Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos Davi com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
11 de Outubro de 2009
TEXTO ÁUREO
"Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu vou a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado" (1 Sm 17.45).
VERDADE PRÁTICA
O desafio de Davi a Golias, o gigante filisteu, representa a luta espiritual que o crente trava com o mundo, a carne e o Diabo.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - 2 Co 10.4 Armas espirituais poderosas
Terça - Ef 6.17 A espada do Espírito
Quarta - Rm 13.12 Armas espirituais da luz
Quinta - Ef 6.13-17 A armadura de Deus
Sexta - Sl 41.2 A proteção divina em meio à batalha
Sábado - Rm 8.37 Mais que vencedores
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 Samuel 17.43-49.
43 - Disse, pois, o filisteu a Davi: Sou eu algum cão, para tu vires a mim com paus? E o filisteu amaldiçoou a Davi, pelos seus deuses.
44 - Disse mais o filisteu a Davi: Vem a mim, e darei a tua carne às aves do céu e às bestas do campo.
45 - Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu vou a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado.
46 - Hoje mesmo o SENHOR te entregará na minha mão; e ferir-te-ei, e te tirarei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às bestas da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel.
47 - E saberá toda esta congregação que o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão.
48 - E sucedeu que, levantando-se o filisteu e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu.
49 - E Davi meteu a mão no alforje, e tomou dali uma pedra, e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa; e a pedra se lhe cravou na testa, e caiu sobre o seu rosto em terra.
INTERAÇÃO
Professor, nesta lição, você ensinará a respeito da peleja entre Golias e o jovem Davi. No decorrer da semana, leia o texto bíblico com atenção e medite a respeito da coragem do jovem Davi.
Em classe, pergunte aos seus alunos: "O que é ter coragem?" "Coragem significa ausência de medo?" Depois de ouvi-los, explique que ter coragem não significa ausência de medo; mas sim fazer o que for preciso, apesar do medo. A fé que Davi depositava em Deus lhe proporcionou coragem para aceitar o desafio naquele momento - enfrentar o gigante em nome do Senhor dos Exércitos. Davi recebeu de Deus força, estratégia e coragem para a realização daquela difícil tarefa.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Entender o contexto do conflito entre Davi e Golias.
Associar o desafio de Davi a Golias, à luta espiritual que o crente trava com o mundo, a carne e o Diabo.
Conscientizar-se de que, assim como Davi, devemos resistir o Inimigo e vencê-lo por Cristo.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, para a aula de hoje, sugerimos que o gráfico abaixo seja reproduzido em uma cartolina, pois ele poderá ser utilizado durante todo o trimestre. Ao usá-lo, explique aos seus alunos que, embora Davi fosse "um homem segundo o coração de Deus", enfrentou muitas tribulações. Ele teve que derrubar muitos "gigantes" e vivenciou experiências boas e ruins, no entanto, sempre manteve uma fé inabalável no Senhor dos Exércitos.
ALTOS E BAIXOS DA VIDA DE DAVI
ALTOS:
Ungido (1 Sm 16)
Matou Golias (1 Sm 17)
Coroado rei de toda a nação de Israel (2 Sm 5)
Derrotou os filisteus (2 Sm 8)
Nascimento de Salomão (2 Sm 12)
Davi reina (2 Sm 5-24)
Davi planejou o templo (1 Cr 28)
BAIXOS:
Fugiu de Saul (1 Sm 18—31)
Destruição de Ziclague (1 Sm 30)
Cometeu adultério e assassinato (2 Sm 11)
Rebelião de Absalão (2 Sm 15—18)
Davi pecou ao realizar o censo (2 Sm 24)
Palavra Chave
Vitória: Ato de vencer o inimigo em uma guerra; triunfo brilhante em qualquer campo de ação.
introdução
Quem lê o capítulo 17 de 1 Samuel, principalmente os versículos 31 a 50, observa que Davi, ao enfrentar o gigante filisteu, estava cônscio de que aquele combate não era somente físico, mas também espiritual. Todo crente fiel enfrenta essa luta contra os poderes do inferno (Mt 16.18; Ef 6.10-18). A vitória de Davi sobre Golias aponta para a nossa vitória diária na vida cristã através do Filho de Davi, Jesus Cristo, que venceu por nós (2 Co 2.14; Rm 8.37).
SINOPSE DO TÓPICO I
A vitória de Israel sobre seu potente inimigo só foi possível mediante a confiança de Davi em Deus.
SINOPSE DO TÓPICO II
O inimigo de Davi era assustador por causa de seu tamanho, armas e discurso, entretanto, foi derrotado por confiar em sua própria força.
SINOPSE DO TÓPICO III
Davi venceu o gigante filisteu porque estava sob a direção e autoridade divinas e teve fé e confiança em Deus.
