Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos Jeremias com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
04 de Abril de 2010
TEXTO ÁUREO
“Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou uma criança; porque, aonde quer que eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás” (Jr 1.7).
VERDADE PRÁTICA
A missão do homem de Deus é inegociável. Ele foi chamado para cuidar dos interesses do Todo-Poderoso, e proclamar com isenção e coragem a sua Palavra.
HINOS SUGERIDOS 18, 127, 132.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Jr 1.1 A origem sacerdotal de Jeremias
Terça - Jr 1.5 A vocação profética de Jeremias
Quarta - Jr 16.2 O estado civil de Jeremias
Quinta - Jr 32.9-12 A propriedade comprada por Jeremias
Sexta - Jr 37.15 A prisão de Jeremias
Sábado - Jr 43.1-7 A viagem de Jeremias ao Egito
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Jeremias 1.1-10.
1 - Palavras de Jeremias, filho de Hilquias, dos sacerdotes que estavam em Anatote, na terra de Benjamim.
2 - A ele veio a palavra do SENHOR, nos dias de Josias, filho de Amom, rei de Judá, no décimo-terceiro ano do seu reinado.
3 - E lhe veio também nos dias de Jeoaquim, filho de Josias, rei de Judá, até ao fim do ano undécimo de Zedequias, filho de Josias, rei de Judá, até que Jerusalém foi levada em cativeiro no quinto mês.
4 - Assim veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
5 - Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta.
6 - Então, disse eu: Ah! Senhor JEOVÁ! Eis que não sei falar; porque sou uma criança,
7 - Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou uma criança; porque, aonde quer que eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar dirás.
8 - Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o SENHOR.
9 - E estendeu o SENHOR a mão, tocou-me na boca e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca.
10 - Olha, ponho-te neste dia sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares, e para derribares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares.
INTERAÇÃO
Prezado professor, neste trimestre estudaremos a respeito de Jeremias, um dos mais sensíveis profetas do Antigo Testamento. Este abnegado servo de Deus, a exemplo do Mestre, também foi um “homem de dores e experimentado nos trabalhos”.
O comentarista destas lições é o pastor Claudionor de Andrade, piedoso servo de Deus, Gerente de Publicações da Casa Publicadora das Assembleias de Deus, membro da Casa de Letras Emílio Conde, teólogo e autor de várias obras publicadas pela CPAD. Que venhamos, como o profeta Jeremias, pregar a Palavra de Deus, e que o foco da nossa mensagem e ensino seja: “Ouvi a Palavra do Senhor!”. Deus o abençoe.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Conhecer a origem sacerdotal do profeta Jeremias.
Explicar como se deu o chamamento do profeta Jeremias.
Conscientizar-se de que somos um povo sacerdotal e profético.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, para esta primeira aula, sugerimos que seja feito um resumo da biografia de Jeremias. Neste resumo, enfatize as dores e os sofrimentos enfrentados pelo profeta. Reproduza o esquema abaixo no quadro-de-giz ou tire cópias para os alunos. Explique à classe que Jeremias não era nada popular, pois ele exortava Judá a se submeter à dominação do inimigo, Jeremias mostrou ao povo que o ataque por parte do inimigo era um castigo vindo do Senhor. Deus precisava discipliná-los, uma vez que não mais viviam de acordo com os preceitos divinos.
JEREMIAS, O PROFETA DAS LÁGRIMAS
Cidade natal: Anatote.
Filiação: Filho de Hilíquias, sacerdote em Anatote.
Reis contemporâneos: Jeoaquim, Zedequias, Habacuque e Sofonias (Jr 1.3).
Destinatários de suas mensagens: Judá (o Reino de Sul) e sua capital, Jerusalém.
Lugares-chaves em sua vida: Anatote, Jerusalém, Ramá e Egito.
Dores e sofrimentos: Lançado na prisão (Jr 37). Lançado em uma cisterna (Jr 38). Levado para o Egito contra a sua vontade (Jr 43). Rejeitado por seus vizinhos (Jr 11.19-21). Rejeitado por sua família (Jr 12.6). Rejeitado pelos sacerdotes (Jr 20.1,2). Rejeitado por seu público (Jr 26.8). Rejeitado pelos reis (Jr 36.23,26).
Palavra Chave
Vocação: Do lat. vocatione. Talento, aptidão. Jeremias foi vocacionado pelo Senhor quando ainda estava no ventre de sua mãe.
introdução
“Vigoroso na batalha, desafiou e contestou a injustiça, a falsidade e a vilania”. Assim Eugene H. Peterson busca descrever o caráter do mais sofrido dos mensageiros de Jeová. O profeta das lágrimas, como Jeremias é conhecido, tudo fez por reconduzir seus contemporâneos aos caminhos do Senhor. Suas advertências, infelizmente, não encontraram guarida no coração dos judeus. Diante da apostasia destes, o profeta é obrigado a suportar o insuportável: “Atendei e vede se há dor como a minha dor” (Lm 1.12).
No transcorrer deste trimestre, estará você acompanhando os principais lances do ministério daquele que é considerado o mais introspectivo dos profetas do Senhor. Ele viveu num tempo que, em nada, diferia do nosso, quanto à falta de fé em Deus (cf. Lc 18.8), e ao desinteresse pelo cultivo da íntima comunhão com o Eterno. Que Deus nos ajude a absorver o exemplo santo e edificante de Jeremias.
