Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos O Deus do Livro com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
19 de Outubro de 2008
TEXTO ÁUREO
“Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante mim; que anuncio o fim desde o princípio e, desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam” (Is 46.9,10).
VERDADE PRÁTICA
Ainda que os acontecimentos terrenos pareçam fora do controle divino, a Bíblia mostra que Deus interveio, intervém, e sempre intervirá na História.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — Sl 24.1 Deus é dono de tudo
Terça — Is 45.18 Deus fez a terra
Quarta — Rm 3.23 Todos pecaram
Quinta — Rm 5.12 O pecado passou a todos os homens
Sexta — Gl 4.4 Jesus veio na plenitude dos tempos
Sábado — 2Pe 3.10 Deus intervirá no Universo
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Gênesis 6.1-7.
1 — E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas,
2 — viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.
3 — Então, disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem, porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.
4 — Havia, naqueles dias, gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os varões de fama.
5 — E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
6 — Então, arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra, e pesou-lhe em seu coração.
7 — E disse o SENHOR: Destruirei, de sobre a face da terra, o homem que criei, desde o homem até o animal, até ao réptil e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
INTERAÇÃO
Professor, um dos maiores questionamentos do indivíduo de nosso tempo, envolve a maneira que o Senhor intervém na vida do homem e na História da humanidade. “Somos produtos do acaso? Existe algum ser que controla os acontecimentos da vida e história humana?”.
Essas e outras perguntas acompanham milhões de pessoas no mundo todo. Portanto, nesta aula, você possui a oportunidade ímpar de esclarecer as dúvidas de seus alunos, fundamentando suas explicações nas referências bíblicas mencionadas na lição.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Citar as referências bíblicas que evidenciam a intervenção de Deus na História.
Descrever as maneiras utilizadas por Deus para intervir na História.
Explicar cada um dos quatro aspectos da salvação em Cristo.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Com o intuito de facilitar a compreensão de seus alunos a respeito do assunto desta aula, utilize o diagrama abaixo. À esquerda, encontram-se os fatos e à direita, a maneira como Deus interveio em cada situação. Seria interessante, utilizar o diagrama na introdução da aula, a fim de que você possa apresentar um panorama geral da lição de hoje.
DEUS E A HISTÓRIA
FATO
Terra sem forma e vazia
Queda do homem
Corrupção geral da humanidade
Escravidão do povo de Israel no Egito
Corrupção da geração pós-diluviana
Fim dos tempos
INTERVENÇÃO DIVINA
Criação do homem e da natureza
Promessa da redenção
Dilúvio
Libertação de Israel
Cumprimento da promessa de redenção
Redenção final
Palavra Chave
História: Constituição dos fatos ocorridos na humanidade ao longo do tempo.
INTRODUÇÃO
Há muitas teorias acerca de como a História é constituída. Muitos indagam: O que movimenta a História? Tem ela um fim pré-determinado? Segundo Agostinho (350-430), a História está subordinada à vontade soberana de Deus. Todavia, por causa do livre-arbítrio, ela também se desenvolve pela vontade e ação humana. A Bíblia nos ensina que tudo começou com a criação do homem (Gn 1.26,27). Deus está e sempre esteve no controle de todas as coisas e, por fim, na “consumação dos séculos” (Mt 13.49), o Todo-Poderoso estabelecerá “novos céus e nova terra, em que habitará a justiça” (2Pe 3.13; cf. Is 65.17).
SINOPSE DO TÓPICO I
Deus intervém desde o princípio na História, tanto na formação da Terra e de seus elementos quanto na criação do homem.
SINOPSE DO TÓPICO II
Apesar da Queda do homem, Deus continua intervindo na história da humanidade.
SINOPSE DO TÓPICO III
Deus não apenas redimiu Israel, mas também o homem ao instituir o sacrifício provisório pelos pecados.
