Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos As promessas de Deus para a sua vida com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
04 de Novembro de 2007
TEXTO ÁUREO
“Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido” (Is 53.4).
VERDADE PRÁTICA
A promessa da cura divina é parte inerente da pregação do Evangelho e cumpre o propósito de glorificar a Deus e abrir as portas para a salvação.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Mc 16.17,18 Os sinais preditos acompanham os crentes
Terça - Jo 2.11,23 Os sinais fortalecem a fé em Deus
Quarta - Jo 20.30,31 Os sinais produzem fé e vida espiritual
Quinta - At 4.30,31 Os sinais encorajam os salvos
Sexta - At 8.6,12,13 Os sinais levam à salvação
Sábado - Rm 15.17,18 Os sinais sobrenaturais na pregação do evangelho
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Isaías 53.2-5; Tiago 5.14-16.
Isaías 53
2 - Porque foi subindo como renovo perante ele e como raiz de uma terra seca; não tinha parecer nem formosura; e, olhando nós para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos.
3 - Era desprezado e o mais indigno entre os homens, homem de dores, experimentado nos trabalhos e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.
4 - Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.
5 - Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados.
Tiago 5
14 - Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor;
15 - e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.
16 - Confessai as vossas culpas uns aos outros e orai uns pelos outros, para que sareis; a oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.
INTERAÇÃO
Professor, a cura divina é uma promessa bíblica de valor perene. A cura das enfermidades físicas é uma bênção que acompanha a obra salvífica de nosso Senhor Jesus Cristo. Nesta lição, ensine a doutrina, mas não se esqueça de aplicá-la ao contexto da vida cristã diária. Também é necessário sermos responsáveis na ministração do assunto. Lembre-se de que Jesus curou a muitos, mas não a todos. Portanto, sejamos prudentes!
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Definir a doutrina da expiação.
Descrever os propósitos da cura divina.
Crer na atualidade da promessa.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, a enfermidade física é um fato incontestável. Porém, quando se trata de saber qual a origem das doenças, nem todos os crentes crêem na mesma causa. Contudo, a Escritura afirma que o motivo primevo foi a Queda. O pecado é a razão pela qual o mal natural impera sobra a humanidade. Todavia, nem toda enfermidade é conseqüência do pecado pessoal. Há, no entanto, debilidades físicas que são o efeito do pecado, outras procedem de causas espirituais e naturais, e algumas ocorrem de acordo com o propósito divino. Nesta lição apresente as diversas causas do pecado, segundo as Escrituras. Lembre aos alunos que a doença de Jó não era produto de seu pecado pessoal, mas da vontade de Deus. Use o gráfico abaixo lado para exemplificar essas verdades.
CAUSAS BÍBLICAS DAS ENFERMIDADES
Pecado (2 Cr 26.16-19; Jo 5.14; 9.1,2)
Possessão ou influência demoníaca (Lc 13.10-12; Mt 9.33,34; 17.18-21)
Permissão divina (Jó 1.10-12; 1 Co 12.7-10)
Causas naturais, calamidade (Mt 8.2,3; 9.18-26)
Glória de Deus (Jo 9.2; Êx 7.3-5)
Palavra Chave
Cura divina: Restabelecimento da saúde física, emocional e espiritual através do poder do Espírito Santo.
INTRODUÇÃO
A promessa bíblica da cura divina provém da inaudita graça de Deus para com o pecador e tem sido uma das marcas identificadoras da pregação Pentecostal ao redor do mundo. A cura divina não cessou após os dias apostólicos. Ela permanece à disposição daqueles que crêem na Palavra de Deus, cumprindo assim uma gloriosa finalidade como parte da pregação das boas-novas de salvação.
SINOPSE DO TÓPICO I
Conforme as promessas salvíficas do Antigo e Novo Testamentos, a doutrina da expiação inclui a bênção da cura física, por meio do sacrifício de Jesus.
