Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos Colossenses com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
01 de Agosto de 2004
TEXTO ÁUREO
“Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele, arraigados e edificados nele e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, crescendo em ação de graças” (Cl 2.6,7).
VERDADE PRÁTICA
O verdadeiro cristão identifica-se com Cristo, dentro e fora do ambiente da igreja local, com um testemunho santo, firme e convincente.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — 1Ts 2.2 O grande combate da fé
Terça — Ef 6.17 A espada do Espírito
Quarta — 2Tm 4.7 Combatendo o bom combate
Quinta — Sl 133.1 O suave convívio em união
Sexta — Cl 3.9,10 O novo homem segundo a imagem de Deus
Sábado — Mt 7.24 Ouvindo e praticando a Palavra
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Colossenses 2.1-7.
1 — Porque quero que saibais quão grande combate tenho por vós, e pelos que estão em Laodiceia, e por quantos não viram o meu rosto em carne;
2 — para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em caridade e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus — Cristo,
3 — em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.
4 — E digo isto para que ninguém vos engane com palavras persuasivas.
5 — Porque, ainda que esteja ausente quanto ao corpo, contudo, em espírito, estou convosco, regozijando-me e vendo a vossa ordem e a firmeza da vossa fé em Cristo.
6 — Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele,
7 — arraigados e edificados nele e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, crescendo em ação de graças.
PONTO DE CONTATO
Nesta lição, estudaremos acerca do progresso espiritual do crente. Lembre-se dos seus primeiros meses após sua conversão. Como você agia? E agora? Houve progresso espiritual? Você já está ingerindo alimento mais sólido ou ainda bebe leite? Tem frutificado na presença do Senhor? Salvação é imediata, mas santificação é um processo. Reflita com seus alunos sobre essas questões.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Descreverem que consistia o “grande combate” de Paulo em favor da igreja em Colossos.
Analisar o progresso espiritual dos crentes.
Enunciar o valor do ensino da Palavra contra as heresias.
SÍNTESE TEXTUAL
A partir do momento que você aceita Jesus como único e suficiente Salvador, é enxertado na Videira Verdadeira e desta recebe nutrientes imprescindíveis à longa jornada que está apenas iniciando. Você precisa de muita fé, conhecimento, firmeza e segurança na sã doutrina para não cair nas armadilhas das seitas e heresias. Paulo combatia com autoridade, discernimento, e poder, as falsas doutrinas, ensinos e filosofias que acometiam os irmãos de Colossos. Se estivermos arraigados e alicerçados na Palavra de Deus, nossa regra de fé e prática, não necessitaremos lançar mão de fontes inovadoras de ensino, nem cairemos nas ardilosas e sutis armadilhas de Satanás. O ensino da Bíblia é suficiente para o salvo, porquanto traz vida, esperança, consolação, fortaleza e fé que precisa ser confirmada pelas boas obras para as quais fomos criados.
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA
Leve para a sala de aula as figuras de uma árvore e de uma casa. Cole-as no quadro-de-giz ou numa cartolina. Pergunte aos alunos o que o apóstolo Paulo quis dizer com “estar arraigados e edificados nele”. Espere-os emitir suas opiniões. Escreva o nome de Jesus na região das raízes e abaixo da casa. Explique a simbologia utilizada aqui para demonstrar que nós devemos estar fixos em Jesus, criar raízes nEle, isto é, estar em comunhão com Ele, e também construir sobre Ele que é o melhor fundamento.
INTRODUÇÃO
O apóstolo Paulo empreendeu grande luta em defesa da fé dos irmãos de Colossos, para que, deste modo, seus corações fossem fortalecidos, consolados e firmados em Cristo Jesus. Era necessário que eles tivessem não somente fé em Cristo, mas igualmente conhecimento, firmeza e segurança na sã doutrina, para que não caíssem nas armadilhas das seitas e das heresias.
