Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos Livro de Josué com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
18 de Janeiro de 2009
TEXTO ÁUREO
“Santificai-vos, porque amanhã fará o SENHOR maravilhas no meio de vós” (Js 3.5).
VERDADE PRÁTICA
A fé e a santificação são indispensáveis à manifestação do poder e da glória de Deus entre o seu povo.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — Js 3.5 A santificação propicia a operação de milagres
Terça — Js 3.7 Deus confirma sua aliança com Josué
Quarta — Js 3.9 Um convite gracioso e inestimável
Quinta — Js 3.13 O grandioso milagre anunciado
Sexta — Js 3.15,16 O milagre realizado
Sábado — Js 4.5-7 O milagre comprovado
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Josué 3.1-7.
1 — Levantou-se, pois, Josué de madrugada, e partiram de Sitim, e vieram até ao Jordão, ele e todos os filhos de Israel, e pousaram ali antes que passassem.
2 — E sucedeu, ao fim de três dias, que os príncipes passaram pelo meio do arraial
3 — e ordenaram ao povo, dizendo: Quando virdes a arca do concerto do SENHOR, vosso Deus, e que os sacerdotes levitas a levam, parti vós também do vosso lugar e segui-a.
4 — Haja, contudo, distância entre vós e ela, como da medida de dois mil côvados; e não vos chegueis a ela, para que saibais o caminho pelo qual haveis de ir; porquanto por este caminho nunca passastes antes.
5 — Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o SENHOR maravilhas no meio de vós.
6 — E falou Josué aos sacerdotes, dizendo: Levantai a arca do concerto e passai adiante deste povo. Levantaram, pois, a arca do concerto e foram andando adiante do povo.
7 — E o SENHOR disse a Josué: Este dia começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que assim como fui com Moisés assim serei contigo.
INTERAÇÃO
Professor, nesta lição ressalte o caráter miraculoso da travessia do Jordão. De acordo com alguns geólogos, o fluxo das águas do rio foi bloqueado devido a um terremoto causado pela junção de placas tectônicas que ficam no vale do rio Jordão. Todavia, há mais razão para crermos na intervenção divina do que em um incidente fortuito da natureza. Vejamos: o evento foi predito (3.13,14); o fato ocorreu conforme a predição (v.15); por quase um dia inteiro as águas “levantaram-se num montão” (v.16); o chão do rio drenado tornou-se seco e firme imediatamente (v.17); as águas “tornaram ao seu lugar” somente depois de os sacerdotes saírem do leito seco do rio (4.18). Se o evento fosse obra do acaso, dificilmente teríamos uma narração detalhada do milagre. Boa aula!
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Localizar as regiões da narrativa no mapa.
Provar biblicamente o milagre da travessia.
Confiar nas intervenções divinas.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, incremente esta lição utilizando o mapa do “Vale do Jordão”, abaixo. Para esta aula explique aos alunos algumas notas geográficas: o Vale do Jordão (A mais profunda depressão do mundo. A partir das profundezas do mar Morto, esta região atinge 860 metros abaixo do nível do mar até uma atitude superior a 260 metros em um dos picos do Arabá); as cidades de Adã (localizada na confluência dos rios Jaboque e Jordão), e Jericó (situada no vale do Jordão, cerca de 13 quilômetros a noroeste da junção do rio Jordão com o mar Morto).
Palavra Chave
Santificação: Separação do mundo e consagração a Deus.
INTRODUÇÃO
Josué enfrentou muitos desafios no seu caminhar com Deus. A despeito das dificuldades, nunca deixou de incentivar o povo à confiança em Deus, à santidade e ao destemor. Esse grande líder conseguiu incutir em Israel um sentimento coletivo de fé e esperança: “Certamente o Senhor tem dado toda esta terra nas nossas mãos, pois até os moradores estão desmaiados diante de nós” (Js 2.24).
Nesta lição, estudaremos a respeito dos desafios enfrentados por Josué na travessia do rio Jordão.
SINOPSE DO TÓPICO I
Sitim localizava-se nas planícies de Moabe, próximo ao Jordão. Foi a última estada antes da conquista, quando os sacerdotes se puseram às margens do Jordão carregando a Arca, tipo da humanidade e divindade de Cristo.
SINOPSE DO TÓPICO II
A santificação é o principal requisito para as vitórias e conquistas do povo de Deus.
SINOPSE DO TÓPICO III
A garantia da vitória fundamentava-se na santificação, obediência e no cumprimento de toda a estratégia divina.
CONCLUSÃO
Este milagre confirmou a liderança de Josué e fortaleceu a fé do povo de Deus. Josué não apenas foi engrandecido em prestígio e honra diante de Israel, mas também perante os olhos dos pagãos. Deus reiterou seu poder e majestade na história de Israel, revelando-se como o “Deus dos milagres” que cuida do seu povo.
EXERCÍCIOS
1. Descreva a localização de Sitim.
Sitim localizava-se nas planícies de Moabe, próximo ao Jordão.
2. Descreva a Arca e sua tipologia bíblica.
A Arca era de madeira coberta de ouro, tipo da humanidade e divindade de Cristo.
3. Qual o principal requisito para a vitória espiritual?
Santificação.
4. Cite três fundamentos da vitória do povo de Deus.
Santificação, obediência e o cumprimento de toda a estratégia divina.
5. Você crê no relato das águas do Jordão? Justifique.
Resposta pessoal.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Geográfico
“Vale do Jordão
Uma série de gigantescas falhas na crosta da terra provocou um desmoronamento na região que agora forma o vale do Jordão. Dessa profunda depressão, chamada mar Morto, a terra se eleva tanto para o norte como para o sul. Ela vai desde aproximadamente 860 metros abaixo do nível do mar, nas profundezas do mar Morto, até uma altitude superior a 260 metros em um dos picos na Arabá (uma área ao sul do mar Morto) e atinge uma atitude de aproximadamente 3.000 metros no monte Hermom, ao norte. Essa falha geológica se estende através do mar Vermelho até o interior da África oriental.
A distância aérea desde as nascentes do Jordão até o mar Morto é de aproximadamente 130 quilômetros, mas o próprio rio tem mais de 300 quilômetros de extensão por causa de seu curso sinuoso entre o mar da Galiléia e o mar Morto. Pode-se dizer que o vale começa ao norte na Bacia Huleh, uma área de cerca 5 quilômetros por 15, que culminava, antes de ser recentemente drenada, em um pântano e em um lago pouco profundo, criado por um reservatório formado por rochas naturais”.
(PFEIFFER, C. F. (et al). Dicionário Bíblico Wycliffe. RJ: CPAD, 2006, p.1086).
APLICAÇÃO PESSOAL
O impossível se torna possível quando o crente está em santidade e obediência diante de Deus! A santificação e a submissão irrestrita à Palavra de Deus são requisitos indispensáveis para a completa vitória na vida cristã. Através dessas duas virtudes indissociáveis o crente aproxima-se de Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. É preciso santificar-se para que as águas transbordantes do Jordão sequem! É necessário submissão para que os muros de Jericó caiam! A Arca que leva a presença de Deus adiante do povo é acompanhada com a santidade do povo do Senhor que está na retaguarda. Logo, a santidade não é uma opção do crente, mas um mandamento do Senhor (Lv 19.2). As grandes conquistas de Israel só tornaram-se possíveis, porque se aproximaram de Deus através da santificação. “Santificai-vos, porque amanhã fará o SENHOR maravilhas no meio de vós” (Js 3.5).
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!