Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos E agora, como viveremos? com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
02 de outubro de 2005
TEXTO ÁUREO
“Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades; tudo foi criado por ele e para ele” (Cl 1.16).
VERDADE PRÁTICA
Precisamos, quais atalaias do Senhor, anunciar claramente os sinais dos tempos assim como Jesus fez repetidas vezes.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — Cl 1.13-17 O propósito de Deus para a Criação
Terça — Gn 1.26-31 O lugar do homem na Criação
Quarta — Sl 47 Deus em ação através da história
Quinta — Jo 17.14-25 O mundo opõe-se a Deus e ao seu povo
Sexta — 1Pe 1.23-25 A universalidade dos princípios bíblicos
Sábado — Ap 11.15-19 O triunfo final do Reino de Deus
HINOS SUGERIDOS 47, 77 e 107 da Harpa Cristã.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
2 Timóteo 3.1-5.
1 — Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos;
2 — porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
3 — sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
4 — traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
5 — tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.
PONTO DE CONTATO
Caro professor, nestes três últimos trimestres, estudamos importantíssimos temas ligados à Teologia Cristã. O primeiro deles, O Fruto do Espírito, está vinculado a Pneumagiologia (Doutrina do Espírito Santo). O segundo, As Parábolas de Jesus, está relacionado à Exegese Bíblica, enquanto o terceiro, I e II Tessalonicenses, ao Comentário Bíblico. No quarto e último trimestre deste ano, estudaremos um tema atualíssimo e inédito em Lições Bíblicas. Trata-se de um assunto referente à Filosofia e à Fé Cristã intitulado: “E Agora, Como Viveremos?”. Será uma excelente ocasião para crescermos na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo e compreendermos os grandes desafios culturais, religiosos e filosóficos de nosso tempo à luz das Escrituras. Reúna-se com os outros professores e debata os temas coletivamente, a fim de que juntos possam trocar informações, aprender e chegar a um consenso acerca deste assunto.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Distinguir a Era Moderna da Pós-moderna.
Descrever as principais características da pós-modernidade.
Aplicar a moral cristã no cotidiano.
SÍNTESE TEXTUAL
O objetivo principal desta lição é enfatizar que as diretrizes bíblicas para o homem continuam imutáveis e pertinentes aos dias de hoje, mesmo que o secularismo lute para sufocar a mensagem cristã.
O tema da presente lição divide-se em três tópicos: descrição das principais características dos tempos pós-modernos; os desafios das visões conflitantes de mundo (cosmovisões); e os desafios das interpretações, visões e atitudes provenientes de diferentes culturas (multiculturalismo).
No tópico inicial, são apresentadas duas características dos tempos pós-modernos: a centralização da sociedade no homem (antropocentrismo) e a ausência de verdades e valores morais absolutos (relativismo). No segundo, o modo como os naturalistas compreendem o mundo (cosmovisão) é contrastado com a teologia criacionista judaico-cristã. Segundo esta teoria bíblica, o homem e o mundo foram criados por Deus com um propósito, no entanto, conforme os naturalistas, o homem e o mundo são produtos do acaso. Por fim, no terceiro tópico, o multiculturalismo é explicado com o intuito de o crente ser desafiado a expressar sua fé em meio à diversidade cultural.
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA
Professor, a fim de que os alunos compreendam a passagem da Modernidade para a Pós-modernidade, sugerimos um Quadro Antitético a respeito desses dois períodos. Como você já sabe, este recurso procura apresentar os contrastes entre dois elementos com o objetivo de ressaltar suas qualidades opostas. Procure adequar a confecção do gráfico abaixo aos recursos didáticos de que sua igreja dispõe.
Antes de apresentar o gráfico, explique à classe que atualmente os sociólogos e filósofos estão de acordo que o nosso mundo, principalmente o Ocidental, está experimentando profundas transformações. Isto significa que assim como o mundo passou da Idade Média para a Idade Moderna, estamos passando da Modernidade para a Pós-modernidade. Assegure aos alunos que por ser este um período de transição entre uma era e outra, muitos fatos ainda não estão claros.
