Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos 1° João com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
05 de Julho de 2009
TEXTO ÁUREO
"Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para instruir em justiça" (2 Tm 3.16).
VERDADE PRÁTICA
Esta carta, divinamente inspirada, é aplicável a todo leitor que deseja ter sua vida no centro da vontade de Deus.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Lc 5.10,11 João, um discípulo que deixou tudo para seguir a Cristo
Terça - Gl 2.9 João, uma das colunas da Igreja
Quarta - 1 Jo 4.9,10 A prova do amor de Deus foi enviar seu Filho ao mundo
Quinta - Jo 1.12,13; 1 Jo 5.1 Os crentes são filhos de Deus mediante a fé
Sexta - 1 Jo 4.7 O novo nascimento nos faz conhecer a Deus
Sábado - 1 Jo 2.24 Conservar-se na Palavra faz-nos permanecer em Deus
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 João 1.1-4
1 - O que era desde o princípio, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida
2 - (porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai e nos foi manifestada),
3 - o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.
4 - Estas coisas vos escrevemos, para que o vosso gozo se cumpra.
INTERAÇÃO
Prezado professor, estamos iniciando mais um trimestre de Lições Bíblicas e, nesta oportunidade, nosso estudo será baseado na Primeira Epístola de João. Conhecido como o “apóstolo do amor” — tema recorrente em toda a epístola —, a carta trata de importantes assuntos para a vida cristã: divindade e humanidade de Cristo; a Queda e a expiação; os anticristos, os falsos profetas e o Anticristo; só para citar alguns. O comentário deste terceiro trimestre foi escrito pelo pastor Eliezer de Lira e Silva, conhecido conferencista de Escolas Bíblicas em todo o país e diretor do Projeto Missionário Ide e Ensinai em Moçambique, África.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Enumerar algumas características pessoais do autor da epístola.
Defender os fundamentos doutrinários da fé cristã.
Descrever as principais heresias defendidas pelo gnosticismo e refutadas por João.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Caro professor, mesmo sendo relativamente pequena (5 capítulos, 105 versículos), a Primeira Epístola de João apresenta porções doutrinárias que são fundamentais para o perfeito entendimento da fé cristã. Devido à ênfase sobre a encarnação do Filho e sua preexistência eterna, estudiosos afirmam que a teologia joanina é essencialmente cristológica. Aliás, tal doutrina, tratada também em seu Evangelho, é o ponto central da discussão com os gnósticos. Os temas como justiça, depravação universal, expiação universal, o amor (agape), também recebem especial atenção do apóstolo. Apresente o esboço abaixo, e aprofunde-se nas doutrinas mencionadas.
1 EPÍSTOLA DE JOÃO
Título: 1 João
Autor: João
Data e Ocasião: 85-95 d.C.
Tema: A Verdade Cristológica e a Conduta Cristã
Propósito: Defender a cristologia (a fé em Jesus Cristo tal como Ele é - verdadeiro homem e verdadeiro Deus) da heresia gnóstica (cristologia deturpada que negava total ou parcialmente as naturezas de Cristo) e, a moral (a conduta própria do cristão) da anomia dos gnósticos (que afirmava ser impossível às ações humanas prejudicar o relacionamento com o divino).
Estrutura:
I. Prefácio (1.1-4)
II. A Vida na Luz (1.5-2.29)
III. Viver como filhos de Deus, defendendo a fé cristã e as naturezas de Cristo (3.1-5.13)
IV. Conclusão: A Confiança do Cristão (5.14-21)
Palavra Chave
Naturezas de Cristo: Expressão doutrinária que sintentiza o fato de a Pessoa de Jesus Cristo ser plenamente divina e humana.
introdução
Quando aceitamos a Cristo como nosso Salvador, nos tornamos filhos de Deus e passamos a usufruir a vida eterna pela graça dEle (Jo 5.24).
Todos os que têm essa confiança, reconhecem a Jesus como seu Senhor e Salvador, amam a Deus, obedecem aos seus mandamentos e não vivem a pecar de forma consciente e voluntária (Gl 2.20). Estas são algumas das facetas da vida cristã, abordadas na primeira carta de João (1 Jo 5.13). Todo cristão, ao ler esta carta, se sente amado por Deus e seguro pela obra da eterna redenção consumada por Jesus Cristo (2 Co 5.17).
SINOPSE DO TÓPICO I
Apesar de a experiência não ser o ponto fundamental da fé cristã, se ela estiver doutrinariamente fundamentada, torna-se um importante instrumento de edificação.
SINOPSE DO TÓPICO II
A transformação radical experimentada por João e a quantidade de seus textos dedicada ao tema “amor” demonstram que esta é a principal virtude do cristão.
