Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos Os doze Profetas Menores com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
7 de Outubro de 2012
TEXTO ÁUREO
“Mas que se manifestou agora e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé” (Rm 16.26).
VERDADE PRÁTICA
Por ser revelação de Deus, a mensagem dos profetas é perfeitamente válida para os nossos dias.
HINOS SUGERIDOS 458, 465, 562.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Mt 7.12A regra áurea cumpre a lei e os profetas
Terça - Mt 22.40 A lei e os profetas dependem do amor
Quarta - Mt 26.56 Cumprimento das Escrituras dos profetas
Quinta - At 15.15-17 Os profetas anunciaram a salvação dos gentios
Sexta - At 26.22,23 A mensagem da Igreja é a mesma dos profetas
Sábado - Rm 1.2 Os profetas falaram sobre a vinda do Messias
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
2 Pedro 1.16-21.
11 - Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas, mas nós mesmos vimos a sua majestade,
17 - porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido.
18 - E ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com ele no monte santo.
19 - E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vosso coração,
20 - sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação;
21 - porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
INTERAÇÃO
Prezado professor, o comentarista de Lições Bíblicas desse trimestre é o pastor Esequias Soares. Um dos mais renomados biblistas do pentecostalismo brasileiro, líder da Assembleia de Deus em Jundiaí (SP) e da Comissão de Apologética da CGADB. Mestre em Ciências das Religiões, graduado em línguas orientais e autor de várias obras publicadas pela CPAD. O tema que estudaremos é uma das áreas em que o autor é especialista, pois trata-se de alguém que conhece profundamente o hebraico. Veremos que a mensagem milenar desses profetas muito tem a dizer-nos hoje. Ouçamos, pois, o Senhor através dos seus santos profetas!
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Descrever o panorama geral dos profetas menores.
Analisar a procedência da mensagem dos profetas menores.
Compreender que os escritos dos profetas menores são divinamente inspirados.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, para introduzir a primeira lição utilize o esquema abaixo. Reproduza-o conforme as suas possibilidades. O objetivo é mostrar ao aluno um panorama geral dos Profetas Menores. Sabemos que o surgimento do profetismo em Israel e Judá se deu no período monárquico (veja o Auxílio Bibliográfico I). Enfatize que as finalidades do movimento eram: restaurar o monoteísmo hebreu, combater a idolatria, denunciar as injustiças sociais, proclamar o Dia do Senhor e reacender a esperança messiânica.
PROFETAS MENORES
PROFETA | ANO E REINADO | PROPÓSITO |
|---|---|---|
Ortata | 793 - 753 a.C. reais do Judá- Uzias, justa, Acar. Esquecias, vai do navio: Jeroboão. | Lavar lama do arrependimento de suas próprias liberdades. |
Jesã | 855 - 838 a.C (7). Os reais não são mencionados no livro. | Escutar o povo e arrependemos, voltando humilhamento ao Senhor. |
Ande | 740 - 755 a.C. vai do Judá- Uzias, vai do navio: Jeroboão II. | Reconhecer a imidade e da juíza divino sobre Israel e as nações em derrotos. |
Olvadira | Curso de 585 a.C. fala à mencionação em algum. | Revetas alta de Deus contra Idem. |
Jesus | 748 a.C. vai do navio: Jeroboão II. | Demonstrar a substituição divina pela pregação através dos arrependimentos. |
Mauroux | 735 - 710 a.C. reais do Judá- João, Acar e esquezas. | Advertir a região sobre a queda de Jerusalém e Semeia como Juízo de Deus. |
Nazm | Curso de 430 - 450 a.C. ou reais do Judá e do navio não são mencionados. | Aumentar a inúmeras descrições de limpa cidadania diante. |
Itabacaque | Curso de 606 a.C. vai do Judá, Pesquinta. | Ajudar e rememorar-fala a compreender os conteúdos de Deus no socorro à sua nação pecuniônea e a limitarem do juízo divino. |
Samouas | Curso de 630 a.C. vai do Judá, Jesus. | Advertir justa e persuadir os instantes juízo de Deus. |
Agor | 530 a.C. primeiro detenha do pós-colho. | Escutar o povo justo na restauração de Tempo. |
Zacarias | 530 - 470 a.C. período do pós-colho. | Fortalecer os judeus quanto à vinda do Messias. |
Malaguas | Curso de 430 - 450 a.C. período pós-colho. | Conformar os sacerdotes e o povo para arrependirem-se dos seus pecados. |
Palavra Chave
Atualidade: Qualidade ou estado do que é atual; momento ou época presente.
introdução
Neste trimestre, estudaremos os chamados Profetas Menores. Apesar de antiguíssimos, eles tratam de questões relevantes para os nossos dias e servem de edificação espiritual a todo o povo de Deus. Entre os temas tratados, temos: a família, a sociedade, a política e a espiritualidade. Na atual conjuntura, os profetas são um verdadeiro esteio da sabedoria divina para a Igreja de Cristo, pois encorajam-nos a militarmos pela causa de Cristo.
