Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos O Ministério Profético na Bíblia com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
11 de Julho de 2010
TEXTO ÁUREO
“Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho” (Hb 1.1).
VERDADE PRÁTICA
A autêntica comunicação profética, nos tempos bíblicos, era feita por meio de palavras e de figuras, a fim de que o povo compreendesse claramente a mensagem divina.
HINOS SUGERIDOS 107, 330, 459.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Nm 12.6 Deus fala por meio de sonhos e visões
Terça - 1 Sm 3.8-10 Deus fala por meio de voz audível
Quarta - 1 Sm 16.7 Deus conduz seus profetas
Quinta - 2 Sm 7.4 Deus pode falar ao profeta durante a noite
Sexta - 2 Sm 12.13 Deus usa os profetas para exortar seus filhos
Sábado - Ez 3.24 A palavra profética procede do Espírito Santo
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Jeremias 1.4-6, 9-14.
4 - Assim veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
5 - Antes que eu te formasse no ventre, eu te conheci; e, antes que saísses da madre, te santifiquei e às nações te dei por profeta.
6 - Então, disse eu: Ah! Senhor JEOVÁ! Eis que não sei falar; porque sou uma criança.
9 - E estendeu o SENHOR a mão, tocou-me na boca e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca.
10 - Olha, ponho-te neste dia sobre as nações e sobre os reinos, para arrancares, e para derribares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares.
11 - Ainda veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira.
12 - E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para a cumprir.
13 - E veio a mim a palavra do SENHOR, segunda vez, dizendo: Que é que, vês? E eu disse: Vejo uma panela a ferver, cuja face está para a banda do Norte.
14 - E disse-me o SENHOR: Do Norte se descobrirá o mal sobre todos os habitantes da terra.
INTERAÇÃO
A comunicação na vida do ser humano é o recurso que abrange integralmente todas as esferas da vida. Você já pensou na importância do processo de comunicação? O quanto ele interfere em nossa relação com Deus e com o próximo? Como Deus se comunica com o seu povo? A profecia no AT era exposta ao receptor mediante algumas formas de comunicação. A presente lição permitirá o entendimento desse processo comunicativo. A profecia, de acordo com o contexto, tem diferentes formas de ser pronunciada. O importante é que Deus é um Ser que se comunica e se revela soberanamente por meio de quem Ele usa. Portanto, precisamos estar atentos a sua maneira de transmitir suas verdades.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Explicar as formas de comunicação divina aos profetas, e pelos profetas ao povo.
Descrever a interpretação naturalista acerca dos profetas do Antigo Testamento.
Refutar a falácia dos naturalistas com argumentos bíblicos.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, indicamos que seja feito um resumo a respeito dos meios de comunicação do profeta. Reproduza o esquema abaixo no data show, retro-projetor ou tire cópias para os alunos. Comente com a classe que Deus usa os meios de comunicação humana para notificar veracidades. Todavia, devemos ter o discernimento para ouvir, reconhecer e obedecer à voz de Deus. Faça a leitura, com seus alunos, de 1 Coríntios 2.14,15 e destaque que a Igreja hoje deve exercer o discernimento do Espírito para reconhecer as atuais formas de comunicação do Eterno.
Proclamação Direta
O profeta proclamava, em linguagem direta e simples, a mensagem de Deus (Jo 3.4). Ela era comunicada “boca a boca” como ocorria com Moisés (Nm 12.8) ou através de uma visão ou sonho (Jr 1.11ss). A mensagem sempre foi concedida por inspiração divina para que os profetas escrevessem “Assim diz o Senhor” (LPe 1.20,21).
Linguagem Figurada
De forma geral as profecias do AT são claras e diretas, no entanto, algumas são propositadamente figuradas. Algumas razões: a) A transmissão mais efetiva e expressiva do fato ou verdade (Is 66:12,13; Am 9.13); b) Revelação do conhecimento de eventos futuros, de forma que os descrentes não imaginassem e só fosse compreendido pelo crente após um estudo cuidadoso. Deus não lança pérolas aos porcos (Mt 7.6); c) Outras figuras: Preparação do caminho do Rei (Is 40.3-5), a voz que clama no deserto em João (Lc 3.1-18), o nascimento de uma nação (Is 66.8 cf. Zc 12-14).
Apresentação Dramática
Em certos casos, o Senhor impulsiona o profeta a dramatizar a mensagem. Exemplos: Jeremias fazia jugos e pendurava-os no pescoço (Jr 27.2); o desenho gravado no tijolo por Ezequiel (Ez 4.1ss); o profeta raspou a cabeça e a barba, e queimou um terço do cabelo no meio da cidade, a fim de ilustrar a condenação de Jerusalém (Ez 5.1-12); Oséias casa com uma prostituta para libertá-la da escravidão como figura do seu imortal amor divino por Israel.
Palavra Chave
Comunicação: Processo de emissão, transmissão e recepção de mensagens por meio de métodos ou sistemas convencionais.
introdução
Sabemos que Deus falou muitas vezes e de muitas maneiras através dos seus mensageiros (Hb 1.1). Entretanto, pouco se estuda acerca da forma como os profetas de Deus recebiam a revelação divina e como essa mensagem era transmitida ao povo. Assim, o propósito desta lição é estudar a natureza da atividade profética, ou seja, o modus operandi da transmissão dos oráculos divinos aos profetas e, por conseguinte, desses ao povo.
