Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos As doenças do nosso século com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
20 de Julho de 2008
TEXTO ÁUREO
“Na caridade, não há temor; antes, a perfeita caridade lança fora o temor” (1Jo 4.18a).
VERDADE PRÁTICA
O amor de Deus derramado no crente é a garantia da vitória sobre o medo.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — Mt 14.27-31 O medo contraria a fé
Terça — 2Tm 1.7 Deus não nos deu o espírito de temor
Quarta — 1Jo 4.18 O que teme não é perfeito em amor
Quinta — Sl 55.4,5,16-18 A fé e a oração vencem o medo
Sexta — Mt 14.26,27 Jesus fortalece a fé dos que temem
Sábado — Rm 8.15 A filiação divina dissipa o medo
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Números 13.25-32.
25 — Depois, voltaram de espiar a terra, ao fim de quarenta dias.
26 — E caminharam, e vieram a Moisés, e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, a Cades, e, tornando, deram-lhes conta a eles e a toda a congregação; e mostraram-lhes o fruto da terra.
27 — E contaram-lhe e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e, verdadeiramente, mana leite e mel, e este é o fruto.
28 — O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades, fortes e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Anaque.
29 — Os amalequitas habitam na terra do Sul; e os heteus, e os jebuseus, e os cananeus habitam ao pé do mar e pela ribeira do Jordão.
30 — Então, Calebe fez calar o povo perante Moisés e disse: Subamos animosamente e possuamo-la em herança; porque, certamente, prevaleceremos contra ela.
31 — Porém os homens que com ele subiram disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós.
32 — E infamaram a terra, que tinham espiado, perante os filhos de Israel, dizendo: A terra, pelo meio da qual passamos a espiar, é terra que consome os seus moradores; e todo o povo que vimos no meio dela são homens de grande estatura.
INTERAÇÃO
Professor, ao ministrar a lição, lembre aos alunos que o medo é um sentimento frequente, e, algumas vezes, saudável ao homem. Uma boa medida de medo pode proteger a pessoa contra algumas ameaças à vida. Contudo, a fobia ou medo mórbido é uma doença que prejudica severamente a vida social do indivíduo. Esta forma de medo exige tratamento, algumas vezes, clínico.
Nesta lição estudaremos os diversos medos que afligem a humanidade. Deus o abençoe!
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Analisar os temores humanos deste século.
Citar exemplos de coragem na Bíblia.
Descrever os meios por meio dos quais vencemos o medo.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, o medo pode transformar-se em fobia, um estágio mórbido do temor. As fobias são tantas e variadas que descrevê-las uma por uma seria inútil. Você consegue citar pelo menos três fobias pelo nome? Será que seus alunos também sabem? Para satisfazer ou aguçar a curiosidade dos educandos, transcreva para o quadro algumas palavras que descrevem as fobias. Faça três colunas. Na primeira escreva os termos e nas duas seguintes os possíveis significados, alguns até engraçados. Solicite aos alunos que marque com um “X” o significado correto. Abaixo temos um exemplo.
FOBIAS
Acrofobia ( ) Medo de acrobacia (X) Medo de altura
Cinofobia (X) Medo de cachorros ( ) Medo de cinema
Aerofobia ( ) Medo de avião (X) Medo de correntes de ar
Cremnofobia (X) Medo de precipícios ( ) Medo de creme
Acrodromofobia (X) Medo de aviões ( ) Medo de campo
Algofobia ( ) Medo de coisas (X) Medo de dores
Carpofobia (X) Medo de frutas ( ) Medo de quebrar o carpo
Fotofobia ( ) Medo de fotografias (X) Medo da luz
Geofobia (X) Medo de contato com a terra ( ) Medo de geografia
Hipnofobia ( ) Medo de hipnose (X) Medo de dormir
Palavra Chave
Medo: Sentimento de inquietação, pavor ou assombro ante a noção de um perigo real ou imaginário.
