Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos A busca do caráter cristão com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
05 de Agosto de 2007
TEXTO ÁUREO
“O alto caminho dos retos é desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma” (Pv 16.17).
VERDADE PRÁTICA
Os passos de um homem bom são guiados pelo Senhor; e sua retidão será retribuída com bênçãos e prosperidade.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Pv 19.23 O temor do Senhor conduz à vida
Terça - Cl 3.12-14 Atributos indispensáveis ao caráter cristão
Quarta - Fp 4.8 O segredo de uma vida virtuosa
Quinta - 2Pe 1.5-7 Aspectos do genuíno caráter
Sexta - Sl 101.6,7 Retidão, um requisito necessário ao servo do Senhor
Sábado - 2Co 3.18 O caráter cristão transformado reflete a glória do Senhor
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Gênesis 39.7-9; 45.4,5.
Gênesis 39
7 - E aconteceu, depois destas coisas, que a mulher de seu senhor pôs os olhos em José e disse: Deita-te comigo.
8 - Porém ele recusou e disse à mulher do seu senhor: Eis que o meu senhor não sabe do que há em casa comigo e entregou em minha mão tudo o que tem.
9 - Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher, como, pois, faria eu este tamanho mal e pecaria contra Deus?
Gênesis 45
4 - E disse José a seus irmãos: Peço-vos, chegai-vos a mim. E chegaram-se. Então, disse ele: Eu sou José, vosso irmão, a quem vendestes para o Egito.
5 - Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos pese aos vossos olhos por me haverdes vendido para cá; porque, para conservação da vida, Deus me enviou diante da vossa face.
INTERAÇÃO
Professor, qual elemento da vida de José é mais destacado atualmente? Pense... Isso mesmo, os sonhos (Gn 37.19,20). Fala-se muito dos sonhos de José e da capacidade que temos de realizar os nossos projetos. Porém, para que esses sonhos se concretizassem, José passou por várias vicissitudes. Quem está disposto a passar pelas mesmas agruras? Destaque que José venceu porque foi íntegro e temente a Deus. Vamos aclamar os sonhos de José, mas não nos esqueçamos de buscar a mesma integridade.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Distinguir os termos caráter e reputação.
Aplicar os princípios morais de José à sua vida.
Aspirar uma vida íntegra.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Assim como Jesus e o apóstolo Paulo ensinaram por meio de uma vida justa, você pode educar seus alunos através de seu exemplo (Jo 13.15; 1 Co 11.1). Seja um modelo de integridade e temor a Deus. Isto é o que se chama de “Educação pelo exemplo”. Algumas teorias de aprendizagem que descrevem modelos culturais na explicação do desenvolvimento humano costumam acentuar o papel do outro na mediação do conhecimento e na educação. Entre essas teorias, destacam-se a ecologia do desenvolvimento humano, de Bronfenbrenner, e a teoria sociocultural, de Vygotsky. Segundo eles, as pessoas aprendem em interação com as outras e com o ambiente em que vivem. Excetuando a natureza pecaminosa, o ambiente em que uma pessoa vive e os modelos de caráter com que se depara podem influenciar positiva ou negativamente o seu caráter. Portanto, seja você mesmo “uma carta conhecida e lida por todos os homens” (2 Co 3.2).
Palavra Chave
Integridade: Virtude mediante a qual a pessoa e seus atos são irrepreensíveis, íntegros, honestos, incorruptíveis.
INTRODUÇÃO
O testemunho da vida de José nos mostra a possibilidade de o homem manter-se, sob a graça divina, íntegro, independente da idade e das circunstâncias que o envolvam.
No convívio familiar, na casa de Potifar, na prisão, no palácio ou no reencontro com seus irmãos, José sempre evidenciou as virtudes próprias de um caráter forjado pela adversidade e perseverança no Senhor.
SINOPSE DO TÓPICO I
A família de José estava longe de tornar-se ideal. Havia rixas entre as mulheres de Jacó, invejas, homicídios e impurezas entre os filhos do patriarca.
