Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos O Ministério Profético na Bíblia com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
04 de Julho de 2010
TEXTO ÁUREO
“E falarei aos profetas e multiplicarei a visão; e, pelo ministério dos profetas, proporei símiles” (Os 12.10).
VERDADE PRÁTICA
Os profetas do Antigo Testamento serviram como canais de comunicação entre Deus e o seu povo, conscientizando-o acerca da vontade e do conhecimento divinos.
HINOS SUGERIDOS 127, 151, 505.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Js 20.2 Deus falou pelo ministério de Moisés
Terça - 1 Cr 11.3 Deus falou pelo ministério de Samuel
Quarta - 1 Rs 12.15 Deus falou pelo ministério do profeta Aías
Quinta - 1 Rs 16.12 Deus falou pelo ministério do profeta Jeú
Sexta - 1 Rs 17.16 Deus falou pelo ministério do profeta Elias
Sábado - At 3.24 A vinda do Messias foi anunciada pelos profetas
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Números 11.24-29.
24 - E saiu Moisés, e falou as palavras do SENHOR ao povo, e ajuntou setenta homens dos anciãos do povo e os pôs em roda da tenda.
25 - Então, o SENHOR desceu na nuvem e lhe falou; e, tirando do Espírito que estava sobre ele, o pôs sobre aqueles setenta anciãos; e aconteceu que, quando o Espírito repousou sobre eles, profetizaram; mas, depois, nunca mais.
26 - Porém no arraial ficaram dois homens; o nome de um era Eldade, e o nome do outro, Medade; e repousou sobre eles o Espírito (porquanto estavam entre os inscritos, ainda que não saíram à tenda), e profetizavam no arraial.
27 - Então, correu um moço, e o anunciou a Moisés, e disse: Eldade e Medade profetizam no arraial.
28 - E Josué, filho de Num, servidor de Moisés, um dos seus jovens escolhidos, respondeu e disse: Senhor meu, Moisés, proíbe-lho.
29 - Porém Moisés lhe disse: Tens tu ciúmes por mim? Tomara que todo o povo do SENHOR fosse profeta, que o SENHOR lhes desse o seu Espírito!
INTERAÇÃO
Prezado professor, neste trimestre estudaremos um tema extremamente relevante para os nossos dias. O comentarista destas lições é o pastor Esequias Soares, que, além de ser um dos mais renomados apologistas da atualidade, preside a Assembleia de Deus em Jundiaí (SP), a Comissão Apologética da CGADB, e é mestre em Ciências da Religião e autor de várias obras publicadas pela CPAD. Vivemos tempos difíceis, o povo de Deus está faminto pela palavra profética autêntica. Entretanto, nesses últimos dias têm aparecido muitos falsos profetas que enganam até os escolhidos. Que o povo do Senhor tenha discernimento e sabedoria, a fim de reconhecer aqueles que são verdadeiramente autorizados para falar por Ele e em lugar dEle.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Identificar a origem do ministério profético.
Explicar o significado do termo profeta dentro do contexto das Escrituras Sagradas.
Reconhecer que Moisés e Arão deram início ao ministério dos profetas em Israel.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, reproduza o esquema abaixo e explique à classe que a igreja precisa da profecia e que a Palavra de Deus nos aconselha a não desprezá-la.
Entretanto, precisamos examinar tudo com sabedoria. Leia com seus alunos 1 Tessalonicenses 5.19,20. Enfatize que atualmente muitos falsos profetas têm se levantado para conduzir os crentes fiéis à apostasia. A Igreja precisa aprender a julgar as profecias e discernir os espíritos. Contudo, para isso, precisa conhecer a Bíblia, pois toda profecia precisa ser confrontada com a Palavra, já que o nosso Deus nunca se contradiz e foi Ele, através do seu Espírito, quem a inspirou.
O PROFETA
Definição:"Aquele que fala em lugar de outrem"
Função:Proclamar os oráculos de Deus
Prova de autenticidade da mensagem:Deuteronômio 18.21,22
Início do ministério dos profetas:Moisés iniciou o ofício profético em Israel (Nm 11.25,26)
Quem poderia ser profeta:Qualquer pessoa, desde que tivesse uma chamada divina específica
Classificação dos profetas:Clássicos ou profetas escritores e não-escritores ou orais.
Palavra Chave
Profeta: [Do heb. Nabi; do gr. prophetes]. “No Antigo Testamento, era a pessoa devidamente vocacionada e autorizada por Deus para falar por Deus e em lugar de Deus”.
introdução
Os profetas do Antigo Testamento inspiram e instruem não somente a Israel, mas a Igreja de Cristo. O Senhor Jesus Cristo e os seus apóstolos fizeram-lhes referências, reconhecendo a autoridade espiritual deles. A presente lição objetiva explanar a missão desses homens de Deus e a abrangência bíblica do termo “profeta”.
SINOPSE DO TÓPICO I
O ministério profético, como instituição, teve início em Israel por meio de Moisés.
SINOPSE DO TÓPICO II
O profeta é um porta-voz ou embaixador divino, que fala em nome de Deus.
SINOPSE DO TÓPICO III
O texto sagrado revela a existência de uma organização de profetas, que eram categorizados em clássicos ou profetas escritores e orais ou não-escritores.
