Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos Tempos trabalhosos com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
22 de Abril de 2007
TEXTO ÁUREO
“Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho” (Sl 119.105).
VERDADE PRÁTICA
A educação materialista praticada nas escolas seculares somente poderá ser desmascarada pelo Evangelho de Cristo Jesus - o único meio de se educar, verdadeiramente, o ser humano.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Mc 10.14 As crianças perto de Jesus
Terça - Ec 12.1 O jovem lembrando-se de Deus
Quarta - Sl 119.105 A Palavra ilumina o caminho
Quinta - Sl 119.63 De quem somos companheiros
Sexta - Mt 16.18 As portas do inferno não prevalecerão
Sábado - Rm 8.37 Mais que vencedores
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Provérbios 22.6; Efésios 6.4; Salmos 119.9-12.
Provérbios 22
6 - Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele.
Efésios 6
4 - E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.
Salmos 119
9 - Como purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.
10 - De todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos.
11 - Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.
12 - Bendito és tu, ó SENHOR! Ensina-me os teus estatutos.
INTERAÇÃO
Professor, os cristãos atuais não são apenas desafiados pela educação materialista, mas também pelo pluralismo religioso ensinado nas instituições de ensino. Oremos para que a luz da verdade divina resplandeça sobre nossos professores e legisladores, uma vez que a educação é efetivada também através do estabelecimento de leis específicas.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Descrever os elementos que caracterizam o ensino oficial em nosso país.
Explicar o que a Bíblia ensina a respeito da educação das crianças.
Interceder a favor de nossos legisladores.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, em sua classe há alunos portadores de necessidades educativas especiais? Esse grupo social é formado por pessoas que apresentam algum tipo de insuficiência visual, mental, auditiva, etc., ou problemas de aprendizagem durante o processo educativo. Há quatro formas de integrar um aluno com necessidades especiais de aprendizagem. Destas, a integração funcional e comunitária são consideradas mais eficazes do que as outras, pois o educando participa das classes de ensino comum e incorpora-se à dinâmica da escola e da comunidade. A igreja, por ser um ambiente comunitário é um excelente espaço para o professor integrar o educando especial à vida da comunidade cristã. Portanto, envolva os professores e alunos da Escola Dominical; pesquise sobre o assunto e desenvolva com os discentes projetos que estimulem a participação e integração do aluno com necessidades especiais de aprendizagem.
Palavra Chave
Materialismo: Designa um conjunto de doutrinas filosóficas que, ao rejeitar a existência de um princípio espiritual, relaciona toda a existência à matéria e a suas modificações.
INTRODUÇÃO
Um dos maiores desafios da Igreja, nestes dias trabalhosos e difíceis, é a educação materialista, secularizada e relativista que vai, desde o ensino fundamental até à universidade. As crianças, adolescentes e os jovens são alvos dessa educação permeada de falsas filosofias e enunciados contrários às Sagradas Escrituras.
SINOPSE DO TÓPICO I
Nas escolas, a educação sexual e as técnicas místicas de relaxamento, procedentes das seitas e religiões orientais, afrontam os pais cristãos e confundem as crianças evangélicas.
SINOPSE DO TÓPICO II
O ateísmo e o materialismo são dois grandes desafios à família cristã. Somente o ensino sistemático das Escrituras é capaz de fortalecer as crianças contra os ataques seculares.
SINOPSE DO TÓPICO III
Os adolescentes e jovens necessitam das Escrituras e de “pontos de apoio”, para que vençam os ataques ateístas.
SINOPSE DO TÓPICO IV
Apesar dos ataques anticristãos à Igreja, as portas do inferno não prevalecerão contra nós, pois temos uma poderosa armadura para vencer os ataques do Maligno.
CONCLUSÃO
Esperamos que essas reflexões despertem os servos de Deus contra os terríveis perigos que rondam e assaltam especialmente as crianças, adolescentes e jovens, através dos ensinos materialistas e ateus ministrados nas escolas seculares.
EXERCÍCIOS
1. De quem é o dever de orientar as crianças, adolescentes e jovens a respeito da sexualidade?
Da família e dos educadores cristãos.
2. O que a Bíblia ensina sobre as crianças?
Que as crianças eram valorizadas no AT; que Jesus as usou como exemplo e que elas devem ser ensinadas a caminhar com Cristo.
3. O que pretendem incutir os ensinos materialistas de algumas disciplinas?
Idéias ateístas, materialistas e anticristãs.
4. Quais são os pontos de apoio dos adolescentes e jovens cristãos?
A família, a igreja e os amigos crentes.
5. Como as crianças, adolescentes e jovens podem vencer os desafios do materialismo nas escolas?
Revestidos da armadura espiritual.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Apologético
“A Ciência como Apologética
Nós ouvimos, por todos os lados, que a ciência desaprovou o cristianismo, mas hoje em dia a evidência histórica nos dá uma resposta clara: ao contrário, foi o cristianismo que possibilitou a ciência. Ao invés de nos sentirmos intimidados por ataques feitos em nome da ciência, podemos mostrar que a própria existência do método científico, e tudo o que alcançou, é um grande argumento de defesa da verdade do cristianismo.
Historicamente, muitos cristãos fizeram exatamente isso. Isaac Newton, com freqüência considerado o maior dos primeiros cientistas, era um cristão devoto, cuja procura pela ciência era fortemente motivada pelo seu desejo de defender a fé. Ele acreditava de modo convicto que o estudo científico do mundo precisaria levar diretamente ao Deus que criou o mundo. A ciência nos mostra ‘qual é a primeira causa, qual poder Ele tem sobre nós e quais benefícios nós recebemos dEle’, escreveu Newton, para que ‘o nosso dever em relação a Ele, assim como em relação aos outros, apareça em nós pela luz da natureza’. E por que a ciência nos mostra tudo isso? Porque o assunto da ciência é ‘deduzir as causas a partir dos efeitos, até que cheguemos à primeira causa, que certamente não é mecânica’. Em outras palavras, o mundo pode operar por causas mecânicas, mas quando procuramos as suas origens, deduzimos que a primeira causa deve ser um Ser inteligente e racional”.
(COLSON, C.; PEARCEY, N. O cristão na cultura de hoje. RJ: CPAD, 2006, p.237-8.)
APLICAÇÃO PESSOAL
O cristão é desafiado constantemente a responder a razão de sua fé concernente aos dilemas suscitados pela ciência (1 Pe 3.15; Jd v.3). A ciência moderna costuma distinguir e conceder pesos diferentes entre as afirmações que ela própria faz e as que o cristianismo defende. Para os cientistas, o criacionismo é um assunto que diz respeito à fé e à consciência individual e um problema da religião. E para você? A Bíblia só é digna de crédito se a ciência, a história ou a arqueologia comprovarem as doutrinas bíblicas? Lamentavelmente muitos crentes buscam comprovações científicas para os relatos bíblicos; são servos dos cientistas, não de Cristo; escravos da ciência, não das Escrituras.
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!