Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos Heresias e Modismos com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
16 de Abril de 2006
TEXTO ÁUREO
“E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas” (2Tm 4.4).
VERDADE PRÁTICA
O mormonismo é um movimento pagão disfarçado com roupagem cristã que baseia suas crenças em fábulas e falsas conjecturas.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - 2Co 11.3 Um Jesus estranho ao Novo Testamento
Terça - 2Pe 1.16 O cristianismo se fundamenta em fatos
Quarta - 1Tm 4.7 As fábulas profanas são nulas
Quinta - Tt 1.14 Devemos rejeitar as fábulas judaicas
Sexta - 1Co 8.5 O equívoco da fé do paganismo politeísta
Sábado - Gl 1.8,9 O evangelho anátema
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 Timóteo 1.3-6.
3 - Como te roguei, quando parti para a Macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns que não ensinem outra doutrina,
4 - nem se dêem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste na fé; assim o faço agora.
5 - Ora, o fim do mandamento é a caridade de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida.
6 - Do que desviando-se alguns, se entregaram a vãs contendas.
PONTO DE CONTATO
Professor, nesta lição, estudaremos a respeito da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, ou simplesmente, Mórmons. Essa seita é uma das mais bem-sucedidas, com mais de 11 milhões de adeptos em todo o mundo. Estima-se também, que seja a seita que mais cresce, com cerca de 300 mil convertidos por ano. Os mórmons são um dos grupos sectários mais ricos do mundo, com ativos entre 25 e 30 bilhões de dólares. Possuem universidades, valorizam a educação, seus missionários costumam ser educadíssimos e muitos dos seus adeptos ocupam cargos importantes nos EUA. No entanto, constituem-se um grupo sectário ainda não alcançado plenamente pelo evangelho. Ore com os alunos a favor da conversão dos mórmons.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Interceder pela conversão dos mórmons.
Distinguir a doutrina mórmon da cristã.
Sintetizar a história de Joseph Smith Jr.
SÍNTESE TEXTUAL
A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias foi fundada no dia 6 de abril de 1830 por Joseph Smith Jr. e mais cinco pessoas. Smith Jr., nasceu em 23 de dezembro de 1805, na cidade de Sharon, Estado de Vermont, EUA. Era filho de Joseph e Lucy Smith, conhecidos como místicos e caçadores de tesouros na região. Em 1820, com a idade de 14 anos, Smith jr., teve a sua primeira visão a respeito da apostasia do cristianismo e de outras religiões e seitas. A segunda visão ocorreu em 1823. Nesta, um anjo identificado como Moroni visitou a casa do profeta e o revelou que havia em Palmyra, Nova Iorque, um monte onde estava escondido um livro escrito em placas de ouro e também a plenitude do evangelho eterno. O anjo Moroni afirmava ser filho glorificado de um homem chamado Mórmon — título que dá nome à seita. Após várias aparições do suposto anjo, e de receber o sacerdócio de Arão e o de Melquisedeque, Joseph Smith Jr., Oliver Cowdery e outros companheiros, fundaram a seita. Smith foi candidato à presidência dos Estados Unidos, preso, espancado e, por fim, morto em 27 de junho de 1844, por uma turba indignada.
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA
Nesta lição, usaremos como recurso didático uma Tabela Conceitual. Esta procura representar um determinado conceito por meio de suas características gerais. Temos quatro conceitos que podem ser apresentados graficamente em nossa lição: fundador, sucessor, literatura e fundamentos. Use este gráfico-visual após o tópico II, a fim de sintetizar os fundamentos principais da seita mórmon.
SÍNTESE DA SEITA MÓRMON
Fundador: Joseph Smith Jr (1805-1844)
Sucessor: Brigham Yong (1801-1877)
Literaturas: O Livro de Mórmon, Doutrinas e Convênios, Pérola de Grande Valor
Fundamentos: As visões e profecias de Smith, As literaturas da seita
Palavra Chave
Placas de Ouro: Era constituída de quatro placas: de Néfi; de Mórmon; de Éter e Latão de Labão.