SINOPSE DO TÓPICO I
Os escritos dos Profetas Menores têm a mesma autoridade que os outros livros do Cânon Sagrado.
SINOPSE DO TÓPICO II
A mensagem dos Profetas é de procedência divina. Jamais por inspiração humana.
SINOPSE DO TÓPICO III
Os livros dos Profetas Menores têm autoridade divina e são genuinamente inspirados por Deus.
CONCLUSÃO
Diante do exposto, os Profetas Menores, como parte integrante das Escrituras inspiradas, não devem ficar em segundo plano. Por isso, recomendamos que, já no início do trimestre, seja feita uma leitura dos Doze Profetas. Esta facilitará a compreensão da mensagem desses despenseiros de Deus. Convém ressaltar que o enfoque de cada lição, aqui, raramente coincide com o assunto predominante de cada livro, pois a escolha desses temas baseou-se nas necessidades do mundo de hoje.
EXERCÍCIOS
1. De onde vem o termo “Profetas Menores”?
A expressão “Profetas Menores” advém da Igreja Latina.
2. Qual a procedência da “palavra dos profetas”?
A mensagem dos profetas é de procedência divina.
3. Desde quando os profetas de Deus existem?
Desde o princípio do mundo.
4. Como estaríamos sem a palavra dos profetas?
Estaríamos à deriva no mundo.
5. Por que devemos dar aos Profetas Menores à mesma atenção dispensada aos demais livros da Bíblia?
Porque todos os livros da Bíblia têm o mesmo grau de inspiração e autoridade.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I
Subsídio Lexográfico
“Profetismo
Movimento que, surgido no século VIII a.C, em Israel, tinha por objetivo restaurar o monoteísmo hebreu, combater a idolatria, denunciar as injustiças sociais, proclamar o Dia do Senhor e reacender a esperança messiânica num povo que já não podia esperar contra a esperança.
Tendo sido iniciado por Amós, foi encerrado por Malaquias. João Batista é visto como o último representante deste movimento” (ANDRADE, C. C. Dicionário Teológico. 8 ed., RJ: CPAD, 1999, p.244).
“O Ofício Profético
O termo hebraico naby define em si o profeta como porta-voz de Deus. Enquanto pregava para a própria geração, o profeta também predizia eventos no futuro. O aspecto duplo do ministério do profeta incluía declarar a mensagem de Deus e predizer as ações de Deus. Assim, o profeta também era chamado de ‘vidente’ (hb.: roeh), porque podia ver eventos antes de estes acontecerem.
A Bíblia relata o profeta como alguém que era aceito nas câmaras do conselho divino, onde Deus ‘revela o seu segredo’ (Am 3.7)” (LAHAYE, T. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. 1 ed., RJ: CPAD, 2008, p.383).
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II
Subsídio Teológico
Os Profetas Menores
“Os livros dos Profetas Menores são chamados assim por causa da brevidade relativa em comparação a Isaías, Jeremias e Ezequiel, e não porque sejam menos teologicamente importantes. Os doze livros que compõem os Profetas Menores variam em data entre os séculos VIII e V a.C:
Século VIII a.C: Oseias, Amós, Miqueias
Século VII a.C: Naum, Habacuque, Sofonias
Século VI-V a.C: Joel, Obadias, Ageu, Zacarias, Malaquias
Data Incerta: Jonas
Embora os acontecimentos registrados em Jonas tenham ocorrido no século VIII, a data da autoria do livro é incerta.
[...] Diversos temas teológicos se sobrepõem a maioria destes profetas, especialmente nos mesmos períodos cronológicos acima esboçados.
Os profetas não falaram sobre Deus em termos abstratos de filosofia ou teologia. Falaram dEle como alguém ativamente envolvido no mundo que Ele criou e intimamente interessado no povo do concerto” (ZUCK, R. B. Teologia do Antigo Testamento. 1 ed., RJ: CPAD. 2009, pp.429-30).
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!