Lição 04 - O Deus Que Justifica | Jovens 1° Trimestre de 2026

Revista Jovens 1° Trimestre de 2026

Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Jovens O Plano Perfeito com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...


Jovens 1º Trimestre de 2026

25 de janeiro de 2026

TEXTO PRINCIPAL
“Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo.” (Rm 5.1).

RESUMO DA LIÇÃO
O jovem cristão, que entende a realidade da Justificação pela fé, vive com ousadia, gratidão e santidade, sabendo que foi perdoado, regenerado e capacitado para vencer em Cristo.

LEITURA DA SEMANA
SEGUNDA — Rm 5.1 Temos paz com Deus por Jesus
TERÇA — Rm 4.3 É Deus quem justifica
QUARTA — Rm 8.1 Quem está em Cristo não vive mais debaixo da condenação
QUINTA — Rm 8.16 O Espírito Santo confirma a nossa nova identidade
SEXTA — Rm 8.17 Herdeiros de Deus
SÁBADO — 2Co 5.17 A Justificação nos dá uma nova vida

OBJETIVOS
APRESENTAR o que é a Justificação pela fé;
EXPLICAR como Deus justificou Abraão;
CONSCIENTIZAR sobre o livramento da culpa e das consequências eternas do pecado.

INTERAÇÃO
Na lição deste domingo, estudaremos a respeito da Justificação pela fé, a começar pelo exemplo de Abraão que foi justificado por Deus. A Justificação faz com que vivamos como alguém que foi perdoado e amado, portanto, livre das amarras do pecado. Professor(a), seus alunos têm vivido como alguém que foi justificado por Deus ou ainda se sentem presos à culpa e ao passado? Estão vivendo a partir de uma fé verdadeira, que transforma o interior e o modo de viver deles? A Justificação pela fé nos leva a uma vida autêntica no Espírito. Sem esse Novo Nascimento, apenas sobra a aparência religiosa; e isso não agrada a Deus. Aconselhe os alunos a viverem uma fé genuína, que se manifeste em amor e obediência.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor(a), sugerimos que você divida a turma em dois grupos. O grupo 1 deverá discutir a seguinte questão: “Você acha que uma pessoa pode ser salva por ser ‘boa’ ou fazer boas obras?”. Após as breves respostas dos alunos, diga que “a fé em Jesus Cristo é a única condição ou requisito para que recebamos o dom gratuito de Deus da salvação espiritual. A fé não é apenas uma questão de aquilo em que uma pessoa crê, a respeito de Cristo, mas é também uma resposta ativa do coração de uma pessoa que deseja verdadeiramente aceitar a Cristo como Salvador (isto é, aquele que perdoa os seus pecados) e segui-lo, como Senhor”. Em seguida, pergunte ao grupo 2: “O que significa ser salvo pela fé?”. Depois de uma breve discussão com os alunos, pontue que, “a fim de ser salva (isto é, restaurada a um relacionamento correto com Deus), a pessoa deve:
(a) responder e aceitar a provisão de misericórdia de Deus através de seu Filho, Jesus (Ef 2.4,5),
(b) ter seus pecados perdoados (Rm 4.7,8),
(c) ser feita espiritualmente viva (Cl 1.13),
(d) ser liberta do poder de Satanás e do pecado (Cl 1.13),
(e) ser feita uma nova criatura (2Co 5.17),
(f) e receber a presença interior do Espírito Santo (Jo 7.37-39; 20.22)”.
Finalize dizendo que nenhuma quantidade de auto esforço pode realizar essas coisas, somente pela fé é possível receber a graça de Deus, sem depender de méritos humanos. Dessa forma a obra de Cristo é exaltada, e toda a glória da salvação é dada a Deus. (Adaptado de Bíblia de Estudo Pentecostal para Jovens. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, pp.1527,1644).

TEXTO BÍBLICO
Romanos 4.1-8.

1 — Que diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai segundo a carne?
2 — Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus.
3 — Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.
4 — Ora, àquele que faz qualquer obra, não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida.
5 — Mas, àquele que não pratica, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça.
6 — Assim também Davi declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça sem as obras, dizendo:
7 — Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos.
8 — Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado.

