Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos Davi com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
18 de Outubro de 2009
TEXTO ÁUREO
"E saía Davi aonde quer que Saul o enviava e conduzia-se com prudência; e Saul o pôs sobre a gente de guerra, e era aceito aos olhos de todo o povo e até aos olhos dos servos de Saul" (1 Sm 18.5).
VERDADE PRÁTICA
Deus deu a Davi unção, bem como prestígio diante de Israel, e ele se conduziu com prudência na presença de seus líderes e auxiliares.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Pv 14.15 Davi, um homem prudente
Terça - Pv 18.15 Davi, um homem sábio
Quarta - Os 14.9 Davi, um homem de discernimento
Quinta - Jó 28.28 Davi, um homem temente a Deus
Sexta - Pv 3.13 Davi, um homem bem-aventurado
Sábado - Pv 10.19 Davi, um homem de lábios moderados
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 Samuel 16.18; 18.2-5,13,14.
1 Samuel 16
18 - Então, respondeu um dos jovens e disse: Eis que tenho visto um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente, e animoso, e homem de guerra, e sisudo em palavras, e de gentil presença; o SENHOR é com ele.
1 Samuel 18
2 - E Saul, naquele dia, o tomou e não lhe permitiu que tornasse para casa de seu pai.
3 - E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma.
4 - E Jônatas se despojou da capa que trazia sobre si e a deu a Davi, como também as suas vestes, até a sua espada, e o seu arco, e o seu cinto.
5 - E saía Davi aonde quer que Saul o enviava e conduzia-se com prudência; e Saul o pôs sobre a gente de guerra, e era aceito aos olhos de todo o povo e até aos olhos dos servos de Saul.
13 - Pelo que Saul o desviou de si e o pôs por chefe de mil; e saía e entrava diante do povo.
14 - E Davi se conduzia com prudência em todos os seus caminhos, e o SENHOR era com ele.
INTERAÇÃO
Inicie a aula pedindo aos alunos para citarem algumas qualidades do caráter de Davi. À medida que forem mencionando, relacione-as no quadro-de-giz. Depois de ouvi-los com atenção, explique que as características do caráter de Davi revelam que ele era um homem consciente de suas limitações, vigilante e que amava a Deus acima de todas as coisas.
Ressalte o fato de que Davi era prudente em sua conduta e sabia se conduzir no meio de príncipes, do exército e do povo em geral. Embora tenha passado sua infância e juventude no campo cuidando de ovelhas, Davi soube como ninguém construir uma forte rede de relacionamentos. Portanto, enfatize a importância de se estabelecer bons relacionamentos.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Descrever as principais qualidades e virtudes de Davi.
Identificar a razão do carisma de Davi diante de Jônatas, do povo e dos servos de Saul.
Reconhecer a habilidade de Davi para administrar conflitos.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, para esta aula, sugerimos que o quadro abaixo seja reproduzido de alguma forma (cartolina, slide para o PowerPoint, etc.). Explique aos seus alunos que Davi, ao longo de sua vida, desempenhou várias atividades no campo, no exército, em família e no palácio. Como homem, e na posição de líder ungido pelo Senhor, cometeu erros e acertos, no entanto, as características de seu caráter revelam que ele era prudente, moderado, precavido e cauteloso em suas atitudes. Explique aos alunos que a prudência é uma virtude que toda pessoa deve desenvolver.
DAVI, UM LÍDER PRUDENTE
PONTOS FORTES E ÊXITOS:
1 Maior rei de Israel.
2 Antepassado de Jesus Cristo.
3 Citado na Galeria dos Heróis da Fé em Hebreus 11.
4 Descrito por Deus como o homem segundo seu próprio coração.
FRAQUEZAS E ERROS:
1 Adulterou com Bate-Seba.
2 Planejou o assassinato de Urias, marido de Bate-Seba.
3 Desobedeceu a Deus ao realizar a contagem do povo.
4 Não lidou decisivamente com os pecados de seus filhos.
LIÇÕES DE VIDA:
1 A disposição para admitir honestamente os nossos erros é o primeiro passo para lidar com eles.
2 O perdão não remove as consequências do pecado.
3 Deus deseja a nossa total confiança e adoração.
4 Aprendeu com seus erros (e as consequências resultantes deles) a obedecer a Deus de modo incondicional.
Palavra Chave
Prudência: Qualidade de quem age com moderação, comedimento, buscando evitar tudo o que acredita ser fonte de erro.
introdução
Mesmo antes de derrotar Golias, Davi já era um jovem talentoso e temente a Deus (1 Sm 16.18). Todavia, após sua vitória esmagadora sobre Golias e, consequentemente, sobre o exército filisteu, Davi tornou-se o centro das atenções, tanto da tropa israelita como do povo em geral. Essa notoriedade trouxe novos desafios para o filho de Jessé, porém, o mais importante foi o seu proceder com sabedoria e discernimento na administração dos conflitos advindos dessa nova situação. A admiração e o respeito do povo motivaram a inveja do rei, que passa a considerar o novo herói nacional seu rival e inimigo. O mesmo ocorre hoje na obra de Deus, gerando situações difíceis, acusações injustas, ameaças, obstáculos e prejuízos à Igreja.
