados. E nada mais tinham a dizer senão: Tende misericórdia, ó justo juiz.
28. E a toda santa Mãe de Deus disse: Tem misericórdia, Senhor, dos cristãos, porque guardaram a tua lei e deram atenção ao teu evangelho, mas eram pessoas simples. Então o Senhor disse a ela: Ouve, toda santa: se alguém lhes fez mal e eles não retribuíram o mal, dizes bem que atenderam tanto à minha lei quanto ao meu evangelho, mas se ele não lhes fez mal e eles retribuíram com mal, como posso dizer que estes são homens santos? Agora serão recompensados de acordo com o seu mal. Então todos, ouvindo a voz do Senhor, nada tiveram para responder; e a toda santa, quando viu que os santos estavam perplexos, e seu Senhor não ouvia, e sua misericórdia estava escondida deles, então a toda santa disse: Onde está Gabriel, que me anunciou o Ave, tu que desde a eternidade conceberás aquele que é sem começo como o Pai, e agora não olhas para os pecadores? Onde está o grande comandante-em-chefe? Vinde aqui, todos vós santos a quem Deus justificou, e prostremo-nos na presença do Pai invisível, para que o Senhor Deus nos ouça e tenha misericórdia dos pecadores. Então Miguel, o comandante-em-chefe, e todos os santos caíram com o rosto em terra na presença do Pai invisível, dizendo: Tem misericórdia, Senhor, dos pecadores cristãos.
29. Então o Senhor, vendo a oração dos santos, compadeceu-Se e disse: Desce, meu amado Filho, e por causa da oração dos santos, faça resplandecer tua face na terra para os pecadores. Então o Senhor desceu do seu trono imaculado: e quando O viram, aqueles que estavam sob castigo levantaram uma só voz dizendo: Tem piedade de nós, Rei dos séculos. Então o Senhor de todas as coisas disse: Ouvi, todos vós pecadores e justos: Eu fiz o paraíso e fiz o homem à minha imagem: mas ele transgrediu, e por seus próprios pecados foi entregue à morte: mas Eu não permiti que as obras das minhas mãos fossem tiranizadas pela serpente: por isso dobrei os céus e desci e nasci de Maria, a santa e imaculada Mãe de Deus, para vos libertar: Eu fui o pecado; fui cravado na cruz para vos libertar da antiga maldição; pedi água e me destes vinagre misturado com fel; fui depositado no sepulcro; pisotei o inimigo; levantei os meus eleitos, e mesmo assim não me quisestes ouvir. Mas agora, por causa da oração da minha Mãe Maria, porque ela chorou muito por vós, e por causa de Miguel, meu arcanjo, e por causa da multidão dos meus santos, concedo-vos ter descanso no dia de Pentecostes para glorificar o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
30. Então todos os anjos e arcanjos, tronos, dominações, potestades, principados, poderes, e os querubins de muitos olhos e os serafins de seis asas e todos os apóstolos e profetas e mártires e todos os santos levantaram uma só voz, dizendo: Glória a vós, ó Senhor: glória a vós, amigo dos homens: glória a vós, Rei dos séculos: glória à vossa compaixão: glória à vossa longanimidade: glória à vossa indizível justiça de juízo, porque tendes sido longânimo com os pecadores e homens ímpios: Vosso é o compadecer e o salvar. A Ele seja a glória e o poder ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo para todo o sempre. Amém.Apocalipse da Virgem (data desconhecida; muito tardio)