Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos Jeremias com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
02 de Maio de 2010
TEXTO ÁUREO
“E, quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o SENHOR, deixando de orar por vós; antes, vos ensinarei o caminho bom e direito” (1 Sm 12.23).
VERDADE PRÁTICA
Orar é preciso; interceder é a obrigação de todo o povo de Deus.
HINOS SUGERIDOS 151, 577, 612.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Êx 32.30-35 A intercessão de Moisés
Terça - 1 Sm 12.23 A intercessão de Samuel
Quarta - 2 Cr 6.19-42 A intercessão de Salomão
Quinta - Dn 9.3-19 A intercessão de Daniel
Sexta - Cl 1.9-11 A intercessão de Paulo
Sábado - Jo 17 A intercessão de Jesus
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Jeremias 14.1-3,7,8,10; 15.1.
Jeremias 14
1 - A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, a respeito da grande seca.
2 - Anda chorando Judá, e as suas portas estão enfraquecidas; andam de luto até ao chão, e o clamor de Jerusalém vai subindo.
3 - E os seus mais ilustres mandam os seus pequenos buscar água; vêm às cavas e não acham água; voltam com os seus cântaros vazios, e envergonham-se, e confundem-se, e cobrem a cabeça.
7 - Posto que as nossas maldades testifiquem contra nós, ó SENHOR, opera tu por amor do teu nome; porque as nossas rebeldias se multiplicaram; contra ti pecamos.
8 - Oh! Esperança de Israel, Redentor seu no tempo da angústia! Por que serias como um estrangeiro na terra e como o viandante que se retira a passar a noite?
10 - Assim diz o SENHOR acerca deste povo: Pois que tanto amaram o afastar-se e não detiveram os pés; por isso, o SENHOR se não agrada deles, mas agora se lembrará da maldade deles e visitará os seus pecados.
Jeremias 15
1 - Disse-me, porém, o SENHOR: Ainda que Moisés e Samuel se pusessem diante de mim, não seria a minha alma com este povo; lança-os de diante da minha face, e saiam.
INTERAÇÃO
Professor, na lição de hoje, vamos estudar a respeito da intercessão do profeta Jeremias em favor de Judá. Os falsos profetas iludiram o povo com suas mentiras, induzindo-os ao erro. Todavia, o profeta Jeremias se levanta e faz uma intercessão em favor do seu povo. Ele sabia que Deus desejava restaurá-los. Somente a intercessão poderia remover a dureza dos corações, fazendo com que deixassem o pecado. Jeremias, dia e noite, suplicava por seu povo e não se mostrava indiferente à sorte da sua nação. Atualmente, precisamos orar pelo avanço do Reino de Deus em nossa pátria. Como está a sua vida de oração? Você tem sido um intercessor?
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Compreender o que é intercessão segundo os padrões bíblicos.
Explicar por que Jeremias intercedia por Judá, mesmo sabendo que o povo estava afastado de Deus.
Saber que a intercessão é uma recomendação bíblica.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, reproduza o esquema abaixo no quadro-de-giz. Inicie a lição fazendo as seguintes perguntas: Como está a sua vida de oração? Você tem intercedido, diariamente, para o avanço do Reino de Deus em nossa nação? Ouça com atenção os alunos. Depois, exponha a definição de intercessão apresentada no tópico I. Em seguida, utilize o esquema abaixo para mostrar que na Bíblia encontramos servos de Deus intercedendo, rogando e orando a Deus em favor de alguém. Encerre orando com seus alunos.
• Intercessão - Suplicar em favor de alguém diante de Deus - Is 53.12; Rm 8.26,27
• Rogo - Pleitear, pedir com urgência, persuadir - Êx 33.13; Jz 6.39
• Petição - Pedido intenso, solicitação, requisição - 1 Sm 1.17
• Súplica - Pedido de misericórdia - Sl 30.8
Palavra Chave
Intercessão: Do lat. intercessionem. Súplica em favor de outrem. Sofrer com os que sofrem, chorar com os que choram.
introdução
Jeremias foi um dos maiores intercessores da História da Salvação. Apesar da contumácia de Jerusalém, jamais esquecia os judeus em suas orações. Não se limitava a repreendê-los; ilitamitava-se na intercessão. É chegado, pois, o momento de nos desfazermos em contínuos e amorosos rogos, para que o Senhor apiede-se de nossa nação e reavive a sua Igreja.
A intercessão não é um ministério específico; é um dever de todos os crentes. Aliás, uma das mais graves iniquidades que um servo de Deus pode cometer é abandonar a oração intercessória.
Estamos intercedendo pelas almas perdidas? Suplicamos em favor da Igreja de Cristo? Oramos pelas autoridades? Ou já não damos importância à oração sacerdotal. Sem intercessão nenhum avivamento é possível.
SINOPSE DO TÓPICO I
A Intercessão é uma das maiores demonstrações de amor. Ela deve fazer parte da vida do verdadeiro cristão.
