Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos 1° Coríntios com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
05 de Abril de 2009
TEXTO ÁUREO
"E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo" (1Co 3.1).
VERDADE PRÁTICA
Uma igreja espiritualmente sadia é aquela em que o viver e o agir de seus membros são equilibrados pelo Espírito e pela Palavra de Deus.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - 1Co 13.1-14.1 O amor de Deus é a virtude cristã por excelência, acima dos dons
Terça - 1Co 13.2,13 O amor de Deus fluindo no crente é a prova da espiritualidade
Quarta - At 1.4,5; 2.1-4 O recebimento do batismo com o Espírito Santo
Quinta - 1Co 12.1,31; 14.1 A busca dos dons espirituais
Sexta - 1Co 5.9-13 A disciplina biblicamente corretiva
Sábado - 1Co 3.1; 13.11 Infantilidade e maturidade do crente
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 Coríntios 3.1-9.
1 - E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo.
2 - Com leite vos criei e não com manjar, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis;
3 - porque ainda sois carnais, pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois, porventura, carnais e não andais segundo os homens?
4 - Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu, de Apolo; porventura, não sois carnais?
5 - Pois quem é Paulo e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um?
6 - Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.
7 - Pelo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento.
8 - Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão, segundo o seu trabalho.
9 - Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.
INTERAÇÃO
Estimado professor, neste segundo trimestre de Lições Bíblicas, estudaremos a Primeira Epístola de Paulo aos Coríntios. Trata-se de treze valiosas lições que examinam os principais capítulos e temas da epístola. Durante as ministrações dominicais, analisaremos as preciosas doutrinas e os problemas eclesiásticos enfrentados pela comunidade cristã de Corinto. O autor destes estudos, Pr. Antonio Gilberto, é teólogo, membro da Casa de Letras Emílio Conde e Consultor Teológico da CPAD. O estudo minucioso destas lições além de edificar, exortar e consolar a igreja, também trará um interesse ainda maior pelo exame das Epístolas Paulinas e de todo o Novo Testamento. Deus o abençoe rica e poderosamente!
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Descrever o contexto histórico-cultural da igreja coríntia.
Explicar os problemas da igreja de Corinto.
Refletir a respeito do equilíbrio entre espiritualidade e razão.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Caro professor, a igreja de Corinto recebeu um epistolário de quatro cartas do apóstolo Paulo. Desta coleção, resta-nos apenas duas, 1 e 2 Coríntios. A primeira carta fora escrita durante a longa permanência de Paulo em Éfeso (1Co 5.9). A segunda (1 Coríntios), na primavera de 55 d.C., após a festa de Pentecostes (1Co 16.8). A terceira é mencionada em 2Co 2.3-9 e 7.8; e a quarta, (2 Coríntios), foi escrita no outono de 56 d.C. Antes de ministrar a presente lição, faça um esboço geral da epístola, usando a síntese da página seguinte.
1 Epístola de Paulo Aos Coríntios
Título: 1 Coríntios
Autor: Paulo (1.1)
Data: 55 d.C., após a festa de Pentecostes (1Co 16.8)
Tema: A solução doutrinária dos conflitos internos da igreja
Propósito:Corrigir e solucionar, através da doutrina, os problemas teológicos, litúrgicos, eclesiásticos e familiares da igreja local
Estrutura:
I. O Problema do Partidarismo (1-4)
II. Problemas da Falta de Moral (5-6)
III. Respostas aos Diversos Problemas Locais (7-16)
Características:
Uma epístola que procura corrigir diversos problemas locais:
divisão (1-4); pecado (5-6); divórcio (7); carne sacrificada e festas pagãs (8-10); adoração cristã (11); dons e desordem litúrgica (12-14); ressurreição (15); coletas (16).
Palavra Chave
Espiritualidade: Termo que descreve as piedosas disciplinas e santas virtudes da vida cristã integral.
INTRODUÇÃO
Todo crente, inclusive obreiros, professores e alunos da Escola Dominical que quiserem entender a dinâmica da vida de uma igreja deve ler na íntegra a Primeira Epístola de Paulo aos Coríntios. A diversidade de situações e fatos da igreja coríntia é o suficiente para uma ampla visão dos problemas e virtudes de uma congregação genuinamente cristã. Não existe igreja local perfeita, entretanto, Corinto se destaca por um fator agravante no comportamento daqueles irmãos: o excesso em muitas áreas, como se vê em 1 Coríntios 4.14-16; 5.6; 8.7,9; 10.21,32; 11.13-16, 20-22,30; 14.23, 32-34,40. Excetuando a pessoalidade da carta (saudações e lembranças), os ensinos doutrinários desta epístola são permanentes e, portanto, aplicáveis à igreja atual.
