SUMÁRIO – 95 DINÂMICAS
SUMÁRIO............................................................................................................................ 1
FINALIDADE DA APLICAÇÃO..................................................................................... 5
A BRINCADEIRA DOS ANIMAIS.................................................................................. 6
A CASA MAL-ASSOMBRADA....................................................................................... 6
A FLOR E OS ESPINHOS................................................................................................. 6
A FONTE............................................................................................................................. 7
A COISA MAIS IMPORTANTE DO MUNDO.............................................................. 8
A VIAGEM.......................................................................................................................... 8
A VIAGEM DA TITIA....................................................................................................... 9
AGARRE O CHAPÉU MÁGICO..................................................................................... 9
AGARRE O PAR................................................................................................................ 9
APRESENTAÇÃO - FATOR FREE.............................................................................. 10
APRESENTAÇÃO POR CONSIGNAS......................................................................... 10
APRESENTAÇÃO RELÂMPAGO............................................................................... 10
APRESENTAÇÃO SILENCIOSA................................................................................. 11
ARGOLAS......................................................................................................................... 11
ARTISTA DE IMPROVISO............................................................................................ 12
AS SEIS IMAGENS.......................................................................................................... 12
ATRIBUIÇÕES DO CARGO.......................................................................................... 12
BALÃO FURADO............................................................................................................ 13
BRIGA DE GALO............................................................................................................ 14
CAÇA x caçador....................................................................................................... 14
CADEIRA VAZIA............................................................................................................ 15
CAIXINHA DE SURPRESAS......................................................................................... 16
CANETA NA GARRAFA............................................................................................... 16
CANGURU........................................................................................................................ 17
CÍRCULO PARA FORA................................................................................................. 17
COISAS BOAS E COISAS RUINS................................................................................. 17
CONQUISTE SEU LUGAR............................................................................................ 18
CONTAGEM MALUCA................................................................................................. 19
CONSTRUÇÃO DE TORRES........................................................................................ 19
CONTAS ERRADAS....................................................................................................... 20
CORRENTE DE APOIO................................................................................................. 20
CORRIDA DOS SAPATOS............................................................................................. 21
CRIAR E VENDER.......................................................................................................... 21
CRUZADO OU DESCRUZADO.................................................................................... 22
DESAFIO DE OLHOS VENDADOS.............................................................................. 22
ESCUTAR E PROCURAR............................................................................................. 23
FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO............................................................................ 23
FILA RÁPIDA................................................................................................................... 24
FRIO OU QUENTE.......................................................................................................... 24
FUI À FEIRA..................................................................................................................... 24
GATINHO APAIXONADO............................................................................................. 25
GUIAS E CEGOS............................................................................................................. 25
IMITAÇÃO........................................................................................................................ 26
IMOBILIÁRIA DINÂMICA........................................................................................... 26
IMPROVISO...................................................................................................................... 27
JOGO DA VERDADE...................................................................................................... 27
JOGO DAS ARGOLAS.................................................................................................... 28
JOGO DAS CADEIRAS.................................................................................................. 28
JOGO DAS FRUTAS....................................................................................................... 29
JOGO DAS PERGUNTAS.............................................................................................. 29
JOGO DO EMBRULHO.................................................................................................. 30
LARANJA NO PÉ............................................................................................................ 30
LETRA FATAL................................................................................................................ 30
LEVANTANDO JUNTOS............................................................................................... 31
MÁQUINAS DE PESSOAS - i........................................................................................ 31
MÁQUINAS DE PESSOAS - ii....................................................................................... 32
MARIA ORDENA............................................................................................................ 32
MASSAGEM COMPANHEIRA..................................................................................... 32
MATEI UM PORCO........................................................................................................ 33
MEU CAMINHO............................................................................................................... 33
MEU DESENHO PESSOAL............................................................................................ 34
O BEIJO DA BONECA.................................................................................................... 35
O CEGO............................................................................................................................. 35
O CEGO JARDINEIRO................................................................................................... 35
O CORRETO..................................................................................................................... 36
O JOGO DA SURPRESA................................................................................................ 36
O LENÇOL........................................................................................................................ 37
O MAESTRO..................................................................................................................... 37
O MELHOR OBSERVADOR - I..................................................................................... 38
O MELHOR OBSERVADOR - II................................................................................... 38
O QUE VOCÊ FARIA SE................................................................................................ 39
OLLA.................................................................................................................................. 39
OS BOMBONS................................................................................................................... 40
OS QUATRO CANTOS DA SALA................................................................................ 40
PAVÃO MISTERIOSO.................................................................................................... 41
PEGA-PEGA DA AMIZADE.......................................................................................... 41
PERDIDOS NO MAR....................................................................................................... 42
PIU...................................................................................................................................... 43
PROCURA-SE UM APITO............................................................................................. 44
PROCURAR O PORCO.................................................................................................. 44
PROVA DA CONCORDÂNCIA HUMANA................................................................. 44
QUAL É O DOIDO?......................................................................................................... 45
QUEBRAR O POTE......................................................................................................... 46
REFORÇO POSITIVO..................................................................................................... 46
RESPOSTA SOCRÁTICA.............................................................................................. 46
RIMA FATAL................................................................................................................... 47
RISO SOLTO..................................................................................................................... 47
RODA MÁXIMA E RODA MÍNIMA............................................................................ 48
TELEFONE SEM FIO..................................................................................................... 48
TELEFONE SEM FIO - Mímica.................................................................................. 49
TRANSPORTE DE LARANJAS.................................................................................... 49
TRÊS E MÚLTIPLOS DE TRÊS................................................................................... 50
UMA COMPANHIA AGRADÁVEL............................................................................. 50
VIVA CONFORME A MÚSICA.................................................................................... 51
A FONTE........................................................................................................................... 53
PERDIDOS NO MAR....................................................................................................... 56
ANOTAÇÕES.................................................................................................................... 57
FINALIDADE DA APLICAÇÃO
A Técnica deve estar sempre associada ao objetivo da reunião. Deve haver absoluta sintonia entre o tema central e a atividade desenvolvida, sem o que o grupo pode sentir, e com razão, que se trata de desperdício de tempo.
