Ícone do site ESCOLA-EBD

cuidado com os ímpios e os falsos mestres


Leitura Diária Judas 1

1 Judas, servo de Jesus Cristo, e irmão de Tiago, aos chamados, santificados em Deus Pai, e conservados por Jesus Cristo:
2 Misericórdia, e paz, e amor vos sejam multiplicados.
3 Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.
4 Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo.
5 Mas quero lembrar-vos, como a quem já uma vez soube isto, que, havendo o Senhor salvo um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu depois os que não creram;
6 E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;
7 Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno.

Reflexão

Neste post, quero compartilhar com vocês algumas reflexões sobre como devemos nos proteger dos ímpios e dos falsos mestres que tentam nos enganar e nos afastar da verdade. A Bíblia nos alerta sobre esses perigos e nos ensina a discernir entre o bem e o mal.

Os ímpios são aqueles que vivem em rebelião contra Deus e não se importam com a sua vontade. Eles praticam o pecado, amam o mundo e odeiam os que seguem a Cristo. Eles são inimigos de Deus e da sua igreja. O salmista diz: “Os ímpios espreitam o justo e procuram matá-lo” (Salmo 37:32).

Os falsos mestres são aqueles que se dizem cristãos, mas ensinam doutrinas contrárias à Palavra de Deus. Eles distorcem as Escrituras, negam a divindade de Cristo, rejeitam a salvação pela graça e introduzem heresias que levam à perdição. Eles são lobos em pele de cordeiro, que se aproveitam da ignorância e da credulidade das pessoas. O apóstolo Pedro diz: “Entre o povo houve também falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição” (2 Pedro 2:1).

Como podemos nos cuidar desses perigos? A Bíblia nos dá algumas orientações:

– Devemos estar firmes na fé e na sã doutrina, estudando e meditando na Palavra de Deus. Ela é a nossa regra de fé e prática, a nossa fonte de sabedoria e discernimento. Ela nos mostra quem é Deus, quem somos nós, qual é o seu plano para nós e como devemos viver para a sua glória. Ela nos ilumina, nos corrige, nos instrui e nos consola. Ela é “viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração” (Hebreus 4:12).

– Devemos orar sem cessar, pedindo a Deus que nos guarde do mal e nos dê forças para resistir às tentações. A oração é o nosso canal de comunhão com Deus, o nosso meio de expressar a nossa dependência dele, o nosso recurso para obter a sua graça e o seu socorro. A oração nos aproxima de Deus, nos fortalece na fé, nos renova na esperança e nos enche de amor. A oração é “o respirar da alma” (Martinho Lutero).

– Devemos ter comunhão com os irmãos na igreja, participando dos cultos, dos sacramentos, dos grupos pequenos e das atividades ministeriais. A igreja é o corpo de Cristo, a família de Deus, a comunidade dos santos. Nela encontramos apoio, incentivo, correção, edificação e serviço. Nela exercemos os dons que Deus nos deu para a edificação mútua. Nela manifestamos o amor de Cristo uns aos outros. Nela adoramos a Deus em espírito e em verdade. A igreja é “a coluna e baluarte da verdade” (1 Timóteo 3:15).

Essas são algumas maneiras de nos cuidarmos dos ímpios e dos falsos mestres que querem nos desviar do caminho da verdade. Que Deus nos ajude a sermos fiéis a ele até o fim!


Sair da versão mobile