Modernismo
1 A verdade é universal e absoluta
2 Propagação do Cristianismo
3 Sociedade industrial
4 Sonho de um mundo perfeito regido pela razão
5 Confiança no progresso movido pela tecnologia e indústria
6 Símbolo: A indústria
7 Cultura judaico-cristã
Pós-Modernismo
1. A verdade é local e relativa
2. Crescimento das religiões orientais
3. Sociedade de informações
4. Sucessivas guerras desacreditaram o sonho da modernidade
5. Reconhecimento de que a tecnologia e a indústria estiveram a serviço da destruição do homem e da natureza
6. Símbolo: As novas tecnologias
7. Multiculturalismo
INTRODUÇÃO
O texto bíblico da lição desta semana (2Tm 3.1-5) trata do modo de proceder de pessoas da igreja que, sob o aparente compromisso com a fé (v.5), fazem dela instrumento para acobertar seus pecados, usos e práticas reprováveis diante de Deus, na sua conduta pessoal, no seu testemunho, no procedimento doméstico, no trato com o próximo e na sua religião simulada, como se fosse a verdadeira (Tg 1.21-27). Os tais negam a eficácia da piedade, isto é, da santidade de vida. Tudo isto, por si só, demonstra os perigos e a gravidade da época presente. O fato predito no v.5 só pode ocorrer dentro da igreja.
Pela vívida descrição bíblica já esboçada, a passagem também retrata sem retoques a infeliz realidade dos tempos pós-modernos, que serão o tema das lições deste trimestre. Nunca ocorreu, em toda a história, uma época semelhante aos dias atuais, onde é nítida a ausência de valores, a saber, de sentimento, decoro, vergonha, moral, caráter, respeito e temor de Deus. Tais atributos constituem os verdadeiros alicerces para a vida individual e em sociedade. Contudo, o que se vê é o menosprezo a quem ainda se apega a esses princípios de vida e conduta estabelecidos por Deus, tidos pelos opositores da fé em Cristo como retrógrados, sem conteúdo ou sentido algum para a presente geração.
CONCLUSÃO
Os desafios do pós-modernismo estão aí em resumo. Nas próximas lições, veremos os seus desdobramentos a fim de que nossa mensagem seja pertinente ao mundo contemporâneo. Que o crente não se contamine no seu múltiplo convívio entre os seus semelhantes, nem venha a negar a eficácia de nossa santíssima fé (v.5; Jd v.20).
AUXÍLIOS SUPLEMENTARES
Subsídio Histórico
“A expressão ‘pós-modernidade’ tornou-se jargão entre pregadores e professores que na maioria das vezes ignoram o sentido filosófico do termo. Alguns teóricos falam em pós-modernidade para se referirem à crise do capitalismo e do socialismo entre o fim da 2ª Guerra Mundial (1939-1945) e o início da década de 50. Contudo, o termo é usado a fim de identificar a fase posterior ao modernismo. Atualmente, a Pós-modernidade é entendida em duas perspectivas: como anti-modernidade e como sobre-modernidade. A pós-modernidade como anti-modernidade é um movimento de descontinuidade — uma ruptura completa com todos os postulados da Era Moderna; considerando os pressupostos e teses desta como mitos e profetizando sua descentralização e ruína. A pós-modernidade como sobre-modernidade, entretanto, considera os aspectos positivos da modernidade, suas conquistas e projetos. Contudo, procura corrigir seus excessos fazendo uma crítica aos mitos da modernidade, isto é, do progresso, do avanço tecnológico e científico como necessários a uma existência mais feliz na terra. Enquanto a anti-modernidade procura a completa ruptura com a modernidade, a sobre-modernidade procura redirecioná-la.
O modernismo, como atualmente entendido, rompeu com a Idade Média e se opôs à estética tradicional e à metafísica clássica. O pós-modernismo, por outro lado, é eclético, pluralista e mistura tendências opostas.
O conflito da pós-modernidade, portanto, não afeta apenas a sociedade secularizada, influenciada pelo humanismo anticristão. Como crise de nossa contemporaneidade, afeta na raiz a consciência religiosa e teologal da cristandade. Mais que um desafio, a Era Pós-moderna é um movimento de descontinuidade da modernidade que não pode ser ignorado, mas compreendido e avaliado segundo a ótica cristocêntrica” (BENTHO, Esdras Costa. Humanismo pós-moderno: um desafio à educação Cristã. Ensinador Cristão. Ano 6 — n° 23, pp.49-50).
QUESTIONÁRIO
1. Mencione algumas características dos tempos pós-modernos.
Uma sociedade centrada no homem e no relativismo.
2. O que é cosmovisão naturalista?
É uma forma humanista, anti-bíblica e anticristã do ser humano considerar o universo.
3. Cite os principais pontos da cosmovisão judaico-cristã.
Deus é o Criador de todas as coisas; há um propósito soberano em toda a obra criada e leis morais como padrão de conduta para todo o ser humano.
4. O que é o multiculturalismo?
A assimilação mútua de modelos culturais diversos entre os povos em virtude do fenômeno mundial da globalização.
5. Como expressar nossa fé bíblica e cristã na atualidade?
Precisamos discernir cm cada cultura aquilo que é “bíblico, extra-bíblico e anti-bíblico”, e equiparmo-nos com os necessários meios para a proclamação da Verdade.
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!