Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos E agora, como viveremos? com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
30 de outubro de 2005
TEXTO ÁUREO
“Nunca me esquecerei dos teus preceitos, pois por eles me tens vivificado” (Sl 119.93).
VERDADE PRÁTICA
Os preceitos absolutos de Deus contidos na Bíblia Sagrada são o referencial necessário para nortear nosso posicionamento e nossas atitudes diante do relativismo moral predominante em nossa sociedade.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — Gn 26.1-6 Os preceitos de Deus abençoam
Terça — Sl 19.7,8 Os preceitos de Deus são retos
Quarta — Sl 119.9-16 Os preceitos de Deus alegram
Quinta — Sl 119.25-32 Os preceitos de Deus ensinam
Sexta — Sl 119.33-40 Os preceitos de Deus vivificam
Sábado — Sl 119.41-48 Os preceitos de Deus libertam
HINOS SUGERIDOS 175, 275 e 247 da Harpa Cristã
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Salmos 119.89-96.
89 — Para sempre, ó SENHOR, a tua palavra permanece no céu.
90 — A tua fidelidade estende-se de geração a geração; tu firmaste a terra, e firme permanece.
91 — Conforme o que ordenaste, tudo se mantém até hoje; porque todas as coisas te obedecem.
92 — Se a tua lei não fora toda a minha alegria, há muito que teria perecido na minha angústia.
93 — Nunca me esquecerei dos teus preceitos, pois por eles me tens vivificado.
94 — Sou teu, salva-me; pois tenho buscado os teus preceitos.
95 — Os ímpios me esperam para me destruírem, mas eu atentarei para os teus testemunhos.
96 — A toda perfeição vi limite, mas o teu mandamento é amplíssimo.
PONTO DE CONTATO
O pensamento plural é consequência da mudança social provocada pelo pensamento pós-moderno. Para que o pluralismo se estabelecesse como teoria e prática, foi necessário que os homens negassem a existência de absolutos éticos e morais. Pois, como se pode falar em pluralidade se existe verdade, ética e padrões morais universais? Observe, no entanto, que, para lograrem êxito em suas propostas pluralistas, os pós-modernistas relativizaram a verdade, a ética e a moral, atribuindo-lhes um caráter particular, individual, circunstancial e não universal. Foi necessário ainda que negassem a existência de uma divindade única e absoluta como atesta a cultura judaico-cristã. Contudo, os ateus apresentaram o homem deificado, rumo à perfeição, enquanto os religiosos apresentaram um panteão de divindades e literaturas espiritualistas, budista, hinduístas, etc, a fim de confirmar a existência de outras “verdades” e outros caminhos que conduzem ao aperfeiçoamento do próprio indivíduo.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Descrever os fundamentos do relativismo moral.
Explicar as consequências do relativismo moral.
SÍNTESE TEXTUAL
O relativismo moral é a corrente de pensamento humanista que ensina a inexistência de normas, verdades e moral procedentes da vontade absoluta de Deus. Nesta lição, estudaremos os principais fundamentos e consequências do relativismo, e as três características dos princípios bíblicos que combatem a moral relativista.
Esse pensamento anticristão está fundamentado em duas correntes seculares: no materialismo filosófico e no existencialismo defendido pelo pensador francês Jean Paul Sartre. Segundo a primeira corrente, a única realidade no Universo é o mundo físico e material; nada existe além deles. É ateísta, nega a realidade espiritual, a existência dos anjos, os milagres e a criação do homem e do Universo por Deus. Por esta razão, não crê em qualquer princípio, verdade, moral ou ética proveniente de Deus. Consequentemente, o materialismo promove o existencialismo, que por sua vez, é uma das principais concepções humanistas pós-modernas. Segundo esta teoria, o homem existe independente de qualquer ato divino, porquanto é responsável por aquilo que é, por seu destino, pelo seu domínio e pela sua existência.
Contudo, o cristão não apenas contesta essas duas filosofias seculares, como também reafirma que os princípios bíblicos são absolutos, imutáveis e universais.
