Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos O Caráter do Cristão com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
7 de Maio de 2017
TEXTO ÁUREO
“E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma” (1Sm 18.3).
VERDADE PRÁTICA
O cristão deve ser exemplo de lealdade a Deus, a seus familiares e a todos os que estão ao seu redor.
LEITURA DIÁRIA
Segunda – Dt 3.22: Deus peleja pelo seu povo
Terça – Pv 17.17: Na angústia nasce o irmão
Quarta – Pv 18.24: Amigo mais chegado que um irmão
Quinta – Pv 27.10: Um amigo não abandona o outro
Sexta – Jo 11.11: Um amigo de Jesus
Sábado – 1Sm 26.23: O Senhor paga a lealdade
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
1 Samuel 18.3,4; 19.1,2; 20.8,16,17,31,32
1 Samuel 18
3 - E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma.
4 - E Jônatas se despojou da capa que trazia sobre si e a deu a Davi, como também as suas vestes, até a sua espada, e o seu arco, e o seu cinto.
1 Samuel 19
1 - E falou Saul a Jônatas, seu filho, e a todos os seus servos para que matassem Davi. Porém Jônatas, filho de Saul, estava mui afeiçoado a Davi.
2 - E Jônatas o anunciou a Davi, dizendo: Meu pai, Saul, procura matar-te; pelo que, agora, guarda-te, pela manhã, e fica-te num lugar oculto, e esconde-te.
1 Samuel 20
8 - Usa, pois, de misericórdia com o teu servo, porque fizeste a teu servo entrar contigo em aliança do Senhor; se, porém, há em mim crime, mata-me tu mesmo; por que me levarias a teu pai?
16 - Assim, fez Jônatas aliança com a casa de Davi, dizendo: O Senhor o requeira da mão dos inimigos de Davi.
17 - E Jônatas fez jurar a Davi de novo, porquanto o amava; porque o amava com todo o amor da sua alma.
31 - Porque todos os días que o filho de Jessé viver sobre a terra nem tu serás firme, nem o teu reino; pelo que envia e traze-mo nesta hora, porque é digno de morte.
32 - Então, respondeu Jônatas a Saul, seu pai, e lhe disse: Por que há de ele morrer? Que tem feito?
HINOS SUGERIDOS 8, 198 e 536 da Harpa Cristã.
OBJETIVO GERAL
Mostrar que o cristão deve ser exemplo de lealdade a Deus, aos familiares e amigos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
I. Apresentar as circunstâncias que uniram Jônatas a Davi;
II. Mostrar que a amizade de Jônatas e Davi foi aprovada por Deus;
III. Refletir a respeito das lições do caráter de Jônatas.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Prezado professor, estudaremos a respeito da amizade e lealdade de Jônatas e Davi. Esse é um assunto bem relevante, pois vivemos tempos difíceis onde os interesses pessoais foram colocados acima das amizades. Então, para refletir com profundidade e tornar a aula mais participativa, inicie a lição pedindo que os alunos citem algumas qualidades do caráter de Jônatas e Davi. À medida que eles forem citando, vá relacionando as qualidades no quadro. Depois de ouvir com atenção os alunos, explique que as características do caráter de Jônatas e Davi revelam que eles eram homens cujo caráter foi forjado por Deus. Eles tinham consciência de suas limitações, eram prudentes e amavam a Deus acima de todas as coisas. Ressalte o fato de que os amigos são presentes do Pai, por isso, merecem a nossa lealdade. Sem lealdade não pode haver amizade, é o que nos ensina a história de Jônatas e Davi.
PONTO CENTRAL
Precisamos ser leal a Deus e aos amigos.
INTRODUÇÃO
Jônatas entrou para a história à sombra do pai, mas pouca coisa herdou de seu genitor. Demonstrou ser um guerreiro cheio de coragem e determinação. E, aliada à sua coragem, está a sua humildade, sua fé e obediência ao Senhor, virtudes indispensáveis a um homem de Deus. Sua amizade por Davi nasceu de forma inesperada, quando assistiu, de perto, a vitória do jovem pastor de ovelhas sobre o imbatível gigante Golias, o campeão dos filisteus, que desafiava os exércitos israelitas, e afrontava o nome do Senhor.
SÍNTESE DO TÓPICO I
A batalha com Golias contribuiu para criar laços de amizade entre Jônatas e Davi.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
“A profunda amizade entre Jônatas e Davi é surpreendente por uma série de razões. Primeiro, Deus escolheu Davi e não Jônatas (filho de Saul e príncipe de Israel) para ser o segundo rei de Israel. Segundo, o pai de Jônatas, Saul, sentia intenso ciúme de Davi e tentou repetidamente matá-lo. Terceiro, Davi era um indivíduo multitalentoso, muito popular com as massas do que Saul ou Jônatas.