SINOPSE DO TÓPICO II
Jeremias não ficou indiferente à sorte de seu povo. Ele intercedeu dia e noite em favor da nação.
SINOPSE DO TÓPICO III
A Palavra de Deus, do Gênesis ao Apocalipse, nos exorta a intercedermos.
CONCLUSÃO
Chegou o momento de cultivar o ministério da intercessão. Oremos como Jeremias. Aos pés de Cristo, choremos lágrimas compassivas e misericordiosas. Assim não intercedeu o Senhor Jesus por todos nós? Choremos pelos que sofrem. Supliquemos pelos que perecem. Que as nossas orações tenham como fundamento o amor altruísta e desinteressado.
EXERCÍCIOS
1. O que é a intercessão?
A intercessão é a oração que fazemos a Deus em favor de outrem.
2. Por que a oração intercessória é eficaz?
Porque através dela, demonstramos amor e altruísmo; provamos que o bem-estar do semelhante está acima do nosso.
3. Quais foram os maiores intercessores do Antigo Testamento?
Samuel e Moisés.
4. Qual o maior exemplo de intercessão que temos na Bíblia?
Jesus no Getsêmani.
5. Por que devemos orar intercessoriamente.
Porque é uma demonstração do amor cristão.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I
Subsídio Teológico
Lamentação e Confissão (14.11-22)
“Jeremias aqui deu vazão à sua tristeza a respeito do estado da nação. Mas, de alguma maneira, a angústia do profeta também é uma expressão da profunda tristeza de Deus. ‘Os meus olhos derramem lágrimas de noite e de dia [...] a virgem, filha do meu povo, está ferida [...] de chaga mui dolorosa’ (v.17). Ele então descreve os resultados da seca: guerra civil, saques e morte. Se alguém se arrisca ir ao campo, acaba vendo os mortos pela espada; no interior da cidade as pessoas estão debilitadas pela fome e doença. A todo instante os falsos profetas e sacerdotes trafegam em ‘pseudosantidade’ pela terra (veja v.18, NVI). Há maldade, frustração e morte por toda parte.
Talvez encorajado pela própria tristeza de Deus a intervir em favor da nação, o profeta irrompe em novas lamentações. Ele pergunta se a misericórdia e a cura ainda podem ser obtidas: ‘De todo rejeitaste tu a Judá?– (v.19). Com um clamor amargo, ele confessa a maldade dos pais (v.20), e então lembra a Deus do risco do seu próprio nome e lhe roga lembrar-se do seu concerto com a nação. Jeremias alegremente reconhece que o Senhor é o único Deus: ‘Haverá, porventura, entre as vaidades dos gentios, alguma que faça chover?’ (v.22). O profeta está convencido de que há esperança somente no Deus vivo. Ele declara sua intenção de esperar no Senhor até que sua petição seja atendida”.
(Comentário Bíblico Beacon. Vol. 4: Isaías a Daniel. RJ: CPAD, 2005, p. 299)
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II
Subsídio Sociológico
• A devastação da seca (14.1-6) - “Uma seca amedrontadora deu ao profeta a oportunidade de ensinar algumas lições morais ao povo. A data da seca não pode ser fixada, mas os horrores dela são descritos em termos gráficos. Toda a terra chorava e o clamor de Jerusalém vai subindo (2). Andam de luto até ao chão também podem ser entendido como: ‘Seus habitantes se lamentam, prostrados no chão!’ (NVI). O rico e o pobre, homens e animais, sofrem porque não encontram água; os pequenos (servos) retornam com seus cântaros vazios (3). A terra se fendeu (‘rachou’, ASV), pois que não há chuva (4). As servas (corças) abandonaram suas crias recém-nascidas, porquanto não há erva (5). Os olhos vitrificados e o respirar ofegante dos animais selvagens revelam a terrível situação da terra. Jeremias evidentemente acredita que essa calamidade natural veio sobre o povo como resultado direto do seu pecado” (Comentário Bíblico Beacon. Vol. 4: Isaías a Daniel. RJ: CPAD, 2005, p. 298).
Subsídio Devocional
• Apelos vazios (14.21) - “O povo de Judá fundamentava sua esperança de alívio em um apelo a Deus para que agisse. 1) por amor ao seu nome, 2) pelo seu templo, isto é, seu ‘trono glorioso’, e 3) por sua aliança. Por que a alegação era vazia? Porque a idolatria desenfreada de Israel levara o nome de Deus à lama. Seu templo fora maculado por aqueles que supunham poder pecar e continuar louvando ao Senhor, como se nada de errado estivesse ocorrendo. Ademais, sua aliança fora quebrada justamente por aqueles que agora fazem reivindicação. Vai chegar a hora em que somente o julgamento é capaz de preservar a honra de Deus” (RICHARDS, L. O. Guia do Leitor da Bíblia. 1.ed. RJ: CPAD, 2005, p.457).
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