Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos O Caráter do Cristão com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
16 de Abril de 2017
TEXTO ÁUREO
“Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque” (Hb 7.17).
VERDADE PRÁTICA
O sacerdócio de Cristo é superior a todos os sacerdócios, pois Ele é o Sumo Sacerdote perfeito e eterno.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – 1Tm 2.5: Jesus, único mediador entre Deus e os homens
Terça – Hb 2.17: Sumo Sacerdote misericordioso e fiel
Quarta – Hb 3.1: Jesus, apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão
Quinta – Hb 6.20: Jesus, Sacerdote Eterno
Sexta – Hb 9.11: Jesus, Sumo Sacerdote dos bens futuros
Sábado – Hb 5.10: Jesus, chamado por Deus Sumo Sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Gênesis 14.18-20; Hebreus 7.1-7,17.
Gênesis 14
18 - E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e este era sacerdote do Deus Altíssimo.
19 - E abençoou-o e disse: Bendito seja Abrão do Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra;
20 - e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E deu-lhe o dízimo de tudo.
Hebreus 7
1 - Porque este Melquisedeque, que era rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou;
2 - a quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça e depois também rei de Salém, que é rei de paz;
3 - sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas, sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre.
4 - Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos.
5 - E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham descendido de Abraão.
6 - Mas aquele cuja genealogia não é contada entre eles tomou dízimos de Abraão e abençoou o que tinha as promessas.
7 - Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior.
17 - Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque.
HINOS SUGERIDOS 85, 122 e 505 da Harpa Cristã.
OBJETIVO GERAL
Apresentar lições do perfil de Melquisedeque como rei de justiça.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
I. Explicar quem era Melquisedeque;
II. Mostrar lições do caráter de Melquisedeque;
III. Refletir a respeito do sacerdócio de Melquisedeque.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Prezado professor, animado para o preparo de mais uma lição? Não deixe de fazer o seu plano de aula logo no início da semana. O plano de aula tem como objetivo orientar suas ações, contribuindo para uma aula mais didática e produtiva. Na lição de hoje, estudaremos a respeito do caráter de Melquisedeque como rei de justiça. Não sabemos muito a respeito da sua história, mas os relatos bíblicos que temos são suficientes para extrair importantes lições a respeito do seu perfil justo e santo. Melquisedeque era rei de Salém, que mais tarde veio a se tornar Jerusalém. Ele é um tipo de Cristo. Não era apenas rei, mas também um sacerdote. Seu nome significa “rei da paz”. Abraão recebeu a bênção de Melquisedeque, e esse fato demonstra que o patriarca reconheceu a autoridade sacerdotal deste servo de Deus (Gn 14.18,19). Abraão não somente aceitou sua bênção, mas lhe deu o dízimo de tudo.
PONTO CENTRAL
Melquisedeque foi um sacerdote santo no meio de uma geração corrompida.
INTRODUÇÃO
Melquisedeque é um personagem enigmático na história bíblica. Mas ele foi um verdadeiro adorador, no meio de uma gente idólatra e corrompida. Exerceu o papel de rei e sacerdote, sem fazer parte da linhagem de Israel. “E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e este era sacerdote do Deus Altíssimo” (Gn 14.18). Sua ordem sacerdotal, com aspectos peculiares, tornou-se um tipo do sacerdócio de Cristo, que em tudo, é superior a todas as ordens sacerdotais.
SÍNTESE DO TÓPICO I
Melquisedeque era Rei de Salém e um tipo de Cristo.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“Em hebraico malkisedeq ou ‘rei da justiça’, é mencionado em Gênesis 14.18; Salmo 110.4; Hebreus 5.6,10; 6.20; 7.1,10,11,15,17. No livro de Gênesis ele é um rei-sacerdote cananeu de Salém (Jerusalém) que abençoou Abraão quando este retornou depois de salvar Ló, e a quem Abraão pagou o dízimo do espólio da batalha. Devido ao mistério que cerca seu repentino aparecimento no cenário da história, e seu igualmente repentino desaparecimento, ele tem sido identificado com um anjo, com o Espírito Santo, com o Senhor Jesus Cristo, com Enoque. Quanto à religião, ele era ‘sacerdote do Deus Altíssimo’” (Dicionário Bíblico Wycliffe. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2006, p.1247).