Não se deve começar dizendo, por exemplo: “Vamos fazer uma técnica...”. Deve-se criar um ambiente fora do contexto do treinamento, jogando o clima do grupo para o terreno da imaginação. Começa-se com uma correlação com algum momento descontraído, ou com uma situação imaginária. Por exemplo: “Quem gosta de ir ao estádio ver futebol?”. A partir daí, puxa-se a conversa, comentando o quanto é bonito ver a torcida fazendo a “ola”. Em seguida, propõe-se o desafio para o grupo de fazermos a “ola” entre nós. O objetivo é não correlacionar com a reunião, jogando o clima mental do grupo para uma utilização do hemisfério direito do cérebro, que é responsável pela criatividade, espontaneidade e ludicidade do nosso comportamento.
Depois da atividade deve-se deixar o grupo falar, sem o que se mata todo o fruto da experiência. É importante elaborar algumas perguntas que permitam a todos extravasarem seus sentimentos, de realização ou de frustração, para somente depois começar a correlacionar a experiência com a realidade do nosso dia-a-dia profissional.
A contextualização com a realidade deve ser obtida do próprio grupo, através de perguntas previamente elaboradas. As afirmações feitas pelo coordenador não possuem a mesma força que as descobertas realizadas pelo grupo. Por outro lado, se o grupo não percebeu algum aspecto interessante do ponto de vista do coordenador, de nada adianta ressaltar esse aspecto, pois isso não aconteceu do ponto de vista do grupo. O coordenador deve desenvolver a habilidade de explorar ao máximo as conclusões do grupo e não o seu ponto de vista.
A BRINCADEIRA DOS ANIMAIS
OBJETIVO:
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
MATERIAL:
A CASA MAL-ASSOMBRADA
OBJETIVO:
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
MATERIAL:
A FLOR E OS ESPINHOS
OBJETIVO:
Trabalhar o mundo interior de cada colega de equipe visando criação de um clima adequado à fase da LIMPEZA do 5 “S”.
CENÁRIO:
Lembrar, com a equipe, as inúmeras situações que nos ferem ao longo da nossa vida profissional. Usando música de fundo, criar um clima em que venham a tona as lembranças dos nossos dissabores profissionais. Buscar, em seguida, lembrar também das experiências positivas, das esperanças cultivadas, e que se constituem na força motora que nos faz levantar e prosseguir sempre. Nesse momento sugere-se usar música instrumental um pouco mais alegre.
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
Sugerir que cada um compartilhe com um dos colegas sua reflexão. Nesse momento, se alguém quiser, podem se trocar as flores, buscando nos colegas uma forma de amenizar os espinhos, reforçando as flores.
MATERIAL:
A FONTE
OBJETIVO:
Demonstrar a influência dos modelos mentais na interpretação dos fatos
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
MATERIAL:
Papeletas com a frase para cada grupo e papel e caneta para os participantes.
A COISA MAIS IMPORTANTE DO MUNDO
OBJETIVO:
Propiciar o desenvolvimento da auto-estima. Ideal para ser utilizada na sensibilização para a fase da Saúde, dentro do 5 "S".
CENÁRIO:
Indagar do grupo quais são as sete maravilhas do mundo. Quando umas quatro já tiverem sido citadas, desviar para a maravilha que vamos poder contemplar agora. Maravilha maior que todas essas citadas, e que não se acha incluída em nenhum sistema de classificação.
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
Indagar do grupo:
_ Quem viu realmente a coisa mais importante do mundo?
_ O que você viu é realmente a coisa mais importante para você?
A partir dos comentários do grupo pode-se ir buscando criar um clima de reflexão em torno da importância que temos atribuído às questões relativas ao nosso bem-estar no ambiente de trabalho. Se for o caso, pode ser dirigida uma outra atividade, conectada a esta, de reconhecimento do seu estado intimo (stress, cansaço, desmotivação) buscando elevar o nível de auto-estima da equipe. Para essa outra atividade sugere-se música de fundo e relaxamento prévio mediante exercícios de respiração, espreguiçamento, alongamento, etc... '
MATERIAL:
Uma caixa com uma abertura e um espelho dentro, em condições de refletir a imagem de quem olha por fora.
A VIAGEM
OBJETIVO:
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
A VIAGEM DA TITIA
OBJETIVO:
Treinar a memória dos participantes.
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
MATERIAL:
Nenhum.
AGARRE O CHAPÉU MÁGICO
OBJETIVO:
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
1 O animador aparece com um chapéu.
2 Coloca-o na cabeça de outra pessoa, esta é obrigada a ceder o parceiro de danças.
3 Cada qual tentará passar adiante o chapéu.
4 Aquele que é surpreendido com o chapéu na cabeça quando termina o disco, ou a música, sairá do brinquedo.
PROCESSAMENTO
MATERIAL
Chapéu
AGARRE O PAR
OBJETIVO:
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
1 Numa sala de danças, entre os pares, o animador aparece com uma vassoura, ou qualquer outro tipo de objeto, declarando que, ao contar até três, todos trocarão o par.
2 Quem ficar sem parceiro deverá ficar com a vassoura e repetir o mesmo.
3 Aquele que é surpreendido com a vassoura na mão quando termina o disco, ou a música, sairá do brinquedo.
APRESENTAÇÃO - FATOR FREE
OBJETIVO:
Apresentação dos integrantes de uma reunião. Quebra-gelo. Buscar características comuns ao grupo, criando vínculos.
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
1 Define-se quais os itens que constarão na apresentação de cada pessoa.
2 O Coordenador explica que cada participante deverá procurar outro que tenha “alguma coisa em comum” consigo (Ex: ambos usam óculos, têm a mesma estatura, torcem pelo mesmo time, etc.).
3 Cada dupla fará a apresentação trocada, ou seja, um apresenta o outro, deixando que o grupo descubra qual é o Fator Free da dupla.
MATERIAL
Nenhum.
APRESENTAÇÃO POR CONSIGNAS
OBJETIVO:
Apresentar rapidamente um grande grupo.
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
1 Apresentar diversas consignas e todos os que se encaixam nelas devem ficar em pé, ou acenar, etc (Ex: homens, mulheres, cidades, torcedores de times, etc).
