CURIOSIDADES BÍBLICAS
A palavra Bíblia vem do grego, através do latim BIBLOS e significa: Livros.
No idioma hebraico que foi usado na maior parte do antigo testamento o alfabeto só usa consoantes e é lido da direita pra esquerda.
Os livros apócrifos da Bíblia são uma série de escritos antigos adicionados pela igreja católica em concílios feitos durante a idade média, e entre eles estão: livro de Tobias, livros de Macabeus I e II, Eclesiástico, Sabedoria, Judite, Baruc, além de 2 capítulos inseridos nos livros de Ester e Daniel, forma rejeitados pelos protestantes por que contêm detalhes desconexos com outras partes das escrituras.
A palavra Fé só aparece 1 vez em todo o antigo testamento (Habacuque 2:4), já no novo testamente aparece mais de 240 vezes. (Versão Almeida Atualizada)
A diferença entre antigo e novo testamento é que o antigo foi escrito antes de Cristo e o novo depois.
Calcula-se que foi de 400 anos o intervalo entre Malaquias, o último livro do velho testamento e Mateus o primeiro do novo.
No ano de 1250 um cardeal dividiu a Bíblia em capítulos totalizando 1189 ao todo, que foram subdivididos em versículos no ano de 1550, por Robert Stevens, perfazendo um total de 31102 versículos.
A Bíblia inteira demorou cerca de 1600 anos para ser escrita.
É uma obra de cerca de 40 autores diferentes, desde humildes agricultores, pescadores até renomados reis, Moisés escreveu 6 livros e Paulo 14 epístolas
Têm cinco partes principais que são: Livros históricos, livros poéticos, livros proféticos, evangelhos e cartas.
A maior parte do Antigo Testamento foi escrito em hebraico, com exceção de algumas passagens em Esdras, Jeremias e Daniel que foram escritas em aramaico.
O Novo Testamento foi escrito em grego, uma das línguas mais complicadas já feitas e de onde os romanos também aproveitaram algo para o latim, sendo uma das origens da língua portuguesa.
A primeira tradução completa da Bíblia para o inglês foi feita por Wycliffe, em 1380 na inglaterra.
Na biblioteca da Universidade de Gottingen na Alemanha, existe uma Bíblia que foi escrita em 470 folhas de palmeira.
O Livro mais antigo da Bíblia não é o Gênesis, mas Jó. Acredita-se que Moisés o escreveu, quando esteve durante 40 anos no deserto de Midiã.
Ester 8:9 é o mais comprido versículo da Bíblia.
No livro de Ester e também no livro de Cantares não aparece a palavra Deus.
O Antigo Testamento termina com uma maldição, e o Novo Testamento termina com uma benção.
O último livro da Bíblia a ser escrito não foi Apocalipse, foi III João.
O profeta que veio depois de Malaquias foi João Batista.
Judas foi o único dos doze apóstolos que não era Galileu.
Os versículos 8, 15, 21 e 31 do Salmo 107 são iguais.
Matusalém, o homem mais velho da Bíblia com 969 anos, morreu antes de seu pai, Enoque, que ascendeu ao Céu.
Ló era o pai de Moabe e Bem-ami, e também o avô dos dois porque “as duas filhas de Ló conceberam do próprio pai”. (Gen. 19:36-38) Esses dois deram origem aos moabitas e amonitas dois povos inimigos do povo de Deus.
42 mil pessoas foram assassinadas no tempo de Jefté por não saberem pronunciar a palavra Shiboleth. (Juízes 12:5, 6)
Adão não teve sogra, isso pode ter sido uma desvantagem.
A primeira cirurgia foi realizada por Deus, quando abriu Adão e tirou uma costela para fazer Eva. (Gên. 2:21,22)
Jesus, Elias e Moisés foram os únicos homens que jejuaram 40 dias e 40 noites. (I Reis 19:8 e Deut. 9:9)
A arca de Noé tinha três andares, nenhum leme e nenhuma vela. (Gên. 6:16)
O Salmo 119 é o mais longo da Bíblia, é um acróstico. São 176 versículos divididos em 22 seções de oito versos cada uma, correspondendo a cada uma das letras do alfabeto hebraico.
