Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos Davi com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
04 de Outubro de 2009
TEXTO ÁUREO
"Porém, agora, não subsistirá o teu reino; já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração e já lhe tem ordenado o SENHOR que seja chefe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou" (1Sm 13.14).
VERDADE PRÁTICA
A vocação de Davi atendeu ao propósito divino de preservar o povo escolhido e a linhagem real do Messias.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Hb 3.1 A vocação celestial e os filhos de Deus
Terça - 2Tm 1.9 A vocação cristã é santa
Quarta - Tg 1.17 As vocações divinas procedem de Deus
Quinta - 1Co 7.20-24 Diferentes vocações, um chamado
Sexta - Ef 1.18 A esperança da nossa vocação
Sábado - Fp 3.14 A soberana vocação
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 Samuel 16.1,3,10-13.
1 - Então, disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche o teu vaso de azeite e vem; enviar-te-ei a Jessé, o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.
3 - E convidarás Jessé ao sacrifício; e eu te farei saber o que hás de fazer, e ungir-me-ás a quem eu te disser.
10 - Assim, fez passar Jessé os seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O SENHOR não tem escolhido estes.
11 - Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os jovens? E disse: Ainda falta o menor, e eis que apascenta as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Envia e manda-o chamar, porquanto não nos assentaremos em roda da mesa até que ele venha aqui.
12 - Então, mandou em busca dele e o trouxe (e era ruivo, e formoso de semblante, e de boa presença). E disse o SENHOR: Levanta-te e unge-o, porque este mesmo é.
13 - Então, Samuel tomou o vaso do azeite e ungiu-o no meio dos seus irmãos; e, desde aquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi. Então, Samuel se levantou e se tornou a Ramá.
INTERAÇÃO
Prezado professor, inicie a primeira aula deste trimestre apresentando o tema geral das Lições Bíblicas e comente que as treze lições analisam a chamada e os principais desafios enfrentados por um homem que foi pastor, poeta, matador de gigantes, rei e participante da linhagem do Messias. Fale também sobre o comentarista, pastor José Gonçalves - escritor, teólogo, graduado em Filosofia; presidente do Conselho de Doutrina da Convenção Estadual da Assembleia de Deus no Piauí (CEADEP) e vice presidente da Comissão de Apologia da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB). O enriquecimento espiritual que lhe advirá do estudo de cada lição será sentido em todas as áreas de sua vida, e seus alunos participarão dele.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Compreender o que significou a vocação de Davi.
Explicar como se deu a chamada do filho de Jessé.
Conscientizar-se de que a chamada divina é uma concessão do Eterno.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, explique aos alunos que não era errado Israel desejar um rei, pois Deus já havia mencionado esta possibilidade (Dt 17.14-10). O problema residia no fato de que o povo estava rejeitando o Senhor como seu líder, porque queria ser como as “outras nações”. Deus, em sua misericórdia, ordenou que Samuel cuidadosamente explicasse ao povo os “prós” e “contras” de se ter um rei. Nesta lição, sugerimos que você reproduza a tabela abaixo (onde constam os problemas e as realizações da monarquia), e discuta com os alunos o que significou para Israel ter um rei.
OS PROBLEMAS E AS REALIZAÇÕES DA MONARQUIA
PROBLEMAS - REFERÊNCIAS - REALIZAÇÃO
1 O recrutamento de jovens para o exército. - 1 Sm 8.1.1,12 - 1 Sm 14.5,2: "E-houve forte guerra contra os Hindos, todos os dias de Saúl logo que Saul, a todos os homens valentes e valorosos que via, os agregava a si".
2 O papel dos jovens: "para que corram adiante deles tas carruagens do rei?" - 1 Sm 8.1.1 - 2 Sm 15.1: "E aconteceu, depois disso, Absalio fez aparelhar carros, e canoão, e cinqueza homens que corressem adiante dele."
3 Faz dos operários seus escravos. - 1 Sm 8.1.2,17 - 2 Coferica 2.17,18: Salomão designou operários para construir o templo.
4 Colher o melhor de seus campos e vinhas. - 1 Sm 8.1.4 - 1 Reis 21.5-16: Jocabel roubou as vinhas de Nabote.
5 O uso da propriedade alheia para ganho pessoal. - 1 Sm 8.1.4-16 - 1 Reis 9.10-14: Salomão doeu 20 cidades para Hrido, rei de Tiro.
6 A exigência de um décimo de sua colheita e robamos. - 1 Sm 8.15,17 - 1 Reis 12.1-16: Sobado requisitaria uma taxa mais pesada do que Salomão.
Palavra Chave
Vocação: Escolha, chamamento, inclinação.
INTRODUÇÃO
Não há dúvida de que a história de Davi é uma das mais belas e instrutivas da Bíblia. Somente ele é denominado nas Escrituras de o homem segundo o coração de Deus (1Sm 13.14). O motivo dessa consideração deve-se ao fato de que Davi sempre estava disposto a cumprir a vontade do Todo-Poderoso (At 13.22). Para nós, que conhecemos a providência divina, sabemos que Davi surge como um homem escolhido pelo Senhor para cumprimento de seus propósitos.
