Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos Jesus Cristo com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
03 de Fevereiro de 2008
TEXTO ÁUREO
“E eu não o conhecia, mas, para que ele fosse manifestado a Israel, vim eu, por isso, batizando com água” (Jo 1.31).
VERDADE PRÁTICA
Assim como Jesus foi batizado para cumprir toda a justiça, o cristão deve obedecer às Escrituras para cumprir a vontade de Deus.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — Lc 3.21,22 O Espírito Santo no batismo de Jesus
Terça — Mt 3.16 O batismo de Jesus foi por imersão
Quarta — Lc 3.22; Jo 1.33 O Pai certifica a identidade do Filho no batismo
Quinta — Mt 3.15 Jesus foi batizado para cumprir toda a justiça
Sexta — Mt 28.19; Mc 16.16 O batismo nas águas é uma ordenança bíblica
Sábado — At 8.37 É necessário crer em Jesus para ser batizado
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Mateus 3.1-6,13-17.
1 — E, naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia
2 — e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus.
3 — Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.
4 — E este João tinha a sua veste de pêlos de camelo e um cinto de couro em tomo de seus lombos e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre.
5 — Então, ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão;
6 — e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.
13 — Então, veio Jesus da Galiléia ter com João junto do Jordão, para ser batizado por ele.
14 — Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim?
15 — Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o permitiu.
16 — E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.
17 — E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.
INTERAÇÃO
Caro professor, o seu ministério de ensino é uma dádiva que Deus concedeu a igreja local. Agradeça ao Senhor e ao seu pastor-superintendente pelo privilégio de ser professor da Escola Dominical. Porém, ter apenas a vocação não basta é indispensável irrestrita dedicação ao ensino (Rm 12.7), comunhão com Deus e profundidade teológica (Hb 5.12; 6.1). Deus o abençoe!
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Distinguir o batismo de João do ritual judaico.
Explicar o propósito do batismo de Cristo.
Descrever os fatos do batismo de Jesus.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, após cumprimentar os alunos, faça a seguinte pergunta: “Se Jesus não era pecador por que se submeteu ao batismo de arrependimento realizado por João?”. Ouça atentamente as respostas e a seguir ministre a lição. Lembre-se de que o método de perguntas e respostas, segundo o professor Marcos Tuler, “leva o aluno a pensar e a estabelecer as relações entre as verdades já apreendidas e a organizá-las em sua memória”. Ao final de cada tópico da lição, continue a empregar a problematização como recurso, usando as questões presentes neste manual e que constam também na lição do aluno. Após as respostas da classe, use a sinopse de cada tópico para fixar o ensino principal da seção, e, somente depois, avance para o assunto seguinte.
Palavra Chave
Batismo: Ritual ministrado ao crente como testemunho de seu arrependimento e fé na obra salvífica de Jesus.
INTRODUÇÃO
O batismo de Jesus é narrado nos quatro Evangelhos: Mateus (3.13-17), Marcos (1.9-11), Lucas (3.21,22) e João (1.32-34). Isso, por si só, constitui forte testemunho de sua importância e singularidade. Entretanto, o Evangelho de João destaca-se dos demais. Em sua narrativa, o apóstolo apresenta o testemunho do Pai a respeito da identidade do Filho, e ainda registra a declaração de João Batista sobre a missão redentora de Cristo (Jo 1.29-34).
Em seu batismo, Jesus foi apresentado como o Filho amado do Pai (Mt 3.17) e Servo do Senhor (Mt 3.17 cf. Is 42.1). Estudemos, pois, esta valiosa lição.
SINOPSE DO TÓPICO I
O profeta João foi o precursor do Messias, pregador eloqüente na região desértica da Judéia e batizador daqueles que criam em sua mensagem.
SINOPSE DO TÓPICO II
Ao invés de batizar os prosélitos do judaísmo, João batizava os judeus, filhos de Abraão. O batismo cristão, contudo, deve ser precedido pelo arrependimento e perdão dos pecados através dos méritos salvíficos de Cristo.