SINOPSE DO TÓPICO I
Davi possuía muitas virtudes e qualidades, tais como: exímio músico, corajoso, valente, prudente, de boa aparência, destemido, piedoso e temente a Deus.
SINOPSE DO TÓPICO II
O homem segundo o coração de Deus obteve êxito desde o princípio e em todo lugar porque foi alguém que sempre cultivou em seu espírito a humildade de aprender e de começar de baixo.
SINOPSE DO TÓPICO III
Mediante o seu carisma e habilidade, Davi conseguiu construir bons relacionamentos e administrar conflitos.
CONCLUSÃO
A passagem do homem segundo o coração de Deus pela corte real, antes de sua ascensão ao trono de Israel, foi algo marcante em sua vida. Todos temos algo a aprender com o até então futuro monarca de Israel. O modo como ele se conduziu e construiu uma forte rede de relacionamentos talvez seja uma de suas maiores proezas. A Escritura registra que isso se deu graças à sua forma prudente de se conduzir no meio de príncipes, do exército e do povo em geral.
EXERCÍCIOS
1. Cite três qualidades de Davi.
Prudente, valente e temente a Deus.
2. Como Davi se conduziu como escudeiro do rei?
Com humildade e vontade de aprender e de começar de baixo.
3. Davi, graças ao seu carisma, construiu na corte de Saul bons relacionamentos. Cite três exemplos.
Ele teve um bom relacionamento com o filho do rei, com todo o povo e com os servos de Saul.
4. De acordo com a lição, qual conselho você daria a quem deseja chegar aonde Davi chegou?
Resposta pessoal.
5. Como Davi procurou resolver as diferenças entre ele e Saul?
Davi procurou não revidá-las, mas fugir.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Histórico
“Quando pensamos em Davi, logo nos vem a mente que ele era pastor, poeta, matador de gigante, rei e antepassado de Jesus - em resumo, um dos maiores homens do Antigo Testamento. Mas existe uma outra relação junto a esta: traidor, mentiroso, adúltero e assassino. A primeira lista fornece as qualidades que todos nós gostaríamos de ter; a segunda, as que poderiam ser reais e a nosso respeito. A Bíblia não faz esforço algum para esconder os fracassos de Davi. Ele ainda é lembrado e respeitado por seu coração voltado para Deus. Quando aprendemos que compartilhamos mais dos fracassos de Davi do que de suas grandezas, deveríamos ficar curiosos para descobrir o motivo pelo qual o Senhor se refere a ele como ‘o homem segundo o meu coração’ (At 13.22). Davi, apesar de suas fraquezas, possuía uma fé inabalável na fiel e perdoadora natureza de Deus. [...] Suas confissões eram de coração, e seu arrependimento genuíno. Nunca negligenciou o perdão de Deus ou tomou sua bênção como uma concessão. Em troca, o Senhor nunca lhe negou seu perdão ou as retribuições de suas ações. Davi experimentou a alegria do perdão mesmo quando teve que sofrer as consequências de seus pecados. [...] Ele aprendeu com suas falhas porque aceitou o sofrimento que estas lhe trouxeram. [...] Quais mudanças seriam necessárias para que Deus encontrasse esse tipo de obediência em você?”.
(Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. RJ: CPAD, 2004, p.393).
APLICAÇÃO PESSOAL
“O Davi humano também teve uma falha séria que o poderia ter condenado não fosse o Mestre agindo em sua vida. O Salmo 51 fala sobre o pecado que quase o destruiu e nos ensina mediante o seu exemplo como nos arrependermos dos nossos próprios erros.
A oração de Davi se inicia com três pedidos ao Senhor: Misericórdia (v.1). Nenhum de nós merece a graça de Deus, porém Ele cuida de nós com ternura e intensidade, mesmo quando o nosso coração está distante dEle. Nosso amor pelo Senhor pode falhar, mas não o seu amor por nós. Renovação (v.2). A ‘tinta’ de nossa falha deixa uma marca indelével em nossa vida e na dos outros; porém, podemos confiar na compaixão do Senhor para apagar o nosso pecado do livro de sua memória. Purificação (v.2). Somente Deus pode lavar a mancha e a sujeira do pecado. Queremos nos sentir puros outra vez, de modo que desapareçam toda a impureza que adquirimos e o legado de suas lembranças”.
(WOOD. G. O. Um Salmo em seu Coração. RJ: CPAD, 2006, pp.209,210).
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!