INTRODUÇÃO
A doutrina bíblica da Justificação pela fé é uma das verdades centrais da fé cristã. Segundo as Escrituras, ela ensina que a salvação não se baseia em méritos humanos, mas exclusivamente na justiça de Jesus Cristo. Assim, é Deus quem nos justifica. Nesta lição, estudaremos a Justificação como parte essencial da obra redentora e refletiremos sobre seu significado prático para aqueles que creem na obra consumada pelo Senhor Jesus.

I. O QUE É A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ

1. Conceito. A palavra “justificação” refere-se à mudança na condição do pecador diante de Deus. Antes, estávamos mortos “em ofensas e pecados” (Ef 2.1), mas, ao experimentarmos a Justificação, nossa posição é completamente transformada: de culpados, Deus nos declara inocentes; de condenados, Ele nos absolve. Isso acontece por causa da obra satisfatória de Cristo no Calvário e mediante a fé nEle (Rm 1.17).
Por isso, fomos “justificados pela fé” e, assim, “temos paz com Deus” (Rm 5.1). Isso significa que Deus nos concede a justiça de Cristo quando cremos (Rm 3.21-26). Portanto, é Deus quem justifica o pecador.
2. O ato da Justificação. O ato de justificar é uma obra invisível, que muda a nossa condição de pecadores, herdada desde o Éden. Trata-se de uma obra milagrosa, já que, contra o pecado, não há nada que possamos fazer por nós mesmos. Mas quando cremos em Cristo e em sua obra consumada no Calvário, nossa condição humana é transformada diante de Deus. Na Regeneração, nossa vida interior é profundamente restaurada (2Co 5.17); na Justificação, nossa posição diante de Deus é completamente alterada (Rm 8.1). Assim, Deus olha para nós e, sob o seu olhar, está a justiça do seu Filho, Jesus Cristo. Isso é a graça de Deus em ação!
3. Uma experiência real. A doutrina da Justificação não é apenas uma teoria, mas uma experiência real. Quando você compreende que foi justificado pela fé, passa a viver com uma nova identidade, tanto psicológica, no tocante às emoções e à personalidade, quanto espiritual. Não há razão para viver como alguém condenado. Não há por que carregar culpa que o pecado colocou sobre nós. A Justificação pela fé encoraja você a viver como alguém perdoado, aceito e capacitado para servir a Deus no poder do Espírito Santo (Rm 8.1). Portanto, se você crê em Cristo e em sua obra consumada no Calvário, viva com gratidão e ousadia, sabendo que sua culpa foi retirada — e, pela graça, Deus o aceitou (Rm 5.1). Por isso, não aceite viver como alguém condenado, mas alegre-se por ser justificado e amado. Viva essa verdade com fé e esperança.

SUBSÍDIO I
“JUSTIFICAÇÃO. ‘Ser justificado’ (gr. dikaioō) significa ser ‘justo diante de Deus’ (Rm 2.13), ser ‘feito justo’ (Rm 5.18,19), ‘estabelecer como justo’ ou ‘definir algo justo’. No sentido judicial, significa ser absolvido ou declarado ‘inocente’. Assim sendo, diz respeito, diretamente, ao perdão de Deus, disponível por intermédio do sacrifício de Cristo. Originalmente, todas as pessoas são pecadoras, em rebelião e oposição a Deus. Segundo a sua lei perfeita, somos declarados culpados e condenados à morte eterna, mas aqueles que verdadeiramente se arrependem — que admitem o seu pecado, que se afastam do seu próprio caminho, que se entregam a Cristo e começam a seguir os seus propósitos — entram em um relacionamento correto com Cristo. A partir da perspectiva de Deus, quando uma pessoa aceita o sacrifício expiatório de Cristo (isto é, que compensa o pecado, que fornece o perdão) por ela, nesse momento é como se ela nunca tivesse pecado. Deus credita a justiça de Cristo aos que o recebem e seguem (veja Rm 4.24,25; Fp 3.9). Isto é o que permite que Deus aceite os humanos mortais no céu, uma vez que ninguém nunca conseguiria ser suficientemente bom para merecer um lugar no céu por seus próprios méritos. O apóstolo Paulo revela diversas verdades a respeito da justificação e da maneira como ela se concretiza.” (Bíblia de Estudo Pentecostal para Jovens. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p.1515).

