Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos Vida santa até a volta de Cristo com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
07 de Agosto de 2005
TEXTO ÁUREO
“Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição” (1Ts 4.3).
VERDADE PRÁTICA
A santificação é um processo provido por Deus através do qual o crente torna-se santo. Ela faz a diferença entre os que vão subir aos céus e os que vão ficar na segunda vinda de Jesus.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — Rm 6.13,19 Membros do corpo santificados
Terça — 2Co 7.1 Aperfeiçoando a santificação
Quarta — 1Tm 2.15 Permanecendo na santificação
Quinta — Hb 12.14 A santificação é indispensável
Sexta — 1Pe 1.2 Eleitos em santificação
Sábado — 1Ts 5.23 A santificação de todo o nosso ser
HINOS SUGERIDOS 29, 39 e 277 da Harpa Cristã
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 Tessalonicenses 4.1-7.
1 — Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que continueis a progredir cada vez mais;
2 — porque vós bem sabeis que mandamentos vos temos dado pelo Senhor Jesus.
3 — Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição,
4 — que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra,
5 — não na paixão de concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus.
6 — Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também, antes, vo-lo dissemos e testificamos.
7 — Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.
PONTO DE CONTATO
Como você já sabe, os métodos de ensino devem ser empregados de acordo com a faixa etária da classe e a maturidade cognitiva dos alunos. É necessário manter-se informado a respeito das características gerais e individuais dos alunos. Ao lecionar à classe de terceira idade, por exemplo, é preciso empregar métodos relativos às características cognitivas e psicomotoras desse grupo. Portanto, ao empregar os recursos audiovisuais, é preciso considerar que a percepção visual e auditiva deles se processa mais lentamente. Em função disto, é necessário usar gravuras grandes com traços firmes, manter a imagem exposta por um tempo mais longo, e falar pausadamente. Na execução dos exercícios, considere que uma pessoa idosa é mais vagarosa em atividades que envolvam habilidades psicomotoras, portanto, talvez seja necessário uma outra pessoa ajudá-la a realizar as tarefas. O professor cônscio dos limites e das potencialidades de seus alunos logrará êxito na suprema tarefa de ensinar-lhes a Palavra de Deus.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Definir o termo santificação.
Descrever o valor da santificação para o crente.
Aplicar a ética e a santidade aos relacionamentos cristãos.
SÍNTESE TEXTUAL
Nos versículos 1 e 2 do capítulo quatro, Paulo exorta os tessalonicenses a que não vivam apenas de acordo com o seu exemplo, mas também progridam na fé e no conhecimento do Senhor Jesus Cristo.
Após uma breve exortação, Paulo trata de assuntos morais específicos (vv.3-6), e conclui com uma admoestação (v.7). Devemos entender essas admoestações dentro do contexto de uma cidade portuária pagã como Tessalônica, em que a corrupção e a licenciosidade eram conhecidas de todos. A proibição de Paulo quanto aos pecados sexuais revela que, ao aceitar o evangelho, o crente deve romper com a moral sexual permissiva de sua época. Porquanto, a expressa vontade de Deus é a santificação do crente, ou seja, que ele se abstenha da prostituição, imoralidade, concupiscência e da fraude (vv.3-6): “Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação” (v.7).
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA
Providencie os seguintes materiais para esta aula: jornais e revistas usados, cola, tesoura e folhas de papel pardo. Solicite que os alunos se dividam em grupos de quatro ou cinco pessoas. Oriente os grupos para que recortem e colem, na folha de papel pardo, manchetes que estejam relacionadas à falta de santidade e de temor ao Senhor. Assegure que a imoralidade, a devassidão, a impureza… têm causado muitos males tanto em nossa sociedade quanto na igreja (o material relacionado por eles é uma prova disto). Depois de concluída a atividade, com a ajuda dos grupos, cole os painéis em lugar visível. Afirme que viver em santidade num mundo corrompido pelo pecado não é fácil. Todavia é possível, pois o Espírito de Deus deseja operar a santificação em nós. Então, escreva numa faixa de papel pardo o texto de 1Pe 1.2b e cole-a junto aos painéis. Encerre orando a fim de que o pecado não venha, de modo traiçoeiro, fazer parte de nossas vidas e de nossas igrejas.