PROCESSAMENTO
MATERIAL:
Nenhum
APRESENTAÇÃO RELÂMPAGO
OBJETIVO:
Verificar o gerenciamento de tempo, capacidade de trabalho sob pressão e criatividade na venda da própria imagem.
CENÁRIO:
Todos os participantes estão concorrendo em condições de completa igualdade ao cargo/emprego em questão. O diferencial competitivo será a sua apresentação.
DESENVOLVIMENTO:
1 Dá-se um palito de fósforo para cada participante.
2 O primeiro participante vem à frente, acende o palito e fala de si e suas qualidades enquanto o palito estiver aceso. Seu tempo termina quando o fogo se apagar.
PROCESSAMENTO:
Como cada um se sentiu tendo que se expor para vender sua imagem
O limitador de tempo foi um fator de pressão?
MATERIAL:
Caixa com palito de fósforos em número suficiente para todos os participantes.
APRESENTAÇÃO SILENCIOSA
OBJETIVO:
Apresentação de um grupo que se conhece, respeitando sua identidade, para um coordenador novo.
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
1 Coloca-se o nome de todos os participantes em papéis que são distribuídos para o grupo.
2 Cada pessoa vem a frente e representa, sem palavras, a pessoa de qual ela tem o nome, para que o grupo identifique quem está sendo representado.
MATERIAL:
Nenhum
ARGOLAS
OBJETIVO:
Propiciar um momento de feed-back ao grupo, facilitando a manutenção ou mudança de comportamentos e atitudes.
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
Retornar para o círculo e permitir que todos comentem livremente o exercício. É importante dar um tempo suficiente para que todos possam se expressar, uma vez que este exercício revolve em profundidade a auto-imagem da pessoa.
MATERIAL:
Argolas verdes e amarelas, em número proporcional aos participantes do grupo.
ARTISTA DE IMPROVISO
OBJETIVO:
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
2 Cada qual pede um número (1, 5, 3, 7, 2, etc.).
3 O animador lê na lista a tarefa encomendada sob aquele número, que deverá ser executada por quem sorteou o número.
4 A graça dependerá da composição da lista.
AS SEIS IMAGENS
OBJETIVO:
Favorecer uma reflexão sobre auto e hetero-percepção.
DESENVOLVIMENTO:
1 O Coordenador distribui 6 folhas de papel oficio para cada participante e pede que representem, através de desenhos ou símbolos, as seguintes imagens:
2 Após todos os participantes terem registrado suas imagens, pede-se que formem subgrupos para que cada um apresente seus desenhos explicando seu significado.
PROCESSAMENTO:
Terminada a apresentação, solicita-se que todos se sentem em um único círculo e falem sobre o exercício feito.
MATERIAL:
Papel ofício e canetas coloridas.
ATRIBUIÇÕES DO CARGO
OBJETIVO:
Ampliação da visão do grupo em relação às atribuições de um determinado cargo.
Feed-back.
DESENVOLVIMENTO:
1 Solicitar aos participantes que, individualmente, descrevam sua rotina de trabalho.
2 Distribuir as atribuições do cargo especificado pela empresa, solicitando que a leiam individualmente.
3 Dividir o grupo em células de aprendizagem, conforme as funções ocupadas, e pedir que se organizem em círculo. Em cada círculo será realizada a mesma atividade, a divisão em células tem a finalidade de permitir uma maior participação dos membros do grupo.
4 Entregar por escrito o tema da discussão:”Atribuições do cargo: o que a empresa espera e o que eu realizo”.
5 Entregar também uma bola que deverá ficar sempre na mão daquela pessoa que estiver falando. Enquanto a pessoa fala, deverá ficar atenta para algum sinal gestual de outro colega que queira ser o próximo a falar, para quem deverá passar a bola. Apenas quem estiver com a bola na mão poderá falar.
PROCESSAMENTO:
O instrutor deverá fechar o assunto, com as conclusões do grupo, valorizando as ações pertinentes ao cargo que as pessoas do grupo já fazem.
MATERIAL:
Cópia das atribuições do cargo a ser analisado.
AVIÃO DE RECADOS
OBJETIVO:
Avaliar a capacidade de comunicação do grupo
DESENVOLVIMENTO:
|
1 Dividir o grupo em sub-grupos de 5 pessoas ou escolher cinco participantes e deixar os outros como observadores.
2 Posicionar o grupo da seguinte forma:
3 A comunicação entre as pessoas somente é permitida no sentido das setas e através de bilhetes, não podendo haver nenhum tipo de comunicação verbal.
4 Entregar o bilhete de cada pessoa, conforme anexo II, que tem a atividade que cada um terá que desempenhar.
PROCESSAMENTO:
O instrutor deverá fechar o assunto, com as conclusões do grupo, verificando o porque da tarefa ter sido ou não cumprida e quais os facilitadores ou dificultadores.
MATERIAL:
Bilhetes de atividades (Anexo II).
BALÃO FURADO
OBJETIVO:
Capacidade de negociação.
CENÁRIO:
Você foi convidado com mais 4 amigos para uma viagem num balão, mas no meio da viagem uma falha do equipamento faz com que o balão comece a cair. Para que o balão não caia e todos morram, apenas duas pessoas podem ficar no balão.
DESENVOLVIMENTO:
2 Em dez minutos o grupo deve escolher quem serão os dois sobreviventes.
PROCESSAMENTO:
Conversar sobre o processo de escolha do líder e sobre a escolha dos dois sobreviventes. Dar oportunidade para que cada pessoa fale sobre seus argumentos
MATERIAL:
Nenhum.
BRIGA DE GALO
OBJETIVO:
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
1 Pedir ao grupo dois voluntários para a brincadeira.
2 Colocar nas costas de um deles um papel com a palavra “briga”, e nas do outro um papel com a expressão “de galo” (sem que eles saibam o que está escrito nas costas um do outro).
3 Eles deverão esforçar-se para descobrir o que está escrito nas costas do companheiro, sem deixar que este veja o que está escrito nas suas costas e sem utilizar as mãos que deverão estar cruzadas para trás. Observa-se que os efeitos são idênticos a uma briga de galo.
