Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos E agora, como viveremos? com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
16 de outubro de 2005
TEXTO ÁUREO
“E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre” (1Jo 2.17).
VERDADE PRÁTICA
Para termos uma fé invicta perante o mundo, precisamos não somente ter plena convicção no que cremos, mas também demonstrar que não pertencemos ao mundo, e que somos cidadãos do Reino de Deus.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — Mt 5.13-16 O mundo e o papel do crente
Terça — Rm 12.9-21 O mundo e os efeitos da presença do crente
Quarta — Jo 17.14-24 O mundo e a segurança do crente
Quinta — Mt 5.37 O mundo e a palavra do crente
Sexta — Tg 2.14-26 O mundo e a fé do crente
Sábado — Gl 1.3,4 O mundo e o livramento do crente
HINOS SUGERIDOS 212, 477 e 581 da Harpa Cristã
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 João 2.15-17; 5.19.
1 João 2
15 — Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.
16 — Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
17 — E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
1 João 5
19 — Sabemos que somos de Deus e que todo o mundo está no maligno.
PONTO DE CONTATO
Professor, como você já sabe, a aprendizagem é um processo contínuo que depende do nível cognitivo do aluno. Isto significa que determinado conceito ou tema precisa ser apresentado ao nível da capacidade do aluno para apreender. Este processo envolve vários conhecimentos por parte do professor: psicologia da educação, ensino-aprendizagem, didática, comunicação e o próprio tema. Assuntos como o que estamos tratando, que envolvem filosofia, linguística, crítica à modernidade e teologia, possuem certo grau de dificuldade, por isso, o professor eficiente procurará adequar a lição ao nível cognitivo do aluno. Portanto, todas as decisões didáticas — seleção de conteúdo, organização de atividades de aprendizagem e procedimentos de avaliação — devem considerar a capacidade de cada aluno para assimilar o conteúdo.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Enunciar o modo de atuação do sistema mundano no meio político.
Reconhecer as sutilezas contidas no discurso da tolerância religiosa.
Resistir à ação do sistema mundano contemporâneo.
SÍNTESE TEXTUAL
Segundo as Sagradas Escrituras, todo o sistema mundano está no maligno (1Jo 5.19) e o deus deste século, o Diabo, cegou o entendimento dos incrédulos para que não lhes resplandeça a luz do evangelho (2Co 4.4). Entretanto, as estratégias malignas têm se modificado de tempos em tempos e, especificamente no período pós-moderno, estão atreladas aos sistemas políticos, sociais, filosóficos e linguísticos.
A atuação maligna na pós-modernidade diferencia-se da forma violenta como os cristãos do período greco-romano foram perseguidos ou da atroz inquisição. As estratégias estão mais sutis, difíceis de serem detectadas e não pretendem aniquilar o cristianismo, mas impedir o seu avanço, atenuar a sua mensagem e enfraquecer a identidade cristã.
A mentira está disfarçada de verdade; a verdade está constantemente sob suspeita. Os valores morais bíblicos estão perdendo espaço para uma nova moralidade hedonista e egocêntrica. Contudo, não se trata de mera ação humana, mas de nova roupagem para velhos pecados sob a batuta da Antiga Serpente.
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA
Professor, nesta lição, use um Quadro de Relações Múltiplas para explicar a lição à classe. Este recurso possibilita ao aluno compreender um conceito por meio de vários exemplos. A lição trata de diversos sistemas mundanos, porém, como estes se manifestam na política, religião, mídia (TV), ciência, filosofia e ética? O gráfico abaixo exemplifica algumas dessas manifestações. Reproduza-o conforme os meios de que você dispõe.
Incremente a exposição do recurso usando ilustrações, reportagens, pesquisas, exemplos extraídos da mídia eletrônica, etc.
MUNDANISMO - MANIFESTAÇÕES - REFERÊNCIAS
Na Política Corrupção; Legalização das Leis Anticristãs Dn 3.10-12; 6.1-9; Et 3-6
Na Religião Sincretismo; Pluralismo Religioso; Angelolatria Jz 2.11-14; 1Rs 11.6-9; Cl 2.18
Na Mídia Ridicularização da Fé Cristã; Adultérios; Homossexualidade; A Estética acima da essência 2Tm 3.2-8; 1Tm 4.7,8; 1Pe 3.1-6
Na Ciência Materialismo; Evolucionismo 1Tm 6.20; 2Tm 3.8; Is 40.10
Na Filosofia Existencialismo; Humanismo; Pós-modernismo 2Tm 4.3,4; Cl 2.8
Na Ética Relativismo; Pluralismo Sexual; Hedonismo 1Tm 3.4; Jz 21.25; Rm 1.26-32
INTRODUÇÃO
As duas primeiras lições visaram esclarecer as linhas gerais do pensamento e dos ensinos da presente sociedade pós-moderna e de suas funestas consequências para o cristão que venha adotar tal modo de pensar e agir. Como seguidores de Cristo, sabemos que, por trás dos ensinos filosóficos pós-modernos, existe uma atuação maligna de abrangência mundial. O Diabo opera no mundo, desde o princípio, e faz das pessoas que o seguem (1Jo 5.19) instrumentos de oposição aos propósitos de Deus. É o que estudaremos nesta lição.