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA
Professor, para esta lição, desenvolva um Plano Gráfico de todo o conteúdo da aula. Este recurso didático apresenta um resumo geral da lição, fundamentado nos principais conceitos, tópicos ou verdades presentes no comentário. Ao apresentar o gráfico à classe, explique-o na seguinte ordem: 1) O relativismo moral subverte os valores morais e espirituais; 2) O materialismo e o existencialismo são dois sistemas racionais que fundamentam o relativismo; 3) As doutrinas fundamentais de cada teoria; 4) Contraste-os com os absolutos, imutáveis e universais princípios bíblicos. Este recurso pode ser usado como uma introdução ao conteúdo da lição, fortalecendo o argumento presente na Síntese Textual. Reproduza o gráfico abaixo de acordo com os recursos disponíveis.
SISTEMAS QUE SUBVERTEM OS VALORES MORAIS E ESPIRITUAIS
O mundo existe por si mesmo
Fundamentos Materialistas
Só existe a realidade física
O Homem deificado
Fundamentos Existencialistas
Aceismo e Materialismo
Os Princípios Bíblicos são:
Absolutos
Universais
Imutáveis
INTRODUÇÃO
Como vimos nas lições anteriores, a negação da existência de Deus e a entronização do homem como o centro do universo conduz ao relativismo, um mal predominante desta era chamada de pós-moderna. O relativismo equivale a afirmar que não há verdades nem preceitos absolutos. Cada um faz suas próprias escolhas e sua própria vontade como bem lhe parecer, sem atentar para nenhum padrão de caráter universal, partindo dos princípios das Sagradas Escrituras como norma de fé, de vida e de conduta humana.
Veremos, a seguir, o conceito de relativismo, de que forma ele atua no mundo, as suas funestas consequências e como refutá-lo à luz da Palavra de Deus, cujos preceitos permanecem para sempre e são a base inamovível de uma vida saudável em todas as esferas humanas.
CONCLUSÃO
Portanto, diante de uma sociedade secular, entregue de corpo e alma ao relativismo moral, sejam as palavras de nossa boca o clamor de Davi: “Sou teu, salva-me; pois tenho buscado os teus preceitos” (v.94). Só assim faremos a diferença necessária para influenciar de forma positiva o nosso ambiente.
AUXÍLIOS SUPLEMENTARES
Subsídio Devocional
“Uma ética acima de qualquer suspeita
As implicações éticas absolutas do Reino de Deus, como se vê no Sermão do Monte, decorrem de ser o próprio Deus quem controla e estabelece suas leis. Como um ser moral, Ele não pode exigir menos do que impõe a sua própria natureza. Ainda que se valham de instrumentos próprios de cada realidade cultural, essas leis, como princípios universais, não se alteram ao sabor das diferentes situações, não se ajustam ao que pensa o homem e nem se modificam para adaptar-se ao estilo de vida de cada um, mas são a exata expressão do propósito de Deus para o seu povo. Deus é imutável. Suas leis também são imutáveis. Deus é soberano. Suas leis também são soberanas. Deus é absoluto. Suas leis também são absolutas. Por esse motivo, têm sido fonte de inspiração, ao longo dos séculos, para que as nações inteiras formulem sua estrutura jurídica e se submetam a ela à luz desses princípios.
Contudo, por que a ética do Reino de Deus é absoluta?
1. Para definir de modo claro o ideal a ser incessantemente buscado por aqueles que professam a fé cristã [...]
2. Para revelar que nenhum esforço humano é capaz em si mesmo de vivê-la, a não ser pelos méritos da obra redentora de Cristo [...]
3. Para demonstrar, de forma antecipada, como que por espelho, o sublime estilo de vida a ser experimentado na dimensão futura do Reino de Deus [...]” (COUTO, Geremias do. A transparência da vida cristã. RJ: CPAD, 2001, pp.72-3).
QUESTIONÁRIO
1. Cite os dois fundamentos do relativismo mencionados na lição.
O materialismo e o existencialismo.
2. Explique o materialismo.
Tudo se limita à matéria, o mundo é auto-existente e não oriundo da mão criadora de Deus.
3. Defina existencialismo.
Corrente de pensamento que busca dar sentido à existência mediante a liberdade dos atos individuais, contrariando toda e qualquer norma absoluta.
4. Mencione as consequências do relativismo para a igreja e para a sociedade.
Destrói os valores espirituais e morais.
5. Quais as características dos princípios e preceitos bíblicos?
São absolutos, imutáveis e universais.
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!