SINOPSE DO TÓPICO II
A promessa da cura divina é um sinal que manifesta o poder de Deus, e aponta para a completa salvação do homem: espírito, alma e corpo.
SINOPSE DO TÓPICO III
A promessa da cura divina é para os dias atuais e para todos os que crêem.
CONCLUSÃO
A grande segurança da fé em Cristo está na certeza de que, vivendo ou morrendo, o bem supremo de nossa vida é o Senhor de modo que tudo é lucro, no dizer apostólico, quando essa é a nossa perspectiva (Fp 1.21-27). Assim, desfrutemos da promessa da cura divina sempre sob a ótica do propósito de Deus para as nossas vidas e, com essa fé no coração, tenhamos sempre profunda paz interior, que será o nosso próximo tema.
EXERCÍCIOS
1. Em que consiste a doutrina da expiação?
Consiste na anulação da dívida gerada pelo pecado e na remoção e resgate do pecador do juízo do pecado e do seu domínio (Rm 6.6-14).
2. O que abrange a obra expiatória de Cristo?
Abrange a bênção da cura divina.
3. Qual o propósito das curas no ministério de Jesus?
Marcar o ministério terreno de Cristo, como sinais de sua messianidade (Jo 2.23; 4.46-54; 6.1,2).
4. Qual o principal propósito da cura divina no ministério da Igreja?
Levar as pessoas a crerem que mais importante do que a cura em si mesma é a salvação da alma.
5. Quais as três orientações de Tiago condicionadas à comunhão com Deus?
Está alguém entre vós aflito? Ore"; b) "Está alguém contente? Cante louvores", e c) "Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor" (Tg 5.13-16).
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Teológico
“Quatro razões para crermos que Deus continua curando hoje em dia
1. A cura divina encontra-se na Bíblia, e a Bíblia, por ser inspirada pelo Espírito Santo, é válida para hoje. O Cristo revelado nas Escrituras como nosso Médico é o mesmo Senhor a quem servimos hoje (Hb 13.8).
2. A segunda razão para crermos na cura divina é estar ela incluída na obra expiadora de Cristo. A salvação inclui sanear todos os aspectos da nossa vida, e tudo 'provém da expiação'. Mateus entende o texto do Servo Sofredor (Mt 8.16,17; Is 53), incluindo o ministério de cura divina na expiação.
3. A terceira razão acha-se na convergência dos ensinos bíblicos sobre a salvação e a natureza da humanidade. Já que o ser humano não é uma associação desconexa de corpo, alma e espírito, mas, de modo muito real, uma unidade, a salvação se aplica a todos os aspectos da existência humana.
4. A última razão para assumirmos um compromisso com o ensino de cura divina é a crença de que a salvação deve ser entendida, em última análise, como a restauração do mundo caído. Deus é contra o sofrimento humano, pois não é este resultado da sua vontade, mas uma conseqüência da Queda”.
(HORTON, S. (ed.) Teologia Sistemática: uma perspectiva pentecostal. RJ: CPAD, 1996, p.501-2.)
APLICAÇÃO PESSOAL
Quão glorioso é pensar no plano divino da salvação! Deus cuidou de todos os detalhes! Estabeleceu um projeto perfeito e extraordinariamente amoroso. Na encarnação, o Filho de Deus assumiu a natureza humana em sua plenitude. O Cordeiro Vivo resgatou para Deus aquilo que Ele mesmo assumiu: o homem por completo! O sacrifício expiatório e vicário de Jesus trouxe saúde à vida espiritual do homem. Porém, a obra salvífica não circunscreve-se apenas ao espiritual, mas prolonga-se ao plano natural, corpóreo: o restabelecimento da saúde física (Mt 8.16,17). A cura divina é uma promessa adquirida mediante o sacrifício de Cristo. Não queres hoje mesmo dedicar a tua vida a Jesus Cristo para obter saúde espiritual e natural? Jesus o ama!
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!