CONCLUSÃO
Deus suscitou os profetas para revelar-se ao homem, a fim de que este conhecesse a vontade divina e o plano de salvação na pessoa sublime de Jesus Cristo, nosso Salvador. Por essa razão, devemos considerar “a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vosso coração” (2 Pe 1.19).
EXERCÍCIOS
1. Quem deu início ao ministério profético em Israel?
Moisés.
2. Qual o significado de “profeta”?
“Porta-voz” ou “embaixador” de Deus, que fala em nome dEle.
3. Explique os dois sentidos da palavra vidente.
Ver com os olhos físicos e ver introspectivamente, ou seja, ver com o espírito, por isso, o profeta é chamado de “homem de espírito” (Os 9.7).
4. Quem presidiu a congregação de profetas em Naiote?
Samuel.
5. Qual a classificação dos profetas do Antigo Testamento?
São categorizados em clássicos, ou profetas escritores, e não-escritores ou orais.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Bibliológico
O profeta e Moisés
“Para um melhor entendimento da origem divina da instituição profética, a passagem-chave está em Deuteronômio 18.9-22. Em contrapartida à contínua atividade dos adivinhadores e vaticinadores cananeus, Deus prometeu enviar a Israel seus profetas. Portanto, Israel não seria compelida a lançar mão de meios humanos para obter informações sobre a vida e a morte. Antes, a nação deveria dar ouvidos aos profetas que iriam declarar as verdadeiras Palavras de Deus. Dessa forma, assim como Moisés, ele seria um mediador entre Deus e a nação. Da mesma forma como o sacerdote representava o povo perante Deus, também o profeta representava Deus perante o povo. Entretanto nenhum dos profetas foi uma cópia exata de Moisés. Somente com a vinda de Cristo, eles conheceram aquele grande Profeta que fora verdadeiramente representado por Moisés, aquele que conhecia a Deus Pai face a face (Dt 34.10).
Em Hebreus 3.1-6, existe um grande contraste entre Moisés e Cristo. Na casa de Deus, isto é, na divina organização ou dispensação, Moisés era fiel servo, mas Cristo está acima da casa como Filho. A era do Antigo Testamento, ou Era Mosaica, ficou aqui estabelecida como testemunha do período do Novo Testamento. Nesse sentido, todo o desígnio mosaico pode ser considerado como típico e preparatório de uma nova época. E nesse desígnio de aspecto e preparação, Moisés foi a maior figura, o único que era realmente parecido com Cristo”.
(Dicionário Bíblico Wycliffe. RJ: CPAD, 2006, p.1607)
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II
Subsídio Teológico
• O Ofício Profético — “A Bíblia retrata o profeta como alguém que era aceito nas câmaras do conselho divino, onde Deus ‘revela o seu segredo’ (Am 3.7). O texto hebraico de 1 Samuel 9.15 retrata Deus ‘revelando aos ouvidos’ do profeta. Pelo processo da inspiração divina, Deus revelava o que estava oculto (2 Sm 7.27), de forma que o profeta percebia o que o Senhor dissera (Jr 23.18). Esta comunhão com Deus era essencial para que a verdade de Deus fosse revelada pelo processo de inspiração profética. A Palavra do Senhor era comunicada ao profeta e mediada ao povo pelo Espírito Santo — com uma convicção poderosa e precisão exata” (LAHAYE, T. Enciclopédia Popular de profecia Bíblica. 1.ed. RJ: CPAD, 2008, p.383).
• Os Profetas — “A pessoa se tornava profeta ao perceber que Deus estava falando com ela e precisava então transmitir a mensagem recebida. A consciência disso se manifestava de várias maneiras e a mensagem era transmitida conforme a personalidade única do profeta. Jeremias diz simplesmente que a mão do Senhor o tocou e palavras foram postas em sua boca (Jr 1.9). Outros profetas tiveram visões e sonhos (1 Sm 28.6,15; Zc 1.8). Algumas vezes a mensagem profética era dada recapitulando a visão (Is 6), outras vezes contando parábolas ou histórias (Is 5.1-7), repetindo um oráculo (2 Rs 13.14-19; Ez 4.1-3), ou escrevendo (Is 30.8).
[...] Grupos de profetas trabalhavam nos centros de adoração (1 Sm 10.5) e se associavam então com os sacerdotes e levitas (2 Rs 23.2). Em vista de conhecerem os abusos do sistema de sacrifícios e compreenderem que a vida moral dos adoradores não correspondia ao cerimonial, eles tendiam a atacar esse. Fizeram o que Jesus fez mais tarde com a samaritana, quando afirmou que a verdadeira adoração aceitável a Deus é ‘em espírito e em verdade’ (Jo 4.24)” (COWER, R. Uso e Costumes dos Tempos Bíblicos. 1.ed. RJ: CPAD, 2002, pp.367,368).
Subsídio Lexicográfico
• Profetismo — “Movimento que, surgido no século VIII a.C, em Israel, tinha por objetivo restaurar o monoteísmo hebreu, combater a idolatria, denunciar as injustiças sociais, proclamar o Dia do Senhor e reacender a esperança messiânica num povo que já não podia esperar contra a esperança.
Tendo sido iniciado por Amós, foi encerrado por Malaquias. João Batista é visto como o último representante deste movimento” (ANDRADE, C. C. Dicionário Teológico. RJ: CPAD, p.244).
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