II. DEUS JUSTIFICOU ABRAÃO

1. O exemplo do pai da fé. Em Romanos 4.1-8, o apóstolo Paulo usa o exemplo de Abraão para ensinar a doutrina da Justificação pela fé. O texto explica que, muito antes da Lei ser dada, Abraão já havia crido em Deus — e por causa dessa fé, Deus o declarou justo (Rm 4.3). Isso mostra que o ensino bíblico de ser salvo pela fé não começou no Novo Testamento. Desde o Antigo Testamento, Deus já estava revelando que o caminho da salvação não depende do que fazemos, mas da fé nEle. Abraão não foi escolhido por merecimento, mas porque confiou em Deus. Nesse contexto, a fé ocupa um lugar central no plano divino de salvação.
2. O lugar da fé. No plano divino, tanto o crer quanto o agir têm lugar na obra da salvação. No caso de Abraão, a fé dele foi determinante para sua justificação diante de Deus. Contudo, seus atos também fazem parte dessa economia salvífica, como expressão concreta da fé. Sim, Abraão só deixou sua terra porque, primeiro, creu na promessa de Deus (Gn 12.1). Na Justificação, o princípio é o mesmo: primeiro se crê; depois, o justificado manifesta, por meio de sua conduta, os frutos dessa fé. Por isso, a fé ocupa um lugar central no ato divino de justificar o pecador. Ela é o gesto de plena dependência de Deus para viver neste mundo.
3. O sentido prático dessa doutrina. A principal implicação desse ensino é que a salvação não se baseia em uma performance meramente religiosa, sem vida e mecânica. Nossa salvação está firmada em uma confiança viva em Jesus Cristo. Por isso, essa fé não é passiva, inerte ou morta — ela produz frutos visíveis na maneira de viver. Uma vez justificados pela fé, desejamos andar no Espírito, viver no Espírito e nos comunicar no Espírito (Rm 8.5). Por isso, é uma bênção viver uma vida santa a partir de um encontro real com Deus mediante a fé em Cristo. Por outro lado, é uma maldição tentar aparentar uma “vida santa” sem ter experimentado a Salvação, a Regeneração e a Justificação em Cristo. Nesse caso, em vez de uma vida autêntica, o que resta é religiosidade vazia, profanação e autoengano. Temos vivido uma fé que transforma? Ou só tentamos manter uma aparência de fé?

SUBSÍDIO II
Professor(a), destaque para os alunos que em relação ao sentido prático dessa doutrina, depois de termos experimentado a salvação e, no tocante ao viver santo, é importante saber que não estamos sozinhos. “Se estivermos verdadeiramente seguindo a Cristo, o Espírito Santo nos lembrará constantemente de que somos filhos de Deus (Rm 8.16). Ele nos ajuda em nossos esforços para adorar e honrar a Deus (At 10.46). Ele nos ajuda a orar e até mesmo intercede (isto é, defende o nosso caso) por nós quando estamos oprimidos e não sabemos o que orar (Rm 8.26,27). Ele também desenvolve dentro de nós um caráter mais semelhante ao de Cristo, de maneira a honrar a Jesus (Gl 5.22,23; 1Pe 1.2). Como nosso professor e Conselheiro piedoso (Jo 14.16,26; 16.7), Ele nos fornece informações a respeito de Deus que estão além do nosso entendimento natural. Ele nos lembra do que Deus já revelou na sua Palavra, e Ele nos guia em toda a verdade (Jo 16.13; 14.26; 1Co 2.9-16). Ele transmite continuamente o amor de Deus por nós (Rm 5.5) e nos dá alegria, consolação e ajuda (Jo 14.16; 1Ts 1.6)”. (Bíblia de Estudo Pentecostal para Jovens. Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p.1458).