INTRODUÇÃO
Um proeminente líder mórmon disse: “A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias declara-se, pelo seu nome, distinta da Igreja Primitiva estabelecida por Cristo e seus apóstolos”. Essa é uma confissão de que eles não são cristãos e de que sua religião é outra. Disso todos nós já sabíamos pelas suas crenças e práticas, mas esta é uma declaração direta e textual do movimento. A estrutura do mormonismo está calcada em lendas e mitos pagãos.
CONCLUSÃO
Os fatos apresentados em nossa lição mostram que se trata de um movimento religioso alienado da Bíblia, com fontes de autoridade calcadas em fábulas e lendas. O Jesus apresentado não é o mesmo revelado no Novo Testamento. O mormonismo está, portanto, edificado sobre um fundamento falso. O ganhador de almas deve estar sempre preparado para a evangelização dessas pessoas, porque elas precisam conhecer o verdadeiro Jesus (Jo 17.3).
EXERCÍCIOS
1. Onde está calcada a estrutura mormonista?
Em lendas e mitos pagãos.
2. O que significa “sacerdócio perpétuo”?
Significa no original que o sacerdócio de Cristo é imutável, inalterável ou intransferível.
3. Quantas mudanças já aconteceram no Livro de Mórmon desde a sua primeira edição em 1830 até a atualidade?
3.913 mudanças gramaticais e doutrinárias.
4. Qual a resposta bíblica para a doutrina mormonista do homem-deus e de o Deus-Pai ser de carne e ossos?
Deus é Espírito Infinito e Criador (Jo 4.24). O homem não é, e nunca foi Deus; nem Deus é, nem nunca foi homem (Ez 28.2; Os 11.9).
5. O que a Bíblia diz sobre o batismo pelos mortos e o casamento para a eternidade?
O batismo pelos mortos é prática pagã (1 Co 15.29); o casamento é para este mundo e não para a eternidade (Lc 20.35, 36).
AUXÍLIOS SUPLEMENTARES
Subsídio Apologético
“Erros e Contradições nas Escrituras Mórmons
1. Livro de Mórmon. Em Néfi 10.18 está escrito: ‘Pois ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre’. Ora, esta é uma citação de Hebreus 13.8, escrito centenas de anos depois da data alegada pelo Livro de Mórmon para sua própria origem. Seiscentos anos antes de o apóstolo Paulo nascer, supostamente o Livro de Mórmon já citava suas palavras em Romanos 7.24: ‘Oh! Que miserável sou eu!’ (2 Néfi 4.17). O Livro de Omni dá conta dos dons Espirituais do Espírito Santo e de sua operação já em 279 a.C; compare Lc 3.16 com Jo 7.37-39. Os dons espirituais não podiam estar presentes no tempo indicado porque Jesus ainda não fora glorificado. [...] Alma 46.15 fala de um grupo denominado ‘cristãos’. A Bíblia contradiz esta informação, pois em Antioquia é que os crentes foram pela primeira vez assim chamados (At 11.26).
2. Doutrina e Convênios. Este livro é uma coleção de 138 revelações principais dadas a Joseph Smith sobre muitos aspectos das doutrinas e práticas dos Mórmons. Contém muitas aberrações teológicas que claramente mostram a grande diferença entre o mormonismo e o cristianismo ortodoxo.
3. Pérola de Grande Valor. Este livro contém a terceira revelação extrabíblica acrescentada ao cânon das escrituras mórmons, sendo encadernadas junto com Doutrinas e Convênios. Possui quatro elementos: Livro de Moisés, Livro de Abraão, Escritos de Joseph Smith e Regras de Fé. O mormonismo diz que o livro de Abraão foi escrito por ele próprio — o mesmo do AT — quando estava no Egito. No entanto, o dito texto foi corretamente identificado como um texto funerário pagão conhecido como Livro das Respirações” (RINALDI, N.; ROMEIRO, P. Desmascarando as seitas. RJ: CPAD, 1996, pp.104-6).
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!