SINOPSE DO TÓPICO I
A comunicação entre Deus e os profetas dava-se por mensagem ou diálogo direto, sonhos e visões.
SINOPSE DO TÓPICO II
A comunicação entre Deus e o povo por meio dos profetas ocorria mediante a mensagem oral e direta, figuras e símbolos proféticos e casos reais ou oráculos por ação.
SINOPSE DO TÓPICO III
O naturalismo considera o estado de êxtase dos profetas, no entanto, negam a origem divina de seus oráculos.
CONCLUSÃO
A Bíblia revela que é propósito de Deus, desde Adão, comunicar-se com as suas criaturas racionais para comunhão, direção, ensino, revelação, exortação e para que possamos entendê-lO. O Senhor usou várias formas para se comunicar com os profetas, e esses, com o povo, de modo que a mensagem se tornasse compreensível. Por isso, é de fundamental importância que os seres humanos também se interessem pelo conhecimento da vontade de Deus, lendo a sua Palavra e sendo instruídos pelos verdadeiros servos do Senhor.
EXERCÍCIOS
1. Quais as formas de comunicação entre Deus e seus profetas?
Diálogo ou mensagem direta, visão e sonho.
2. Quais as formas de comunicação entre os profetas e o povo?
Mensagem oral e direta, figuras, símbolos proféticos e oráculos por ação.
3. Cite três figuras usadas por Jeremias para ilustrar a sua mensagem.
O cinto de linho (13.1-11), a ida do profeta a casa do oleiro (18.2-6) e o uso da canga de madeira sobre o pescoço (27.2; 28.12).
4. O que a linha de pensamento naturalista acerca dos profetas de Israel pretende?
Eles consideram o estado êxtase dos profetas, mas negam a origem divina de seus oráculos.
5. O que significa o profeta expressar sua mensagem em primeira pessoa?
Significa que o profeta fala em nome do Senhor, as palavras que Ele mandou (Jr 1.9).
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Bibliológico
Funções da Profecia
Prenunciar. Os profetas foram os primeiros de todos os prenunciadores e porta-vozes de Deus. Abraão, quando recebeu e anunciou a aliança que Deus havia feito com ele a respeito de sua semente, foi um profeta (Gn 12.1-3; 15.1; 22.15ss.). Moisés o maior de todos os profetas deveria receber a Palavra diretamente de Deus e transmiti-la a Arão, que era seu porta-voz (Êx 7.1,2). Como Moisés deveria ser “o deus” do Faraó, o ministério de Arão demonstra perfeitamente o ministério do porta-voz. Todos aqueles que agem na função de proclamar a Palavra de Deus são seus porta-vozes. É nesse sentido que o crente do NT pode profetizar, quando está diretamente habilitado pelo Espírito Santo. Profetizar. Embora nem todos o fizessem, muitos profetas previam o futuro. Abraão, como o primeiro homem a receber o nome de profeta, era ao mesmo tempo um prenunciador e um pressagiador. Ele transmitiu a Isaque e seus descendentes a profecia sobre Israel, que revelava a promessa da primeira vinda de Cristo como semente (cf. Gl 3.8,16), e também a instalação de Reino.
(Dicionário Bíblico Wycliffe. 1.ed. RJ: CPAD, p.1599)
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II
Subsídio Teológico
O papel da Predição no Ministério dos Profetas
“[...] Há essencialmente dois tipos de material nos profetas. Há a predição de visão próxima, de eventos a acontecer dentro do tempo de vida do ouvinte; e predição de visão distante, de eventos a acontecerem além do período de vida dos ouvintes. Predições de visões próximas, como Miqueias, serviram frequentemente como prova de que a reivindicação da pessoa de falar por Deus era verdadeira. Elas legitimavam o porta-voz como mensageiro de Deus. Predições para posteridade tinham um propósito diferente no ministério do profeta aos seus contemporâneos, embora hoje possamos prosseguir o cumprimento literal de muitas predições que ficaram para o futuro quando foram proferidas. Predições de visões distantes, que descrevem eventos por acontecer além do período de vida, transmitem a filosofia da história da Escritura. Elas descrevem o triunfo final de Deus sobre o mal e o estabelecimento da justiça na Terra. Elas retratam uma reunião de Israel e a conversão nacional: um tempo de incomparáveis bênçãos quando todas as promessas da aliança feitas a Abraão e Davi, e a Nova Aliança, em Jeremias, serão mantidas. As passagens sublinhadas dessas predições é que Deus é responsável pela história e que ela se desenvolve inexoravelmente em direção ao Seu intencionado fim. Essa é uma mensagem de esperança e confiança. Deus conhece o fim desde o princípio. Nada que acontece na história pode alterar o plano de Deus ou enfraquecer Seu compromisso com Seu povo escolhido” (RICHARDS, L. O. Guia do Leitor da Bíblia. 1.ed. RJ: CPAD, 2005, p.407).
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!