Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos A Missão Integral da Igreja com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
3 de Julho de 2011
TEXTO ÁUREO
“Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33).
VERDADE PRÁTICA
O Reino de Deus consiste numa vida de amor, justiça, devoção, paz e alegria no Espírito Santo.
HINOS SUGERIDOS 220, 430, 503.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Mt 3.1-3 O Reino de Deus anunciado por João Batista
Terça - Mt 6.33 O Reino de Deus confirmado pelo Senhor Jesus
Quarta - Jo 3.1-3 O Reino de Deus e o novo nascimento
Quinta - Mt 5.3-12 O Reino de Deus e as Bem-aventuranças
Sexta - Mt 21.42-44; Cl 1.13,14 O Reino de Deus e a Igreja
Sábado - Ap 20.4-6; 21.15 O Reino de Deus e a consumação dos séculos
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Marcos 4.1-3,10-12; Lucas 17.20,21.
Marcos 4
1 - E outra vez começou a ensinar junto ao mar, e ajuntou-se a ele grande multidão; de sorte que ele entrou e assentou-se num barco, sobre o mar; e toda a multidão estava em terra junto ao mar.
2 - E ensinava-lhes muitas coisas por parábolas e lhes dizia na sua doutrina:
3 - Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear.
10 - E, quando se achou só, os que estavam junto dele com os doze interrogaram-no acerca da parábola.
11 - E ele disse-lhes: A vós vos é dado saber os mistérios do Reino de Deus, mas aos que estão de fora todas essas coisas se dizem por parábolas,
12 - para que, vendo, vejam e não percebam; e, ouvindo, ouçam e não entendam, para que se não convertam, e lhes sejam perdoados os pecados.
Lucas 17
20 - E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o Reino de Deus, respondeu-lhes e disse: O Reino de Deus não vem com aparência exterior.
21 - Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Ei-lo ali! Porque eis que o Reino de Deus está entre vós.
INTERAÇÃO
Caro professor, neste trimestre estudaremos um tema extremamente relevante para os nossos dias — a Missão Integral da Igreja. Veremos que a Missão Integral é consequência da manifestação do Reino de Deus em nossas vidas.
O comentarista das lições é o pastor Wagner Tadeu dos Santos Gaby. Presidente da Assembleia de Deus em Curitiba, advogado, autor de vários livros publicados pela CPAD e membro da Casa de Letras Emílio Conde. Desejamos, com as lições desse trimestre, que a Igreja do Senhor busque, com zelo, estabelecer os valores do Reino de Deus através de suas ações.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Compreender o conceito bíblico de Reino de Deus.
Saber que o Reino de Deus está presente nas Escrituras.
Explicar as manifestações do Reino de Deus.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, reproduza o quadro abaixo no data show, retroprojetor ou tire cópias para os alunos. Utilizando o quadro, faça um resumo panorâmico a respeito do tema do trimestre. Explique que a Missão Integral da Igreja vai além da evangelização. O zelo e o cuidado pelo nosso planeta também é parte da Missão Integral. Ressalte que em nossa prática missionária, precisamos ter uma visão integral do homem (corpo, alma e espírito). Conclua enfatizando que a Missão Integral faz parte do projeto original do Reino de Deus para o mundo.
MISSÃO INTEGRAL
O QUE É
É a proclamação da mensagem da salvação mediante a pregação e as ações da igreja, tendo sempre uma visão integral da natureza humana (o homem é corpo, alma e espírito).
PROPÓSITO
Apresentar um Evangelho profundamente bíblico e assumir o compromisso, bíblico e histórico de agentes transformadores da sociedade.
AÇÃO
Proclamar o evangelho; suprir as necessidades humanas; pregar a justiça social e a ética cristã; praticar os valores do Reino de Deus.
Palavra Chave
Reino: Monarquia governada por um rei; domínio, âmbito.
introdução
Deus é soberano (Sl 24.1,2) e tem o governo dos céus e da terra (Dt 10.14; 1 Co 10.26). Pois foi Ele quem os criou (Gn 1—2; Hb 1.10; 11.3). Não obstante, pouco se estuda acerca de nossa participação no governo do Reino de Deus: nossos deveres e obrigações no cuidado e na mordomia de tudo que Ele nos confiou (Gn 2.15-17,19; 1 Co 3.16,17; 6.19,20).
Assim, o propósito desta lição é estudar o Reino de Deus nas Escrituras, bem como suas manifestações no presente e no futuro, porque desejamos que a Igreja do Senhor, na atualidade, busque intensamente estabelecer os valores do Reino de Deus através de sua prática e vivência.
SINOPSE DO TÓPICO I
O Reino de Deus é a soma de “todas as bênçãos, promessas e alianças que o Todo-Poderoso destinou aos que recebem a Cristo Jesus”.
SINOPSE DO TÓPICO II
As expressões “Reino de Deus” e “Reino dos Céus” nos Evangelhos sinóticos — Mateus, Marcos e Lucas — são sinônimos e intercambiáveis.
SINOPSE DO TÓPICO III
O Reino de Deus se manifesta nas respectivas dimensões temporais: passado, presente e futuro.
CONCLUSÃO
No Reino de Deus, a vontade do Pai é conhecida e praticada por amor, devoção, prazer, submissão, dever e gratidão (Rm 5.5; 2 Co 9.13; Lc 18.1 ; Jn 2.9). Fazer continuamente a vontade de Deus, nesse Reino, deve ser a nossa maior prioridade, não importando os obstáculos “pois que por muitas tribulações nos importa entrar no Reino de Deus” (At 14.22). O Reino Deus e sua justiça devem ser o nosso anseio e alvo principal (Mt 6.33).