SINOPSE DO TÓPICO IV
A regeneração, a justificação, a santificação e a glorificação são os quatro aspectos da salvação do homem.
SINOPSE DO TÓPICO V
A segunda vinda de Cristo será mais uma demonstração da intervenção divina na História da humanidade.
CONCLUSÃO
O Deus da Bíblia é o Deus que intervém na História. Da criação ao Perfeito Estado Eterno, o homem e todas as coisas criadas têm passado por muitas etapas em sua trajetória terrena. Todavia, Deus é eterno. Ele não passa. Ele interveio, intervém, e intervirá, nos acontecimentos, no tempo e no espaço, conforme seu plano.
EXERCÍCIOS
1. Como o homem foi criado?
À imagem e semelhança de Deus.
2. Explique com suas palavras a intervenção divina após o pecado do homem.
Deus prometeu a redenção do homem.
3. Descreva a intervenção divina na redenção de Israel no Egito.
Deus providenciou um libertador para levar o povo à Terra Prometida.
4. Cite os quatro aspectos da salvação do homem.
Regeneração, justificação, santificação e glorificação.
5. Descreva com suas palavras a intervenção divina dos últimos dias.
Jesus voltará à Terra pela segunda vez, a fim de destruir o mal, resgatar seus filhos, implantar o Perfeito Estado Eterno do homem e restaurar completamente a natureza.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Devocional
“A Ciência como Apologética
Ouvimos de todos os lados que a ciência refutou o Cristianismo, mas, hoje, a evidência histórica dá-nos uma resposta clara: pelo contrário, o Cristianismo fez a ciência possível. Ao invés de nos intimidarmos com os ataques feitos em nome da ciência, podemos mostrar que a própria existência do método científico, e tudo que ele tem realizado, é um grande argumento apologético em favor da veracidade do Cristianismo.
A história mostra que muitos cristãos têm feito exatamente isso, Isaac Newton, frequentemente considerado o maior dos cientistas antigos, era cristão devoto cuja busca científica era motivada por seu desejo de defender a fé! Newton cria com firmeza que o estudo científico do mundo levaria diretamente ao Deus que o criou. A ciência nos mostra ‘quem é a causa primeira, que poder Ele tem sobre nós e que benefícios recebemos Dele’, escreveu Newton, de modo que ‘nosso dever para com Ele, assim como de uns para com os outros, se manifestará a nós por meio da luz da natureza’. E por que a ciência nos mostra tudo isso? Porque a tarefa da ciência é deduzir as causas a partir dos efeitos, até que cheguemos à causa primordial, que certamente, deduzimos que a causa primeira deve ser um Ser racional e inteligente”.
(COLSON, C.; PEARCEY, N. E agora, como viveremos? RJ: CPAD, 2000, p.500).
APLICAÇÃO PESSOAL
Embora Deus crie, Ele nunca foi criado. Embora faça, Ele nunca foi feito. Embora cause, Ele nunca foi causado. Daí a proclamação do salmista: “Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade, tu és Deus” (Sl 90.2).
Deus é Yahweh — um Deus imutável, um Deus incausado, e um Deus ingovernado.
Você e eu somos governados. O clima decreta o que vestimos. O terreno diz-nos como viajar. A gravidade dita a nossa velocidade, e a saúde determina o nosso vigor. Podemos desafiar estas forças e alterá-las levemente, mas nunca podemos removê-las.
Deus — nosso Pastor — não verifica o clima; Ele o faz. Não desafia a gravidade; Ele a criou. Não é afetado por problemas de saúde; Ele não tem corpo. Jesus afirmou, “Deus é espírito” (Jo 4.24). Uma vez que Ele não possui corpo, não tem limitações — do mesmo modo que Ele está no Camboja, está em Connecticut. “Para onde me irei do teu Espírito?”, Indagou Davi. […].
Imutável. Incausado. Ingovernado.
(LUCADO, M. Aliviando a Bagagem. RJ: CPAD, 2006, pp.17-19).
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!