Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos Jesus, o Homem Perfeito com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
10 de Maio de 2015
TEXTO ÁUREO
“E também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades [...] e muitas outras que o serviam com suas fazendas” (Lc 8.2,3).
VERDADE PRÁTICA
A mulher sempre teve um papel importante na expansão do Reino de Deus.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — Lc 1.35; Gn 3.15 Jesus é da descendência da mulher e veio para resgatá-las
Terça — Lc 7.44-47 Jesus valorizou as mulheres como ninguém jamais o fez no mundo
Quarta — Lc 8.3 Jesus foi ajudado por mulheres que possuíam bens materiais
Quinta — Lc 7.36-48; 8.2,3 Jesus teve entre seus seguidores muitas mulheres
Sexta — Lc 13.16 Jesus libertou muitas mulheres que foram até Ele
Sábado — Lc 7.50 Jesus salvou as mulheres e dignificou sua condição social
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Lucas 8.1-3.
1 — E aconteceu, depois disso, que andava de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do Reino de Deus; e os doze iam com ele,
2 — e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios;
3 — e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras que o serviam com suas fazendas.
HINOS SUGERIDOS 147, 160, 394 da Harpa Cristã
OBJETIVO GERAL
Mostrar a importância das mulheres no ministério do Senhor Jesus Cristo e na expansão do Reino de Deus.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
I. Analisar a participação das mulheres no judaísmo e no ministério de Jesus.
II. Mostrar a disposição de Isabel e Maria em obedecer a Deus.
III. Dissertar acerca da disposição das mulheres em servir a Jesus.
IV. Ressaltar a gererosidade das mulheres em ofertar a favor do ministério de Jesus.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
As mulheres tiveram uma participação especial no ministério de Jesus. O Mestre foi para as mulheres judias não somente o Salvador, mas aquEle que resgatou a dignidade da condição social feminina. Nos dias de Jesus, os rabinos se recusavam a ensinar as mulheres. Era atribuída a mulher uma condição social inferior. Jesus não somente as ensinou, mas as teve como amigas (Marta e Maria), as libertou dos poderes de demônios (Maria Madalena), como também as evangelizou (a mulher samaritana). Jesus valorizou as mulheres como ninguém jamais o fez e ainda concedeu a elas o privilégio de poderem contribuir financeiramente para a expansão do Reino.
PONTO CENTRAL
As mulheres desempenharam um papel relevante no ministério terreno de Jesus.
INTRODUÇÃO
Ao longo dos séculos, em muitos lugares, as mulheres foram tratadas como objetos e estiveram à margem da sociedade. As mulheres ainda são, em algumas culturas, consideradas seres inferiores e por isso são discriminadas. Na cultura oriental, a qual pertenceu Jesus de Nazaré, era assim também que se enxergava as mulheres.
Um dos fatos que fica logo patente no Evangelho de Lucas é o tratamento que Jesus dispensou às mulheres. Essas mulheres esquecidas, discriminadas e maltratadas encontraram no Mestre a manifestação do amor de Deus. A forma que elas encontraram para retribuir foi segui-lo e servi-lo com seus bens. Um exemplo a todos aqueles que querem também agradar a Deus.
SÍNTESE DO TÓPICO I
No judaísmo as mulheres não eram valorizadas, mas Jesus veio restaurar sua condição social.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“A participação das mulheres na excursão missionária revela como era o ministério revolucionário de Jesus. Nos seus dias os rabinhos se recusavam ensinar as mulheres e lhes atribuía um lugar inferior. Por exemplo, só os homens tinham permissão de participar plenamente nos cultos da sinagoga. Mas Jesus trata as mulheres como pessoas e lhes dá as boas-vindas na comunhão. Elas têm acesso igual à graça e salvação, e muitas mulheres se tornam suas seguidoras. Entre elas estão as mulheres com recursos financeiros, que auxiliam Jesus dando de suas possessões para sustentar a Ele e seus discípulos” (Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento. Volume 1. 1ª Edição. RJ: CPAD, p.363).
SÍNTESE DO TÓPICO II
Isabel e Maria eram mulheres de fé, tementes e obedientes ao Senhor.