CONCLUSÃO
Muitos utilizam os sinais dos tempos como pretexto para justificar uma vida cristã apática e indiferente ao que está ocorrendo. “O mundo vai de mal a pior, não adianta fazer nada”, afirmam. Isto é omissão culposa. É verdade que não nos compete interferir na soberania divina. Deus está agindo através da história e vai conduzi-la até o final. Contudo, também é verdade, mediante repetidas referências nas Escrituras, que nos cabe reagir, no poder do Espírito que em nós habita, contra o avanço do mal no mundo.
AUXÍLIOS SUPLEMENTARES
Subsídio Devocional
Os Males da Mídia Televisual
Entretenimento e Consumismo. Na mídia, as notícias ocupam em média 10% do espaço de toda comunicação. Os comerciais ocupam em torno de 30% e os outros 60% são distribuídos entre novelas, filmes, esportes, shows, etc. Mediante as estatísticas, percebe-se que o propósito é mais entreter do que informar. Em relação ao consumo, destacam-se duas formas básicas de comunicação na propaganda: a comunicação informal e racional e a afetiva e inconsciente. A primeira é necessária para o funcionamento de nossa sociedade e constitui-se, por si mesma, a base do progresso e desenvolvimento. A segunda, no entanto, apela para dados subjetivos do indivíduo, tais como: o desejo de sucesso, de liberdade, de realização e de estima. A mídia explora esta segunda forma de consumo gerando uma competitividade entre os indivíduos, estabelecendo padrões estéticos ao associar um produto à imagem de uma pessoa famosa. Os telespectadores se tornaram meros consumidores e os programas apenas uma mercadoria de péssima qualidade.
Hedonismo. Na atual sociedade pós-moderna, o prazer constitui-se um fim em si mesmo, abrindo precedente para uma crise moral e ética, pois o homem postula-se como referencial de si mesmo. Como consequência, observamos o enfraquecimento dos valores familiares, a trivialização da sexualidade e a disseminação de um estilo de vida incoerente aos valores bíblicos e cristãos. A mídia é uma das principais responsáveis pelo hedonismo predominante nessa atual geração. A medida que ofusca a moral cristã, dita normas, hábitos, moda, padrões de comportamento e satisfação à sociedade. Para isso, utiliza-se das pessoas mais famosas do momento de acordo com seus interesses espúrios e anticristãos.
A família cristã deve estar atenta aos males causados pela mídia. É imprescindível substituir os momentos passados diante da televisão pelo diálogo, culto doméstico ou atividades recreativas e instrutivas entre os membros familiares, a fim de que sua família seja protegida dos ataques e influências malignas e consequentemente preservada. Não permita que a mídia ensine você e sua família a se vestir, comportar e ser. Valorize a moral, o comportamento e o caráter cristão pautados nas Escrituras.
QUESTIONÁRIO
1. Como o sistema mundano atua no meio político?
Usando os formadores de opinião, influenciando os que detêm o poder e empregando sutilezas para mudar a legislação de acordo com seus interesses.
2. Qual o papel dos formadores de opinião?
Disseminar, com ares de verdade, tudo quanto interessa ao sistema mundano e assim motivar, convencer e persuadir os seus ouvintes e leitores.
3. Qual a razão de o sistema mundano atuar no meio religioso?
Tentar preencher a necessidade espiritual inerente ao homem a fim de ganhar sua simpatia, e, assim, demonstrar uma filosofia pós-modernista com sabor religioso.
4. Como o sistema mundano atua nos meios de comunicação?
Aniquilando os valores morais nas programações e induzindo à desestruturação da família.
5. Como vencer os males do sistema mundano?
Moldando-se ao caráter de Cristo, estimulando vocações cristãs para a vida pública e mantendo os padrões bíblicos de vida e testemunho.
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!