SINOPSE DO TÓPICO I
Jeremias exerceu seu ministério profético durante um dos períodos mais críticos da história do povo de Deus.
SINOPSE DO TÓPICO II
Jeremias recebeu da parte do Senhor uma grande missão: profetizar às nações.
SINOPSE DO TÓPICO III
Próximo à idade de se casar, Deus proibiu Jeremias de fazê-lo (16.1-4).
SINOPSE DO TÓPICO IV
Jeremias não era populista nem popular; não era obcecado por índices de aceitação. Seu objetivo era agradar ao Senhor.
CONCLUSÃO
Mesmo sob as mais duras e inumanas condições, Jeremias cumpriu fielmente o seu ministério; falou a Palavra de Deus; combateu as iniquidades e conclamou a nação ao arrependimento. Em nenhum momento, recuou. Mostrou-se, em tudo, um autêntico homem de Deus.
Que o exemplo de Jeremias inspire a presente geração a ter um compromisso mais firme com a Palavra de Deus. Oremos para que o Senhor levante homens como Jeremias, que não se amedrontem diante dos adversários. Homens que não estejam preocupados com a popularidade, e sim em agradar a Cristo, nosso Salvador e Senhor, que se entregou por todos nós.
EXERCÍCIOS
1. Qual a origem de Jeremias?
Nascido em Anatote, filho de Hilquias.
2. Como se deu a vocação de Jeremias?
O profeta foi vocacionado por Deus ainda na flor de seus dias.
3. Qual o estado civil de Jeremias?
Solteiro, por determinação de Deus.
4. Qual a postura profética de Jeremias?
Jeremias não estava preocupado em agradar ao povo, mas a Deus, que o vocacionou e chamou para sua obra.
5. Sendo a voz profética de Deus, como deve agir a Igreja de Cristo?
A igreja deve pregar o evangelho completo a toda criatura, em toda a parte.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I
Subsídio Bibliológico
Para servir como Porta-voz
“Jeremias foi nomeado profeta para Judá, mas também para as nações. A palavra hebraica nab é traduzida por ‘profeta’ cerca de 300 vezes no Antigo Testamento. Pode ser que a palavra originariamente significava ‘anunciar’ ou ‘falar’.
Qual é a mensagem recebida por Jeremias para o seu povo? [...] Todos os homens são culpados e responsáveis diante de Deus (1.5,10). Judá é responsável porque abandonou o Senhor para servir a falsos deuses (1.10,15,16). As nações estão debaixo do juízo divino porque sua conduta está abaixo da justiça humana comum. Os culpados sofrerão destruição e dificuldade, porque Deus certamente virá para julgar. Quando Ele vier, os reinos e povos serão arrancados e derribados. Deus não está dormindo como supõem os homens, mas está alerta para cumprir sua palavra (1.11,12). [...] Essa advertência oportuna é seguida por uma palavra de esperança: O castigo e o julgamento de Deus são redentores; isto é, Ele aflige para curar. Além do julgamento, há esperança de uma restauração — um povo redimido e um dia novo”.
(Comentário Bíblico Beacon. Vol. 4: Isaías a Daniel. RJ: CPAD, 2005, pp.261-62)
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II
Subsídio Geográfico
• Anatote - “Uma pequena aldeia, a cinco quilômetros a nordeste de Jerusalém. Terra de Abiatar, o sacerdote, e de Jeremias, seu descendente (1 Rs 2.26; Jr 1.1). Situada na terra de Benjamim (Js 21.18), foi dada aos filhos de Arão. Por revelação, Jeremias comprou um campo que tinha pertencido aos seus antepassados (Jr 32.7). Após seu retorno do exílio, os benjamitas novamente ocuparam a região (Ne 11.32). Ao norte de Anatote, estava Micmás, e a sudeste estavajerusalém”(Is 10.28-32) (Dicionário Bíblico Wycliffe. 1.ed. RJ: CPAD, 2006, p.l00).
Subsídio Teológico
• A Escatologia de Jeremias - “Ao profetizar nos últimos dias antes da queda de Jerusalém em 587 a.C., Jeremias predisse que Deus enviaria Judá e Jerusalém para o exílio na Babilônia, em razão de terem violado a aliança mosaica. Entretanto, ele predisse também o dia em que Deus destruiria o poder da Babilônia e de outras nações hostis, restaurando a terra ao seu povo. Naquele tempo, Deus estabeleceria uma nova aliança com Israel e Judá, reunificando, capacitando o povo a obedecer-lhe perpetuamente. Deus ainda restabeleceria a dinastia davídica e restauraria um sacerdócio levítico purificado. Tudo isso teria início ao fim dos setenta anos de exílio, caso toda a nação se arrependesse. O reino de Israel/Judá seria completamente restaurado se eles continuassem a obedecer a Deus após voltarem a Terra Prometida. As profecias de Jeremias cumpriram-se parcialmente com o retorno dos exilados sob a liderança de Zorobabel em 536 a.C. e com a reconstrução da nação no período pós-exílico. Os eventos, porém, dificilmente alcançaram a grandeza das expectativas de Jeremias. O pleno cumprimento das profecias ainda aguarda um cumprimento escatológico” (LAHAYE, T. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. 1.ed. RJ: CPAD, 2008, p.189).
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!