MATERIAL:
Dois cartazes, com as inscrições: “Briga” e “de galo”.
CAÇA x caçador
OBJETIVO:
Fortalecimento do espírito de grupo, união, garra da equipe
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
1 Formar duplas, que deverão se espalhar pelo espaço disponível, outras duas pessoas serão a caça e o caçador.
2 A caça deverá ter algo que a identifique (uma bexiga, chapéu, etc) e inicialmente ficará num extremo do espaço disponível, o mais distante possível do caçador.
3 Ao sinal, o caçador tentará “pegar” a caça, que será protegida pelo grupo, que poderão se deslocar (sempre em duplas) para dificultar a aproximação do caçador à caça.
4 Ao novo sinal, as duplas deverão permutar-se entre si, momento em que a caça deverá passar o identificador (chapéu, bexiga, etc) para alguém sozinho, pegando uma dupla para si.
PROCESSAMENTO:
Deixe o grupo comentar sobre o momento vivido e contextualize para a realidade do dia a dia.
MATERIAL:
Chapéu, bexiga ou qualquer outro material que possa identificar a caça.
CADEIRA VAZIA
OBJETIVO:
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
MATERIAL:
CAIXINHA DE SURPRESAS
OBJETIVO:
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
MATERIAL:
CANETA NA GARRAFA
OBJETIVO:
Trabalhar integração, interdependência e sinergia nas atividades em equipe.
CENÁRIO:
A garrafa e a "boquinha da garrafa". Mas não é a "boquinha da garrafa". O desafio aqui é outro. É a caneta dentro da garrafa. Só que, com algumas condições.
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
Indagar do grupo:
Como foi desenvolvida a experiência?
Quais foram os critérios utilizados?
A partir dos comentários do grupo ir elaborando o roteiro para a fase de Organização no 5 “S”.
MATERIAL:
Barbantes previamente amarrados por uma das pontas com uma caneta pendurada, garrafa e música ambiente.
CANGURU
OBJETIVO:
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
MATERIAL:
CÍRCULO PARA FORA
OBJETIVO:
Refletir sobre nossa tendência de sempre nos voltarmos para dentro, sobre nós mesmos, ao invés de para fora, para o ambiente externo.
CENÁRIO:
Não necessita de cenário. Pede-se apenas ao grupo que forme um círculo.
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
Propiciar ao grupo a manifestação dos seus sentimentos, buscando, em seguida, analisar o desenvolvimento da atividade e, por último, correlacionar com o nosso contexto de trabalho.
MATERIAL:
Nenhum.
COISAS BOAS E COISAS RUINS
OBJETIVO:
Proporcionar ao grupo a oportunidade de feed-back sobre o processo.
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
Deixar o grupo falar a vontade, esvaziando-se das mágoas, ressentimentos e desconfortos do processo.
MATERIAL:
Canetas e cartões na cor verde e na cor amarela em quantidade suficiente para os participantes.
CONQUISTE SEU LUGAR
OBJETIVO:
Medir a agilidade do tempo de resposta de cada um.
CENÁRIO:
O animador está no centro e diz ao grupo: A relatividade da História, das posições sociais, da sorte e da fortuna, tudo exige espírito esportivo, aceitação humilde, confiança em si. Quando a roda do destino e suas reviravoltas desalojarem você, não perca tempo com queixumes. Procure um novo lugar, apanhe a primeira oportunidade e esteja pronto para outra.
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
MATERIAL:
Nenhum.
CONTAGEM MALUCA
OBJETIVO:
Despertar um grupo apático.
CENÁRIO:
Nenhum.
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
MATERIAL:
Nenhum
CONSTRUÇÃO DE TORRES
OBJETIVO:
Demonstrar a influência do tipo de liderança na produtividade e satisfação do trabalho em grupo.
CENÁRIO:
Somos construtores de torres. Nossa missão é construir torres. Torres de qualidade, quanto mais altas, melhor.
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
Como vocês se sentiram enquanto operários?
E como se sentiram como supervisores?
Na medida em que o grupo for expressando os seus sentimentos, começar a explorar o desenvolvimento do jogo. Quando observadores, como vocês perceberam o andamento do processo? Observaram alguma relação entre a forma de liderança e os resultados alcançados?
MATERIAL:
Palitos de fósforos e venda para os olhos.
CONTAS ERRADAS
OBJETIVO:
Demonstrar a tendência que temos de ver somente as coisas erradas.
DESENVOLVIMENTO:
1 Mostrar ao grupo uma folha com 12 contas efetuadas sendo que duas estarão erradas.
2 Perguntar: “O que vocês estão vendo?”
PROCESSAMENTO:
A necessidade de reforçar o que os outros fazem certo. Deixar de ver o erro e valorizar o esforço para acertar.
MATERIAL:
Folha de flip-charter com 12 contas (dez certas e duas erradas).
CORRENTE DE APOIO
OBJETIVO:
Relação de confiança no trabalho em equipe; cadeia de relações.
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
Conversar sobre o resultado atingido e sobre como se desenvolveu a atividade. Foi fácil confiar no apoio do colega de trás? Qual a segurança que demos ao colega da frente? Sem confiança mútua poderíamos atingir esse objetivo? Ao final, correlacionar com a realidade do dia a dia do trabalho.
MATERIAL:
Nenhum.
CORRIDA DOS SAPATOS
OBJETIVO:
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
MATERIAL:
Sapatos dos participantes.
CRIAR E VENDER
OBJETIVO:
Criar produto, a partir do perfil de uma clientela potencial, para exercitar a criatividade e a capacidade de vender BENEFÍCIOS.
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
Refletir com o grupo sobre a importância de identificar as necessidades do cliente para saber se os benefícios do produto se adequam aquelas necessidades. Nem todo benefício é importante para o cliente. Ex.: Os benefícios de um carro esporte para um jovem podem não significar nada para um senhor de 60 anos.
MATERIAL:
Papel, caneta, uma lata vazia de refrigerante e eventualmente, qualquer outro material disponível.