CONCLUSÃO
A vitória de Davi sobre Golias é sem dúvida alguma um grande divisor de águas na história da nação hebraica. De um simples e pequeno pastor desconhecido, Davi passa a ser uma figura-chave na construção da monarquia de Israel. Tudo isso graças à sua coragem e fé ousada na ocasião em que não temeu o enfrentamento com um inimigo aparentemente invencível. Fica para nós a lição de que nenhum gigante é imbatível, quando o combatemos confiando plenamente no Senhor.
EXERCÍCIOS
1. De acordo com a lição, o que aponta a vitória de Davi sobre Golias?
A vitória de Davi sobre Golias aponta para a nossa vitória diária na vida cristã através do Filho de Davi, Jesus Cristo, que venceu por nós.
2. Faça um breve resumo a respeito dos filisteus.
Os filisteus era um povo aguerrido que habitava a planície da costa do Mar Mediterrâneo, desde Jope até o sul de Gaza, e dominavam a técnica que permitia instrumentalizar o ferro.
3. Descreva, de modo resumido, o contraste entre Davi e Golias.
O contraste era grande: de um lado um homem guerreiro e campeão, que amedrontava por sua experiência e seu tamanho; do outro um jovem do campo, pastor de ovelhas, mas que demonstrou coragem e responsabilidade no cuidado com o rebanho de seu pai. A diferença física entre os dois era muito grande, tanto que, aos olhos do gigante, Davi era desprezível.
4. Por quanto tempo Golias afrontou o exército de Israel? Qual era seu objetivo ao adotar tal estratégia?
Por um longo período. O objetivo era impor medo e manter o exército de Israel sob constante pressão.
5. O que fez com que Davi vencesse Golias?
Sua fé e confiança em Deus.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Biográfico
“Golias: Golias era um descendente dos refains, um povo alto e aborígene que vivia na região de Amom, na Transjordânia, dos quais um grupo reduzido refugiou-se com os filisteus depois da sua dispersão pelos amonitas (Dt 2.20,21), ou era descendente dos anaquins (q.v.; cf. Nm 13.33; Js 11.22), conhecidos por sua elevada estatura. A LXX (1 Sm 17.4) e Josefo dizem que ele media quatro côvados e um palmo, ou seja, dois metros e vinte centímetros, ao passo que o texto hebraico afirma que ele media seis côvados e um palmo, ou seja, praticamente três metros e vinte centímetros de altura. [...] A literatura rabínica registra muitas lendas sobre Golias. De acordo com elas, sua mãe era Orfa (cf. Rt 1.14), que caminhou 40 passos (aprox. 30 metros) com Noemi e Rute, e então voltou para uma vida libertina em Moabe. Golias foi seu filho ilegítimo. Ele orgulhava-se de ter assassinado os dois filhos de Eli (1 Sm 4.11), e de ter roubado a Arca de Israel (1 Sm 4.17). Os quarenta dias do seu desafio ao exército de Israel (1 Sm 17.4-10) comparam-se aos 40 passos de sua mãe, Orfa, e ocorreram na época em que recitavam o Shema! [...] O lugar onde Golias encontrou a morte foi o vale de Elá (ou vale do Carvalho, 1 Sm 17.2), entre Socó e Azeca, nas terras da tribo de Judá. Os israelitas, sob o comando do rei Saul, estavam acampados na encosta norte do vale de Elá, e os filisteus estavam entrincheirados na encosta oposta. Um vale estreito, por onde passava um riacho, que separava os dois exércitos”.
(Dicionário Bíblico Wycliffe. RJ: CPAD, 2006, p.873).
APLICAÇÃO PESSOAL
Através da passagem bíblica que serve de tema à aula deste domingo, aprendemos que o povo de Israel estava sendo afrontado por um incircunciso filisteu. Todos estavam acuados, paralisados diante das afrontas do inimigo. Os israelitas pareciam ter se esquecido do poder e dos muitos livramentos que o Altíssimo já havia lhes concedido. Entretanto, Deus os via, importava-se com o que estava acontecendo e estava trabalhando em favor deles, enviando-lhes um "homem segundo o seu coração" para ajudá-los.
Que momentos difíceis você está atravessando? Qual "gigante" tem se levantado sobre sua vida antes tão tranquila? Que peleja você está travando? Você tem a sensação de estar sozinho? Acredite: Deus está contemplando a sua luta e agindo em seu favor, ainda que você não o perceba. Como um Pai amoroso e misericordioso, Ele sempre ouve o nosso clamor. Mais um pouco, e logo você verá o "gigante" caindo a sua frente. E todos saberão que "o SENHOR salva, não com espada, nem com lança; porque do SENHOR é a guerra" (1 Sm 17.47).
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!