Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos 1° Coríntios com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
19 de Abril de 2009
TEXTO ÁUREO
"Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união!" (Sl 133.1).
VERDADE PRÁTICA
A Igreja de Jesus é um corpo espiritual no qual a unidade do Espírito só pode ser conservada pelo vínculo da paz.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - 1Co 1.10-13 O partidarismo entre os crentes produz dissensões na igreja
Terça - 1Co 12.14-20 A unidade do corpo na diversidade de seus membros
Quarta - Gl 5.19-21 A discórdia, a porfia e a inveja são obras da carne
Quinta - Ef 4.3-6 A unidade que o Espírito produz
Sexta - Fp 2.14,15 Trabalhemos sem murmuração nem contenda
Sábado - Sl 133 A bênção da união fraternal
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 Coríntios 1.10-13; 3.1-6.
1 Coríntios 1
10 - Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa e que não haja entre vós dissensões; antes, sejais unidos, em um mesmo sentido e em um mesmo parecer.
11 - Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da família de Cloe que há contendas entre vós.
12 - Quero dizer, com isso, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu, de Apolo, e eu, de Cefas, e eu, de Cristo.
13 - Está Cristo dividido? Foi Paulo crucificado por vós? Ou fostes vós batizados em nome de Paulo?
1 Coríntios 3
1 - E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a meninos em Cristo.
2 - Com leite vos criei e não com manjar, porque ainda não podíeis, nem tampouco ainda agora podeis;
3 - porque ainda sois carnais, pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois, porventura, carnais e não andais segundo os homens?
4 - Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu, de Apolo; porventura, não sois carnais?
5 - Pois quem é Paulo e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um?
6 - Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.
INTERAÇÃO
Caro professor, já na introdução desta aula, explique aos alunos que nos versículos 10-12 de 1 Coríntios, Paulo identifica os principais problemas da igreja: as dissensões provocadas pelos vários grupos partidários. No original, a palavra "dissensão" (ARC) e "divisão" (ARA), procedem de uma raiz que significa "fragmentar", "dividir", "rasgar". A igreja estava dividida, fragmentada em quatro partidos: Paulo, Apolo, Cefas e Cristo. Para reforçar a constatação do problema, Paulo usa o termo "contenda" que, no original, significa "rivalidade". Deus o abençoe e boa aula!
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Descrever os quatro partidos da igreja de Corinto.
Considerar a unidade da igreja e a diversidade de seus ministérios.
Relacionar os problemas estudados com a igreja hoje.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, nem todos os crentes de Corinto estavam felizes com a divisão da igreja em quatro partidos: Paulo, Apolo, Cefas e Cristo. Por esta razão, o apóstolo foi informado das facções existentes na igreja local. Informe à classe que o Novo Testamento usa vários termos gregos para descrever a natureza das divisões, contendas e dissensões. Destes vocábulos destacam-se cinco: stásis (insurreição), dichostasía (separar), schísma (divisão), háiresis (facção), e merídzō (divisão). No texto de 1Co 1.10-13 aparece duas dessas palavras schísma (v.10) e merídzō (v.13). Ambas significam divisão, são sinônimas. Abaixo há uma tabela com quatro termos e suas respectivas referências bíblicas. Use esse recurso na introdução do assunto.
TERMOS GREGOS PARA DIVISÃO
TERMOS GREGOS - SIGNIFICADOS - REFERÊNCIAS
1- stásis (ordoro) - Rebelião, insurreição, discussão áspera – forte desacordo. - Marcos 15.7; Atos 15.2.
2- dichostasia (byzorraola) - Separação, cisma, dissensão – apartar-se um do outro. - Romanos 16.17; Cálatas 5.20.
3- schisma (oyiowa) - Divisão, rasgar a comunhão – rompimento forte na comunhão. - João 7.43; 9.16; I Coríntios 11.18.
4- hairesis (&iyono) - Facção, partido, seita, separação – uma facção estabelecida. - I Coríntios 11.19; Tito 3.10.
Palavra Chave
Partidarismo: O ato de tomar partido de algo ou alguém.
INTRODUÇÃO
A Igreja do Senhor Jesus Cristo é descrita no Novo Testamento por meio de figuras instrutivas que acentuam a natureza e a unidade do povo de Deus. Ela nos é apresentada como "corpo" (1Co 12.12), "edifício" (1Co 3.9), "templo" (1Co 3.16), e "família" (Ef 2.19). Esses emblemas salientam a mais completa união entre os santos do Senhor. O apóstolo Paulo, usado por Deus, exorta a Igreja à unidade, à concórdia e à comunhão entre os irmãos. Todavia, é uma grande lástima ver aqui e acolá os ditos salvos e santos em guerra uns contra os outros. Será que estes são a continuação dos "falsos irmãos" descritos em Gálatas 2.4?