III. O LIVRAMENTO DA CULPA E DAS CONSEQUÊNCIAS ETERNAS DO PECADO

1. A Justificação traz um grande livramento. A doutrina bíblica da Justificação pela fé traz consigo o livramento da condenação eterna e da culpa que o pecado impõe sobre a vida humana (Rm 8.1). Vivemos em um mundo onde não faltam pessoas prontas para acusar, nem circunstâncias arquitetadas pelo Inimigo para escravizar vidas: vícios, traumas, erros e conflitos familiares. Tudo isso revela situações e ambientes em que o domínio do pecado ainda atua. Mas aqueles que estão em Cristo, uma vez justificados pela fé, já romperam essas amarras e foram completamente libertos.
2. Livres da culpa. A culpa causada pelo pecado oprime muitas pessoas que vivem aprisionadas no passado, marcadas por palavras ditas e ouvidas em meio a conflitos familiares; outras permanecem paralisadas no presente por causa das acusações relacionadas aos erros cometidos na vida. No entanto, a condenação que estava sobre nós foi anulada, vencida e apagada por Deus (Rm 8.31). E isso é suficiente! Trata-se de um chamado, não para a prática do pecado, mas para o privilégio de viver segundo os propósitos de Deus. Por isso, a culpa não tem mais domínio sobre quem foi justificado. Essa pessoa foi perdoada, liberta, regenerada e declarada justa diante de Deus.
3. O testemunho interior do Espírito Santo. Finalmente, a experiência da Justificação pela fé é acompanhada pelo testemunho interior do Espírito Santo (Rm 8.16). O jovem que compreende essa realidade espiritual caminha com firmeza, mesmo diante de pressões externas e dos inúmeros desafios ao longo da jornada cristã. Ele sabe que, se é filho de Deus, então também é herdeiro de Deus e coerdeiro com Cristo (Rm 8.17). Essa verdade impacta diretamente a nossa identidade como seguidores de Cristo neste mundo, pois é afirmada, em nosso coração, pelo próprio Espírito Santo.

SUBSÍDIO III
Professor(a), leve seus alunos a uma reflexão a respeito das consequências do pecado e pergunte aos alunos “o que podemos fazer para sermos libertos da culpa? O rei Davi era culpado de pecados terríveis (adultério, assassinato, mentira) e, assim, experimentou a alegria do perdão. Também podemos sentir essa mesma alegria quando: (1) deixamos de negar nossa culpa e reconhecemos que pecamos; (2) imploramos o perdão de Deus; (3) abandonamos nossa culpa e cremos que Ele já nos perdoou. Isso pode ser algo difícil de conseguir quando o pecado já se enraizou em nossa vida durante muitos anos, quando é muito grave e/ou envolve outras pessoas. Mas devemos lembrar-nos de que Jesus está disposto e é capaz de perdoar qualquer pecado. Em vista do tremendo preço que pagou na cruz, seria arrogante pensarmos que algum pecado é grande demais para ser perdoado. Embora a nossa fé seja fraca, nossa consciência sensível e nossa memória nos atormente, a Palavra de Deus declara que pecados reconhecidos e confessados são perdoados (1Jo 1.9)”. (Adaptado de Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p.1558).

CONCLUSÃO
A justificação é o alicerce sobre o qual se edifica toda a vida cristã. Ao crer em Jesus, somos declarados justos diante de Deus — não por nossos méritos, mas pela justiça de Cristo imputada a nós. Isso nos dá segurança, paz com Deus e acesso à vida eterna. Creia com todo o seu coração que você foi justificado(a) pela fé. Viva com ousadia e gratidão, sabendo que sua identidade não está no passado que você viveu, mas na nova posição que você tem em Cristo. E lembre-se: a fé que justifica é também a fé que santifica, sustenta e conduz à vitória.

HORA DA REVISÃO
1. O que significa ser justificado diante de Deus, segundo a doutrina bíblica?
Significa que Deus nos concede a justiça de Cristo quando cremos.

2. Por que a doutrina da Justificação não é apenas uma teoria?
A doutrina da Justificação não é apenas uma teoria, mas uma experiência real. Quando você compreende que foi justificado pela fé, passa a viver com uma nova identidade, tanto psicológica, no tocante às emoções à personalidade, quanto espiritual.

3. Qual é o lugar da fé no ato divino de justificar o pecador?
A fé ocupa um lugar central no ato divino de justificar o pecador. Ela é o gesto de plena dependência de Deus para viver neste mundo.

4. O que a doutrina bíblica da Justificação traz consigo?
A doutrina bíblica da Justificação pela fé traz consigo o livramento da condenação eterna e da culpa que o pecado impõe sobre a vida humana (Rm 8.1).

5. O que acompanha a experiência da Justificação pela fé?
A experiência da Justificação pela fé é acompanhada pelo testemunho interior do Espírito Santo, que confirma: “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Rm 8.16).

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