Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos As doenças do nosso século com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
06 de Julho de 2008
TEXTO ÁUREO
“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos” (2Tm 3.1).
VERDADE PRÁTICA
Neste século marcado pela descrença e impiedade, deve o cristão apegar-se firmemente aos princípios da Palavra de Deus, a fim de ser exemplo da verdade, justiça, e temor a Deus.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — At 2.40 Salvai-vos desta geração perversa
Terça — 1Jo 5.19 A sociedade rebelada contra Deus jaz no maligno
Quarta — Tg 4.4 Os amigos do mundo são inimigos de Deus
Quinta — Fp 2.15 Filhos de Deus inculpáveis numa geração corrompida e perversa
Sexta — Ef 2.2 O príncipe das potestades do ar domina sobre os desobedientes
Sábado — 1Jo 5.4 Os nascidos de Deus vencem o mundo através da fé
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
2 Timóteo 3.1-9.
1 — Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos;
2 — porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
3 — sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
4 — traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
5 — tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.
6 — Porque deste número são os que se introduzem pelas casas e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências,
7 — que aprendem sempre e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.
8 — E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.
9 — Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles.
INTERAÇÃO
Prezado professor, neste trimestre estudaremos As Doenças do Nosso Século. São treze lições que descrevem as enfermidades pessoais, sociais e religiosas que assolam os homens na pós-modernidade. Entre as doenças examinadas estão: o medo, a ansiedade, a depressão, o consumismo, as drogas, a imoralidade e o mundanisno. O comentarista, Pr. Wagner Tadeu dos Santos Gaby, é advogado, escritor e membro da Casa de Letras Emílio Conde.
Ore para que o Senhor Jesus salve, conforte e transforme nossos alunos e visitantes durante a ministração das aulas. Faça de At 2.40 sua proclamação profética: “Salvai-vos desta geração perversa”.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Descrever as doenças intrapessoais.
Explicar as doenças sociais.
Citar as doenças religiosas.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Prezado professor, você sabe classificar e seriar um determinado assunto? Classificar é distribuir certos elementos em categorias correspondentes, enquanto seriar é ordenar as coisas por uma sucessão. Esta lição classifica as doenças de nosso século em: intrapessoais, sociais e religiosas, mas é possível distribuí-las de outro modo. Escreva no quadro a seguinte disposição: egoísta, sacrílego, materialista, hedonista, vaidoso e desafeiçoado. A seguir, solicite à classe que relacione os atributos negativos dos homens dos últimos dias obedecendo a essa nova classificação. Veja o quadro abaixo.
EGOÍSTA: Amante de si mesmo, ingrato, irreconciliável
SACRÍLEGO: Blasfemo, profano, inimigo de Deus, hipócrita religioso
MATERIALISTA: Avarento
HEDONISTA: Amigo dos deleites, incontinente
VAIDOSO: Presunçoso, soberbo, orgulhoso
DESAFEIÇOADO: Sem afeto natural, desobediente a pais e mães, cruel, sem amor para com os bons, caluniador, traidor, obstinado
Palavra Chave
Doença: Falta ou perturbação da saúde; moléstia, mal, enfermidade.
INTRODUÇÃO
Os dias que antecederão a segunda vinda de Cristo serão marcados por um sensível aumento da iniquidade sobre o mundo. As pessoas estarão, nesse tempo, mais propensas a certas enfermidades do espírito tais como egoísmo, perversão e crueldade. Conforme vaticinou nosso Senhor Jesus, a maldade se multiplicará e o “amor de muitos se esfriará”. Todavia, “aquele que perseverar até ao fim será salvo” (Mt 24.12,13).
Nesta lição, estudaremos algumas das “doenças” que caracterizam a sociedade desses tempos difíceis e trabalhosos, conforme nos mostra o texto em estudo.
Para fins didáticos, elas serão divididas em doenças intrapessoais, sociais e religiosas.
SINOPSE DO TÓPICO I
As doenças intrapessoais mais perniciosas ao convívio eclesiástico e social são: orgulho, vaidade, egoísmo e avareza.
