Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos Vida santa até a volta de Cristo com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
24 de Julho de 2005
TEXTO ÁUREO
“Pelo que também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade) como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes” (1Ts 2.13).
VERDADE PRÁTICA
Quando Deus fala, há mudanças evidentes nos corações dos que o ouvem mediante a operação do Espírito Santo.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — 2Sm 22.31 A Palavra de Deus é escudo
Terça — Pv 30.5 A Palavra de Deus é pura
Quarta — Mt 4.4 A Palavra de Deus alimenta
Quinta — Mc 7.13 Invalidando a Palavra de Deus
Sexta — Lc 11.28 Felizes os que ouvem e guardam a Palavra de Deus
Sábado — Hb 4.12 A Palavra de Deus é penetrante
HINOS SUGERIDOS 322, 375 e 430 da Harpa Cristã
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 Tessalonicences 2.13-16,19,20.
13 — Pelo que também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade) como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes.
14 — Porque vós, irmãos, haveis sido feitos imitadores das igrejas de Deus que, na Judeia, estão em Jesus Cristo; porquanto também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que os judeus lhes fizeram a eles,
15 — os quais também mataram o Senhor Jesus e os seus próprios profetas, e nos têm perseguido, e não agradam a Deus, e são contrários a todos os homens.
16 — E nos impedem de pregar aos gentios as palavras da salvação, a fim de encherem sempre a medida de seus pecados; mas a ira de Deus caiu sobre eles até ao fim.
19 — Porque qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura, não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda?
20 — Na verdade, vós sois a nossa glória e gozo.
PONTO DE CONTATO
Professor, mantenha-se atento aos objetivos das lições. Prepare os procedimentos de ensino de acordo com os mesmos. Os objetivos em educação cristã, principalmente na Escola Dominical, são classificados em: objetivos gerais (ao final do trimestre) e específicos (ao final da aula). Entretanto, estes devem contemplar os atitudinais, isto é, os que visam atitudes ou comportamentos; os cognitivos, relacionados ao intelecto, a percepção e a linguagem; e os afetivos, que se referem aos sentimentos e afetos. Todos esses são necessários a uma educação completa, não reducionista, que contempla o aluno como ser integral — que pensa, age e sente. Portanto, conheça seus alunos e estabeleça objetivos que os ajudem a crescer na graça e no conhecimento.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Apontar a condição pela qual a Palavra Deus é eficaz no coração.
Identificar os três grupos de mensageiros perseguidos pelos judeus.
Explicar qual é a glória e o gozo dos obreiros do Senhor.
SÍNTESE TEXTUAL
O texto da Leitura Bíblica em Classe divide-se em três seções: a eficácia da Palavra de Deus (2.13-14a), o ataque contra os judeus (2.14b-16), e o desejo de Paulo em voltar à Tessalônica (2.17-19).
Na primeira divisão, Paulo agradece ao Senhor pela resposta positiva dos cristãos tessalonicenses à pregação do Evangelho (v.13). Embora a Palavra de Deus tenha sido comunicada por instrumentos humanos, foi recebida não como mensagem de homens ( logon anthrōpōn ), mas divina ( logon Theou ). A distinção entre essas duas palavras é que a dos homens é inerte enquanto a de Deus opera eficazmente nos que creem nela.
A segunda divisão trata da acusação contra os judeus que não agradam a Deus, pois perseguiram os profetas, a Jesus, as igrejas da Judeia e, agora, a Paulo. Soma-se esta perseguição humana à espiritual de Satanás. Na última divisão, Paulo externa o seu desejo de retornar à Tessalônica para rever os irmãos. E, ainda que ele esteja ausente dos irmãos, estes estão em seu coração.
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA
Professor, para esta aula, desenvolva uma atividade usando o título da lição como base. A partir do tema, “A Mensagem de Deus nos Corações”, faça várias flâmulas conforme a quantidade de alunos de que você dispõe. Em cada uma dessas bandeirolas, escreva um texto bíblico correspondente às epístolas aos Tessalonicenses. Ao cumprimentar os alunos, entregue-lhes a flâmula e solicite que os mesmos decorem a passagem bíblica selecionada. Peça-lhes que escrevam um parágrafo a respeito do versículo. Compartilhe essas meditações com o grupo. Exponha no mural da classe. Para esta atividade, você precisará de alfinetes, tesoura, cartolina, hidrocor colorido e textos seletos de 1 e 2 Tessalonicenses.
INTRODUÇÃO
Em meio a tantas oposições, críticas destrutivas e questionamentos maliciosos, Paulo e seus companheiros tiveram grande dificuldade em convencer a muitos de que a mensagem pregada não era mais uma das muitas “filosofias e vãs sutilezas” (Cl 2.8). Contudo, os tessalonicenses receberam a mensagem como a verdadeira Palavra de Deus.
CONCLUSÃO
O ministério pastoral é alvo de críticas, ingratidões e muitas lutas, tanto por parte do Adversário quanto da parte de pessoas do seio da própria igreja local. Porém, os obreiros são gratificados ao virem Deus operar no coração dos irmãos, levando-os a uma vida de santidade, compromisso e serviço na obra do Senhor. Paulo considerava os crentes como sua “glória e coroa”.
AUXÍLIOS SUPLEMENTARES
Subsídio Teológico
“Por que Deus abençoa a pregação da Palavra? Porque Ela é vida, e quando pregada fala ao nosso espírito. Jesus disse: ‘O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida’ (Jo 6.63). Deus nos deu sua Palavra para nos ajudar a enfrentar as dificuldades da vida. Porém, Ela alimenta o nosso espírito. A Palavra é o pão da vida, e o Espírito é o seu alento. Nós precisamos de ambos. Eis por que nossa fé aumenta quando ouvimos a Palavra: ‘A fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus’ (Rm 10.17).
Quando a Palavra de Deus é pregada, podemos esperar resultados sobrenaturais, pois o Autor é sobrenatural. Esse é um princípio extraordinário que devemos compreender. A pregação bíblica traz a vida de Jesus Cristo para o seio da Igreja. Posso lhe dizer com certeza que se você retirar as Escrituras Sagradas de uma igreja, a vida desta se extinguirá. Não importa quão bem conduzida seja, ou quão excelente a sua programação, pois a vida desaparecerá” (TRASK, Thomas E.; GOODALL, Waide I. De volta para a Palavra: um chamado à autoridade da Bíblia. RJ: CPAD, 2001, pp.80,81).
QUESTIONÁRIO
1. Porque Paulo se alegrava com os tessalonicenses?
Porque haviam recebido a palavra da pregação de Deus.
2. Quando a palavra se torna eficaz?
Quando alguém a ouve e crê.
3. O que a fé provada é capaz de gerar?
A paciência (Tg 1.3).
4. Mencione a tríplice culpa dos judeus?
Perseguiram os profetas, mataram Jesus e perseguiram os mensageiros de Deus enviados por Jesus.
5. Em que momento o ministério pastoral é gratificante?
Quando o obreiro vê o fruto do seu trabalho.
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!