Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos Davi com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
08 de novembro de 2009
TEXTO ÁUREO
“Assim faça Deus a Abner e outro tanto, que, como o SENHOR jurou a Davi, assim lhe hei de fazer, transferindo o reino da casa de Saul e levantando o trono de Davi sobre Israel e sobre Judá, desde Dã até Berseba” (2 Sm 3.9,10).
VERDADE PRÁTICA
A coroação de Davi sobre todo o Israel, além de cumprir as profecias que prediziam esse fato, realizou o propósito divino de estruturar e organizar a nação eleita.
LEITURA DIÁRIA
Segunda - 1 Sm 15.23 Um reinado rejeitado
Terça - 2 Sm 1.25,27 A morte dos valentes
Quarta - 2 Sm 2.7 Buscando a unidade do reino
Quinta - 2 Sm 5.1,2 Um reino unificado
Sexta - 2 Sm 5.12 O reinado de Davi é confirmado
Sábado - Mt 12.25 O reino dividido está fadado à destruição
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 Samuel 16.1,12,13; 2 Samuel 5.2.
1 Samuel 16
1 - Então, disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche o teu vaso de azeite e vem; enviar-te-ei a Jessé, o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei.
12 - Então, mandou em busca dele e o trouxe (e era ruivo, e formoso de semblante, e de boa presença). E disse o SENHOR: Levanta-te e unge-o, porque este mesmo é.
13 - Então, Samuel tomou o vaso do azeite e ungiu-o no meio dos seus irmãos; e, desde aquele dia em diante, o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi. Então, Samuel se levantou e se tornou a Ramá.
2 Samuel 5
2 - E também dantes, sendo Saul ainda rei sobre nós, eras tu o que saías e entravas com Israel; e também o SENHOR te disse: Tu apascentarás o meu povo de Israel e tu serás chefe sobre Israel.
INTERAÇÃO
Professor, nesta lição, veremos que, apesar de Davi ser um homem segundo o coração de Deus, enfrentou a retaliação de uma parte do seu povo quanto a unificação do reino. Isso nos mostra que a dificuldade de o povo de Deus estar unido não é recente, mas um problema antigo, que demanda esforço e persistência da liderança em sua busca. Encoraje seus alunos a trabalharem firme em prol da união de sua família e igreja, a fim de que nossas principais instituições estejam fortalecidas.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Explicar a importância da unificação do reino de Israel por Davi.
Refletir acerca dos problemas que a divisão pode trazer para qualquer instituição.
Identificar a relevância do culto ao Senhor para Davi e as consequências disso para o êxito de seu reinado.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, converse com seus alunos e explique que o caminho de Davi até o trono passou por várias etapas distintas e bem espinhosas. Contudo, ele foi vencedor em muitas delas. Questione-os: "Quais foram às atitudes tomadas por Davi que o fizeram vencedor?" "Que passos ele seguiu?" - e, logo após, mediante a passagem bíblica de 2 Samuel 5.19-25, exponha alguns passos seguidos por Davi e que também podem ser imitados em nossa caminhada diária. Após apresentá-los, enfatize que, se ignorarmos tais passos, poderemos falhar em nossas "batalhas".
OS PASSOS DE DAVI RUMO À VITÓRIA
1º Passo – Instrução divina: Lutava suas batalhas da forma que era instruído por Deus (v.25).
2º Passo – Direção de Deus: Em cada circunstância, perguntava a Deus se deveria ou não lutar (v.19,23).
3º Passo – Obediência irrestrita: Obedecia cuidadosamente às instruções divinas (24,25).
4º Passo – Exaltação do Pai: Transferia a glória para o Senhor (v.20).
Palavra Chave
Unidade: Qualidade daquilo que não pode ser dividido.
introdução
A chegada de Davi ao trono deu-se em duas etapas: primeiro, ele reinou em Hebrom sete anos e meio sobre a tribo de Judá; a seguir, reinou sobre as doze tribos por 33 anos; totalizando quarenta anos de reinado (2 Sm 5.4,5). A Escritura deixa claro que a profecia que prenunciava a Davi um reinado sobre toda a nação hebraica, era de conhecimento não só do filho de Jessé, mas também dos nobres e até mesmo do povo mais comum (2 Sm 5.2). Esse fato é visto na declaração de Abner em 2 Samuel 3.9,10 e também nas palavras de Jônatas, filho de Saul (1 Sm 23.17), e nas de Abigail em 1 Samuel 25.30. O próprio Saul tinha uma visão disso (1 Sm 24.20). Foi muito atribulada a jornada de Davi até chegar ao palácio real, todavia, ele estava dentro do plano de Deus para esse fim.
