Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos A Igreja com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
28 de Janeiro de 2007
TEXTO ÁUREO
“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19 - ARA).
VERDADE PRÁTICA
Na educação cristã, através do discipulado, a Igreja tem por objetivo fazer de cada crente um fiel seguidor de Jesus.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - 2Tm 2.2; Gl 4.19 Cada discípulo gerando outro
Terça - Mt 28.19; 1Pe 1.23 O imperativo da multiplicação de discípulos
Quarta - At 2.41-47 O princípio da multiplicação de discípulos
Quinta - At 1.8; Lc 24.49 A dinâmica do discipulado
Sexta - 2Tm 2.15 A preparação de discipuladores
Sábado - Jo 15.12; 2Pe 3.18 Ingredientes do discipulado
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Mateus 16.24-26; 28.19,20; 2 Timóteo 2.1-3.
Mateus 16
24 - Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me;
25 - Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.
26 - Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? ou que dará o homem em recompensa da sua alma?
Mateus 28
19 - Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20 - Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém.
2 Timóteo 2
1 - Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus.
2 - E o que de mim, entre muitas testemunhas, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros.
3 - Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo.
INTERAÇÃO
Professor, sua igreja possui pediatria? Não! É claro que sim! Estamos falando da classe de novos convertidos ou discipulado. Você sabia que a CPAD possui um semestre de lições dominicais para neoconversos? Percebeu que você já pode iniciar uma classe de novos convertidos, pois o material didático já está disponível? Agora, pense em quantos novos crentes estão espalhados pela igreja. Contou... um... três... cinco, já podemos começar uma classe dominical! Converse com o pastor ou superintendente de sua igreja; seja um discipulador!
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Definir o termo discipulado.
Descrever a importância do discipulado.
Explicar o quadriforme método de Jesus.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
O pastor Oséas Macedo, na obra Manual de Missões (CPAD, 1997:13), afirma que a tarefa de salvar o mundo não pode ser desassociada do enviar crentes para alcançá-lo. O processo de salvar o mundo começa com enviar. Enviar pessoas capacitadas por Deus para pregar, a fim de que todos possam ouvir, crer e invocar o nome de Jesus para serem salvos. No entanto, a tarefa da igreja não estará completa enquanto o novo crente não for integrado à vida da igreja e tornar-se capaz de ganhar outros para Cristo. Reproduza e apresente graficamente as etapas acima descritas como segue abaixo.
O CAMINHO DO DISCIPULADO
Igreja ⇒Enviar⇒Pregar⇒Ouvir⇒Crer⇒Invocar⇒Ser Salvo⇒Pregar⇒Ouvir
Palavra Chave
Discípulo: O discípulo não é mero aprendiz, mas alguém que segue as pisadas de seu Mestre e possui íntimo relacionamento com Ele.
INTRODUÇÃO
A existência da igreja local decorre, essencialmente, de duas atividades conjuntas: da evangelização e do discipulado. Não há como trabalhar com o discipulado sem a evangelização, pois o primeiro complementa a segunda. Essas duas tarefas indissociáveis estão relacionadas à suprema missão da igreja: Pregar o evangelho a toda criatura e ensinar a todas as nações (Mt 18.19,20). Nas palavras de Jesus em Mateus 28.19,20, temos o modelo e o método do discipulado cristão. Porquanto, “pregar o evangelho” implica proclamar as boas-novas de salvação aos pecadores, a fim de convertê-los a Cristo e torná-los discípulos idôneos, fiéis a Jesus e capazes de gerarem outros seguidores (2Tm 2.2). Devemos ressaltar que a conversão é uma obra espiritual que somente o Espírito Santo pode realizar. Só Ele pode “fazer convertidos”, mas “fazer discípulos” é um ofício que compete a cada crente em Cristo.
SINOPSE DO TÓPICO I
Conservação, desenvolvimento e multiplicação são os três elementos necessários à igreja local, que deseja crescer e cumprir a sua missão na Terra.
SINOPSE DO TÓPICO II
O discipulado é o trabalho integrador da igreja que tem por objetivo treinar discípulos, a fim de que estes eduquem e capacitem a outros.
SINOPSE DO TÓPICO III
Selecionar e treinar discipuladores são duas tarefas necessárias à igreja, que deseja cumprir a sua missão educadora.
CONCLUSÃO
Nesta lição, tivemos por objetivo principal despertar individualmente cada crente, bem como o ministério da igreja local, a dedicar-se com perseverança e devoção ao ministério do discipulado. Formemos evangelistas, mas não nos esqueçamos dos discipuladores!
EXERCÍCIOS
1. A existência da igreja local decorre de quais atividades?
Evangelização e discipulado.
2. O que é discipulado?
É o trabalho efetuado a fim de fazer dos novos crentes autênticos cristãos.
3. Qual o significado da palavra discípulo?
Um aprendiz ou seguidor do seu mestre.
4. Como a igreja pode realizar o discipulado?
Selecionando e treinando pessoas para o discipulado.
5. O que a igreja urgentemente precisa fazer na força do Senhor?
Investir o máximo na preparação dos discipuladores.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Doutrinário
“O que é ser discípulo
A palavra grega mathēthēs , traduzida para o português, significa discípulo. O dicionário grego de Taylor a define como se referindo aos que aderiam a Jesus. Portanto, ser discípulo de Jesus é aderir a Ele e a seus ensinos. Aderir no sentido de viver com Ele e para Ele. É estar a seus pés e dEle retirar ensinos e exemplos a serem seguidos. Este é o sentido de discípulo no Novo Testamento.
Há uma coisa importante que precisa ser dita sobre o que significa ser discípulo de Jesus. Nenhum ser humano que já viveu sobre a face da Terra conseguiu ser discípulo de Cristo, sem antes passar por uma experiência de conversão com esse próprio Cristo. Do Senhor é que obtemos forças e condições para a eficácia do discipulado. Aliás, o padrão de vida que o Senhor estipulou para o discípulo é tão elevado que ninguém pode alcançá-lo baseado em sua condição natural, humana. Precisamos de uma capacitação espiritual, moral e ética que só pode ser obtida pela própria presença de Jesus Cristo. Ele vivendo em nós e através de nós. O apóstolo Paulo chega a dizer que o verdadeiro discípulo tem a ‘mente de Cristo’ (1Co 2.16). O discípulo, portanto, deve agir e reagir como se fora o Senhor mesmo”.
(CIDACO, J. A. Um grito pela vida da igreja. RJ: CPAD, 1996, p.104-5.)
APLICAÇÃO PESSOAL
Centenas de pecadores convertem-se anualmente, experimentam o novo nascimento, mas não chegam à maturidade espiritual, pois lhes faltam pais espirituais. Muitos daqueles que permanecem se desenvolvem com anomalias e atrofias éticas e doutrinárias. Onde estão os discipuladores? Você está disposto a “fazer discípulos”? Assim como o recém-nascido necessita de cuidados para desenvolver-se de modo saudável, o novo convertido precisa de cuidados espirituais para chegar à maturidade na fé. Isso só é possível se cada crente assumir o inalienável compromisso de ser um discipulador cristão. Alguém em certo lugar afirmou que a igreja é um hospital. Mas perguntamos: “Será que e uma geriatria?” — uma vez que não há renovação de seus membros. “Será que é uma ortopedia?” — uma vez que o corpo está atrofiado. “Será que é uma pediatria?” — pois todos os que nascem recebem os cuidados espirituais necessários. Façamos de nossas igrejas um hospital geral, que trate do ser humano em todas as suas necessidades espirituais.
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!