Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos Heresias e Modismos com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
23 de Abril de 2006
TEXTO ÁUREO
“Porém, agora que é morta, por que jejuaria eu agora? Poderei eu fazê-la mais voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim” (2Sm 12.23).
VERDADE PRÁTICA
A doutrina da reencarnação nega a Bíblia e menospreza a salvação em Cristo, a ressurreição dos mortos e o julgamento final.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Sl 78.89 A morte é um caminho sem retorno
Terça - Hb 9.27 Ao homem está ordenado morrer uma vez
Quarta - Lc 16.26 Há um grande abismo entre os vivos e os mortos
Quinta - 1Jo 1.7 É o sangue de Jesus que purifica o pecador; e não, as supostas reencarnações
Sexta - 1Co 15.42 A doutrina da ressurreição dos mortos elimina a crença reencarnacionista
Sábado - 2Tm 4.1 É Deus, em Jesus Cristo, que julgará os vivos e os mortos
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 Timóteo 4.1-5.
1 - Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios,
2 - pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência,
3 - proibindo o casamento e ordenando a abstinência dos manjares que Deus criou para os fiéis e para os que conhecem a verdade, a fim de usarem deles com ações de graças;
4 - porque toda criatura de Deus é boa, e não há nada que rejeitar, sendo recebido com ações de graças,
5 - porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificada.
PONTO DE CONTATO
Professor, o ensino herético da reencarnação é um dos mais perigosos difundidos no Brasil. É provável que seu aluno conheça algum adepto desse traiçoeiro engano. Por isso, não é apenas necessário que o educando aprenda a contestar biblicamente a teoria reencarnacionista, mas também torne-se um evangelizador dos adeptos das doutrinas kardecista, hinduísta, budista e jainista que a defendem. A ação da antiga serpente é uma das razões pelas quais a heresia da reencarnação está presente em várias religiões e cada vez mais aumentando o número de adeptos. Desde o Éden, Satanás promulga os fundamentos do espiritismo; exemplo disto, é quando usa a serpente como médium. Portanto, esteja preparado para ensinar esta lição.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Interceder pela conversão dos reencarnacionistas.
Distinguir entre encarnação e reencarnação.
Explicar as distorções da teoria da reencarnação.
SÍNTESE TEXTUAL
A difusão moderna da reencarnação no Brasil, deve-se, principalmente, a propagação das obras de Hippolyte Leon Denizard Rivail, conhecido por Allan Kardec, pseudônimo adotado em 18 de abril de 1857. Kardec nasceu em Lyon, na França, em 3 de outubro de 1804 e faleceu com a idade de 65 anos. Na lápide tumular consta a síntese de sua crença reencarnacionista: “Nascer, morrer, renascer e progredir sempre, esta e a lei”. H. L. Denizard Rivail era um homem erudito, mas que se deixou fisgar em 1855 por fenômenos sobrenaturais. Desde então, passou a ser guiado por um “espírito” que lhe informou ter sido seu amigo em uma re-encarnação anterior, período em que seu nome era Allan Kardec, razão pela qual adotou o novo nome. Desde então, dedicou-se exclusivamente a doutrina espírita. Escreveu várias obras que codificam o espiritismo e a doutrina reencarnacionista. Entre elas destacam-se: O Livro dos Espíritos (1857) e O Evangelho Segundo o Espiritismo (1864).
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA
Nesta lição, repetiremos o recurso didático anterior, isto é, a Tabela Conceitual. Use este gráfico-visual após o tópico I, a fim de sintetizar a divulgação moderna do conceito reencarnacionista no Ocidente.
SÍNTESE HISTÓRICA DA DOUTRINA DA REENCARNAÇÃO
Divulgador Moderno: Hippolyte L. D. Rivali (1804-1869)
Literaturas:
O Livro dos Espíritos (1857)
O Que é Espiritismo? (1859)
O Livro dos Médiuns (1861)
O Evangelho Segundo o Espiritismo (1864)
Fundamentos:
Seitas orientais
Mediunidade
INTRODUÇÃO
A doutrina da reencarnação é tão antiga quanto a humanidade. É originária do hinduísmo, mas está presente no budismo, no jainismo e no sikhismo. É defendida pelos hare krishnas, kardecistas e muitos outros grupos na atualidade. Tem fortes vínculos com a prática da necromancia e está no bojo do Movimento Nova Era. A reencarnação é uma falsa crença inspirada por Satanás para levar o homem à perdição eterna.
CONCLUSÃO
Os adeptos da reencarnação estão preparados para defender suas crenças em qualquer foro. Todavia, nós estamos com a verdade, e Deus é conosco. Por isso devemos lutar pela salvação deles, pois fazem parte do grupo não alcançado pelo evangelho. Esse desafio é tarefa da Igreja, Jesus ordenou-nos pregar o evangelho a toda criatura (Mc 16.15).
EXERCÍCIOS
1. Qual a origem da doutrina da reencarnação?
É originária do hinduísmo, mas está presente no budismo e jainismo.
2. Qual o significado do termo “reencarnação”?
O termo significa “voltar na carne”; pois acredita-se que na morte física, a alma entra num ciclo de renascimentos.
3. Onde encontramos na Bíblia que não há retorno após a morte?
Hebreus 9.27.
4. Por que as doutrinas cristãs não podem ser fundamentadas em experiências pessoais?
Porque os sentimentos humanos acham-se comprometidos em conseqüência da Queda do homem (Jr 17.9; Gn 3.1-24).
5. Por que a popularidade da reencarnação está aumentando?
Por causa da tendência humana de procurar escapar do inferno sem a ajuda de Deus.
AUXÍLIOS SUPLEMENTARES
Subsídio Apologético
“Jesus, Nicodemos e o Novo Nascimento
O diálogo entre Jesus e Nicodemos, registrado em João 3.1-21, é frequentemente usado pelos espíritas como prova de que Jesus, ao dizer a Nicodemos que lhe era necessário nascer de novo, estava pregando a reencarnação. Ora, só aqueles que ignoram o significado da palavra grega anōthen — traduzida no v.3 por ‘nascer de novo’ — é que fazem uso de tal argumento. Porém, o significado literal desse vocábulo é nascer do alto, nascer de cima, nascer de Deus. Portanto, não se refere a um nascimento após um processo biológico, intra-uterino, e sim, por meio da operação do Espírito de Deus no interior do homem. Isto nada tem haver com a reencarnação.
Se a doutrina reencarnacionista fizesse parte dos ensinamentos de Jesus, a grande oportunidade de divulgá-la e confirmá-la seria durante a memorável conversa daquele que era mestre em Israel com Aquele que é o Mestre dos mestres. A pergunta de Nicodemos: ‘Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?’ não poderia ter sido respondida, caso Jesus fosse reencarnacionista, da seguinte maneira: ‘isto é possível, Nicodemos. Basta você reencarnar’? Mas a resposta de Cristo foi: ‘Na verdade, na verdade te digo, quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus’” (COSTA, J. M. Porque Deus condena o espiritismo. 12.ed., RJ: CPAD, 2003, p.156).
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!