Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos As promessas de Deus para a sua vida com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
28 de Outubro de 2007
TEXTO ÁUREO
“Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar” (At 2.39).
VERDADE PRÁTICA
A promessa do batismo no Espírito Santo não se restringe aos dias apostólicos, mas todo crente tem o direito e a oportunidade de buscá-la ainda hoje.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - At 1.4,5; 2.1-4 A promessa divina e o seu cumprimento
Terça - At 2.39 O alcance da promessa
Quarta - At 1.8 O propósito da promessa
Quinta - At 3.1-9 O resultado da promessa
Sexta - Ef 5.18 Vivendo na atualidade da promessa
Sábado - At 19.1-6 Anunciando a grande promessa
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Atos 2.37-43.
37 - Ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, varões irmãos?
38 - E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo.
39 - Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar.
40 - E com muitas outras palavras isto testificava e os exortava, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa.
41 - De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e, naquele dia, agregaram-se quase três mil almas.
42 - E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
43 - Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
INTERAÇÃO
Professor, a festa de Pentecostes era uma santa celebração em que o adorador oferecia ao Senhor uma oferta voluntária proporcional às bênçãos recebidas do Eterno (Dt 16.10). Mas, no contexto profético, é uma referência à efusão do Espírito sobre toda a carne (Jl 2.28; At 2.1-13). Ministre esta lição com graça e poder, confiando na unção de Deus sobre a tua vida (At 1.8). Deus o abençoe!
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Descrever a promessa do batismo no Antigo Testamento.
Buscar com fé a promessa do batismo no Espírito Santo.
Defender a atualidade da promessa do batismo no Espírito Santo.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, selecione previamente dois alunos batizados no Espírito Santo. Peça para que cada um deles compartilhe com a classe sua experiência pessoal. Eles devem responder: Como, quando e onde aconteceu? Quanto tempo perseveraram até receber o batismo? Que mudanças observaram em suas vidas após o batismo? Que conselhos dariam para os que ainda não receberam essa promessa? O testemunho de cada aluno não deve passar de cinco minutos. Ministre a lição e, logo a seguir, ore por aqueles que desejam receber esta dádiva. Logo abaixo há um mapa que apresenta as regiões dos que presenciaram o cumprimento da promessa no Dia de Pentecostes. Reproduza-o conforme os recursos disponíveis.
Palavra Chave
Batismo no Espírito: Revestimento gracioso de poder e autoridade que Jesus concede aos seus filhos para realizarem à sua obra no mundo.
INTRODUÇÃO
O batismo no Espírito Santo é outra bendita promessa que acompanha aqueles que já são de Cristo. É uma promessa atual; para os nossos dias; não ficou restrita ao passado. A promessa diz respeito a todos quantos já desfrutam a salvação, mediante a conversão neles operada pelo Espírito Santo. É uma dádiva do alto (v.38) que traz abundância de alegria, conforto e poder divino para o crente testemunhar das grandes maravilhas de Deus em favor do homem. Buscar a realização dessa promessa celestial é uma necessidade àqueles que, embora salvos, ainda não a alcançaram.
SINOPSE DO TÓPICO I
A promessa do derramamento do Espírito Santo foi anunciada no Antigo Testamento, ratificada nos Evangelhos e cumprida no Dia de Pentecostes.
SINOPSE DO TÓPICO II
O batismo no Espírito Santo concede ao crente ousadia para proclamar a fé cristã, e poder para vencer o mundo e o Diabo.
SINOPSE DO TÓPICO III
A promessa do batismo no Espírito Santo, anunciada por Joel e confirmada no Dia de Pentecostes é para os que crêem e buscam.
CONCLUSÃO
Comprova-se, portanto, que a promessa do batismo no Espírito Santo não cessou com a era apostólica. Suas evidências aparecem no decorrer da história da Igreja, inclusive com registros fidedignos, chegando ao apogeu no século XX, em que o Espírito Santo, tal qual o vento e o fogo, como registra a Bíblia (At 2.2,3), varreu o mundo, renovou velhas estruturas e encheu os crentes de poder do céu para testemunhar. Você pode, mesmo agora, enquanto estuda esta lição bíblica, ser batizado no Espírito Santo.
EXERCÍCIOS
1. Descreva o anúncio e o cumprimento da promessa do batismo no Espírito Santo.
(Livre) A promessa do batismo no Espírito Santo foi anunciada no Antigo Testamento e cumprida em o Novo (At 2.17-21; Jl 2.28-32).
2. Qual foi o último profeta a reiterar a promessa do batismo no Espírito Santo?
João Batista (Mt 3.11; Jo 1.33).
3. Cite três propósitos do batismo no Espírito Santo.
O batismo no Espírito Santo concede ao crente ousadia para proclamar a fé cristã, e poder para vencer o mundo e o Diabo.
4. Qual o propósito principal do batismo no Espírito Santo?
Conceder ao crente poder para testemunhar a sua fé em Cristo.
5. Porque alguns não recebem a promessa do batismo no Espírito Santo?
Porque não a valorizam ou não são despertados sobre a atualidade do batismo no Espírito Santo.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Teológico
“A promessa do Espírito no AT
O Antigo Testamento é um prelúdio indispensável à discussão sobre o batismo no Espírito Santo. Os eventos acontecidos no dia de Pentencostes (At 2) foram o clímax das promessas de Deus. Duas passagens são especialmente importantes: Ez 36.25-27 e Jl 2.28,29.
A passagem de Ezequiel fala sobre a água pura sendo espalhada e a purificação de todas as imundícias espirituais. Ela continua, dizendo que o Senhor removerá os corações de pedra de seu povo e dar-lhe-á ‘um coração novo’ e ‘um coração de carne’, além de colocar dentro dele ‘um espírito novo’. A concessão do Espírito Santo é o meio pelo qual essa mudança acontecerá: ‘porei dentro de vós o meu espírito’. Como resultado, o Senhor diz: ‘e farei que andeis nos meus estatutos, e guardareis os meus juízos, e os observeis’ (v.27).
A promessa é claramente relacionada ao conceito de regeneração do Novo Testamento. Paulo fala sobre ‘a lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo’ (Tt 3.5), ecoando a declaração de Jesus sobre a necessidade de ‘nascer da água e do Espírito’ (Jo 3.5). A transformação que acontece no novo nascimento resulta num estilo de vida transformado, tornando possível pela concessão do Espírito Santo”.
(PALMA, A. D. O batismo no Espírito Santo e com fogo. RJ: CPAD, 2002, p.14,15)
APLICAÇÃO PESSOAL
Logo depois que Jesus foi batizado nas águas, Ele orou e o céu se abriu (Lc 3.21). O céu fechado ou cerrado desde o Antigo Testamento é sinônimo de retenção e parcimônia (Dt 28.23; 1 Rs 8.35; 2 Cr 7.13). Mas o céu aberto indica a concessão de bênçãos e manifestações espirituais (Jo 1.51). O céu se abriu e o Espírito desceu sobre Jesus (Lc 3.22). O céu se abriu e o mártir Estevão viu a glória de Deus e Jesus, que estava à direita de Deus" (At 7.55,56). O “céu se abriu” e, no cenáculo, todos foram batizados no Espírito Santo (At 2). O “lugar” é movido através das orações dos santos! O céu é aberto por meio das orações dos filhos de Deus. Ore! Interceda! Persevere em oração e o céu se abrirá sobre a tua vida e ministério.
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!