SINOPSE DO TÓPICO II
José convivera com os maus hábitos de seus irmãos e com as rixas entre as esposas de seu pai. Porém, manteve-se ilibado na casa de seus pais e durante todo o tempo em que viveu no Egito.
CONCLUSÃO
Em sua segunda carta, no capítulo 1 e versículos de cinco a sete, Pedro nos instrui acerca do caráter cristão: “Acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude, a ciência, e à ciência, a temperança, e à temperança, a paciência, e à paciência, a piedade, e à piedade, o amor fraternal, e ao amor fraternal, a caridade”. Aqui o apóstolo nos ensina a sermos virtuosos, piedosos e bons. Isso é caráter. Coloquemo-nos, pois, diante de Deus para que nos transforme e nos molde segundo sua santa vontade.
EXERCÍCIOS
1. Porque Jacó amava mais a José do que a seus outros filhos?
Provavelmente pelo seu amor por Raquel (Gn 29.30); e pela vida dissoluta de seus outros filhos (Gn 34.25,26; 35.22; 37.2; Pv 28.7; 13.1).
2. O que abrange o caráter?
O caráter abrange tudo o que pensamos, falamos, fazemos, aprendemos e vivemos. Ele revela nossa completa identidade.
3. Qual exemplo a convivência de José com sua família deixa para o jovem cristão?
Deixa-nos o exemplo de que é possível, com a graça divina, manter-se puro e íntegro, mesmo convivendo com pessoas de comportamento reprovável (Fp 2.15).
4. Como José se comportou na casa de Potifar?
Como um empregado humilde e abnegado, e um servo piedoso e temente a Deus.
5. O que os irmãos de José puderam constatar quando ele revelou-se?
Puderam constatar que Deus o havia lapidado totalmente.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
“Integridade e Reputação
Integridade, segundo Cárter, é algo muito específico e requer três etapas: a) discernir o que é certo e o que é errado; b) agir baseado no que foi discernido, mesmo a custo pessoal; e c) dizer abertamente que a ação é feita com base no que a pessoa entendeu sobre o que é certo a partir do que é errado [...]
A palavra integridade é derivada da mesma raiz latina do vocábulo inteireza, isto é, ‘um número inteiro’. O vocábulo transmite o significado de totalidade, completude; somos pessoas inteiras, como números inteiros que não são divididos. E isto inclui a idéia de ‘a serenidade da pessoa que confia no conhecimento de que está vivendo justamente’. Warren Wiersbe graceja: ‘Deus quer fazer números inteiros; Satanás quer fazer frações’.
Há diferença entre caráter (integridade) e reputação. D. L. Moody disse que o caráter é o que o homem é na obscuridade. Infelizmente, nossa geração acha difícil distinguir caráter de reputação; esta é apenas o que parece importar em nossa geração indiferente. Todavia, o caráter é mais importante que a reputação. As pessoas podem prejudicar sua reputação, mas não podem prejudicar o seu caráter. Lemos em Provérbios: ‘A integridade dos retos os guia; mas, aos pérfidos, a sua mesma falsidade os destrói’ (Pv 11.3 - ARA).”.
(LUTZER, E. W. Quem é você para julgar? RJ: CPAD, 2005, p.236-7.)
APLICAÇÃO PESSOAL
Talvez você seja uma daquelas pessoas que lê as histórias dos heróis da fé e imagina como seria bom tornar-se governador de um grande império, como José. Mas poucas vezes perguntamos a nós mesmos se estaríamos dispostos a viver os mesmos dramas, a enfrentar os mesmos desafios, ou a sentir o mesmo azorrague cortando-nos a alma. A distância que percorremos entre os nossos sonhos e a concretização deles não é tão importante quanto como atravessamos essa senda. Alguns chegam com reputação, mas sem caráter. Outros, com caráter, mas sem reputação. Mas os que são íntegros e fiéis a Deus chegam com ambos. Em qual das três situações você se encontra?
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!