SINOPSE DO TÓPICO I
A vocação ou o chamado de Davi, por parte de Deus, externou-se a partir da rejeição de Saul pelo Senhor.
SINOPSE DO TÓPICO II
Um dos princípios da vocação divina é a soberania de Deus. Todavia, isso não significa que o Eterno não leve em conta a responsabilidade humana na realização de seus propósitos.
SINOPSE DO TÓPICO III
A vocação de Davi abrangia não somente a nação judaica, mas também a humanidade inteira, uma vez que Deus escolheu Israel dentre os demais povos, a fim de que por meio dele realizasse o seu maravilhoso plano de salvação.
CONCLUSÃO
Vimos, pois, que a vocação de Davi fez parte da vontade de Deus, que na sua soberania e presciência escolhe a quem quer para a realização dos seus desígnios. Nada está fora do seu controle e nada acontece sem a sua permissão. Mesmo em meio às crises e reveses da vida, Ele continua sendo Senhor da história.
EXERCÍCIOS
1. Qual foi a verdadeira intenção dos israelitas ao pedirem um rei ao Senhor?
A vontade do povo de Israel era esquivar-se de ser uma teocracia para se tornar uma monarquia como as nações incrédulas vizinhas. A vontade do povo não era apenas a de ter um rei, mas de se tornar "como as outras nações".
2. Qual a causa primária da rejeição de Saul?
A causa primária da rejeição de Saul foi a sua desobediência (1Sm 13.15).
3. Qual a natureza da vocação de Davi?
A natureza da vocação de Davi é divina, uma vez que o Messias prometido ao povo de Deus seria um descendente da tribo de Judá e, portanto, de Davi.
4. Qual é o princípio da vocação divina?
É a soberania de Deus.
5. De que modo a vocação de Davi foi uma bênção para toda a humanidade?
Porque Cristo Jesus, o legítimo herdeiro de Davi, abençoaria a humanidade com o seu reinado e domínio em todos os sentidos.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Escatológico
"A Aliança Davídica
A segunda aliança incondicional entre Deus e Israel foi mais especificamente firmada com Davi. Ela está registrada em 2 Samuel 7.1-16. Esta aliança pormenoriza a questão da 'semente' na aliança abraâmica. O Senhor prometeu estabelecer o reinado, o lar e o trono de Davi para sempre (2 Sm 7.12-16). Estas três palavras ('reino', 'casa' e 'trono') dizem respeito ao futuro político de Israel. Nesta aliança, Deus promete de forma clara tornar Israel politicamente independente para sempre. Ela garante a proteção de Israel como um povo e, com o tempo, como uma nação. Deus haverá de cumprir essa promessa no reinado do Messias, quando o Senhor Jesus Cristo, como o grande Filho de Davi, governar no trono de Davi. Isso ainda não aconteceu, mas indica o futuro de Israel como uma nação (Ez 36.1-12; Mq 4.1-5; Zc 14.1-21). Deixar de enxergar o futuro de Israel como algo especial e exclusivo que Deus preparou para seu próprio povo equivaleria a chamar o Criador de mentiroso e seria o mesmo que considerá-Lo infiel em suas palavras. Estas promessas e profecias claramente mostram que: (1) Israel jamais possuiu toda a terra prometida por Deus; (2) Deus prometeu não mudar o seu propósito; (3) Deus admitiu que Israel seria disperso por entre as nações; (4) Deus traria o seu povo de volta para sua terra e os reuniria como uma nação; e (5) Israel, no futuro, servirá ao Senhor sob o domínio do Messias na Terra Prometida".
(LAHAYE, T. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. RJ: CPAD, 2008, p.34).
APLICAÇÃO PESSOAL
"Quando Jessé chamou o seu filho mais velho, Eliabe, Samuel pensou que certamente o jovem alto de postura nobre fosse o ungido do Senhor. Mas a ele foi recordado que o Senhor não vê como vê o homem. [...] Esta é uma observação importante que devemos recordar, porque somos rápidos para julgar pelas aparências, quando elas podem ser muito esmagadoras. Depois que a mesma coisa já havia acontecido com sete dos filhos de Jessé, Samuel perguntou: Acabaram-se os jovens? (11). Ainda havia o menor, e eis que apascenta as ovelhas - uma tarefa servil designada ao filho menos importante ou aos empregados do dono da casa. Davi foi chamado, e quando chegou, viu-se que era ruivo, e formoso de semblante (em hebraico "bonito aos olhos").
'O que Deus observa' é visto tanto negativa como positivamente em 1 Samuel 16.6-13. [...] O Senhor não procura: (1) semblantes formosos, 7; (2) estatura física, 7; (3) idade ou maturidade, 11; (4) condição ou posição, 11. O Senhor olha para o coração, 7; e derrama o seu Espírito sobre aqueles que Ele aceita, 13".
(Comentário Bíblico Beacon. Vol. 2: Josué a Ester. RJ: CPAD, 2005, p.208).
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