SUGESTÕES DE PERFIS:
CRUZADO OU DESCRUZADO
OBJETIVO:
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
MATERIAL:
DESAFIO DE OLHOS VENDADOS
OBJETIVO:
Trabalhar questões relacionadas a vencer desafios, trabalho em equipe, quebra de paradigmas e criatividade.
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
Refletir com o grupo sobre as dificuldades de se vencer o desafio, os sentimentos da cada um na travessia, o incentivo dos colegas, o planejamento estratégico de grupo e individual, a criatividade na escolha da forma de travessia, o apoio na chegada, o sentimento de prazer por vencer o desafio ou de tristeza em não conseguir, etc.
MATERIAL:
Fita crepe, venda para os olhos (um por participante).
ESCUTAR E PROCURAR
OBJETIVO:
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
MATERIAL:
FEITIÇO CONTRA O FEITICEIRO
OBJETIVO:
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
FILA RÁPIDA
OBJETIVO:
Despertar o grupo, preparando-o para trabalhos em pequenos grupos.
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
Comunicação, sinergia, flexibilidade, criatividade, espírito de equipe, capacidade de adequação e organização.
MATERIAL
Nenhum.
FRIO OU QUENTE
OBJETIVO:
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
MATERIAL:
FUI À FEIRA
OBJETIVO:
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
MATERIAL
Nenhum.
GATINHO APAIXONADO
OBJETIVO:
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
MATERIAL
Nenhum.
GUIAS E CEGOS
OBJETIVO:
Compreender o próprio estilo de prestar ajuda e seu efeito sobre as outras pessoas; vivenciar uma situação de dependência de outrem e os sentimentos que essa situação provoca; discutir a relação entre administração eficiente e auxilio eficiente.
CENÁRIO:
Vamos fazer um passeio de reconhecimento no prédio (limitar ao andar, ou ao nível do ambiente que não cause transtornos com o público externo ou com outras áreas). Só que existe uma condição: Alguns estarão cegos. Para cada cego teremos um guia, e para dupla, um observador.
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
Iniciar pelo relato dos sentimentos, perguntando, por exemplo: Como vocês se sentiram quando na posição de cegos? Como se sentiram enquanto guia? Deixar que o grupo extravase seus sentimentos em cada fase da vivência. De forma natural, começar a abordar como se desenvolveu a experiência, por exemplo: O que vocês puderam perceber na condição de observadores? Que incidentes ocorreram que mais chamaram a atenção? Houve algum momento em que você, como cego, ficou com receio de seguir o seu guia? Houve algum momento em que você, como guia, sentiu que seu parceiro não queria seguí-lo?
Na medida em que o grupo tenha extravasado todos os sentimentos e relatado todo o desenvolvimento da experiência, começar a correlacionar com a realidade do trabalho, perguntando, por exemplo: Quais as implicações da nossa conduta, enquanto líderes, sobre o comportamento dos nossos colegas? Que relações existem entre a liderança. e o sentimento da equipe? Mais uma vez lembramos que as conclusões que terão valor são somente aquelas que o grupo mesmo elabore. O importante é valorizar as conclusões do grupo, até porque todos estarão tão envolvidos na experiência vivida que terão pouco espaço mental para analisarem as nossas conclusões.
MATERIAL:
Venda para os olhos.
IMITAÇÃO
OBJETIVO:
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
MATERIAL:
Ovo.
IMOBILIÁRIA DINÂMICA
OBJETIVO:
Estar atento às mudanças do mercado bem como a entrada de novos concorrentes, desestabilizando a situação atual.
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
MATERIAL:
Nenhum.
IMPROVISO
(Somente para pequenos grupos)
OBJETIVO:
Trabalhar a construção coletiva e a flexibilidade necessária para somarmos nossas diferentes visões.
CENÁRIO:
Quem já viu repentista nordestino? Que tal? Alguém já participou de um desafio numa rodada de viola? E inventar estórias, quem já inventou? Quando criança a gente inventava estórias? Vamos inventar novamente?
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
Conversar sobre o que o grupo achou da estória produzida. Discutir o desenvolvimento da atividade, dificuldades e como foram superadas, bem como outros aspectos interessantes observados. Como se dá essa relação quando o que está em questão são as criações em equipe do nosso trabalho? Qual a importância da flexibilidade para a soma das nossas diferenças individuais?
MATERIAL:
Nenhum.
JOGO DA VERDADE
OBJETIVO:
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
JOGO DAS ARGOLAS
OBJETIVO:
Demonstrar a importância da visão, objetivos e metas realistas para a motivação humana.
CENÁRIO:
Lembrar dos parques de diversão, do jogo de argolas. Criar ambiente de parque de diversão.
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
Comparar os resultados obtidos nos três momentos. Indagar do grupo a correlação entre a experiência vivida e o estabelecimento de metas na equipe. Discutir a relação entre metas impostas e metas decididas pela própria equipe, bem como destas sobre o grau de motivação.
MATERIAL:
Seis argolas e uma garrafa (por cada grupo).
JOGO DAS CADEIRAS
OBJETIVO:
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
1 Colocam-se uma oito a dez cadeiras no centro da sala.
2 Para o jogo pede-se a presença, ao lado das cadeiras, de tantos voluntários quantas as cadeiras, mais um.
3 Ao som de uma música, as pessoas que estiverem ao lado das cadeiras deverão começar a andar em redor das mesmas.
4 Em dado momento pára a música, e todos procuram sentar-se; quem ficar sem cadeira, sai do jogo e retira-se uma cadeira.
5 O jogo continua, saindo sempre a pessoa que ficar sem cadeira.
PROCESSAMENTO:
MATERIAL:
JOGO DAS FRUTAS
OBJETIVO:
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
MATERIAL:
JOGO DAS PERGUNTAS
OBJETIVO:
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
MATERIAL:
JOGO DO EMBRULHO
OBJETIVO:
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
LARANJA NO PÉ
OBJETIVO:
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
MATERIAL:
Laranja
LETRA FATAL
OBJETIVO:
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
LEVANTANDO JUNTOS
OBJETIVO:
Evidenciar a importância da cooperação mútua e do apoio recíproco.
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
Retomar o círculo e indagar do grupo sobre o desenvolvimento da experiência e sua correlação com nossas atividades no dia-a-dia.
