Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos A busca do caráter cristão com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
15 de Julho de 2007
TEXTO ÁUREO
“Achei a Davi, meu servo; com o meu santo óleo o ungi” (Sl 89.20).
VERDADE PRÁTICA
A humildade de espírito predispõe o homem para o serviço de Deus, tanto na igreja como na sociedade.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - 2Cr 7.14 O caminho do perdão
Terça - Pv 9.9-11 Preservando o caráter e nutrindo a alma
Quarta - 1Pe 3.10-13 Buscando a paz e fazendo o bem
Quinta - Pv 16.9 Deus dirige a vida do justo
Sexta - Pv 10.9 A segurança espiritual do crente
Sábado - Sl 128.1-6 Vivendo vitoriosamente
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 Samuel 13.13,14; Salmos 51.1,4,10,12,13.
1 Samuel 13
13 - Então, disse Samuel a Saul: Agiste nesciamente e não guardaste o mandamento que o SENHOR, teu Deus, te ordenou; porque, agora, o SENHOR teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre.
14 - Porém, agora, não subsistirá o teu reino; já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração e já lhe tem ordenado o SENHOR que seja chefe sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o SENHOR te ordenou.
Salmos 51
1 - Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.
4 - Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que a teus olhos é mal, para que sejas justificado quando falares e puro quando julgares.
10 - Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto.
12 - Torna a dar-me a alegria da tua salvação e sustém-me com um espírito voluntário.
13 - Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão.
INTERAÇÃO
Professor, como foi a expectativa da classe em relação ao tema deste trimestre? Eles estão motivados e interessados no estudo biográfico da vida e do caráter dos heróis bíblicos? Nesta segunda lição, inicie a ministração perguntando aos alunos: “Quem sabe o significado do nome Davi?”, “Quantos irmãos Davi possuía?”, “Quais as principais funções que Davi exerceu em sua vida?”, “Quais os aspectos positivos e negativos do caráter de Davi?”. A seguir, faça uma breve apresentação do tema que será estudado. Não se esqueça de aplicar o ensino à vida prática dos alunos.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Descrever a vida e o trabalho do rei Davi.
Explicar as características do caráter de Davi.
Aspirar um coração contrito diante do Senhor.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, Davi desempenhou várias atividades ao longo de sua vida (1 Sm 16.18). Ele foi pastor de ovelhas (1 Sm 16.11; 2 Sm 7.8), guerreiro (1 Sm 17.45-47), rei (2 Sm 5.3), poeta (Sl 23), músico (1 Sm 16.23), pai (2 Sm 3.3; 5.13-16), entre outras importantes ocupações. O filho mais novo de Jessé (1 Sm 16.1 1), no entanto, era um homem que confiava inteiramente em Deus (Sl 27.3), e anelava pela presença do Altíssimo (Sl 27.4). Todavia, em algumas ocasiões pecou contra o Senhor (Sl 32; 51), trazendo graves prejuízos a Israel (1 Cr 21) e a sua família (2 Sm 12.10). Para esta lição, faça uma tabela apresentando alguns aspectos positivos e negativos da vida e do caráter de Davi. Veja um exemplo abaixo.
CARACTERÍSTICAS DE DAVI
GUERREIRO
Aspecto Positivo: Valente (1 Sm 16.18)
Aspecto Negativo: Cometeu assassinato
REI
Aspecto Positivo: Justo (1 Cr 11.17-19)
Aspecto Negativo: Orgulhou-se (1 Cr 21)
PAI
Aspecto Positivo: Amava os filhos
Aspecto Negativo: Cometeu adultério (2 Sm 12.9)
SERVO
Aspecto Positivo: Abnegado (1 Sm 16.11) / Fiel (1 Sm 24.5,6)
Aspecto Negativo: Pai tolerante
Palavra Chave
Contrição: Tristeza e arrependimento pelos próprios pecados, motivados pelo amor e misericórdia do Senhor.
INTRODUÇÃO
Israel estava vivendo uma crise na liderança política e na vida espiritual. Os filhos de Samuel, que deveriam julgar a nação com eqüidade, não trilharam os retos caminhos do pai (1 Sm 8.1-5). Desorientado, o povo decidiu buscar um rei que os governasse (1 Sm 8.5-9; 10.17-25). Elegeram a Saul. Apesar de cumprir os principais requisitos humanos, Saul foi rejeitado por Deus, em razão de sua infidelidade (1 Sm 13.14). É exatamente nesse contexto que surge Davi, um homem segundo o coração de Deus (1 Sm 13.14; 16.11-13).
