Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos Tempos trabalhosos com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
13 de Maio de 2007
TEXTO ÁUREO
“Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma” (3 Jo v.2).
VERDADE PRÁTICA
O presente século está marcado pelo medo, expectação e ansiedade. Só a paz de Deus pode tranqüilizar o coração humano.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Sl 90.10 A vida aqui é curta
Terça - Dt 28.1-6 Obedecer traz saúde
Quarta - Dt 28.27,28,35,61 Desobedecer traz doença e maldição
Quinta - Fp 4.6,7 Oração e súplica trazem paz
Sexta - 1Pe 5.7 Lançando nossas ansiedades sobre o Senhor
Sábado - Rm 8.23 O corpo ainda não está redimido
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Gênesis 2.16,17; 6.3; Sl 10.10.
Gênesis 2
16 - E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente,
17 - mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.
Gênesis 6
3 - Então, disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem, porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.
Salmo 90
10 - A duração da nossa vida é de setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, o melhor deles é canseira e enfado, pois passa rapidamente, e nós voamos.
INTERAÇÃO
Professor, o mundo pós-moderno é testemunha ocular do avanço da ciência e da medicina. A indústria farmacêutica tem desenvolvido remédios capazes de combater várias enfermidades. Todavia, a falta de saúde tem sido um fato da vida desde a queda do homem no Éden. Logo, se não houvesse pecado, não haveria enfermidade.
Atualmente, o mundo deslumbra-se com as maravilhas da medicina moderna, sonha em abolir de vez os problemas de saúde.
Em classe, conduza seus alunos a refletir na seguinte questão: Por que estamos tão absorvidos e preocupados com a saúde física e mental? Como manter-se saudável no mundo atual, onde o estresse tornou-se um inimigo público?
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Explicar a origem das doenças.
Refutar a idéia de que o crente não adoece.
Descrever o plano divino para uma vida saudável.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Confeccione em cartolina o quadro “Regras para uma vida saudável” abaixo. Leve o mesmo para a classe e fixe-o em um lugar que seja visível a todos. Utilizando o cartaz, reflita com seus alunos sobre os conselhos citados. Pergunte-lhes: “Estes conselhos podem ser aprendidos e seguidos por qualquer cristão?”. Depois, leia-os com a classe e reflita sobre os mesmos. Solicite aos alunos que encontrem referências bíblicas para fundamentar as afirmações.
REGRAS PARA UMA VIDA SAUDÁVEL
Conheça a Deus pessoalmente.
Conheça o propósito de Deus para sua vida.
Procure ter uma alimentação saudável.
Reconheça os próprios limites.
Saiba dizer "NÃO".
Reserve um tempo para ouvir hinos de adoração.
Reserve um tempo para um passeio com a família.
Esteja em contato com a natureza, criação de Deus.
Reserve um tempo para ler um bom livro.
Seja fiel a Deus.
Palavra Chave
Saúde: “Estado de completo bem estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doenças” (OMS).
INTRODUÇÃO
O mundo pós-moderno é contraditório em relação à saúde física, mental e emocional. Apesar da grande quantidade de métodos terapêuticos, remédios, hospitais e clínicas especializadas, nunca houve tantas pessoas enfermas no corpo e na alma, como nos últimos tempos. Nós, que conhecemos a Palavra de Deus, sabemos que esse quadro é conseqüência do pecado, transmitido a todos os homens (Rm 5.12).
SINOPSE DO TÓPICO I
O pecado trouxe à humanidade a triste conseqüência do sofrimento, da doença e da morte física e espiritual (Rm 6.23).
SINOPSE DO TÓPICO II
As doenças, em seu aspecto geral, são provenientes da desobediência do homem às leis de Deus e da fragilidade do corpo humano.
SINOPSE DO TÓPICO III
O corpo e a alma estão intimamente ligados; o que afeta um, lesa também o outro. Muitas doenças são provocadas por problemas emocionais decorrentes da ansiedade e da falta de equilíbrio emocional.
SINOPSE DO TÓPICO IV
Ao contrário do que crêem os adeptos da teologia da prosperidade, até mesmo os crentes em Jesus são acometidos de doenças. O Senhor Jesus, no entanto, deu à sua Igreja autoridade para curar os enfermos em seu nome.