SUBSÍDIO DIDÁTICO
Professor, reproduza o quadro abaixo e utilize-o para mostrar as características de Maria, a mãe do Salvador, e Isabel, a mãe de João Batista. Ressalte que não devemos adorar a Maria, porém não podemos deixar de reconhecer seu valor. Dentre milhares de jovens, Maria foi escolhida para fazer parte diretamente do Plano da Salvação.
MARIA
Foi a mãe de Jesus, o Messias.
Foi a única pessoa que esteve com Jesus em seu nascimento e em sua morte.
Estava à disposição de Deus.
Conhecia e aplicava as verdades do Antigo Testamento.
ISABEL
Era conhecida como uma mulher muito espiritual.
Não mostrou dúvida alguma sobre a capacidade que Deus tem de cumprir as suas promessas.
Foi a mãe de João Batista.
Foi a primeira mulher, além de Maria, a ouvir falar sobre a vinda do Salvador.
SÍNTESE DO TÓPICO III
Jesus contou com a ajuda de mulheres que tinham disposição para servi-lo no Reino de Deus.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“‘Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana’ (Lc 3.3). O Herodes mencionado aqui é Herodes Antipas, governador da Galileia. O registro não diz de que mal Joana foi curada — se era uma possessão demoníaca ou uma enfermidade física. A sua posição mostra que as pessoas proeminentes também eram levadas a Cristo. Supõe-se que nesta época ela fosse viúva. Sobre Suzana não se sabe nada, exceto seu nome. Apenas três nomes são mencionados — sem dúvida devido à sua importância. Mas houve muitas mais, constituindo uma grande sequência de mulheres que o serviam com suas fazendas. Isto talvez signifique que todas eram mulheres de posses, possivelmente membros da classe alta” (Comentário Bíblico Beacon. Volume 6. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2006, p.402).
SÍNTESE DO TÓPICO IV
Jesus contou com a ajuda de mulheres que tinham disposição para ofertar.
SUBSÍDIO TEOLÓGICO
“É importante reconhecer que quando Deus criou a humanidade, quando fez os seres humanos à sua imagem, Ele os criou macho e fêmea (Gn 1.27), e não ‘um ou outro’. Portanto, a imagem de Deus aparece tanto no homem (o macho) quanto na mulher (a fêmea), e as características peculiares de cada sexo são completamente necessárias para espelhar a natureza de Deus. A própria palavra ishsha para ‘mulher’ sugere as suas sensibilidades e dons especiais dados por Deus no campo emocional. Estas características servem para realçar a humanidade. A mulher possui uma sensibilidade especial para as necessidades humanas que lhe permitem entender intuitivamente as situações e os sentimentos das outras pessoas” (Dicionário Bíblico Wycliffe. 1ª Edição. RJ: CPAD, 2006, p.1312).
CONCLUSÃO
No judaísmo do tempo de Jesus, conversar com uma mulher era considerado um ato vergonhoso (Jo 4.27). Mas Jesus conversou, ensinou, curou, libertou e valorizou as mulheres como homem algum jamais o fez. Lucas nos mostra que as mulheres tiveram uma participação expressiva na implantação do Reino de Deus. Graças a Deus pelo trabalho das mulheres na Seara do Senhor.
PARA REFLETIR
Sobre os ensinos do Evangelho de Lucas, responda:
1 Como era a situação das mulheres no judaísmo nos dias de Jesus?
No judaísmo do primeiro século, a mulher não participava da vida pública. A mulher era tida como um objeto que poderia ser usado e descartado.
2 Como a Bíblia fala de Maria a mãe de Jesus?
A Bíblia mostra que Maria foi uma pessoa agraciada por Deus para fazer parte diretamente do Plano da Salvação.
3 De acordo com a lição, qual o nome de algumas mulheres, citadas por Lucas, que serviram a Jesus?
Lucas cita Maria Madalena, Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana.
4 De que forma as mulheres apoiaram Jesus em seu ministério?
Elas apoiaram Jesus com seus recursos financeiros.
5 Qual a importância da mulher na expansão do Reino de Deus?
Sua importância é de grande valor. Muitas mulheres têm se dedicado à oração, ao serviço social, à contribuição, etc. Grande parte da obra missionária é feita por mulheres.
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!