CONCLUSÃO
Diante das atuais heresias no seio da igreja, nos cursos bíblicos, em casa, na empresa, os crentes fracos, pouco alimentados com a Palavra de Deus, são presas fáceis dos adeptos das seitas. Não é fácil o trigo crescer e frutificar com o joio do lado (Mt 13.30). No entanto, mediante o ensino genuíno da Bíblia Sagrada, tanto as crianças, como os adolescentes, jovens e adultos podem ser abençoados e guardados no crescimento, na graça e no conhecimento do Senhor Jesus.
AUXÍLIOS SUPLEMENTARES
Subsídio Devocional
“‘As Escrituras são o menu de Deus para um crescimento espiritual saudável, equilibrado e rápido’. Paulo relembrou Timóteo que, seguindo ‘as palavras da fé e da boa doutrina’, ele poderia alimentar os servos de Deus (1Tm 4.6). O ‘leite’ da Palavra é para as crianças espirituais ou cristãos recém-nascidos e o ‘alimento sólido’ da Palavra é para adultos espirituais ou cristãos maduros (1Co 3.1-3; Hb 5.12-14).
Tanto as crianças espirituais quanto os cristãos maduros devem continuar se alimentando da Palavra para crescerem. O desafio das crianças espirituais é progredir, saindo do ensino elementar e chegando ao ensino avançado das Escrituras. O desafio para aqueles que já são espiritualmente maduros é progredir do ensino bíblico avançado para patamares ainda mais altos, por entre a inexaurível amplidão e profundidade das Escrituras.
Algumas pessoas que já são cristãs há muito tempo podem pensar: ‘Eu já sou um cristão bastante maduro e, portanto, não preciso receber mais da Palavra de Deus. Sei o bastante sobre as Escrituras e tenho experiências espirituais suficientes para prosseguir de maneira bastante adequada em minha vida cristã’. Certamente está é uma abordagem errada, até mesmo para o mais maduro dos cristãos, por duas razões.
A primeira delas é que, quando os cristãos diminuem sua ingestão e aplicação das Escrituras, eles diminuem ou interrompem seu progresso na santificação e podem até mesmo regredir em sua vida espiritual. Então, o Pai os disciplina para encorajá-los a buscar a santificação novamente (Hb 12.5-11,14). Deus quer que toda a nossa jornada espiritual seja marcada pelo crescimento contínuo em Cristo. Nossa taxa de crescimento espiritual depende basicamente de quão rápido aprendemos e obedecemos à Palavra.
Em segundo lugar, até mesmo os cristãos mais maduros necessitam de alimento espiritual para manter sua saúde espiritual e tornarem-se ainda mais maduros. Pessoas normais alcançam seu limite de maturidade física mas continuam comendo para manter a saúde física. Os cristãos, porém, podem sempre se tornar ainda mais maduros espiritualmente e devem continuar a receber comida espiritual para sustentar seu crescimento espiritual. Consequentemente, Pedro deu a seguinte ordem a todos os cristãos: ‘Crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo’ (2Pe 3.18). Aprender ensinamentos bíblicos básicos normalmente é fácil para os novos crentes. Porém, o crescimento dos ‘princípios elementares’ ou ‘leite’ das Escrituras rumo aos ensinos avançados ou ‘alimento sólido’ das Escrituras (Hb 5.12-14) é uma tarefa mais difícil” (O Poder da Santificação. CPAD, pp.139,140).
QUESTIONÁRIO
1. Em que consistia o “grande combate” de Paulo?
Confrontar as heresias, as falsas doutrinas, ensinos e filosofias que, juntamente com seus mentores, atacavam os irmãos das igrejas que fundara.
2. Como deveria ser a união dos colossenses?
Deveriam ser “unidos em caridade”.
3. Em que “inteligência” os colossenses deveriam ser enriquecidos?
Na “inteligência espiritual”.
4. Qual é a verdadeira riqueza?
Conhecer os tesouros de Deus.
5. Que significa “andar” em Cristo?
Significa o viver diário do cristão segundo o padrão que é Cristo.
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!