INTRODUÇÃO
“Medo” é o sentimento que melhor caracteriza o presente século. Os homens vivem inquietos, sem paz e desesperados por causa da insegurança do mundo (Sl 27.1-3; 121; 124). As fobias cada vez mais se multiplicam em razão do estresse e da angústia provocados pela desorganização da vida moderna (Mt 10.28;30,31; Lc 21.26; Jo 16.33). O que fazer? Como lidar com essa situação? Só Cristo pode livrar-nos do medo e de seus maléficos efeitos.
SINOPSE DO TÓPICO I
Os temores deste século classificam-se em: individuais, comunitários e mundiais.
SINOPSE DO TÓPICO II
Os medos mais comuns do homem moderno são: medo do insucesso, da morte e do futuro.
SINOPSE DO TÓPICO III
“Não temas” foi e continua sendo a resposta de Jesus para o medo. Esta mensagem de ânimo foi dirigida a Abraão, Josué, Gideão, Elias, João, etc.
SINOPSE DO TÓPICO IV
O medo é vencido quando o crente faz a vontade de Deus, busca a presença e o refúgio do Senhor.
CONCLUSÃO
A vitória sobre o medo está no amor. Por amar a Deus, grandes cristãos do passado não temeram pela própria vida. A Bíblia diz que no amor não existe medo, ao contrário, o perfeito amor lança fora o medo (1Jo 4.18). Amemos a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, e Ele nos guardará de todo mal e temor. Ler Lc 8.50; 12.7,32.
EXERCÍCIOS
1. Faça uma lista de seus principais temores, e os apresente a Deus, em oração.
Resposta pessoal. (Confira, prezado professor).
2. Qual deve ser a postura do crente diante do medo e das incertezas de nosso tempo?
Não temer o futuro; confiar em Deus; ser fiel ao Senhor Jesus.
3. Descreva a mensagem de Deus aos seus servos nos momentos de crise.
“Não temas!”.
4. Cite três atitudes necessárias para vencermos o medo.
Fazer a vontade de Deus; buscar a presença e o refúgio do Senhor.
5. Leia o Salmo 37.5, reflita e transcreva sua reflexão.
Resposta pessoal. (Confira, prezado professor).
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Devocional
“A paz lança fora o medo
Quase todas as pessoas que sentem medo querem identificá-lo, explorá-lo e encontrar meios de livrar-se dele de uma vez por todas. Será realmente possível abolir a ansiedade diária? Sim, é possível […]
O apóstolo João nos ensina que o amor é a maneira correta de sermos livres do temor que obstrui o caminho da fé. Ouçamos cuidadosamente o que ele fala a este respeito: ‘No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo … aquele que teme não é aperfeiçoado no amor’ (1Jo 4.18 — ARA). Portanto, fica evidente que a nossa fé, isto é, nossa confiança em Deus e em suas realizações a nosso respeito, somente serão aperfeiçoadas a partir do momento que aceitamos toda sua vontade. Então, Ele derramará do seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que nos é dado. Assim, o medo, que pode ser comparado a uma pequena sujeira em nossa mente, será impelido ou até mesmo destruído pela ação poderosa do Espírito Santo em nossas vidas. A fé, que é uma reação positiva da alma, agora tem livre curso para operar. Assim, portanto, a melhor terapia para trazer libertação do medo é o amor”.
(SILVA, S. P. Entrando no campo da fé. RJ: CPAD, 2006, pp.78,80).
APLICAÇÃO PESSOAL
O SENHOR com seu poder criou todas as coisas visíveis e invisíveis. Ele trouxe à existência o Universo com todos os seus mistérios. O nosso Deus criou os mais altos montes e o mais profundo abismo. Nada escapa à sua soberania. Nada existe por si mesmo ou por acaso. Tudo procede de sua vontade. Da poeira cósmica à pedra incrustada de lodo à beira do riacho, tudo Ele cuida. Se o SENHOR cuida das aves dos céus e dos lírios nos vales, zela com muito mais apreço pelos filhos que lhe são fiéis (Mt 6.26-34). Se o Senhor é diligente para com a ínfima criação, quanto mais com àqueles que são criados à sua imagem e semelhança. Porque temes o amanhã? Por que estás preocupado com o futuro? Se “Deus veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé?” (Mt 6.30).
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!