MATERIAL:
Nenhum.
MÁQUINAS DE PESSOAS - i
OBJETIVO
Perceber que há sempre uma forma interessante de se trabalhar com o inusitado.
Despertar da criatividade e quebra de paradigmas.
CENÁRIO:
Lembrar o Zoológico. O quanto é bom observar os animais. No momento, nós somos o Zoológico, e a dificuldade é que estamos muito atrasados tecnologicamente. Precisamos modernizar, e para isso vamos fazer um trabalho em equipes.
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
Conversar com o grupo sobre a experiência e seus desafios. Correlacionar com as concepções de possível e impossível, o habitual e o novo no trabalho.
MÁQUINAS DE PESSOAS - ii
OBJETIVO
Exploração da criatividade e trabalho em equipe do grupo.
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
1 Uma pessoa é retirara da sala, enquanto o grupo escolhe uma máquina para representar.
2 A pessoa que saiu retorna e tem três chances para descobrir qual máquina o grupo está representando.
PROCESSAMENTO:
Conversar com o grupo sobre a experiência e seus desafios. Correlacionar com as concepções de possível e impossível, o habitual e o novo no trabalho.
MATERIAL
Nenhum
MARIA ORDENA
OBJETIVO:
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
MATERIAL
Nenhum
MASSAGEM COMPANHEIRA
OBJETIVO:
Demonstrar a importância do trabalho em equipe.
CENÁRIO:
Grupo em círculo, voltado para o centro.
DESENVOLVIMENTO:
MATERIAL:
Nenhum.
MATEI UM PORCO
OBJETIVO:
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
MATERIAL:
MEU CAMINHO
OBJETIVO:
Refletir sobre as vitórias e derrotas vividas e buscar ânimo para uma nova caminhada.
CENÁRIO:
Posicionar o grupo sobre o momento de mudança, de novos rumos, etc e da necessidade de construirmos nosso caminho.
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
Permitir que os participantes que quiserem comentem sobre seu caminho, explicando o significado de cada tipo/quantidade de material utilizado na construção dele.
MATERIAL:
Bombons, pedra brita e pétalas de rosas em quantidade suficiente para todos os participantes, bem como outros materiais existentes no local.
MEU DESENHO PESSOAL
OBJETIVO:
Evidenciar possíveis dificuldades de aceitação da participação do outro na minha construção pessoal, e empreender uma construção coletiva.
CENÁRIO:
Sugere se um exercício de relaxamento, com atividades de respiração orientada ao som de música instrumental suave. Evocar os cenários preferidos na imaginação de cada um.
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
Logo que o trabalho estiver concluído, perguntar ao grupo: Qual é o sentimento dominante agora que concluíram o trabalho? Quais eram os nossos sentimentos em relação ao nosso primeiro desenho? Que sentimento nos veio quando os nossos colegas começaram a desenhar sobre nossa construção pessoal? E qual foi o sentimento quando foi pedido para rasgarmos o nosso desenho? Na medida em que os sentimentos vão sendo processados, começar a recompor o andamento da experiência, avaliação dos resultados, e demais aspectos observados durante a vivência.
Buscar no grupo a correlação entre a vivência e a realidade dos projetos desenvolvidos em nosso trabalho. Como ocorre essa participação dos outros sobre nossas construções pessoais? Todos tem livre acesso ao nosso fazer para oferecerem a sua contribuição?
MATERIAL:
Papel de flip-charter, pincéis coloridos, lápis de cera, etc.
O BEIJO DA BONECA
OBJETIVO:
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
MATERIAL
Boneca
O CEGO
OBJETIVO:
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
MATERIAL:
Venda para os olhos e garrafas (seis a oito).
O CEGO JARDINEIRO
OBJETIVO:
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
MATERIAL:
O CORRETO
OBJETIVO:
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
MATERIAL:
O JOGO DA SURPRESA
OBJETIVO:
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
MATERIAL:
O LENÇOL
OBJETIVO:
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
MATERIAL:
Lençol
O MAESTRO
OBJETIVO:
Demonstrar a influência da liderança informal.
CENÁRIO:
Grupo num círculo, em pé ou assentados.
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
Com descobrir líderes informais dentro de um grupo?
Qual é a influência que eles exercem dentro da organização?
MATERIAL:
Nenhum.
O MELHOR OBSERVADOR - I
OBJETIVO:
Ajudar a descobrir as modificações constantes que acontecem dia a dia em nossa vida.
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
MATERIAL:
O MELHOR OBSERVADOR - II
OBJETIVO:
Ajudar a descobrir as modificações constantes que acontecem dia a dia em nossa vida.
CENÁRIO:
Grupo dividido em duplas, um à frente do outro.
DESENVOLVIMENTO:
MATERIAL:
Nenhum.
O QUE VOCÊ FARIA SE...
OBJETIVO:
Descontração do grupo.
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
MATERIAL:
Papel e caneta.
OLLA
OBJETIVO:
Trabalhar a integração da equipe para vencer desafios (sensibilização).
CENÁRIO:
Lembrar o campo de futebol, e a torcida fazendo uma "ola". Só que, agora nós não somos apenas torcida: nós somos o próprio time, e nosso desafio é fazer a “olla".
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
Pedir ao grupo que comente a experiência vivida, por exemplo:
Houve alguma dificuldade de integrar toda a equipe?
Houve algum ponto que dificultou essa integração?
Como as dificuldades foram superadas?
Qual a correlação entre essa vivência e o desafio de construir um ambiente 5 "S"?
MATERIAL:
Nenhum.
OS BOMBONS
OBJETIVO:
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
MATERIAL:
OS QUATRO CANTOS DA SALA
OBJETIVO:
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
MATERIAL:
PAVÃO MISTERIOSO
OBJETIVO:
Viver uma experiência de criação em equipe que oportunize a percepção do fazer conjunto, da renúncia aos pontos de vista pessoais e da soma das diferenças.
CENÁRIO:
Quem aqui é artista? Quem já desenhou? Todo mundo já desenhou alguma coisa, nem que seja no Jardim de infância. Vamos precisar da habilidade de todos. Precisamos construir o desenho do pavão misterioso, que ninguém jamais viu mas todos imaginam. Dar um tempo para cada um imaginar como é o pavão misterioso.