Em Gate houve um homem de grande estatura que tentou matar Davi, que tinha 6 dedos em cada mão e em cada pé. (II Samuel 21:20)
Elias caminhou 40 dias após comer uma refeição preparada por um anjo.
Noé tinha 600 anos quando terminou a arca.
O sábio Salomão deixou mais de 1000 mulheres, compôs 1005 cânticos e três mil provérbios.
A operação matemática mais extraordinária da história foi efetuada por Jesus quando multiplicou 5 pães e 2 peixes e alimentou cinco mil pessoas e ainda sobraram 12 cestos cheios.
1 talento era uma moeda grega que valia o equivalente a uns mil e quinhentos dólares.
Judas vendeu a Jesus por 30 moedas de prata, equivalentes a uns 20 dólares.
Calcula-se que o presente que Naamã, o siro ofereceu a Eliseu, do qual seu servo Geazi finalmente se apropriou, equivalia a uns 48.000 dólares.
Paulo, o grande apóstolo dos gentios, foi decapitado em Roma por ordem do tirano Nero.
Em juízes 14:18 encontramos um dos exemplos mais antigos de enigma ou parábola.
A última cidade mencionada na Bíblia é a cidade santa, a nova Jerusalém que tem 2.400 km de extensão. (Apoc. 22:19)
O Salmo 117 é o capítulo mais curto da Bíblia
Salmo 118 é o capítulo que está no centro da Bíblia, com 594 capítulos antes e 594 capítulos depois.
O Versículo que se encontra no centro da Bíblia é Salmo 118:8
Obadias, Filemom, II João, III João e Judas são os livros da Bíblia que tem apenas 1 capítulo.
II João é o menor livro da Bíblia com apenas 13 versículos.
O menor versículo da Bíblia é “Disse Jó:” (Jó 3:2 possui 07 letras).
A Bíblia contém aproximadamente 773.693 palavras e 3.566.480 letras.
INFORMAÇÕES BÍBLICAS HISTÓRICAS
“A jornada de um sábado” era o caminho permitido a um Israelita percorrer no dia de sábado, que consistia na distância que ia da extremidade do arraial das tribos ao tabernáculo, quando no deserto, isto é, cerca de 1.200 metros.
No livro Lamentação de Jeremias, os capítulos 1, 2 e 4 têm versículos em número de 22 cada, compreendendo as letras do alfabeto hebraico. O capítulo 3 tem 66 versículos, levando cada três deles, em hebraico, a mesma letra do alfabeto.
A menor Bíblia existente foi impressa na Inglaterra e pesa somente 20 gramas, medindo 4,5 cm de comprimento, 3 cm de largura e 2 cm de espessura, contém 878 páginas, possui uma séria de gravuras ilustrativas e pode ser lida com o auxílio de uma lupa.
Já a maior Bíblia contém 8.048 páginas, pesa 547 kg e tem 2 metros e meio de espessura, foi produzida por um marceneiro de Los Angeles EUA, durante dois anos de trabalho contínuo, cada página é uma grossa tábua de madeira de 1 metro de altura, em cuja superfície estão gravados os textos.
Para ouvir a bíblia toda, em velocidade normal de fala, são necessárias cerca de 71 horas. Se você deseja lê-la em 1 ano, deve ler apenas 4 capítulos por dia.
Das 2.000 línguas e dialetos falados no mundo, cerca de 1.200 já possuem a Bíblia ou algum texto dela traduzido.
Estima-se que foram vendidos mais de 11 milhões de exemplares das escrituras em livro completo, 12 milhões de Novos Testamentos e ainda 400 milhões de brochuras com pequenas porções de textos.
Foi a primeira obra impressa por Gutenberg, em seu recém inventado prelo manual, que dispensava as cópias manuscritas.
