Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos Colossenses com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
04 de Julho de 2004
TEXTO ÁUREO
“E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição” (2Pe 2.1).
VERDADE PRÁTICA
O antídoto contra as heresias é o ensino derivado da sã doutrina da Palavra de Deus.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — Sl 119.105 A Palavra de Deus é luz contra as heresias
Terça — Sl 119.113 Devemos amar a lei do Senhor
Quarta — Sl 119.118 O Senhor aborrece os que desprezam sua Palavra
Quinta — Sl 119.127 O mandamento do Senhor é como ouro refinado
Sexta — Sl 119.128 O que ama os preceitos do Senhor aborrece a falsa vereda
Sábado — Sl 119.130 A exposição da Palavra ilumina o crente
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Colossenses 2.16-23.
16 — Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
17 — que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.
18 — Ninguém vos domine a seu bel-prazer, com pretexto de humildade e culto dos anjos, metendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão,
19 — e não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus.
20 — Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo,
21 — tais como: não toques, não proves, não manuseies?
22 — As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens;
23 — as quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum, senão para a satisfação da carne.
PONTO DE CONTATO
Mais um trimestre inicia-se. Estudaremos sobre a Epístola aos Colossenses cujo objetivo era advertir acerca de uma heresia que ameaçava a igreja em Colossos. Você, como mestre, exerce um papel fundamental na Igreja do Senhor Jesus: ensinar o evangelho puro e genuíno. Seus alunos precisam de base sólida para não se deixar levar pelos ventos de doutrina que estão soprando sobre a igreja dos dias atuais. A responsabilidade é sua.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Explicar o propósito original da carta aos colossenses.
Apontar as heresias colossenses.
Relatar as principais informações acerca da carta e da cidade de Colossos.
SÍNTESE TEXTUAL
A Epístola à igreja de Colossos, provavelmente fundada por Epafras, discípulo e colaborador de Paulo, demonstra a preocupação do apóstolo, mesmo preso, em preservar a fé genuína desse rebanho. Eles estavam sendo ameaçados por algumas heresias: gnosticismo, culto aos anjos, ascetismo, esoterismo e negação da superioridade de Cristo. A cidade de Colossos tinha certa importância em virtude de seu centro comercial; era um lugar onde ideias e religiões se cruzavam. Uma filosofia herética, que igualava Jesus aos seres angelicais, começou a infiltrar-se na igreja, logo, a ênfase desta epístola é ratificar a supremacia de Cristo.
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA
Neste trimestre, estudaremos o livro de Colossenses. Para que seus alunos consigam compreender melhor o contexto histórico da carta, leve para a sala de aula um Atlas Bíblico, ou um mapa antigo, onde eles possam visualizar a cidade de Colossos; um atlas contemporâneo que mostre a região em que ela se encontraria provavelmente hoje. Escreva no quadro-de-giz ou faça um bonito cartaz com as principais informações acerca da cidade, encontradas no comentário desta lição. Se você puder, deixe o mapa pendurado no mural da sala.
INTRODUÇÃO
Este trimestre tem por tema a Epístola de Paulo aos Colossenses, e esta primeira lição inclui elementos históricos e informativos referentes a este livro e à igreja em Colossos. As lições seguintes abordarão progressivamente os ensinos bíblicos contidos na epístola. Para que se tenha uma visão doutrinária do livro e também uma ideia das heresias que ameaçavam a igreja em Colossos, esta lição antecipa alguns versículos que serão também estudados em outras lições do trimestre em foco.
CONCLUSÃO
Os falsos ensinos do gnosticismo surgidos em Colossos e que ainda hoje são propalados no mundo, vinham do espírito do Anticristo já lançando as bases do engano que se avultará no final dos tempos para enganar o mundo e, até, os escolhidos se lhe for possível. Hoje, a ameaça das heresias continua. E o meio para vencê-las é o mesmo: a ortodoxia da Palavra de Deus.
AUXÍLIOS SUPLEMENTARES
Subsídio Teológico
“A carta foi endereçada ‘aos santos e irmãos fiéis em Cristo que estão em Colossos’, isto é, à congregação de crentes na cidade de Colossos. Naquele momento, Colossos era uma cidade de tamanho modesto na região Centro-Sul (Vale Lico) da província romana da Ásia (atual Turquia Ocidental), aproximadamente a 145 quilômetros das cidades costeiras gregas de Éfeso e Mileto no Mar Egeu. Apesar de ter conhecido tempos mais prósperos em séculos anteriores, Colossos, aos poucos, perdeu terreno para suas cidades vizinhas Laodiceia e Hierápolis (cf. 2.1; 4.13), desde que uma junção da estrada principal Norte-Sul/Leste-Oeste foi mudada para oeste de Colossos em direção a Laodiceia. Talvez fosse a menor das várias cidades para as quais Paulo escreveu cartas, embora o tamanho da cidade e da congregação nada tenha a ver com a importância da carta e de seu ensino para nós.
A Igreja em Colossos foi instituída por Epafras que era natural desta cidade e um dos cooperadores de Paulo. É muito provável que tenha sido fundada durante o período (três anos) do ministério de Paulo em Éfeso. Inicialmente, tudo estivera bem (veja a oração de ação de graças de Paulo, 1.3-8). Porém, com o passar do tempo, surgiram problemas. Os crentes de Colossos se envolveram com várias questões teológicas, especialmente ensinos novos e estranhos a respeito da pessoa de Cristo. Em comparação à proclamação apostólica original, estes ensinamentos subestimaram seriamente a pessoa e a obra de Cristo, levando, por conseguinte a várias práticas não cristãs de natureza tanto mística quanto legalista.
Embora o conteúdo exato da denominação ‘heresia colossense’ não esteja claramente exposto como desejaríamos, a questão era suficientemente importante para que Paulo compusesse uma grande refutação e a enviasse à Igreja em Colossos, mesmo antes do suposto retorno de seu representante, Epafras. Esta ‘refutação’, na realidade uma afirmação maravilhosa sobre a pessoa e a obra de Cristo, constitui o âmago da carta (principalmente 1.15; 3.4). A parte central é precedida pelas típicas orações de abertura de ação de graças e intercessão de Paulo (1.3-14), seguida por uma série de exortações edificantes concernentes ao verdadeiro viver cristão (3.5; 4.6), chegando a uma conclusão nas saudações finais (4.7-18)” (Comentário Bíblico Pentecostal. CPAD, pp.1318,1319).
QUESTIONÁRIO
1. Quais são as chamadas “cartas da prisão” do apóstolo Paulo?
Efésios, Colossenses, Filipenses e Filemom.
2. Qual foi o propósito original da Carta aos Colossenses?
Advertir a igreja em Colossos sobre as heresias que ameaçavam solapar a fé dos cristãos daquela região.
3. Que é gnosticismo?
Filosofia herética, de cunho religioso, que se propõe a explicar todas as coisas por meio da gnosis (conhecimento).
4. Que é ascetismo?
Doutrina antibíblica que valoriza a vida moral e espiritual (ascese) em detrimento das coisas materiais.
5. O que os gnósticos diziam da matéria?
A carne e inerentemente má.
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!