SINOPSE DO TÓPICO I
O fracasso do reinado de Saul ameaçou a monarquia de Israel, no entanto, a liderança empática de Davi possibilitou um recomeço.
SINOPSE DO TÓPICO II
O reino de Israel foi abalado tanto pela morte de Saul, quanto pela constituição de Isbosete como rei de uma parte do território da nação.
SINOPSE DO TÓPICO III
Davi foi coroado rei de todo o Israel pelos próprios anciãos do povo que reconheceram a unção real sobre sua vida, que zelava pela adoração a Deus acima de tudo.
CONCLUSÃO
A unificação do reino por parte de Davi foi um dos mais importantes acontecimentos da história do povo escolhido. Como o Israel de Deus que hoje somos, devemos saber que sem unidade nenhum edifício se mantém de pé. É por isso que não devemos medir esforços na busca da unidade do corpo de Cristo, que é a Igreja (Ef 4.3). O Novo Testamento revela claramente a eterna unificação do reino de Deus através do perfeito e autêntico "Filho de Davi" - o Senhor Jesus Cristo (Mt 21.9; Lc 1.32,33).
EXERCÍCIOS
1. A chegada de Davi ao trono deu-se em quantas etapas? Faça um resumo de cada uma.
Em duas: primeira, ele reinou em Hebrom sete anos e meio sobre a tribo de Judá; a seguir, reinou sobre as doze tribos por 33 anos; totalizando quarenta anos de reinado (2 Sm 5.4,5).
2. De acordo com a lição, quais são as condições para que as promessas e sonhos tenham êxito.
Obediência ao Senhor.
3. Ao retornar do exílio, após a morte de Saul, qual foi a cidade escolhida por Davi para fixar sua residência?
Hebrom.
4. Segundo a lição, o que é mais importante do que um cargo na obra de Deus?
A unção que Deus põe sobre quem o exerce.
5. Quais as diferença básicas entre Davi e Saul em relação ao culto?
Saul não demonstrava muita preocupação com o culto ao Senhor e com os ministros do culto, enquanto Davi demonstra um zelo especial pela adoração a Deus.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Histórico
"A Última Batalha de Saul
A expressão estes incircuncisos (4) revela a aversão e o desprezo que os hebreus tinham por seus vizinhos pagãos. Quando o escudeiro se recusou a atender o pedido, Saul tomou a sua própria espada, fixou o cabo na terra e lançou-se contra a sua ponta; suicidou-se e seu companheiro seguiu o mesmo exemplo (4,5). Quando as tropas de Israel que não estavam perto de Saul viram o que havia acontecido, abandonaram as suas posições, deixaram as suas cidades e fugiram para o deserto (7). No dia seguinte à batalha, os filisteus descobriram os corpos de Saul e seus três filhos no campo de batalha. Profanaram o corpo do rei de Israel, ao cortar-lhe a cabeça. Despojaram-no de suas armas e as puseram no templo de Astarote, provavelmente perto de Bate-Seã, e fixaram o corpo de Saul e os seus três filhos no muro da mesma cidade".
(PURKISER, W.T. Comentário Bíblico Beacon. Vol. 2. RJ: CPAD, 2005, p.229).
APLICAÇÃO PESSOAL
"No Salmo 125, [...], o escritor deixa-nos saber que sua fé tem se debatido [...] e tem prevalecido. O versículo 3 é um telegrama de sua provação. [...]. O mal domina e o povo de fé vacila (ou seja, 'o justo não estenda suas mãos à iniquidade'). [...] A oração do peregrino traz força para sua fé [...]. Quando você confia no Senhor no meio da provação, Deus faz você tão firme quanto o monte Sião. Nada pode penetrar o círculo protetor de Deus para você (v.2). As adversidades e a tristeza não podem passar do círculo exterior. O próprio Deus se torna o seu perímetro interno de cuidado e proteção. Momentos difíceis não são desculpa para má conduta (v.5). É importante continuar vivendo retamente, mesmo quando tudo vai mal".
(WOOD, G. Um salmo em seu coração. RJ: CPAD, 2006, pp.506-7).
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!