A Bíblia foi escrita e reproduzida utilizando tábuas de barro, peles, papiro e até mesmo cacos de cerâmica, a palavra “Hebraico” vem de “Hebrom”, região de Canaã que foi habitada pelo patriarca Abraão em sua peregrinação, vindo da terra de Ur, os 39 livros que compõem o Antigo Testamento (sem os apócrifos) estavam compilados desde cerca de 400 a.C.
A primeira Bíblia em português foi impressa em 1748, a tradução foi feita a partir da Vulgata Latina e iniciou-se com D. Diniz (1279-1325).
A chamada “Epístola da Alegria” é a carta de Paulo aos Filipenses, foi escrita na prisão e as expressões de alegria aparecem cerca de 21 vezes na epístola.
Quem dá aos pobres, empresta a Deus, e Ele lhe pagará. Está escrito em Provérbios 19: 17
O trânsito pesado e veloz, os cruzamentos e os faróis acesos aparecem descritos exatamente como nos dias de hoje no livro de Naum 2:4
Quem cortou o cabelo de Sansão não foi Dalila, mas um homem. (Juízes 16: 19)
O nome mais comprido e estranho de toda a bíblia é Maersalalhasbas – filho de Isaias. (Isaías 8:3-4)
Há na Bíblia 177 menções ao diabo em seus vários nomes.
A Vinda do Senhor é referida 1845 vezes na Bíblia, sendo 1.527 no Antigo Testamento e 318 no Novo Testamento.
Nenhum dos 66 livros da Bíblia recebeu qualquer título na época em foram escritos. Os títulos vieram muitos anos depois que os mesmos já estavam circulando.
Os Salmos 14 e 53 são idênticos entre si, sendo a única diferença entre eles é a forma em que as palavras foram distribuídas. No Salmo 14 as palavras foram divididas em 7 versículos, enquanto que no Salmo 53, em 6 versículos.
A palavra “imortal” é encontrada apenas 1 vez (I Timóteo 1-17)
“Evangelho” significa “Boa Notícia” mas também refere-se à história de Jesus (suas obras, morte e ressurreição) (Mc. 1.1), a palavra “Apocalipse” vem do grego “apocalipto”, que significa “tirar o véu” ou “revelação”.
Anrão, pai de Moisés casou-se com sua própria tia (Êxodo 6-20), Lameque foi o primeiro bígamo a ser citado na Bíblia, sendo Ada e Zilá o nome de suas esposas (Gênesis 4-19), e Joquebede, mãe de Moisés, recebeu um salário para criar o próprio filho. (Êxodo 2-8,9,10).
Absalão era o nome de um homem israelita celebrado por sua beleza, ele cortava seus cabelos no fim de cada ano, pois os mesmos muito lhe pesavam (II Samuel 14-25,26).
O dilúvio não foi apenas uma grande chuva, mas foi a primeira chuva que veio sobre a terra. (Gn 2:6 ; 7:4), Noé passou 382 dias na arca com a sua família e os animais durante o dilúvio.
O primeiro aposentado que relata a Bíblia foi o Rei Joaquim. (Jeremias 52: 33 e 34).
Os 12 discípulos de Jesus foram em ordem alfabética: André, Bartolomeu, Filipe, João, Judas Iscariotes, Judas Tadeu, Mateus, Simão (o Zelote), Simão Pedro, Tiago (filho de Alfeu), Tiago (filho de Zebedeu) e Tomé, (Mateus 10-2, 3, 4).
Pedro e João, os apóstolos que mais faziam milagres, eram incultos e totalmente analfabetos (Atos 4:13), mesmo assim, conquistaram a admiração de muitos pela intrepidez e autoridade que exerciam, mesmo sendo iletrados.
Na cruz em que Jesus foi crucificado, Pilatos mandou escrever: Iēsus Nazarēnus, Rēx Iūdaeōrum que traduzido é “Jesus Nazareno, o Rei dos Judeus”, em três idiomas diferentes: Hebraico, Latim e Grego. (João 19-19, 20)
Sara tinha 90 anos quando recebeu a promessa de que teria um filho.