SINOPSE DO TÓPICO II
As mais graves doenças sociais de nosso século são: desobediência aos pais, ingratidão, desamor, crueldade, dureza de coração, calúnia, traição, hipocrisia, aversão ao bem e abuso do poder.
SINOPSE DO TÓPICO III
Os principais pecados contra Deus, praticados por esse século vil, são: blasfêmia, irreverência e apego aos prazeres mundanos.
CONCLUSÃO
A Bíblia, em Efésios 6.10-18, afirma que devemos nos fortalecer no Senhor e nos revestir de toda a armadura de Deus, a fim de que estejamos firmes contra as astutas ciladas do Diabo e possamos resistir “no dia mau”. Esse “dia” é agora! Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz (Rm 13.12).
REFLEXÃO
“Os grandes não entram no céu porque a porta é pequena”. Chaim Mesquita
EXERCÍCIOS
1. Cite três doenças intrapessoais de nosso século.
Orgulho e vaidade; egoísmo e avareza; incontinência.
2. Explique o sentido de incontinência.
Doença mediante a qual a pessoa não tem domínio sobre seus impulsos pecaminosos.
3. Quais são as doenças sociais de nosso século?
Desobediência aos pais e ingratidão; desamor e crueldade; dureza de coração e calúnia, etc.
4. Em sua opinião, qual desses pecados sociais é o mais grave?
Resposta pessoal.
5. Descreva as doenças religiosas de nosso tempo.
Blasfêmia e irreverência; apego aos prazeres mundanos.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Teológico
“Paulo e a Disciplina
1) A lista de Paulo em 2Tm 3.1-9 começa descrevendo as pessoas dos últimos tempos como amantes de si mesmos (v.2). O egoísmo encabeça a lista dos males do final dos tempos.
2) O materialismo vem em segundo lugar; as pessoas serão ‘avarentas’, amando o dinheiro e aquilo que este é capaz de comprar;
3) A arrogância é o terceiro vício. A palavra ‘presunçosos’ se refere a ‘alguém que alardeia e ostenta realizações, e em sua jactância ultrapassa os limites da verdade, procurando se destacar e se engrandecer em uma tentativa de impressionar’.
4) A pessoa ‘soberba’ (isto é, arrogante ou altiva) é ‘alguém que procura se mostrar superior aos outros’.
5) Os ‘blasfemos’ são aqueles que usam suas palavras para caluniar os outros. O termo grego fornece a raiz da palavra portuguesa ‘blasfêmia’.
6) Os ‘desobedientes a pais e mães’ são os rebeldes.
7) Eles são ‘ingratos’ ou mal-agradecidos.
8) Eles são ‘profanos’ ou não religiosos.
9) Aqueles “sem afeto natural’ (v.3) são os que não amam a família, e insensivelmente não amam aos pais, isto é, desprezam o afeto natural. Sêneca cita a prática de expor os bebês indesejados como uma ilustração de tal falta de humanidade e sensibilidade, e de afeto natural […]”.
(ARRINGTON, F. L.; STRONSTAD, R. Comentário Bíblico Pentecostal: Novo Testamento. RJ: CPAD, 2003, pp.1497,1498).
APLICAÇÃO PESSOAL
“Salvai-vos desta geração perversa”. Com este imperativo categórico, exortava o apóstolo Pedro a sua geração. A proclamação ou kerygma da igreja primitiva resume-se em dois substantivos: anunciação e condenação. Anunciação das Boas Novas de Salvação, cumpridas e realizadas por Cristo Jesus. Condenação do pecado, da injustiça, da violência, do paganismo, da imoralidade e da hipocrisia. Na anunciação a igreja cumpre sua missão sacerdotal, mas na condenação, a missão profética. A primeira salvífica, porém a segunda, exortativa.
A igreja moderna também é responsável pelo anúncio do kerygma cristão primitivo. Devemos proclamar a salvação em Cristo, sem jamais deixar de condenar os pecados dos homens. Anunciemos, pois, a salvação, mas também denunciemos os pecados dos homens na pós-modernidade.
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!