SINOPSE DO TÓPICO III
Embora João relutasse em batizar o Senhor Jesus, este se submeteu ao rito a fim de cumprir toda a justiça de Deus e a identificar-se com a massa pecadora, apesar de santo e inculpável.
CONCLUSÃO
Os quatro Evangelhos asseveram que Jesus foi batizado por João. O batismo do Senhor revela sua plena identificação com a humanidade. Assim, pelo batismo nas águas, nós também somos identificados com Ele na sua morte e ressurreição (Rm 6.4).
EXERCÍCIOS
1. Explique o motivo pelo qual o profeta João ficou conhecido como “João Batista”.
Porque batizava no deserto da Judéia, nas águas do rio Jordão (Mt 3.1,6; Mc 1.4,5; 6.14).
2. Descreva dois objetivos da mensagem pregada por João.
Convencer o povo de seus pecados e os líderes judeus de sua hipocrisia religiosa (Mt 3.7-12).
3. O que diferenciava o batismo de João do rito Judaico?
A novidade não estava no ato em si, mas no fato de os judeus também serem submetidos ao batismo.
4. O que é o batismo cristão?
O batismo é uma ordenança divina que deve ser cumprida cabalmente por todos os cristãos (Mt 28.19,20; Mc 16.16), pois atesta a obra salvífica já realizada na vida dos que crêem.
5. Quais as duas profecias que se cumpriram no batismo de Jesus?
Sl 2.7 e Is 42.1.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Doutrinário
“Por que Jesus se submeteu ao batismo?
Há várias maneiras de responder. De acordo com Lucas, era necessário para que Jesus recebesse o poder do Espírito Santo a fim de cumprir sua chamada como Messias. Em Mateus, Jesus disse: ‘Assim convém cumprir toda a justiça’ (3.15). Ele carecia de purificação de pecados? Não, pois o Novo Testamento destaca que o entendimento que os primeiros cristãos tinham de sacrifício exigia um sacrifício sem mancha nem pecado, como nos sacrifícios judaicos. Jesus é apresentado como Cordeiro imaculado de Deus e o sacrifício pascal (Mt 26.17-29; Jo 1.29; Ap 5.6-8). Paulo também entendeu que Jesus não tinha pecados (2Co 5.21); portanto, a purificação de pecados não é o ponto de debate para Jesus.
O frequente tema de Mateus - cumprimento - afiança a resposta: para ‘cumprir toda a justiça’. A justiça para Mateus não é meramente guardar normas e regulamentos [...] Contudo a verdadeira justiça está baseada numa relação com Deus, que está implícita no seu perdão misericordioso, e num recebedor arrependido que deseja cumprir a justiça de Deus - e não no próprio entendimento que a pessoa tenha disso (Mt 5.20; 6.33)”.
(ARRINGTONN, EL; STRONSTAD, R. (eds.) Comentário bíblico pentecostal: Novo Testamento. 2.ed., RJ: CPAD, 2004, p.27).
APLICAÇÃO PESSOAL
Jesus, o Cordeiro santo de Deus, submeteu-se ao batismo de João para “cumprir toda a justiça de Deus”. Além da vontade do Senhor Jesus em cumprir a justiça de Deus, não havia qualquer outra obrigação para tal. João reconhecera este fato e relutou em batizá-lo. Ora se o próprio Senhor sujeitou-se ao batismo, por que alguns crentes protelam em cumprir esse rito? Acaso são melhores e mais justos do que o Santo?
“O batismo não salva”, dizem. Porém, todos os salvos em Cristo Jesus desejam descer as águas batismais! “O batismo não transmite fé”, afirmam. Todavia, confirma publicamente a fé dos conversos a Cristo. Que os tais aprendam em silêncio com o eunuco etíope: “Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração” (At 8.36,37).
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!