Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos Davi com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
25 de Outubro de 2009
TEXTO ÁUREO
"E disse aos seus homens: O SENHOR me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do SENHOR, estendendo eu a minha mão contra ele; pois é o ungido do SENHOR" (1 Sm 24.6).
VERDADE PRÁTICA
Mesmo estando ungido a mando do Senhor para ser o rei, Davi soube esperar o tempo de Deus para ocupar o trono de Israel.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Sl 25.3 Os que confiam não se confundem
Terça - Sl 37.7 A Bíblia aconselha esperar em Deus
Quarta - Is 40.31 Novas forças para os esperançosos
Quinta - Is 64.4 O favor divino para os que esperam
Sexta - Mq 7.7 Esperando a salvação que vem de Deus
Sábado - Hb 11.1 O esperar com fé
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 Samuel 24.4-8
4 - Então, os homens de Davi lhe disseram: Eis aqui o dia do qual o SENHOR te diz: Eis que te dou o teu inimigo nas tuas mãos, e far-lhe-ás como te parecer bem a teus olhos. E levantou-se Davi e, mansamente, cortou a orla do manto de Saul.
5 - Sucedeu, porém, que, depois, o coração doeu a Davi, por ter cortado a orla do manto de Saul;
6 - e disse aos seus homens: O SENHOR me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do SENHOR, estendendo eu a minha mão contra ele, pois é o ungido do SENHOR.
7 - E, com estas palavras, Davi conteve os seus homens e não lhes permitiu que se levantassem contra Saul; e Saul se levantou da caverna e prosseguiu o seu caminho.
8 - Depois, também Davi se levantou, e saiu da caverna, e gritou por detrás de Saul, dizendo: Rei, meu senhor! E, olhando Saul para trás, Davi se inclinou com o rosto em terra e se prostrou.
INTERAÇÃO
Deus escolheu e ungiu Davi para governar seu povo. Mas, para que Davi assumisse o trono, seu caráter precisava ser moldado mediante o exercício da paciência. Ele teve que aprender a esperar, e esperar o tempo de Deus. Esperar não é uma tarefa fácil, principalmente na atualidade, onde as pessoas vivem sob a pressão do imediatismo. Hoje, tudo tem que ser instantâneo, imediato, até mesmo as bênçãos de Deus. Ninguém quer esperar. Contudo, saber aguardar o momento certo, sem "tramóias" ou manobras políticas é uma virtude que todo homem de Deus precisa aprender. Em determinadas situações, não podemos fazer absolutamente nada, a não ser esperar e confiar que os planos do Eterno jamais poderão ser frustrados. Essa certeza faz com que os servos de Deus esperem com paciência e sem amargura ou dor, naquEle que pode todas as coisas (Sl 40.1).
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Compreender que Davi, mesmo na adversidade, soube esperar.
Conscientizar-se de que precisamos esperar com paciência o tempo de Deus.
Identificar o tempo de Deus.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Reproduza o esquema abaixo no quadro-de-giz. Utilize-o para explicar aos seus alunos as principais diferenças entre Saul e Davi. Mostre que Davi tinha grande respeito por Saul, apesar de este rei tentar matá-lo por diversas vezes. Davi tinha consciência de que um dia viria a ser rei, mas entendia também que não era direito seu derrubar o homem a quem Deus havia ungido.
A VIDA DE DAVI VERSUS A VIDA DE SAUL
A VIDA DE DAVI - A VIDA DE SAUL
Davi era um rei segundo o padrão de Deus (2 Samuel 7.8-16) - Saul era um rei segundo o padrão humano (1 Samuel 10.23,24)
Davi era um homem segundo o coração de Deus (Atos 13.22) - Saul era um homem que procurava o elogio das pessoas (1 Samuel 18.6-8)
O reinado de Davi era eterno (através de Jesus) (2 Samuel 7.29) - O reinado de Saul foi rejeitado (1 Samuel 15.23)
Davi era amável e benevolente (2 Samuel 9; 1 Crônicas 19.2) - Saul era cruel (1 Samuel 20.30-34; 22.11-19)
Davi era perdoador (1 Samuel 26) - Saul não era perdoador (1 Samuel 14.44; 18.9)
Davi era um homem que se arrependia (2 Samuel 12.13; 24.10) - Quando confrontado, Saul mentia (1 Samuel 15.10-31)
Davi era corajoso (1 Samuel 17; 1 Crônicas 18) - Saul era covarde (1 Samuel 17.11; 18.12)
Davi estava em paz com Deus (Salmos 4.8; 37.11) - Saul estava separado de Deus (1 Samuel 16.14)
Palavra Chave
Tempo: Momento ou ocasião apropriada (ou disponível) para que uma coisa se realize.
introdução
Uma das grandes lições na história de Davi é a sua paciência para esperar o momento certo de ascender ao trono de Israel. Apesar de ter sido ungido para ser rei sobre Israel quando ainda era bem jovem, Davi esperou muitos anos para vir, de fato, a sê-lo. Neste seu período de espera, não vemos em nenhum momento Davi maquinando Golpe de Estado, manobras escusas e procedimentos vis para destituir Saul e ocupar o seu lugar. E em todo o tempo de suas provações, Davi era ciente de que Saul havia sido rejeitado por Deus. O exemplo de Davi deve ser seguido por todos aqueles que têm aguardado as promessas de Deus, andam segundo a sua Palavra e vivem conforme a sua vontade.