SINOPSE DO TÓPICO V
A doutrina da cura divina foi estabelecida e tipificada por Deus no Antigo Testamento (Êx 15.26; Nm 21.6-9) e exercida por Jesus em seu tríplice ministério.
CONCLUSÃO
Um dia não haverá mais doenças nem morte (Ap 21.4). Porém, enquanto estamos aqui, devemos zelar pela nossa saúde física, mental e emocional. Precisamos lembrar que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, por isso, temos de cuidar de nossa saúde por meio de uma alimentação correta, repouso adequado, exercícios físicos, jejum e oração.
EXERCÍCIOS
1. Qual a origem do sofrimento e das doenças?
O pecado do homem no Éden.
2. Quais as principais doenças que continuam ceifando vidas?
O infarto, o câncer e o AVC.
3. Quais os fatores que contribuem para o surgimento de doenças mentais?
O excesso de competitividade; a luta pele sucesso profissional; o insucesso na vida afetiva e os estresses.
4. O que ensina a falsa teologia da prosperidade?
Ensina que o cristão fiel não pode adoecer, pois a doença é do Diabo.
5. Qual a distinção entre o AT e o NT a respeito da cura divina?
No AT, a condição para experimentar a cura divina é a obediência à Lei (Dt 7.11-15), mas em o Novo Testamento, a cura está disponível a todos quantos se converterem a Deus mediante a fé em Jesus.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Teológico
“Saúde é o que interessa!
Os pregadores do deus ‘Papai Noel’ asseveram que o crente nunca fica doente — se ficar, está em pecado, não entendeu o que é viver pela fé, além de estar dominado pelo Diabo. Que falácia! Tudo isso porque as suas mensagens visam agradar o ser humano e atendê-lo em suas necessidades restritas a essa vida, como saúde, prosperidade e bem-estar.
Para início de conversa, nem todas as doenças provêm do Maligno. E, queiram ou não os tais pregadores, toda carne é como a erva, e a glória do homem como a flor da erva (1 Pe 1.24). O sei humano se desgasta, pois o seu corpo é corruptível (2 Co 4.16). Um dia, os salvos se revestirão de incorruptibilidade (1 Co 15.54); por enquanto, embora Jesus tenha poder para nos curar, segundo a sua vontade (1 Jo 5.14; Mt 6.9,10), estamos sujeitos às enfermidades. Os pregadores da saúde perfeita sempre ‘exigem’ a cura e dizem que o Senhor cura sempre, pois a saúde é um direito do crente. Por que, então, Eliseu morreu em decorrência de uma enfermidade (2 Rs 13.14)? Por que Timóteo e Trófimo não foram curados (1 Tm 5.23; 2 Tm 4.20)? Estariam esses homens de Deus endemoninhados? Jó e Lázaro estavam igualmente possessos, quando adoeceram (Jó 1.12.12,13)? Se a saúde é um direito do crente, por que ele fica doente?
Em Salmos 41.3, está escrito: ‘O Senhor o sustentará no leito de enfermidade; tu renovas a sua cama na doença’”.
(ZIBORDI, C. S. Evangelhos que Paulo jamais pregaria. RJ: CPAD, 2006, p.59-60.)
APLICAÇÃO PESSOAL
A Palavra de Deus afirma que o nosso “corpo é templo do Espírito Santo” (1 Co 6.19). Logo, ele não nos pertence. Precisamos cuidar dele com muito zelo e equilíbrio. Como crente em Jesus Cristo, você tem procurado viver de modo equilibrado? Tem procurado realizar uma alimentação saudável? Se alguém viver em um edifício de propriedade de outra pessoa, procurará violar as regras do edifício? Como seu Criador, Deus nos concedeu uma espécie de “manual do fabricante”, que é a Sua Palavra.
Jesus veio destruir as obras do Diabo, que podem ser também doenças espirituais ou físicas, pois no Calvário se cumpriu às palavras: “Ele tomou sobre si as nossas enfermidades...”. Embora você cuide de sua saúde, é bom lembrar que na Bíblia, em várias ocasiões, Deus usou a dor, juntamente com outras aflições, como um instrumento para moldar o caráter de seus filhos. Embora ninguém queira ficar doente, as enfermidades aprofundam a nossa dependência de Cristo. Muitos crentes têm a saúde débil, mas espiritualmente estão fortes.
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!