SINOPSE DO TÓPICO III
O mais eficaz dos métodos de prevenção contra os falsos ensinos é uma sólida instrução bíblica em relação à Pessoa de Jesus Cristo e ao nosso comportamento como cristãos.
CONCLUSÃO
A visão panorâmica da presente lição realça a importância desta carta do apóstolo João que, como toda a Bíblia, é sempre atual. Ela vem ao encontro das necessidades da Igreja de todas as épocas, principalmente a do presente momento, que vem sendo atacada pela oferta de coisas terrenas, cujos valores são ilusórios e passageiros se comparados às riquezas espirituais e eternas que já temos recebido de Deus por meio de seu Filho. Cada cristão deve, além de estar em contato permanente com a Palavra de Deus - condição básica para manter-se fiel até a volta de Cristo -, permanecer na luz e cultivar o seu amor pelos irmãos.
EXERCÍCIOS
1. Em que se distingue a epístola de João das de Paulo?
Ela não inicia e nem termina com saudações. Além disso, também se distingue pelo conteúdo, enriquecendo pelas experiências espirituais do autor (1 Jo 1.1-4).
2. Descreva algumas características do autor desta carta.
O mais íntimo entre os discípulos do Senhor; e que conseguiu apresentar verdades incontestáveis e doutrinárias sem ser austero, antes as ensinava com amor.
3. Segundo a lição, por que Paulo considera João uma das colunas da Igreja?
Por João ter compartilhado os momentos mais difíceis de Cristo (Mc 14.33,34); ser seu único discípulo que permaneceu, até o fim, ao pé da cruz (Jo 19.25,26) e, após três dias de sepultamento ter ido ao sepulcro do mestre (20.2).
4. Qual a característica singular do apóstolo João?
O amor.
5. Mencione os propósitos da carta de João.
Apresentar Jesus como a manifestação do amor de Deus e reafirmar a certeza de salvação que os crentes devem possuir.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Teológico
"Teologia dos Escritos Joaninos"
A teologia joanina, em essência, é cristológica. A pessoa de Jesus Cristo está no centro de tudo que o apóstolo escreve. Quer no Evangelho de João, com sua ênfase única na Palavra de vida em meio à controvérsia do cisma da Igreja, quer em Apocalipse, com suas visões doCristo exaltado (Ap 1.12-16) e de seu triunfo final, o principal objetivo do apóstolo é explicar a seus leitores quem Jesus é. Inevitavelmente, a tentativa de discutir a teologia dos escritos joaninos dividindo-os entre as categorias tradicionais da teologia sistemática (por exemplo, antropologia, soteriologia, pneumatologia, escatologia) gera algumas distorções, pois João não organizou seu material de acordo com essas linhas. Ao contrário, ele tinha um foco central, Jesus Cristo. Muito do que João escreveu a respeito de Jesus, em especial, no Evangelho e nas três epístolas, foi temperado por anos de reflexão e experiência cristã, mas Cristo está sempre no centro. Todavia, isso não quer dizer que João não fala nada sobre antropologia, soteriologia, pneumatologia ou escatologia. Isso só quer dizer que tudo que ele diz sobre esses tópicos e outros está quase sempre relacionado à sua ênfase cristológica" (HARRIS W. H. In ZUCK, R. B. (Ed.) Teologia do Novo Testamento. RJ: CPAD, 2008, p.187).
APLICAÇÃO PESSOAL
As expressões utilizadas por João no trato com as suas ovelhas - “Filhinhos” -, podem oferecer uma falsa impressão sobre esse homem, que foi considerado por Paulo como uma das colunas da Igreja (Gl 2.9). É possível que alguém o ache fleumático “por natureza” e, assim, pense que era fácil ser “amoroso”. Não obstante, não se pode perder de vista o fato indiscutível de que este mesmo homem, que é carinhosamente tratado pelos cristãos de “apóstolo do amor”, já foi chamado pelo próprio Senhor Jesus Cristo, juntamente com seu irmão Tiago, de “Filhos do Trovão” (Mc 3.17). No episódio narrado pelo evangelista Lucas, em que o Senhor e os seus discípulos estavam de viagem para Jerusalém, o caminho alternativo para encurtar a rota levava-os a passar justamente por Samaria (Lc 9.51-56). Devido à animosidade que havia entre os samaritanos e judeus, os discípulos que precederam o Senhor não foram recebidos. A reação dos “Filhos do Trovão” foi não somente intempestiva e arbitrária, como odiosa e vingativa: “Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez?” (Lc 9.54). Esse comportamento não se parece em nada com o João amoroso das epístolas. éa mesma pessoa, entretanto, há uma diferença: aquele era o João carnal, querendo fazer justiça com as próprias mãos, e o das epístolas é o homem que nasceu de novo e foi transformado pelo Senhor Jesus Cristo.
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!