Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos Neemias com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
30 de Outubro de 2011
TEXTO ÁUREO
“Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco?” (Ne 6.3b).
VERDADE PRÁTICA
O discernimento espiritual é indispensável na condução e execução da Obra de Deus, pois as adversidades são muitas e sutis.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Mt 26.41 Vigiando e orando
Terça - 2 Cr 15.7 O trabalho para Deus tem uma recompensa
Quarta - 1 Jo 4.1 Cuidado com os falsos profetas
Quinta - Sl 101.7 Enganador não fica na Casa de Deus
Sexta - Ef 4.14 Levados pelo engano dos trapaceiros
Sábado - Hb 3.13 O engano do pecado
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Neemias 6.1-9.
1 - Sucedeu mais que, ouvindo Sambalate, Tobias, Gesém, o arábio, e o resto dos nossos inimigos que eu tinha edificado o muro e que nele já não havia brecha alguma, ainda que até este tempo não tinha posto as portas nos portais,
2 - Sambalate e Gesém enviaram a dizer: Vem, e congreguemo-nos juntamente nas aldeias, no vale de Ono. Porém intentavam fazer-me mal.
3 - E enviei-lhes mensageiros a dizer: Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria esta obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco?
4 - E da mesma maneira enviaram a mim quatro vezes; e da mesma maneira lhes respondi.
5 - Então, Sambalate, da mesma maneira, pela quinta vez, me enviou o seu moço com uma carta aberta na sua mão,
6 - e na qual estava escrito: Entre as gentes se ouviu e Gesém diz que tu e os judeus intentais revoltar-vos, pelo que edificais o muro; e que tu te farás rei deles segundo estas palavras;
7 - e que puseste profetas para pregarem de ti em Jerusalém, dizendo: Este é rei em Judá. Ora, o rei o ouvirá, segundo estas palavras; vem, pois, agora, e consultemos juntamente.
8 - Porém eu enviei a dizer-lhe: De tudo o que dizes coisa nenhuma sucedeu; mas tu, do teu coração, o inventas.
9 - Porque todos eles nos procuravam atemorizar, dizendo: As suas mãos largarão a obra, e não se efetuará. Agora, pois, ó Deus, esforça as minhas mãos.
INTERAÇÃO
Neemias, além de trabalhar arduamente na reconstrução dos muros e portas, teve de enfrentar inimigos externos e internos. Homens que se infiltraram no meio dos trabalhadores, cujo único objetivo era impedir a reforma da cidade. Porém, Neemias não se deixou intimidar pelos adversários. Sempre que desejamos empreender algo em favor do povo de Deus, os adversários se levantam, mas quando confiamos inteiramente no Todo-Poderoso, recebemos forças e coragem para lutar. Talvez, você esteja enfrentando algumas lutas, porém, não desanime. Não olhe para os inimigos e não dê ouvidos às críticas, antes, continue a olhar firmemente para Jesus e seja um vencedor.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Compreender que todo líder precisa de discernimento para não ser enganado pelo Inimigo.
Descrever algumas das estratégias do inimigo para prejudicar Neemias.
Conscientizar-se de que apesar das muitas investidas do inimigo, Neemias foi um líder vitorioso.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, escreva no quadro de giz o texto bíblico de 1 Timóteo 2.1,2. Em seguida, converse com seus alunos explicando que os líderes são alvo de muitos ataques. Por isso, precisamos cumprir a recomendação bíblica e orar por eles. Depois, leia com a turma o texto bíblico. Peça aos alunos que citem os nomes de alguns líderes pelos quais eles gostariam de interceder. Juntamente com os alunos, ore por esses homens. Peça que o Senhor conceda, a cada um, graça e discernimento para que possam resistir aos ataques, às tentações e às investidas malignas.
Palavra Chave
Conspiração: Tramar, maquinar em secreto contra alguém.
introdução
Todo trabalho no Reino de Deus requer sacrifício, discernimento espiritual e muita perseverança. Haja vista a tarefa empreendida por Neemias em Jerusalém. Apesar da sanha dos adversários, os judeus levaram a obra do Senhor adiante. Em todo o tempo, vigiavam e oravam. Eles não se distraíam com a oposição, porque o trabalho que tinham de realizar era grande e árduo.
Sabendo que o Inimigo tudo fará para impedir o avanço da Obra de Deus, precisamos agir também com muito cuidado e prudência. Sem a santíssima fé, jamais completaremos a missão que nos entregou o Senhor, pois as ciladas do Diabo são astutas e cruéis.
SINOPSE DO TÓPICO I
Os adversários eram malévolos e armaram várias ciladas contra Neemias a fim de impedi-lo de realizar a obra de Deus.