Jó tinha 3 filhas 7 filhos, todos morreram, mas depois lhe nasceram outros 10 filhos.
Os hebreus usavam as letras do alfabeto para representar os números, usando “aleph” por 1, “Beth” por 2, e assim por diante.
São mencionados os 4 pontos cardeais em Isaías 11:12, os 4 ventos em Daniel 7:2 e 4 carros celestes em Zacarias 6:1.
“Legião” era a designação dada pelos romanos a um conjunto de 6.000 soldados.
O NOME DE DEUS
Veja como se escreve o nome de Deus em diferentes idiomas:
Gott – Alemão
Zung – Chinês
Ilos – Dórico
Zeut – Egípcio
Dios – Espanhol
Dieu – Frances
Rain – Indostão
Kami – Japonês
Deus – Latim
AllA – Malaio
Sira – Persa
Dion – Provençal
Lian – Peruano antigo
Bokh – Russo
Adad – Sírio
Goth – Teutônico
Diou – Vândolo
Zenc – Válaco
Tixo – Zulu
Alah – Árabe
ASSUNTOS PARA DESCONTRAÇÃO
Jacó foi o patriarca analfabeto porque ele amava Raquel não Lia. (Entenda o trocadilho, não lia)
Seu pai foi enterrado no ventre da avó, matou a quarta parte da população da terra, casou-se com um parente e fugiu. De quem estou falando? R. Caim
Parati foi o carro que Deus proibiu dos homens fazerem? No segundo mandamento diz “Não farás PARA TI”.
Maaca foi a mulher que criou ASA. Ver (1 Re. 15:9 -10)
A parte da Bíblia que não foi inspirada por Deus? R. Os Dez mandamentos. Deus mesmo os escreveu.
O que nós temos, mas se Deus nos der estamos perdidos? R. As costas
Enquanto mentiu Deus estava com ele, quando disse a verdade Deus dele se afastou. De quem falo? R. Sansão quando foi enganado por Dalila.
As marcas dos cravos nas mãos e lado de Jesus é o que existe no Céu que foi feito pelas mãos dos homens
O que o homem pode ver, mas Deus não? R. Outro Deus. O homem pode ver outro homem
Quem Disse: eu sou homem Liso? Jacó (Gn.27:11)
ALGUNS NOMES DE CRISTO
Adão (I Cor 15:45)
Alfa e ômega (Ap.22:13)
Amém (Ap.3:14)
Apostolo (Heb.3:1)
Autor da fé (Heb.12:2)
Carpinteiro (Mc.6:3)
Consolação (Lc.2:25)
Conselheiro (Is.9:6)
Desejado das nações (Ag.2:7)
Emanuel (Mt.1:23)
Fundamento (I Cor.3:11)
Fonte aberta (Zac.13:1)
Glória de Israel (Lc.2:32)
Herdeiro de tudo (Heb.1:1,2)
Nazareno (Mat.2:23)
Luz do mundo (Jo.8:12)
Luz dos gentios (Is.42:6)
Leão da tribo de Judá (Ap.5:5)
Mestre (Mat.19:16)
Messias (Dan.9:25)
Cordeiro (I Cor.5:7)
Príncipe da paz (Is.9:6)
Soberano dos reis da terra (Ap.1:5)
Profeta (Jo.6:14)
Redenção (I Cor.1:30)
Rocha (I Cor.10:4)
Rosa de Sarom (Cant.2:1)
Filho de Davi (II Tim.2:8)
Verdade (Jo.14:6)
COMO MORRERAM OS APÓSTOLOS
Pedro morreu crucificado no ano 67 D.C., com a idade de 75 anos. A tradição conta que ele pediu que o crucificassem de cabeça para baixo, porque se considerava indigno de morrer como seu Mestre.
Tiago, filho de Zebedeu, foi o primeiro dos apóstolos a morrer por sua fé. Foi decapitado a espada por ordem do rei Herodes Agripa I, por volta do ano 44 de nossa era.
