Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos A pessoa e a obra do Espírito Santo com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
11 de Janeiro de 2004
TEXTO ÁUREO
“E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas e profetizavam” (At 19.6).
VERDADE PRÁTICA
O batismo com o Espírito Santo é uma experiência distinta do novo nascimento, e está à disposição de todo salvo que crê e busca com sinceridade.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — At 3.19 O arrependimento é condição prévia para ser batizado com o Espírito Santo
Terça — At 2.38 A Igreja primitiva e o batismo com o Espírito Santo
Quarta — Jo 20.22 A regeneração dos discípulos ocorreu antes do Pentecostes
Quinta — At 9.18 A experiência de Paulo
Sexta — At 10.44-47 A experiência da família de Cornélio
Sábado — At 19.2-6 O batismo com o Espírito Santo na Igreja de Éfeso
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Atos 2.37-41; 19.1-6.
Atos 2
37 — E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos?
38 — E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.
39 — Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe; a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.
40 — E com muitas outras palavras isto testificava, e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.
41 — De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas.
Atos 19
1 — E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos,
2 — Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.
3 — Perguntou-lhes então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João.
4 — Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo.
5 — E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.
6 — E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas e profetizavam.
PONTO DE CONTATO
O batismo com o Espírito Santo é uma experiência distinta da salvação? O que a Bíblia diz sobre isto? A quem Ele é destinado? Qual o seu efeito na vida do crente? Devemos fazer alguma coisa para recebê-lo? Converse com a turma sobre estas questões e outras que possam surgir em sala de aula. Esclareça sempre consultando o texto bíblico.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Definir novo nascimento e batismo com o Espírito Santo.
Citar quem recebeu o batismo com o Espírito Santo, segundo o livro de Atos.
Indicar para quem é a promessa do batismo.
SÍNTESE TEXTUAL
Salvação e batismo com o Espírito Santo são bênçãos distintas. Os que foram batizados no dia de Pentecostes já eram salvos. Jesus fez esta declaração quando disse: “Alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus” (Lc 10.20). Além disso, delegou responsabilidades a eles que são próprias de salvos, tais como: o convite para que o ajudassem a pregar o evangelho, autoridade para que expulsassem demônios e curassem enfermos e, a ordem para que aguardassem o revestimento de poder caracterizado pela descida do Espírito Santo sobre eles com evidências como outras línguas e fogo.
Todos os relatos de batismo com o Espírito Santo na Bíblia referem-se sempre aos salvos.
Ao desfazer as obras do diabo e restaurar a comunhão entre Deus e o homem, Jesus abriu também a porta para a descida do Espírito santo. Esta é uma promessa para nossos dias e para todos aqueles que creem mediante o arrependimento e consequente perdão dos pecados.
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA
Escreva no quadro-de-giz SALVAÇÃO x BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO. Pergunte aos seus alunos quais as diferenças entre a Salvação e o Batismo com o Espírito Santo; e o que é necessário para receber e conservar estas duas dádivas divinas. Dirija essas questões àqueles que normalmente não participam da aula. Faça com que se sintam à vontade para falar, todavia não insista para não constrangê-los. A seguir, faça uma síntese das ideias apresentadas por cada aluno ou solicite que eles mesmos realizem este trabalho. O importante é esclarecer que estas duas experiências são distintas.
INTRODUÇÃO
Há ainda hoje os que perguntam: O batismo com o Espírito Santo é uma experiência distinta da conversão ou acontece automaticamente quando a pessoa experimenta o milagre do novo nascimento? Nesta lição, veremos que a salvação e o batismo com o Espírito Santo são duas bênçãos distintas, e que o batismo com o Espírito Santo é uma bênção preparada por Deus para os que já são salvos.
CONCLUSÃO
Quem presume que já recebeu este batismo juntamente com a salvação não o busca e fica, portanto, privado deste glorioso revestimento de poder dado por Deus àqueles que o buscam. Ore a Deus, e Jesus batizará você com Espírito Santo e com fogo! Aleluia!
AUXÍLIOS SUPLEMENTARES
Subsídio Teológico
“Os pentecostais, ao insistirem que a experiência de um batismo distintivo no Espírito Santo está à disposição dos crentes hoje, não estão sugerindo que os cristãos que não falam em outras línguas não têm o Espírito Santo. O batismo no Espírito Santo é apenas uma das várias obras do Consolador. Convicção, justificação, regeneração, santificação: todas estas são obras do mesmo Espírito Santo. Cada uma dessas obras é distintiva, com uma única natureza e propósito. Se o indivíduo corresponde de modo positivo à obra do Espírito na convicção, ocorrem então a justificação e a regeneração. Nesse momento, o Espírito Santo passa a habitar no crente e, daí em diante, é correto dizer que esta pessoa tem o Espírito. O batismo no Espírito Santo com a evidência inicial de falar em línguas pode ocorrer neste momento ou em ocasião posterior — de conformidade com o padrão revelado em Atos dos Apóstolos. Em qualquer destes casos, a pessoa tem o Espírito habitando nela desde o momento da regeneração.
A confusão a respeito de se ter ou não o Espírito Santo deve-se à falta de compreensão de certos termos empregados por Lucas. Ao descrever e examinar o batismo no Espírito Santo, o autor sagrado emprega certas terminologias: ‘ficar cheio do Espírito Santo’, ‘receber o Espírito Santo’, o ‘Espírito Santo sendo derramado’, o ‘Espírito Santo caindo sobre’ e o ‘Espírito Santo vindo sobre’. Estes termos não representam contraste, mas simplesmente tentativas de descrever e enfatizar. Isto é, quando Lucas emprega estes termos, não está contrastando o batismo no Espírito Santo com a regeneração como se dissesse que na regeneração o Espírito Santo não habita no crente. O Espírito Santo realmente vem, é recebido, e habita no crente já na regeneração (Rm 8.9). Porém, ao empregar os termos, Lucas está simplesmente dizendo que o batismo é uma experiência especial onde o crente pode ‘ser cheio’ do Espírito ou ‘recebê-lo’, ou pela qual o Espírito ‘cai’ ou ‘vem sobre’ as pessoas. ‘Para os pentecostais, todos os crentes, além de receberem o Espírito Santo no ato da regeneração, podem receber a plenitude ou o batismo no Espírito Santo’” (Teologia Sistemática. CPAD, pp.454,455).
QUESTIONÁRIO
1. O que caracterizou o início da obra pentecostal nos dias da Igreja primitiva?
O revestimento de poder pelo batismo no Espírito Santo.
2. Descreva os cinco relatos no livro de Atos que descrevem o batismo no Espírito Santo após a salvação.
No dia de Pentecostes, em Samaria, Saulo de Tarso, na casa Cornélio, em Éfeso.
3. Descreva a ação do Espírito Santo na vida do pecador.
Ele convence o homem fazendo-o sentir tristeza e arrependimento por seus pecados.
4. Cite as funções do Espírito Santo na vida do Salvo.
O corpo do salvo passa a ser templo e morada do Espírito Santo e confere-lhe a certeza da presença de Deus em sua vida.
5. A quem é destinado o batismo no Espírito Santo?
A todos os salvos.
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!