SINOPSE DO TÓPICO II
Os adversários subornaram um profeta a fim de enganar e matar Neemias.
SINOPSE DO TÓPICO III
Os israelitas, ajudados pelo Senhor, concluíram a reconstrução dos muros e portas em apenas cinquenta e dois dias.
CONCLUSÃO
Os inimigos dos judeus diziam que eles não conseguiriam reconstruir os muros e restaurar Jerusalém. O desafio era grande! Todavia, Deus batalhava por seu povo. Os adversários foram derrotados e as muralhas, reerguidas. Quando confiamos em Deus, todos os nossos empreendimentos são bem-sucedidos. Tem você confiado inteiramente em Deus? Este é o segredo da vitória: obedecer a Deus e nEle confiar inteiramente.
EXERCÍCIOS
1. Que lições você pode extrair da resposta que Neemias deu a Sambalate?
Ele não perdeu o foco de sua missão; não desceu para se encontrar com o inimigo e não perdeu tempo com eles.
2. Qual era a verdadeira intenção de Semaías ao convidar Neemias para ir à Casa de Deus?
Semaías buscava ocasião para que Neemias caísse numa cilada e fosse morto.
3. Em quanto tempo os israelitas concluíram a restauração dos muros e portas?
Eles terminaram em cinquenta e dois dias.
4. De acordo com a lição, cite duas qualidades que fez com que Neemias vencesse as intrigas e conspirações?
Sabedoria e discernimento espiritual.
5. Como Neemias, você tem confiado inteiramente em Deus?
Resposta pessoal.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I
Subsídio Bibliológico
“[...] Sambalate e Gesém fizeram um convite cortês, e até melífluo, a Neemias, para que comparecesse a uma conferência do alto escalão, em território neutro. ‘Vem, e congreguemo-nos juntamente nas aldeias, no vale de Ono’ (6.2), isto é, na metade do caminho entre Jerusalém e Samaria. Como destaca o Dr. Boice, o gesto parece um discurso de concessão feito por perdedores numa campanha política: ‘Neemias, não adianta fingirmos que não nos opúnhamos ao seu projeto. Opusemo-nos... Mas você foi bem-sucedido, apesar de nós, e agora é inútil sustentarmos nossa oposição. Para o que der e vier, teremos de conviver, você como governador de Jerusalém, e nós como governador de nossas províncias. Então, sejamos amigos. O que precisamos é de uma reunião de cúpula’. O aparente reconhecimento do sucesso de Neemias foi lisonjeiro; o convite a arranjar um meio de conviver soa cativante e vantajoso. Lisonja e vantagem imaginária tem sido sempre uma potente combinação para virar a cabeça das pessoas. Em negócios e em política, pessoas imprudentes têm tido os seus julgamentos alterados por essa artimanha o tempo todo. A cabeça de Neemias, porém, não foi virada, como o demonstra a sua réplica ao convite” (PACKER, J. I. Neemias — Paixão pela fidelidade. Sabedoria extraída do livro de Neemias. 1.ed., RJ: CPAD, 2010, p.144).
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II
Subsídio Biográfico
“Sambalate — Um homem que tinha uma grande importância política em Samaria na época da bem-sucedida tentativa de Neemias de reconstruir os muros de Jerusalém (Ne 2.10,19). A Bíblia Sagrada refere-se a ele como um homem horonita, o que, provavelmente, signifique simplesmente que ele residiu em Bete-Horom, em Samaria, e não na cidade de mesmo nome em Moabe. Ele e Tobias tentaram convencer o rei persa de que o povo de Jerusalém estava planejando uma revolta contra ele (Ne 2.19); mas, quando o plano não deu certo, eles tentaram zombar dos esforços de Neemias, dizendo até que uma raposa poderia colocar aqueles muros abaixo (Ne 4.3). A filha de Sambalate casou-se com o neto de um sumo sacerdote (Ne 13.28).
Tobias — Governador judeu-amonita que uniu suas forças com Sambalate na tentativa de evitar que Neemias e os israelitas reconstruíssem o muro (Ne 2.10). Quando Neemias se ausentou de Jerusalém, Tobias foi agraciado com um quarto na área do Templo, usado anteriormente como depósito, pois tinha um parente entre os sacerdotes (6.17). Evidentemente, gozava de boas relações de amizade com os sacerdotes e os nobres de Jerusalém. Ao retornar, Neemias lançou fora os pertences de Tobias, mandou limpar e purificar o quarto e novamente voltou à usá-lo como depósito de vasos, incenso e das ofertas de manjares (13.6-9)” (Dicionário Bíblico Wycliffe. 1.ed., RJ: CPAD, 2009, pp.1751,1950).
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!