João, irmão de Tiago, ambos considerados “filhos do trovão”, foi desterrado, pelo Imperador Domiciano, para a Ilha de Patmos a fim de trabalhar nas minas. Morreu aos cem anos de idade, sendo o único dos apóstolos que teve morte natural. Segundo a tradição, ele foi lançado pelos inimigos dentro de um tacho de azeite fervendo, de onde ele saiu ileso.
André, irmão de Pedro, foi crucificado em Ática, na Ásia menor. Até exalar o último suspiro, continuou admoestando seus algozes.
Tiago, filho de Alfeu, foi lançado no pináculo do templo de Jerusalém, e a seguir apedrejado até morrer.
Mateus, o ex-coletor de impostos, pregou por quinze anos na Palestina, indo então para a Etiópia, onde foi morto à espada.
Bartolomeu pregou na Arábia, estendendo sua pregação até a Índia. Alguns afirmam que ele foi amarrado num saco e lançado ao mar, enquanto outros asseguram que ele foi esfolado vivo.
Simão o cananeu, também chamado Zelote, morreu na Pérsia. Por ordem do imperador Trajano foi martirizado até expirar.
Filipe morreu na Ásia Menor, enforcado num pilar do templo, em Hierápolis.
Tomé, o incrédulo, que nada aceitava pela fé, veio a se tornar um dos maiores propagadores do cristianismo. Viajou muitíssimo, pregando a mensagem nas regiões de Parta, Média, Pérsia, chegando afinal A Índia, onde morreu atravessado por uma lança, na cidade de Coromandel.
Judas Tadeu, irmão de Tiago, morreu cravado de flechas.
Marcos foi arrastado pelas ruas de Alexandria, no Egito, até morrer.
Lucas foi enforcado numa oliveira, quando se encontrava na Grécia.
Estevão morreu apedrejado.
Matias foi primeiro apedrejado e a seguir decapitado.
Barnabé também foi apedrejado. Conta-se que os judeus de Salamina zombavam dele enquanto sucumbia.
Paulo, o grande apostolo dos gentios, foi decapitado em Roma por ordem do tirano Nero
O NÚMERO 7 EM APOCALIPSE
São eles sete igrejas (apocalipse 1:4);
Sete candeeiros (2:1);
Sete estrelas ( 1: 16);
Sete anjos (1:20);
Sete lâmpadas ( 4:5);
Sete selos ( 5:1);
Sete chifres (5:6);
Sete olhos (5:6);
Sete trombetas (8:2);
Sete tronos (10:3)
Sete mil homens (11: 13);
Sete cabeças (12:3);
Sete diademas (12:3);
Sete pragas( 15:1);
Sete anjos ( 16:1);
Sete taças ( 16:1);
Sete montes ( 17: 9);
Sete reis ( 17:10).
Personagens mencionados apenas uma vez na Bíblia
Eliezér – mordomo de Abraão (Gênesis 15:2).
Drusila – mulher de Félix (Atos 24:24)
Sesã – descendente de Calebe (I Crônicas 2:34)
Carpo – em cuja casa Paulo deixou sua capa (II Timóteo 4:13)
Malco – servo do sumo sacerdote, do qual Pedro cortou a orelha (João 18:10)
Antipas – testemunha fiel (Apocalipse 2:13)
Pura – servo de Gideão (Juízes 7:10)
Blasto – camarista do rei Herodes (Atos 12:20)
Êutico – jovem que adormeceu durante um dos sermões de Paulo, caiu da janela e morreu (Atos 20:9)
Damaris – mulher convertida ao cristianismo por u sermão de Paulo no Areópago (Atos 17:34)
Mnasom – antigo discípulo, natural de Chipre (Atos 21:16)
Maer-Salal-Has-Baz (Rápido-despojo-Presa-segura) – o segundo filho de Isaías (Isaías 8:3)
Candace – rainha da Etiópia (Atos 8:27)
Quirino – governador da Síria (Lucas 2:2)
Dionísio – convertido ao cristianismo por um sermão de Paulo no Areópago (Atos 17:34)