CONHEÇA MAIS
Rei de Salém
“Melquisedeque (que significa ‘rei de justiça’) era tanto ‘rei de Salém’ (possivelmente a Jerusalém primitiva), como ‘sacerdote do Deus Altíssimo’. Ele servia o único Deus verdadeiro, assim como Abrão. Melquisedeque era cananeu e, portanto, como Jó, é um exemplo de não-israelita, servo de Deus. Melquisedeque é um tipo ou uma figura da realeza e sacerdócio eternos de Jesus Cristo”. Para conhecer mais leia, Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD, p.54.
SÍNTESE DO TÓPICO II
Melquisedeque foi um homem justo e santo.
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Professor, utilize o quadro abaixo para ressaltar as características de Melquisedeque e as lições que podemos extrair de sua vida e conduta. Mostre que, embora ele fosse um homem santo e justo, o sacerdócio de Cristo foi superior ao dele.
QUALIDADES E REALIZAÇÕES: O primeiro sacerdote/rei das Escrituras.
Bom para encorajar os outros a servir a Deus sinceramente.
Seu caráter refletia seu amor a Deus.
LIÇÕES DE SUA VIDA: Viva para Deus, e provavelmente você estará no lugar certo, no momento certo.
Examine seu coração: A quem, ou a que, você dedica sua maior lealdade? Se você pode honestamente responder Deus, você está vivendo para Ele.
Deus reconhece a pessoa inocente e, cedo ou tarde, Ele pune o culpado.
INFORMAÇÕES ESSENCIAIS:
Local: Governou em Salém, lugar da futura Jerusalém.
Ocupações: Rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo.
Sua história: É narrada em Gn 14.17-20; Sl 110.4; Hb 5—7.
SÍNTESE DO TÓPICO III
Jesus foi sacerdote eterno segundo a ordem de Melquisedeque.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“Quem foi Melquisedeque
Certamente tratava-se de um homem temente a Deus, pois seu nome significa ‘rei justo’, e ‘rei de Salém’ significa ‘rei da paz’. Melquisedeque foi chamado de ‘sacerdote do Deus altíssimo’ (Hb 7.12). Ele reconhecia que Deus era o Criador dos céus e da terra. O que mais se sabe sobre ele? Quatro principais teorias foram sugeridas: (1) Melquisedeque era respeitado como rei da região. Abrão apenas demonstrou-lhe o respeito devido; (2) O nome Melquisedeque poderia ser um título dado a todos os reis de Salém; (3) Melquisedeque era um tipo de Cristo (Hb 7.3). Um tipo é um acontecimento ou ensinamento do Antigo Testamento tão aproximadamente relacionado às realizações de Jesus que ilustra uma lição sobre Cristo; (4) Melquisedeque era o aspecto terreno da pré-encarnação de Cristo em uma forma corpórea temporária” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. RJ: CPAD, p.14).
CONCLUSÃO
A Bíblia registra a história de homens que tiveram papel importante na história. Melquisedeque foi um desses personagens. Apareceu de forma inesperada e desapareceu da mesma forma. Porém seu sacerdócio tornou-se tipo do sacerdócio de Cristo, santo, perfeito e eterno. Melquisedeque morreu, ainda que não se saiba quando e como. Cristo também morreu, mas ao terceiro dia ressuscitou e vive eternamente. “Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque” (Hb 7.17).
PARA REFLETIR
A respeito de Melquisedeque, o rei de justiça, responda:
1. Quando Melquisedeque aparece na história bíblica?
Quando Abrão retornou de uma jornada arriscada, em que salvou seu sobrinho.
2. Que funções Melquisedeque exercia?
Ele era rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo.
3. Por que Abrão deu o dízimo a Melquisedeque?
Porque entendeu que, tendo sido abençoado pelo sacerdote do Deus Altíssimo, deveria ser grato a Deus pela bênção da vitória.
4. Como Melquisedeque demonstrou que era servo de Deus?
No seu encontro com Abrão, ao dizer: “... Bendito seja Abrão do Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos...” (Gn 14.19,20 a).
5. Por que o sacerdócio de Cristo é superior ao de Melquisedeque?
Por ser um sacerdócio perfeito e eterno.
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!