SINOPSE DO TÓPICO I
Os Principais propósitos da epístola são: explanar a doutrina da ressurreição, doutrinar acerca da vida cristã integral, e exortar os crentes contra os pecados na igreja local.
SINOPSE DO TÓPICO II
O fervor religioso e a espiritualidade cristã, resumem-se no equilíbrio entre os dons e o fruto do Espírito. É o fruto e não os dons, que autentica a verdadeira espiritualidade cristã.
SINOPSE DO TÓPICO III
A igreja deve primar pela quantidade e qualidade de seus membros. Crentes que, apesar de inconversos, ostentam uma falsa espiritualidade através das manifestações dos dons, são embaraços na igreja local.
CONCLUSÃO
Fervor religioso sem maturidade espiritual pode gerar divisões, tal como ocorria entre os "profetas" da igreja de Corinto (1Co 14.26-40). Inversamente, o Senhor Jesus disse que os cristãos devem ser conhecidos pelo amor demonstrado entre si (Jo 13.35). Essa é a principal característica e marca de uma igreja espiritualmente madura e sadia (At 17.11). O segredo deste maravilhoso amor sempre derramado em nós é a livre e desimpedida ação do Espírito Santo em nosso ser (Rm 5.5).
EXERCÍCIOS
1. Descreva dois propósitos da 1 Epístola aos Coríntios.
Explanar a doutrina da ressurreição, doutrinar acerca da vida cristã integral.
2. Cite algumas características ímpias da cidade de Corinto.
Havia fornicário, beberrão, ladrão, enganador, imoral, prostitutas, etc.
3. Explique a relação entre dom e caráter.
Os dons têm a ver com o que fazemos para Deus. O caráter cristão com o que somos para Ele.
4. Cite três virtudes na igreja de Corinto.
“Santificados em Cristo”; “irmãos”, “pertenciam a Cristo”.
5. Comente com suas palavras a respeito do equilíbrio entre dom, fruto e caráter.
Resposta Pessoal.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Histórico
“1 Coríntios: exposição e observações práticas
Corinto era uma das principais cidades da Grécia, localizada naquela divisão particular conhecida pelo nome de Acaia. Ela estava situada no istmo (estreito de terra) que unia o Paleponeso ao resto da Grécia, no lado sul, e possuía dois portos adjacentes, um no extremo do golfo de Corinto, chamado Lacaeum, não distante da cidade, de onde eles faziam comércio com a Itália e o Ocidente, o outro na extremidade do Sinus Saronicos, chamado Cencréia, a uma distância mais remota, de onde eles faziam comércio com a Ásia.
Com base nessa situação, não é de admirar que Corinto fosse um lugar de intenso comércio e prosperidade; e, como a afluência é adequada para produzir luxo de todos os tipos, nem é de admirar que um lugar tão famoso pela prosperidade e artes fosse infame pelos vícios. Ela era famosa de maneira específica pela fornicação, de tal maneira que mulher coríntia era uma expressão proverbial para uma prostituta, e korinthiazein, korinthiasesthai - agir como coríntia, é agir como prostituta, ou tolerar inclinações indecorosas”.
(HENRY, M. Comentário Bíblico: Novo Testamento, Atos a Apocalipse. RJ: CPAD, 2008, p.425).
APLICAÇÃO PESSOAL
A espiritualidade não é uma propriedade do caráter decaído do homem, mas uma virtude que se adquire, aprende e se vive diariamente através do fruto do Espírito Santo. Ela é oposta à carnalidade e ao mundanismo. É muito mais fácil identificar a verdadeira espiritualidade nos personagens bíblicos do que explicar o que eles entendiam acerca da vida teologal. Em Abraão, a espiritualidade é identificada como a fé (Gn 15.6). Em Jó, como paciência ou perseverança (Tg 5.11). Em Moisés, como mansidão e comunhão com Deus (Êx 33.11; Nm 12.3). Em Josué, como leitura diária e meditativa das Escrituras (Js 1.7,8). Em Davi, como contrição e adoração (Sl 51). Em Jeremias, como lágrimas torrenciais a favor dos patrícios rebeldes (Jr 9.1). Em Paulo, como obediência à vocação celeste (At 26.19). Em Dorcas, como boas obras (At 9.36). Em Barnabé, como cheio do Espírito (At 11.24). Fé, paciência, perseverança, mansidão, comunhão com Deus, leitura das Escrituras, contrição, adoração, lágrimas, obediência, boas obras e cheio do Espírito; estas são algumas virtudes teologais da espiritualidade cristã integral.
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!