INTRODUÇÃO
A Bíblia ensina de modo claro e direto que os filhos de Deus devem abster-se da prostituição, ou seja, de todo o tipo de infidelidade conjugal e da prática do sexo fora do casamento. Nos dias presentes, essa mensagem tem grande valor, pois vivemos em um mundo voltado para o sexo antibíblico, profano, vulgar e sem amor. Todavia, os crentes em Jesus têm o dever de ser “sal” e “luz” neste mundo.
IV. ÉTICA NO RELACIONAMENTO COM OS IRMÃOS
1. Não oprimir nem enganar. “Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também, antes, vo-lo dissemos e testificamos” (4.6). Este é o ensino da Bíblia de caráter ético por excelência, enfatizando a fidelidade, a sinceridade e a honestidade cristãs. Pelo contexto do v.7, a expressão “negócio algum” inclui também o assunto da sexualidade. Todo o contexto, mas precisamente até o versículo 8, parece tratar contra os vários abusos sexuais. O texto acentua que “o Senhor é vingador de todas estas coisas”. O cristão não deve vingar-se. Só Deus tem esse direito (Rm 12.9).
2. Chamados para ser santos. “Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação” (4.7). Deus nos chamou para que sejamos santos em todos as esferas e aspectos da nossa vida. “Sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver” (1Pe 1.15). Ver Lv 19.2; 20.7; 21.8; 11.44,45. Sem a santificação ninguém verá o Senhor (Hb 12.4).
3. Desprezando a Deus. “Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas, sim, a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo” (4.8). O “isto” refere-se à santificação que Deus exige de seus servos. Quem, pois, despreza esse ensino não despreza ao homem, “mas sim a Deus”.
CONCLUSÃO
Viver em santidade não é fácil, mas é possível, pois o Espírito que no crente habita quer operar a santificação. Ele é chamado “o Espírito de santificação” (1Pe 1.2). É indispensável que o cristão seja santificado para poder andar na presença de Deus e habitar com Ele no porvir. Não adianta ser membro de uma igreja aqui, e, depois, enfrentar o Juízo Final, por haver desprezado a santificação e vivido fora da vontade de Deus, que é a nossa santificação (4.3).
AUXÍLIOS SUPLEMENTARES
Subsídio Devocional
“‘Todo ramo que, estando em mim, não der fruto, ele o corta; e todo aquele que dá fruto, limpa, para que produza mais fruto ainda’ (Jo 15.2).
A poda fere, machuca, mas é necessária para que aquilo que é bom seja aumentado ou melhorado. Deixemos, portanto, que Deus pegue a podadeira da disciplina e vá eliminando o que for preciso. Em nossas vidas, há coisas que devem ser cortadas. Algumas, apenas diminuídas, outras, totalmente decepadas. Confiemos no Lavrador! Ele sabe o que faz. Aqui, corta um broto de egoísmo, ali, um ramo de preconceito. Passa a foice de alto a baixo pelo tronco, e elimina a linguagem suja, a gritaria em casa, a fofoca e a mentira. Alguns brotinhos são tão minúsculos e tenros, que não é preciso ferramenta, basta a unha do Jardineiro. Como aquela pequena ponta de inveja… É bom mesmo que seja eliminada antes que cresça. Outras obras da carne desenvolveram-se tanto, que só mesmo uma podadeira afiada é capaz de extirpá-la. Como aquele ramo da hipocrisia…
Algumas coisas são boas, mas não podem crescer demasiadamente ou tornam-se nocivas. É o caso da autoestima, por exemplo. É bom termos a noção do nosso valor, conhecermos nossas habilidades, todavia, ‘nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo’ (Fp 2.3)” (ANDRADE, Marta Doreto de. Quando o Amado desce ao jardim. RJ: CPAD, 2004, p.191).
QUESTIONÁRIO
1. O progresso da vida cristã depende de quê?
Da observância dos preceitos e mandamentos de Deus encontrados em sua Palavra.
2. Qual é a vontade de Deus em relação ao nosso corpo?
A nossa santificação.
3. O agradar a Deus provém de quê?
É proveniente do amor devotado a Deus.
4. De acordo com o texto bíblico de 1Co 6.19,20, o que é o corpo?
É o templo do Espírito Santo.
5. Qual a importância da santificação?
Sem ela ninguém verá a Deus.
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!