SINOPSE DO TÓPICO I
A igreja de Corinto estava dividida em quatro partidos: os de Paulo, os de Apolo, os de Pedro e os de Cristo. Por conseguinte, os liberais, os intelectuais, os legalistas e os exclusivistas.
SINOPSE DO TÓPICO II
Os tipos de obreiros observados no texto são: o plantador, o regador, o cooperador, o edificador e o destruidor.
CONCLUSÃO
O partidarismo divisionista na igreja enfraquece e combate a unidade do Espírito pelo vínculo da paz (Ef 4.3). Cada crente tem a sua parte na preservação da comunhão e da unidade cristãs. A vontade do Senhor Jesus é que, todos, sem exceção, cheguem à perfeição desta dádiva celeste.
EXERCÍCIOS
1. Classifique os quatro partidos em torno de Paulo, Apolo, Cefas e Cristo.
Os de Paulo (liberais), os de Apolo (intelectuais), os de Pedro (legalistas) e os de Cristo (exclusivistas).
2. Descreva os pecados desses quatro partidos.
Libertinagem, legalismo, exclusivismo, dependência da sabedoria e capacidade humanas.
3. Cite quatro tipos de obreiros.
O plantador, o regador, o cooperador e o edificador.
4. Quem é o fundamento da Igreja?
Cristo.
5. Que tipo de obreiro você é?
Resposta pessoal.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Doutrinário
"Apenas Cristo (1Co 3.5-11)
Nestes versículos, a Bíblia apresenta o ministério conjunto de Paulo e Apolo sobre o 'edifício e lavoura de Deus': um plantou, o outro regou, mas Deus deu o crescimento (vv.6,9,10; 1Co 4.15). O crédito não é do pregador, muito menos do mestre, mas do Senhor (v.7). Em 1 Co 4.6-13, o apóstolo retoma mais uma vez a discussão iniciada em 3.5, afirmando que ele e Apolo servem de 'figura' à unidade cristã, pois, embora a igreja esteja dividida, os dois ministros desfrutam de comunhão e serviço sacrifical em favor do evangelho. Uma vez que o fundamento inamovível sob o qual a Igreja está edificada é a pessoa de Cristo (v.11), eles são apenas 'cooperadores de Deus' (v.9). Nem Paulo, nem Apolo têm a proeminência, mas Cristo. 'Portanto, ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso' (v.21).
O templo de Deus e a verdadeira sabedoria (1Co 3.16-23). Anteriormente, Paulo ilustrou a igreja por intermédio das imagens do edifício e da lavoura (v.9), agora, emprega a figura do templo (vv.16,17). O Novo Testamento utiliza-se de dois termos para templo: hieros, usado para descrever todas as áreas do templo; e naos, especificamente, o santuário, a morada da divindade. Nesta passagem Paulo usa naos para designar que a Igreja é o lugar vivo da presença divina. O 'templo de Deus' é a comunidade dos redimidos habitada pelo Espírito Santo (vv.16,17)."
Paulo usa linguagem forte em 1.27,28. As coisas loucas do mundo irão envergonhar os sábios e as coisas fracas do mundo irão envergonhar os fortes".
(HOOVER, T. R. Comentário Bíblico: 1 e 2 Coríntios. RJ: CPAD, 1999, pp.25-26).
APLICAÇÃO PESSOAL
Paulo atribui os problemas da igreja de Corinto à carnalidade e imaturidade dos crentes (1Co 3.1-5). Essas duas qualidades negativas contrastam com a espiritualidade e maturidade cristãs. Eles eram carnais, meninos, invejosos, contenciosos, facciosos, soberbos, transgressores e andavam "segundo os homens" (v.3; 1Co 4.6). Portanto, jamais compreenderiam "as coisas do Espírito", que se discernem espiritualmente (1Co 2.14,15; 3.3). Eles se apresentavam como "espirituais" e "maduros", mas na realidade eram "infantis" e "mundanos". Ainda hoje, alguns "grupinhos" costumam dividir e causar tumultos nas igrejas locais. Não apresentam estes a mesmíssima natureza carnal e imaturidade dos crentes coríntios?
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!