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
Avaliar com o grupo a diferença entre os três desenhos. Conversar sobre o que acharam do primeiro, do segundo e do terceiro. Qual a diferença observada entre fazer um desenho sozinho; fazer em grupo, um de cada vez, e fazer um desenho a várias mãos? Houve alguma situação em que alguém forçava numa direção contra a vontade do grupo? Como foi superado? Houve momentos em que tivemos de ceder para alcançar o objetivo? Como se dá a nossa relação com os objetivos propostos para o nosso trabalho? Como ocorre esse jogo de forçar e ceder? Que lições podem tirar dessa experiência para o nosso dia a dia?
MATERIAL:
Folha de flip-charter e pincel atômico.
PEGA-PEGA DA AMIZADE
OBJETIVO:
Aquecimento do grupo, incremento das relações interpessoais, trabalho em equipe e integração.
CENÁRIO:
Nenhum
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
Deixar o grupo falar livremente sobre a atividade.
MATERIAL:
Aparelho de som, CD música animada, martelo de plástico tipo bexiga.
PERDIDOS NO MAR
OBJETIVO:
Discutir com os participantes as variáveis de uma decisão e a concluírem a importância da atualização e do autodesenvolvimento de cada um para um boa tomada de decisão.
CENÁRIO:
O grupo está convidado para um cruzeiro marítimo de longa duração com todas as despesas pagas.
DESENVOLVIMENTO:
1 O instrutor faz uma tempestade de idéias lançando no cavalete o que os treinandos gostariam de levar num passeio de Iate (estimular que o grupo leve muitas coisas supérfluas).
2 Em seguida, explicar que o nosso iate bateu num Iceberg e está naufragando e então distribuir a Folha Individual de Perdidos no Mar (Anexo III), para que cada um possa numerar o itens em termos de importância para a sobrevivência.
PROCESSAMENTO:
Onde é que ocorre a maior incidência de erros nos passos da Tomada de Decisão? Concluir com o grupo que é no Levantamento de Alternativas justamente pelo desconhecimento e pela falta de informação. Trabalhar com o grupo a importância da reciclagem e da atualização de cada um no desempenho de suas atividades. Explorar com o grupo a Situação Real e a Situação Ideal. Voltar aos cavaletes que contenham a tempestade de idéias e dizer que lá está representada uma situação ideal e que o naufrágio representa uma situação real. Perguntar qual a situação que estamos vivendo em termos econômicos e de crise. Concluir que estamos numa situação de emergência e trabalhar com os treinandos enfocando o poderíamos fazer para sobreviver a esta situação de emergência para que ela se transforme em ideal.
Abaixo, uma explicação racional das prioridades, segundo os especialistas:
De acordo com os entendidos, as bases necessárias para a sobrevivência de uma pessoa perdida no meio do oceano são artigos usados para chamar a atenção e de sustento, até que chegue o salvamento. São de pouca importância os artigos de navegação. Mesmo que uma pequena balsa salva-vidas seja capaz de alcançar a terra firme, seria impossível estocar comida e água para sobreviver durante todo o período. Por isso, são de primeira importância o espelho e os dois galões de óleo misturado com gás. Estes itens podem ser usados para sinalizar um salvamento de ar e de mar. São de segunda importância os itens como água e alimento, por exemplo, o alimento concentrado. Uma explicação racional breve ajudará para compreender a enumeração de cada item. Naturalmente estas breves explicações, obviamente, não representam todo potencial usado em cada item específico, mas, antes, a primeira importância de cada um.
MATERIAL:
Folha Individual de Perdidos no Mar. (Anexo III)
PIU
OBJETIVO:
Apresentação de pessoas no grupo e quebra-gelo. O grupo deverá descobrir o que é o “piu”, que é a letra “O” no nome.
CENÁRIO:
Grupo em reunião. O líder explica que as pessoas têm características individuais e dentre estas está o “piu”. Alguns têm, outros não, e ainda alguns têm mais de um “piu”.
DESENVOLVIMENTO:
1 Cada integrante do grupo deverá vir a frente e dizer seus dados pessoais que forem previamente combinados (nome, setor/empresa de trabalho, idade, situação civil, etc).
2 Deverá dizer também se tem ou não “piu”, devendo inclusive, em caso positivo, quantos “piu” ela tem.
3 Caso a pessoa que esteja se apresentando não saiba o que é o “piu” o líder deverá dizer quantos “piu” aquela pessoa tem.
MATERIAL:
Nenhum.
PROCURA-SE UM APITO
OBJETIVO:
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
MATERIAL:
Apito
PROCURAR O PORCO
OBJETIVO:
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
MATERIAL:
PROVA DA CONCORDÂNCIA HUMANA
OBJETIVO:
Trabalho em equipe, cumprimento de regras.
CENÁRIO:
Nenhum.
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
Buscar no grupo a importância de se cumprir as regras determinadas para o alcance do objetivo.
MATERIAL:
Objeto a ser manuseado pelo grupo.
QUAL É O DOIDO?
OBJETIVO:
Descontração, quebra-gelo e o entrosamento entre a equipe.
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
Agradecer a coragem do voluntário e ressaltar que essa técnica reforça o sentimento de equipe.
MATERIAL:
Nenhum.
QUEBRAR O POTE
OBJETIVO:
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
MATERIAL:
Pote para ser quebrado, venda para os olhos e porrete.
REFORÇO POSITIVO
OBJETIVO:
Vivenciar um momento de feed-back motivador entre as pessoas do grupo, despertando para a importância da valorização do outro e do elogio.
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
Formando-se um círculo, pedir que cada um retire o crachá do colega do lado, lendo para ele as qualidades que o grupo viu em sua pessoa. Todos aplaudem ao final, e o crachá pode utilizado para, por exemplo:
Ser entregue ao seu dono como lembrança do grupo;
Compor um mural com as qualidades do grupo;
Enfeitar uma árvore de qualidades do grupo.
MATERIAL:
Crachás, canetas e fita adesiva.
RESPOSTA SOCRÁTICA
OBJETIVO:
Acuidade mental, rapidez nas respostas, vitalizador e energizador de grupo.