EXERCÍCIOS
1. Defina a expressão “Reino de Deus”.
“Todas as bênçãos, promessas e alianças que o Todo-Poderoso destinou aos que recebem a Cristo Jesus”.
2. Como Deus é apresentado no Antigo Testamento?
Como o Rei de Israel, da terra e de todo o universo.
3. Qual é a mensagem central do ensino em o Novo Testamento?
A mensagem central do ensino neotestamentário é o Reino de Deus.
4. Explique como foi estabelecido o Reino de Deus na Igreja.
O Reino de Deus foi estabelecido de forma invisível na Igreja por intermédio do Rei dos reis.
5. Como a vontade do Pai é conhecida e cumprida no Reino de Deus?
No Reino de Deus, a vontade do Pai é conhecida e praticada por amor, devoção, prazer, submissão, dever e gratidão.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I
Subsídio Teológico
“Definindo o Reino de Deus
[...] O Reino de Deus pode ser definido como o domínio eterno de Deus em todas as eras, exercendo a sua soberania sobre o Universo, intervindo na história para conduzi-la ao ápice — a restauração de todas as coisas — e ‘revelando-se com poder na execução de todas as suas obras’. O Reino de Deus tem, portanto, uma dimensão presente, como já vimos, que se configura no cumprimento em Cristo de todas as promessas messiânicas do Antigo Testamento. A expressão ‘é chegado’, que aparece tanto em Mateus 4.17 como em 12.28, segundo pensam os eruditos, denota a ideia de ‘presença real’, agora, e não de proximidade, como algo apenas para o futuro. Ou seja, a presença pessoal do Messias na história implica a presença efetiva do Reino de Deus entre os homens. Ele se manifesta a partir do coração de cada um, daí porque onde se percebe que o Reino está presente é também possível sentir os seus efeitos.
No entanto, reitere-se, não se pode esquecer do caráter escatológico do Reino de Deus. Será o tempo no qual cumprir-se-á a profecia de Daniel em que os reinos deste mundo serão destruídos, o mal aniquilado, restabelecer-se-á a comunhão perfeita com Deus e o Senhor reinará com justiça para sempre” (COUTO, G. A Transparência da Vida Cristã. Comentário Devocional do Sermão do Monte. 1.ed., RJ: CPAD, 2001, pp.257,258).
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II
Subsídio Bibliológico
“O Reino dos Céus/de Deus
Antes de mencionar o que Mateus escreve a respeito do ‘Reino dos céus’, ou ‘Reino de Deus’, precisamos fazer algumas considerações em relação ao sentido dos próprios termos. Em geral, a palavra ‘reino’ denota a ideia de um domínio, uma região física ou espacial, incluindo o povo e a terra sobre os quais um rei exerce autoridade. Esse sentido também se aplica às palavras usadas para ‘reino’ no Antigo e no Novo Testamentos.
[...] Faz-se necessário um comentário geral sobre uma expressão que é específica do Evangelho de Mateus. O ponto de interesse é o uso que ele faz da expressão ‘Reino dos céus’ em passagens em que Marcos ou Lucas, em seus relatos, referem-se ao ‘Reino de Deus’ (por exemplo, Mt 13.31; Mc 4.30; Lc 13.18).
[...] Os judeus usavam a voz passiva para descrever atos de Deus como uma forma respeitosa de descrever o que Ele fez sem mencionar seu nome (desde que é mais fácil omitir o sujeito com o uso do verbo na voz passiva). A substituição do nome de Deus por ‘céus’, a moradia do Senhor, é outra forma desse tratamento respeitoso. Essa expressão ocorre apenas no Evangelho de Mateus. No entanto, ele também usa quatro vezes a expressão ‘Reino de Deus’ (12.28; 19.24; 21.31,43), sugerindo, assim, que a diferença de nomenclatura é mais uma questão de preferência, ou deferência, que qualquer outra coisa.
É incerto o motivo por que o Evangelho de Mateus menciona ‘o Reino dos céus’ de forma rotineira, o que não acontece nas outras narrativas. É provável que Jesus usasse as duas expressões, mas Lucas e Marcos simplesmente escolheram usar, de forma consistente, a expressão ‘Reino de Deus’ por ser menos ambígua para leitores gentios que a expressão mais judaica ‘Reino dos céus’. Fica claro, a partir de passagens como 19.23,24, em que Jesus diz aos discípulos: ‘é difícil entrar um rico no Reino dos céus. [...] é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no Reino de Deus’, que Mateus considera as duas expressões praticamente como sinônimas.
De forma distinta de muitas passagens do Antigo Testamento que se referem ao Reino de Deus como uma realidade presente, as referências no Evangelho de Mateus têm em vista, em geral, um reino ainda futuro ou a entrada no reino que ainda está no futuro. De qualquer modo, a passagem 12.28, em que Jesus afirma o seguinte a respeito de sua atividade de expulsar demônios: ‘Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, é conseguintemente chegado a vós o Reino de Deus’, refere-se ao Reino como uma realidade presente” [ZUCK, R. B. (Ed.). Teologia do Novo Testamento. 1.ed., RJ: CPAD, 2008, pp.36,38].
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