Jônatas e Davi deviam ter sido pelo menos cautelosos um para com o outro, senão inimigos declarados. Contudo, eles foram capazes de superar esses obstáculos em potencial e construir uma amizade exemplar. Talvez a qualidade excepcional de sua amizade fosse a lealdade. Aquela lealdade estava fundamentada numa profunda devoção a Deus. Esse maior compromisso foi o que capacitou a amizade deles e não apenas sobreviver, mas crescer em tempos de confusão e conflito.
Você é um amigo para todas as horas? Você foge de relacionamentos quando as dificuldades surgem? Se seus relacionamentos humanos são fracos, examine a profundidade de sua lealdade a Deus. Você pode se surpreender com o que vai descobrir” (365 Mensagens Inspiradas em Personagens da Bíblia. 12ª Edição. RJ: CPAD, 2012, p.103).
CONHEÇA MAIS
A amizade de Davi e Jônatas
“Esta amizade é uma das mais profundas e legítimas na Bíblia. (1) Eles basearam este pacto no compromisso para com Deus, não apenas para com o outro. (2) Não permitiram que qualquer coisa se colocasse entre eles, nem mesmo o interesse próprio ou os problemas familiares. (3) Aproximaram-se ainda mais quando a amizade foi testada. (4) Permaneceram amigos até o fim.
Jônatas o primogênito do rei, mais tarde predisse que Davi, e não ele, seria o próximo monarca. Mas isso não enfraqueceu sua estima pelo amigo. Jônatas preferia a amizade de Davi ao trono de Israel”. Para conhecer mais leia, Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD, p.394
SÍNTESE DO TÓPICO II
Deus aprovou a amizade entre Davi e Jônatas.
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO
“Jônatas
O filho de Saul é uma das personalidades mais admiráveis do Antigo Testamento. Ao descobrir que Davi estava destinado a suceder seu pai no trono, Jônatas, corajosamente, defende Davi como um leal servidor do rei. Quando forçado a tomar posição, Jônatas novamente escolhe apoiá-lo, e enfrenta a fúria de seu pai para salvar a vida do amigo. Quando nos lembramos que Jônatas sucederia naturalmente a Saul como rei de Israel, sua amizade por Davi torna-se particularmente comovente. O Antigo Testamento não tem exemplo mais belo de amizade. A história de como Davi correspondeu à amizade de Jônatas é encontrada em 2 Samuel 9” (RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 9ª Edição. RJ: CPAD, p.192).
SÍNTESE DO TÓPICO III
Ao examinar o caráter de Jônatas e Davi podemos extrair importantes lições para nossas vidas.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
Professor, reproduza o esquema abaixo no quadro. Utilize-o para enfatizar as características de Jônatas.
| QUALIDADES E REALIZAÇÕES | LIÇÕES DE VIDA |
|---|---|
| Corajoso e um líder natural. | Lealdade é uma das partes mais forte da coragem. |
| O amigo mais íntimo que Davi teve. | Lealdade a Deus coloca todos os outros relacionamentos em perspectiva. |
| Confiava em Deus. | Trabalhador. |
| Leal. | Grandes amizades são custosas. |
CONCLUSÃO
Deus não está sujeito às leis nem aos costumes dos povos. Ele estabelece sua vontade diretiva de forma implacável, contrariando todas as expectativas e previsões históricas ou políticas. Assim, em meio a um grave desafio contra o povo de Israel, levantou o jovem Davi para derrotar o gigante filisteu. Assistindo a extraordinária vitória, Jônatas sentiu profunda admiração pelo jovem pastor de Belém, e compreendeu que ele seria o escolhido por Deus. Em lugar de inveja ou ciúme, Jônatas tornou-se o maior e mais leal amigo de Davi.
PARA REFLETIR
A respeito de Jônatas, um exemplo de lealdade, responda:
1. Que significa o nome Jônatas?
“Dado por Deus” ou “presente de Deus”.
2. Quando começou a amizade entre Jônatas e Davi?
Logo após a batalha em que Davi venceu Golias.
3. Qual a natureza da aliança entre Jônatas e Davi?
De natureza espiritual, “aliança do Senhor”.
4. Além da coragem física e emocional, que grandeza tinha Jônatas?
Ele tinha grandeza espiritual que lhe dava confiança, diante das adversidades.
5. Que pacto fizeram Jônatas e Davi?
Um pacto de lealdade diante de Deus.
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!