CENÁRIO:
Nenhum
DESENVOLVIMENTO:
Profissão? Radialista
Donde vem? Rio
Para onde vai? Ribeirão
PROCESSAMENTO:
Deixar o grupo comentar livremente a atividade.
MATERIAL:
Nenhum.
RIMA FATAL
OBJETIVO:
Acuidade mental do grupo, despertamento e vitalizador.
CENÁRIO:
Nenhum.
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
Deixar o grupo comentar livremente sobre a atividade.
MATERIAL:
Nenhum
RISO SOLTO
OBJETIVO:
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
MATERIAL:
Objeto para ser jogado ao alto (pode ser uma bola, por exemplo)
RODA MÁXIMA E RODA MÍNIMA
OBJETIVO:
Desenvolver sentimento de equipe.
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
Deixar que o grupo comente livremente a experiência e o seu sentimento enquanto equipe. Procurar reforçar a importância de se trabalhar bem tanto a distância quanto a proximidade para uma boa relação em equipe.
MATERIAL:
Nenhum.
TELEFONE SEM FIO
OBJETIVO:
Ilustrar a repercussão que pequenos erros têm sobre o resultado final de um processo. Ilustrar a cadeia cliente x fornecedor e a importância de Qualidade 100% em todas as fases de um processo.
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
Conversar sobre as distorções verificadas durante o trânsito da mensagem. Correlacionar com a cadeia de processos dentro da rotina do ambiente de trabalho.
MATERIAL:
Nenhum.
TELEFONE SEM FIO - Mímica
OBJETIVO:
Ilustrar a repercussão que pequenos erros têm sobre o resultado final de um processo.
Demonstrar a importância da comunicação não verbal.
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
Conversar sobre as distorções verificadas durante o trânsito da mensagem. Correlacionar com a cadeia de processos dentro da rotina do ambiente de trabalho.
MATERIAL:
Nenhum.
TRANSPORTE DE LARANJAS
OBJETIVO:
Trabalhar o desenvolvimento de competências e habilidades do grupo para uma determinada missão.
CENÁRIO:
Vocês são proprietários de uma empresa de prestação de serviços que atua no ramo de transporte de laranja e estão concorrendo no mercado. O desempenho da empresa será medido por um único critério: velocidade.
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
Validar o resultado junto ao “mercado”.
Perguntar aos grupos como foi a definição da estratégia, quais os aspectos considerados.
MATERIAL:
Duas laranjas.
TRÊS E MÚLTIPLOS DE TRÊS
OBJETIVO:
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
MATERIAL:
Nenhum.
UMA COMPANHIA AGRADÁVEL
OBJETIVO:
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
MATERIAL:
VIVA CONFORME A MÚSICA
OBJETIVO:
CENÁRIO:
DESENVOLVIMENTO:
PROCESSAMENTO:
MATERIAL:
ANEXO I
A FONTE
Você anda trabalhando bastante.
Médico
Você anda trabalhando bastante
Sua mãe
Você anda trabalhando bastante
Seu chefe
Você anda trabalhando bastante
Alguém que quer o seu lugar na empresa
ANEXO II
AVIÃO DE RECADOS
A única comunicação permitida é por meio de bilhetes manuscritos;
A e B podem se comunicar;
C, D e E podem se comunicar com B e vice-versa;
Há cinco símbolos abaixo. Você não pode mostrar esta folha a ninguém.
Você deverá descobrir dos símbolos abaixo, qual existe em comum para todos os participantes do seu grupo:
X & % J `
A única comunicação permitida é por meio de bilhetes manuscritos;
A e B podem se comunicar;
C, D e E podem se comunicar com B e vice-versa;
Há cinco símbolos abaixo. Você não pode mostrar esta folha a ninguém.
Você coordenará as atividades.
$ a ! X J
A única comunicação permitida é por meio de bilhetes manuscritos;
A e B podem se comunicar;
C, D e E podem se comunicar com B e vice-versa;
Há cinco símbolos abaixo. Você não pode mostrar esta folha a ninguém.
J ! ` $ a
A única comunicação permitida é por meio de bilhetes manuscritos;
A e B podem se comunicar;
C, D e E podem se comunicar com B e vice-versa;
Há cinco símbolos abaixo. Você não pode mostrar esta folha a ninguém.
X J a & %
A única comunicação permitida é por meio de bilhetes manuscritos;
A e B podem se comunicar;
C, D e E podem se comunicar com B e vice-versa;
Há cinco símbolos abaixo. Você não pode mostrar esta folha a ninguém.
% & J ! `
ANEXO III
PERDIDOS NO MAR
Você está flutuando num Iate particular, no Oceano Atlântico. Após bater num iceberg, um incêndio, destruiu grande parte dos pertences do navio, e ele desliza agora vagarosamente. Sua localização é incerta, porque o equipamento importante para a navegação foi destruído, já que você e a tripulação não conseguiram controlar o fogo.
Você, pelo cálculo mais otimista, julga encontrar-se aproximadamente a dez mil quilômetros sudoeste da terra firme. Abaixo se encontra uma lista de quinze itens que permanecem intactos e não foram atingidos pelo incêndio. Além disso, você tem à disposição uma balsa salva-vidas com remos, suficientemente grande para levar você, a tripulação e todos os itens relacionados abaixo. Os sobreviventes só levam cigarros, alguns fósforos, e uma nota de R$ 100,00 no bolso. Sua tarefa consiste em enumerar os quinze itens abaixo em termos de importância para a sua sobrevivência. Coloque o nº 1 para o item que no seu entender é o mais importante e assim por diante , até o ultimo item.
| um espelho, tipo médio | |
| um mosquiteiro | |
| mapa do Oceano Atlântico | |
| dois galões de óleo misturado com gás | |
| um repelente de tubarões | |
| tres litros de rum | |
| três caixas de chocolate | |
| Sextante | |
| cinco galões de água | |
| alimento concentrado | |
| um pequeno rádio transistor | |
| um colchão flutuante | |
| um plástico de seis metros quadrados | |
| trinta metros de corda nylon | |
| equipamento de pesca |
ANOTAÇÕES
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!