Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos As Disciplinas da Vida Cristã com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
27 de Abril de 2008
TEXTO ÁUREO
“Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra” (2Tm 3.16,17).
VERDADE PRÁTICA
A leitura da Bíblia é o nosso alimento cotidiano; não podemos passar sem ler e meditar na Palavra de Deus.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — 2Pe 1.20,21 A Bíblia é divinamente inspirada
Terça — Sl 19.7 A Bíblia é inerrante
Quarta — Mc 13.31 A Bíblia é infalível
Quinta — Is 8.20 A Bíblia é soberana
Sexta — Ap 22.18-21 A Bíblia é completa
Sábado — Sl 119.81 A Bíblia dá-nos a provisão de salvação
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
2 Pedro 1.16-21.
16 — Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas, mas nós mesmos vimos a sua majestade,
17 — porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido.
18 — E ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com ele no monte santo.
19 — E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vosso coração,
20 — sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação;
21 — porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.
INTERAÇÃO
Professor, você já leu toda a Bíblia? Quanto tempo o prezado mestre reserva para a leitura das Sagradas Escrituras? Você sabia que em setenta e duas horas uma pessoa consegue ler toda a Bíblia? Se o professor reservar trinta minutos diários para a leitura da Palavra de Deus, em um ano terá dedicado cerca de 180hs de leitura devocional! O caro docente poderá ler a Escritura duas vezes em doze meses se dispuser de apenas meia hora por dia! Basta ser disciplinado. Incentive seus alunos a fazerem o mesmo!
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Definir o termo Bíblia.
Descrever as grandes reivindicações da Bíblia.
Estabelecer um plano de leitura diária da Bíblia.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, ler não é apenas decodificar os signos de um texto, mas compreendê-lo. Assim como o eunuco, de Candace, muitos alunos lêem a Bíblia, mas não a compreendem (At 8.30-32). Há diversas formas de leitura da Bíblia: leitura devocional — o leitor busca o aperfeiçoamento espiritual e moral (leitor introspectivo); leitura exegética — o leitor quer entender a estrutura, contextos e objetivos do texto (leitor analítico); leitura didática — o leitor deseja saber as bases doutrinárias da Bíblia (leitor receptivo). No link abaixo há um arquivo que contém um Plano Anual de Leitura da Bíblia, encontrado na Bíblia de Estudo Pentecostal da CPAD.
Palavra Chave
Leitura: Ato, efeito ou processo de compreender textos.
INTRODUÇÃO
Neste domingo, veremos por que a leitura da Bíblia é-nos tão imprescindível e vital. Aliás, mais imprescindível do que o ar que respiramos e mais vital do que o pão que nos sustenta (Dt 8.3). Tem você a necessária disciplina para ler e estudar a Bíblia? Faz-se a Palavra de Deus parte de seu cotidiano? (Sl 119.97). Ou ela já se perdeu entre os livros de sua estante?
SINOPSE DO TÓPICO I
A posição ortodoxa sustenta ser a Bíblia a inspirada e inerrante Palavra de Deus, conforme 2Tm 3.16. Porém, os liberais afirmam que ela apenas contém, e os neo-ortodoxos que se torna a Palavra de Deus.
SINOPSE DO TÓPICO II
A inspiração, inerrância, infalibilidade, soberania e completude são as principais reivindicações da Bíblia a respeito de sua singularidade e procedência divina.
SINOPSE DO TÓPICO III
O cristão piedoso deve ler a Bíblia com amor, apetite, disposição para guardá-la e interesse em comunicar suas singulares grandezas.
SINOPSE DO TÓPICO IV
A leitura diária da Bíblia proporciona ao crente: sabedoria, orientação, consolo, provisão de salvação e o conduz ao lar celeste.
CONCLUSÃO
Tem você lido regularmente a Bíblia? Ela é o seu consolo? Ou não passa a Palavra de Deus de um simples acessório em sua estante? É hora de nos voltarmos, com mais empenho e amorosa dedicação, ao Livro de Deus.
EXERCÍCIOS
1. Defina a Bíblia de acordo com a lição.
A Bíblia é a inspirada e inerrante Palavra de Deus.
2. Qual a diferença entre a posição liberal, neo-ortodoxa e ortodoxa da Bíblia?
A posição ortodoxa sustenta ser a Bíblia a inspirada e inerrante Palavra de Deus, conforme 2Tm 3.16. Porém, os liberais afirmam que ela apenas contém, e os neo-ortodoxos que se torna a Palavra de Deus.
3. Cite cinco palavras que descrevem as reivindicações da Bíblia.
Inspiração, inerrância, infalibilidade, soberania e completude.
4. Descreva dois métodos de leitura da Bíblia.
Ler a Bíblia com amor e disposição para guardá-la.
5. Cite três efeitos da leitura diária da Bíblia.
Sabedoria, orientação e consolo.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Devocional
“O que é a meditação bíblica?
O verdadeiro objetivo da meditação bíblica não é ajudar ninguém a fugir da angústia de um divórcio, ou do dissabor de uma doença grave, escondendo-se em um mundo fantasioso. Pelo contrário, a verdadeira meditação nos ajuda a aplicar a verdade bíblica a circunstâncias difíceis ou estressantes.
Algumas palavras descrevem a meditação cristã da Escritura: refletir, ponderar e até ruminar. Assim como a vaca primeiro engole a comida para mais tarde regurgitá-la e mastigá-la outra vez; também o crente, em seu momento de reflexão, alimenta a memória com a Palavra de Deus e depois a traz de volta a seu consciente, quantas vezes forem necessárias. Cada nova ‘mastigação’ produz ainda mais nutrientes para o sustento da vida espiritual.
A meditação, portanto, nada mais é que o processo de revolver a verdade bíblica na mente sem parar, de forma a obtermos maior revelação do seu significado e certificarmo-nos de que a aplicamos a nossas vidas diárias. J. I. Packer certa vez disse que ‘meditar é despertar a mente, repensar e demorar-se sobre um assunto, aplicar a si próprio tudo que se sabe sobre a obra, os caminhos, os propósitos e as promessas de Deus’”.
(HODGE, K. A mente renovada por Deus. RJ: CPAD, 2002, pp.85,86).
APLICAÇÃO PESSOAL
“Alegrar-me-ei em teus mandamentos, que eu amo” (Sl 119.47). Em um outro belo e piedoso verso o salmista prorrompe: “Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia” (v.97). As igrejas de todo o Brasil costumam organizar gincanas, sorteios e usar estratégias de marketing para atrair cada vez mais alunos para a Escola Bíblica Dominical. Não há qualquer problema nesses métodos. Porém, nenhuma dessas estratégias seria necessária se cada crente amasse ardentemente as Escrituras, assim como o salmista. O que deve incitar o crente à Escola Dominical é o incomensurável amor pela Palavra de Deus. Que todos os crentes exclamem como o poeta: “Oh! Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais doces do que o mel à minha boca… Pelo que amo os teus mandamentos mais do que o ouro, e ainda mais do que o ouro fino” (vv.103,127).
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!