SINOPSE DO TÓPICO I
Enquanto aguardava o tempo de Deus se cumprir, Davi enfrentou várias ameaças contra a sua vida, inclusive do rei Saul.
SINOPSE DO TÓPICO II
Enquanto aguardava o tempo de Deus em sua vida e fugia de Saul, Davi buscou refúgio na escola profética de Samuel e na casa do sacerdote Aimeleque.
SINOPSE DO TÓPICO III
A espera de Davi compreende períodos na caverna de Adulão, em cidades, desertos e montes, como registra a Bíblia.
CONCLUSÃO
Davi esperou pacientemente no Senhor, e Ele ouviu a sua voz. Esperar o tempo de Deus é a garantia de não agirmos precipitadamente. é o segredo de quem quer fazer a vontade do Senhor. A Escritura diz que os nossos pensamentos não são os pensamentos de Deus, nem tampouco os nossos caminhos são os caminhos dEle (Is 55.8). O tempo do Eterno, evidentemente, não é o nosso tempo (Sl 90.4). Conhecedores desse fato, devemos confiar no Senhor e esperar nEle em todas as situações.
EXERCÍCIOS
1. Mencione uma das grandes lições que podemos aprender com a vida de Davi.
Certamente uma das maiores lições de Davi foi a sua paciência para esperar o momento certo de ascender ao trono de Israel.
2. Qual o plano de Saul para tirar a vida de Davi?
Usar os filisteus para dar cabo da vida de Davi.
3. Cite os locais de refúgio de Davi enquanto esperava o tempo de Deus em sua vida?
Na escola profética de Samuel, na casa do sacerdote Aimeleque, entre os filisteus e na caverna de Adulão.
4. Que lição podemos aprender com o fato de Davi ter ido para a caverna de Adulão?
Todos nós de alguma forma necessitamos também de nossa “caverna de Adulão”, isto é, um local de refúgio, inclusive familiar.
5. Em que situação de sua vida, você poderá aplicar o conteúdo da lição?
Resposta pessoal.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Filosófico
“O Tempo Cronos e o Tempo Kairos
[...] As Escrituras veem o tempo como um presente e uma oportunidade a ser usada sob a direção do Espírito Santo. Remimos o tempo para realizar aquelas coisas que estão de acordo com os propósitos de Deus. A visão moderna de tempo é como um produto que pode ser eficaz ou ineficazmente usado, disputado, administrado, economizado, perdido ou até convertido em dinheiro. O kairos-tempo promove uma consciência descontraída e um discernimento das oportunidades de viver fornecidas pelo tempo. O cronos-tempo é propenso a ser compulsivamente tiranizado por uma planificação frenética da vida. Objetivar a riqueza, a produtividade econômica e viver eficientemente nutrem a sensação de ser rápido - a marca registrada das sociedades redigidas pelo cronos-tempo.
O cronos-tempo e o kairos-tempo encontram-se em todo o momento. Uma espiritualidade verdadeiramente carismática requer uma sensibilidade descansadamente contínua à voz e movimento do Espírito, na qual a vontade de Deus é comunicada ao crente. Sem essa sensibilidade, nenhuma reivindicação à espiritualidade pode permanecer fiel à sua visão de nutrir a vida na abundância do Espírito Santo.
[Na realidade, existe uma relação muito grande entre] o valor da meditação e contemplação em termos de aprofundamento da experiência que a pessoa tem com o Espírito”.
(NIENKIRCHEIN, C. Panorama do Pensamento Cristão. RJ: CPAD, 2001, pp.268,269).
APLICAÇÃO PESSOAL
“O tempo não é um inimigo, mas um amigo. Lutar contra o tempo é uma sandice. Se o sofrimento entrou no mundo por causa do pecado, Deus não é o causador do sofrimento; e se Ele o permite, mesmo quando não consigo evitá-lo, o mais coerente seria ver as intempéries como aliadas na formação e aprimoramento de traços e silhuetas positivas na alma. Esse é o ensino bíblico.
O tempo serve para nos preparar. Quando compreendo e admito isso, consigo ver o tempo como algo que não é ruim, que serve para amadurecer-me e não pode tirar minha felicidade, porque esta está firmada em Deus.
Nós sabemos, pela Palavra de Deus, que o sofrimento tem um fim. A demora também. Logo, o propósito de Deus na minha vida é usar o tempo para me ajustar ao ponto ideal. Ad augusta per angusta - ‘chega-se a resultados sublimes por caminhos estreitos’. Desde que apenas nesta dimensão encontro demora e sofrimento, e lá não, então o aqui e o hoje são dotados de instrumentos de Deus para forjar o meu ser. Disse o salmista Davi, em Salmos 31.15: ‘Os meus tempos estão nas tuas mãos...’.
Quando entrego tudo à vontade de Deus, entrego não apenas a minha vida, mas o meu tempo também. E isto significa que a administração do meu tempo passou a ser orientada por Deus. Se ‘os meus tempos’, isto é, se o meu passado, o meu presente e o meu futuro, estão nas mãos de Deus, e não sou daqueles que buscam e criam problemas e situações de espera angustiante e, mesmo assim, se eu passo por problemas e esperas, devo ver tudo isso como o trabalhar de Deus em mim”.
(DANIEL. S. Reflexões sobre a Alma e o Tempo. RJ: CPAD, 2001, p.155).
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!