SINOPSE DO TÓPICO I
Davi foi um fiel servidor de sua família e de seu rei. Sua fidelidade e abnegação comprovaram a excelência de seu caráter.
SINOPSE DO TÓPICO II
As sete características do caráter de Davi revelam seu amor incondicional a Deus. Ele era um homem abnegado, humilde, sincero, corajoso, grato, contrito e dependente de Deus.
SINOPSE DO TÓPICO III
Davi conhecia o Senhor como Deus Todo-Poderoso, onisciente, onipresente, justo e que ouve os seus servos.
CONCLUSÃO
Davi, o homem segundo o coração de Deus, conhecia ao Senhor pelo fato de andar em sua presença. Ele, assim como o patriarca Jó, conhecia o Senhor por experiência própria e não porque ouviu falar dEle (Jó 42.5). Isto fez a diferença na vida do salmista e, com certeza, fará também na vida daquele que anda com Deus nos dias atuais. Para ser um homem ou mulher segundo o coração do Altíssimo é necessário conhecê-Lo e viver intimamente com Ele, obedecendo-o em tudo (Cl 1.10; Rm 12.1,2).
EXERCÍCIOS
1. Quais as qualidades de Davi que foram evidenciadas no pastoreio?
Humildade, coragem, dedicação e responsabilidade.
2. Como Davi serviu a corte real, mesmo depois de ser ungido rei?
Com desvelo, dedicação e confiança em Deus.
3. Quais as qualidades que Deus busca em seus servos?
Deus não busca aparência externa, mas caráter impoluto, irrepreensível e santo.
4. Quais as sete principais qualidades do caráter de Davi?
Coração de servo, humildade, sinceridade, dependência de Deus, coragem, gratidão e arrependimento.
5. Como o salmista descreveu seu conhecimento da natureza e do caráter de Deus?
Davi descreveu a Deus como um ser pessoal poderoso; que ouve os seus filhos; justo; onisciente e onipresente.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Devocional
“Treinando para nossa missão
Na luta mais famosa da história, Davi cumpriu sua missão integralmente. Essa devia ser uma demonstração entre o poder espiritual e secular, o vencedor leva tudo.
Tudo mudaria se Davi entendesse mal a sua missão. ‘Por Deus, Golias, os meus irmãos assustados me colocaram nessa!’ ou ‘Nós estamos filmando um anúncio para essa nova funda’ ou ‘Vou ser um astro nacional se acertar o primeiro tiro’. Nada disso faria sentido. Para entender sua missão, Davi precisava de uma história pessoal de oração, adoração e fé. Oração para desafiar com coragem o gigante. Adoração para saber que aquela era uma batalha espiritual, e fé bem exercitada para crer que podia ter êxito. Então, e só então, ele caminha das trincheiras para a planície.
Todos estamos engajados na batalha de Davi - a justiça contra a maldade. Nosso adversário é a mentira que aumenta as vendas, o beijo que viola votos, a concessão que transforma todas as afirmações da verdade numa salada mista. Davi sabia, talvez melhor do que ninguém, que a batalha espiritual decisiva tinha que ser enfrentada naquele dia, e que tinha que ser naquela hora. Estava pronto.
Você está?
Pela oração, adoração e prática da fé, treinamos para a missão que Deus coloca diante de nós”.
(KENDRICK, M. 365 lições de vida extraída de personagens da Bíblia. RJ: CPAD, 1999, p.109.)
APLICAÇÃO PESSOAL
“O que aconteceria se durante um dia e uma noite, Jesus vivesse a sua vida com o coração dEle? Se o seu coração ganhasse um dia de folga e sua vida fosse dirigida segundo o coração de Cristo? As prioridades dEle governando suas ações. As paixões dEle guiando suas decisões. O amor de Jesus conduzindo seu comportamento. Como você seria? As pessoas notariam alguma diferença? Sua família - será que veriam algo novo? Seus colegas de trabalho sentiriam a diferença? E os menos afortunados? Seriam tratados da mesma forma? E seus amigos? Perceberiam uma alegria maior? E quanto a seus inimigos? Receberiam mais misericórdia do coração de Jesus do que o seu? Deus deseja que você seja assim como Jesus. Ele quer que você tenha um coração como o dEle”.
(LUCADO, M. Simplesmente como Jesus. RJ: CPAD, 2000, p.13-4.)
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!