Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos O Fruto do Espírito com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
16 de Janeiro de 2005
TEXTO ÁUREO
“Amados, amemo-nos uns aos outros, porque a caridade é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus” (1Jo 4.7).
VERDADE PRÁTICA
O amor é a essência de todas as virtudes morais de Cristo originadas pelo Espírito Santo, e implantadas no crente.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — Cl 3.14 O amor é o vínculo da perfeição
Terça — 1Jo 4.7 O amor confirma a filiação divina
Quarta — 1Co 13.13 O amor é a essência das virtudes cristãs
Quinta — Rm 12.9 O amor combate a hipocrisia
Sexta — Rm 5.5 O amor é resultado da ação do Espírito Santo no crente
Sábado — 1Jo 4.16 Deus é a fonte e a causa do amor
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
João 13.34.35; Lucas 6.27-35.
João 13
34 — Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.
35 — Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.
Lucas 6
27 — Mas a vós, que ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos aborrecem,
28 — bendizei os que vos maldizem e orai pelos que vos caluniam.
29 — Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses.
30 — E dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir.
31 — E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira fazei-lhes vós também.
32 — E, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam.
33 — E, se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo.
34 — E, se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto.
35 — Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei o bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus.
PONTO DE CONTATO
Professor, como está a motivação de seus alunos para o tema em apreço? Eles participaram das aulas? Responderam as questões propostas? É preciso ensinar com dinamismo, criatividade e profundidade. Não são poucos os alunos que desconsideram estes assuntos por acharem que já os conhecem: “Já sei o que vão ensinar: que preciso amar e ter paz com meu irmão...”. Para estes, uma aula monótona e repetitiva é desmotivadora. Por isso, você deve ensinar utilizando todos os recursos didáticos que estiverem a sua disposição. Use constantemente das ilustrações. Procure “tocar” não apenas a razão, mas a alma e os sentimentos de seus alunos. Se possível, adquira a revista Ensinador Cristão n° 21. Nela, você encontrará várias sugestões de dinâmicas.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Estabelecer a diferença entre o amor agapē, philia e eros.
Distinguir as três dimensões do amor.
Refletir sobre seu relacionamento com Deus, com o próximo e consigo mesmo.
SÍNTESE TEXTUAL
A recomendação de Jesus em Lucas 6.27-35 corresponde, com ligeiras modificações, a de Mateus 5.38-48. No contexto do Evangelho de Mateus, o ensino sucede à Lei do Talião, e incorporado à lei mosaica, exigia o castigo proporcional ao crime (Mt 5.38). Lucas, por escrever aos gregos, dispensa a frase-padrão “ouviste o que foi dito” por esta referir-se à tradição hebraica. A estrutura das estrofes dos versos 20-22 (bem-aventurados) se opõe aos versos 24-26 (os ais). Os termos pobres, fome, choro e aborrecer contrastam com ricos, fartos, riso e falar bem, formando o que se chama de paralelismo antitético. Esses jogos de palavras e efeitos estilísticos são recursos retóricos do ensino de Cristo para enfatizar que o pobre, o faminto, o aflito e o odiado devem amar apesar de tudo: “Mas a vós, que ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos aborrecem” (Lc 6.27). Os verbos estão no imperativo, isto é, em forma de ordem: amai... fazei... bendizei... orai, responsabilizando o indivíduo como agente ativo da prática do bem (vv.27-28). Entretanto, nos versos 29-30, verificamos a passividade do ofendido: te ferir..., te tirar a capa..., te pedir..., tomar o que é teu... Amar ao inimigo é ser solícito ao bem estar e salvação deste. Este amor inaudito foi demonstrado por Jesus que amou a todos, sem distinção.
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA
Professor, vamos ministrar esta lição usando um recurso didático já no primeiro tópico? Trata-se do Quadro de Relações Múltiplas. Este auxílio permite ao aluno compreender as múltiplas relações de uma mesma palavra. No tema Os Três Tipos de Amor, temos três termos que o estruturam: agapē , philia e eros . Para que a classe perceba a ênfase de cada um destes vocábulos reproduza o gráfico abaixo. Este pode ser feito na lousa, apresentado no flipchart ou no flanelógrafo. Acrescente um outro tipo de amor definido pelos gregos, storge , o amor do núcleo familiar.
GREGO AGAPÊ DESCRIÇÃO Amor Abnegado CONTEXTO Divino FONTE Deus
GREGO PHILIA DESCRIÇÃO Amor Fraterno CONTEXTO Amizade FONTE Homem
GREGO EROS DESCRIÇÃO Amor Físico CONTEXTO Erótico FONTE Sentidos
GREGO STORGE DESCRIÇÃO Amor Familiar CONTEXTO Familiar FONTE Família
INTRODUÇÃO
O amor, em seu conceito mais sublime, é personificado em Deus. A melhor e mais curta definição do amor é Deus, pois, Deus é amor. Este foi manifesto à humanidade por Jesus Cristo (Rm 5.8; Jo 13.1).
A quem Jesus tanto amou que voluntariamente deu sua própria vida? A indivíduos perfeitos? Não! Um dos discípulos negou-o; outro duvidou dele; três dos que compunham o círculo interno dormiram enquanto Ele agonizava no jardim do Getsêmani; dois desses almejaram elevadas posições em seu Reino; outro tornou-se o traidor. E quando Jesus ressuscitou, alguns não creram. Mas Jesus amou-os até ao fim — até à plena extensão do seu amor. Ele foi abandonado, traído, desapontado e rejeitado, contudo, amou!
Nesta lição, estudaremos o significado do amor como fruto do Espírito, e como é manifestado na vida do crente.
CONCLUSÃO
Jesus almeja que amemos as pessoas como Ele nos ama: “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei” (Jo 15.12). Isso nunca seria possível mediante o amor humano, limitado. Entretanto, à medida que o Espírito Santo desenvolve a semelhança de Cristo em nós, aprendemos a amar como Cristo amou.
EXERCÍCIOS
1. Em quem é personificado o verdadeiro amor?
Em Deus.
2. Quais são os três tipos de amor definido pela língua grega?
Amor divino (agapē); amor fraterno (philia); amor físico (eros).
3. Qual o sentido literal da palavra agapē?
Amor abnegado; amor profundo e constante.
4. Quais as três dimensões do amor agapē?
Amor a Deus (vertical); amor ao próximo (horizontal); amor a si mesmo (interior).
5. O que impede a pessoa de amar a si mesma?
O pecado.
AUXÍLIOS SUPLEMENTARES
Subsídio Devocional
“Você deseja ser uma pessoa mais amorosa? Comece aceitando o seu lugar como filho muito amado: ‘Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo vos amou’ (Ef 5.1,2).
Você quer aprender a perdoar? Então pense em como você foi perdoado: ‘Sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo’ (Ef 4.32).
Você acha difícil pensar nos outros em primeiro lugar: ‘Sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus’ (Fp 2.6).
Você precisa ter mais paciência? Beba da paciência de Deus (2Pe 3.9). Será a generosidade uma virtude ilusória? Pense em como Deus foi generoso com você (Rm 5.8). Você tem dificuldade de suportar parentes ingratos ou vizinhos mal-humorados? Deus lhe suporta quando você age dessa maneira: ‘Porque ele é benigno até para com os ingratos e maus’ (Lc 6.35).
Será que somos capazes de amar desta maneira?” (LUCADO, Max. Um amor que vale a pena. RJ: CPAD, 2003, p.7).
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!