Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos O Deus do Livro com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
09 de Novembro de 2008
TEXTO ÁUREO
“Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais” (Jr 29.11).
VERDADE PRÁTICA
O Deus da Bíblia tem o tempo nas suas mãos. Ele conhece o passado, controla o presente, e anuncia o futuro.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — Mt 24 Jesus predisse o fim dos tempos
Terça — Mt 25.32 As nações serão julgadas
Quarta — Ap 20.10 Satanás será preso para sempre
Quinta — Is 2.3 O mundo terá a lei do Senhor
Sexta — Is 11.9 O mal desaparecerá
Sábado — Rm 14.11 O mundo se converterá
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Isaías 44.6,7; 46.9-13.
Isaías 44
6 — Assim diz o SENHOR, Rei ide Israel e seu Redentor, o SENHOR dos Exércitos: Eu sou o primeiro e eu sou o último, e fora de mim não há Deus.
7 — E quem chamará como eu, e anunciará isso, e o porá em ordem perante mim, desde que ordenei um povo eterno? Este que anuncie as coisas futuras e as que ainda hão de vir.
Isaías 46
9 — Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim;
10 — que anuncio o fim desde o princípio e, desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade;
11 — que chamo a ave de rapina desde o Oriente e o homem do meu conselho, desde terras remotas; porque assim o disse, e assim acontecerá; eu o determinei e também o farei.
12 — Ouvi-me, ó duros de coração, vós que estais longe da justiça.
13 — Faço chegar a minha justiça, e não estará ao longe, e a minha salvação não tardará; mas estabelecerei em Sião a salvação e em Israel, a minha glória.
INTERAÇÃO
Professor, esta lição trata de um assunto extremamente atual, uma vez que o tempo é valiosíssimo para nossa sociedade. Quem nunca ouviu a expressão “tempo é dinheiro”? Portanto, reflita com seus alunos a respeito do significado dessa expressão para a nossa geração e como eia tem influenciado os cristãos.
Observe que este adágio é de caráter capitalista e terrenal. Todavia, o cristão não vive apenas a realidade material, mas também a dimensão espiritual. Solicite aos alunos que criem uma frase com a palavra “tempo”, porém, frisando as verdades da lição, como por exemplo: “O tempo é uma oportunidade divina”; “Deus controla o mundo e o tempo”, e assim sucessivamente.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Explicar as verdades relacionadas a Deus, o tempo e a eternidade.
Apresentar o futuro da Igreja, a Noiva do Cordeiro.
Descrever o futuro tenebroso dos ímpios.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, inicie esta aula realizando uma reflexão com seus alunos a respeito de como eles têm utilizado o tempo. Peça-lhes para relacionarem numa folha de papel suas atividades diárias. Em seguida, solicite que analisem quanto tempo do seu dia costumam reservar a Deus. Finalize explicando que a mordomia do tempo é bíblica, e imprescindível à vida cristã.
Palavra Chave
Tempo: Sucessão de dias, meses e anos; uma dimensão puramente humana.
INTRODUÇÃO
Desde a Antiguidade o homem se preocupa com o futuro. E ainda hoje, a fim de conhecê-lo, recorre às mais diversas religiões e suas práticas ocultas condenadas por Deus. Mas, enfim, o que é o futuro? Podemos realmente conhecê-lo? O que a Bíblia revela do amanhã? Deus de fato tem controle sobre o que há de vir? Nesta lição, estudaremos o que a Bíblia fala acerca do futuro da Igreja e da humanidade.
SINOPSE DO TÓPICO I
Três verdades acerca de Deus e o tempo: Deus existe por si mesmo, é autor do tempo e não está condicionado a ele, pois é imutável.
SINOPSE DO TÓPICO II
O futuro glorioso da Igreja compreende a sua salvação eterna e gloriosa, galardão e júbilo.
SINOPSE DO TÓPICO III
Ao contrário da Igreja, os ímpios experimentarão como castigo pela sua rebelião e rebeldia, o sofrimento eterno.
CONCLUSÃO
Deus conhece, controla e comanda o porvir. Uma vez que o futuro da Igreja será glorioso, todo crente deve regozijar-se; mesmo quando as circunstâncias o impedem de vislumbrar a glória que “em nós há de ser revelada” (Rm 8.18).
EXERCÍCIOS
1. Cite três verdades acerca da eternidade de Deus.
Deus existe por si mesmo, é autor do tempo e não está condicionado a ele, pois é imutável.
2. Explique com suas palavras a relação entre Deus, o tempo e a eternidade.
Deus não está limitado à ordem cronológica do tempo; não tem início nem fim, pelo contrário, é o início e o fim de todas as coisas.
3. Descreva o futuro glorioso da Igreja.
O futuro glorioso da igreja compreende o seu arrebatamento, sua recompensa pelas obras realizadas e a participação nas Bodas do Cordeiro.
4. Faça uma síntese a respeito do futuro tenebroso dos ímpios.
Os ímpios experimentarão, como castigo pela sua rebelião e rebeldia, o sofrimento eterno.
5. Qual o plano sempiterno de Deus?
O plano sempiterno de Deus concentra-se na restauração plena dos céus e da terra.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Devocional
“O Tempo
A palavra tempo aparece na Bíblia 446 vezes. O termo mais usado no grego para tempo é cronos , daí as palavras cronômetro, cronologia, crônica, etc. No entanto, quando a Bíblia se refere a Deus, costuma usar no grego, para sua dimensão, o termo aiónios , que é similar aos vocábulos hebraicos 'adh e 'ôãm . De acordo com os dicionários bíblicos, esses dois termos falam de eternidade. Eles surgem no Antigo Testamento para descrever a longevidade dos montes e, quando isso acontece, muitas vezes estão em um sentido poético, para referir-se à eternidade; surgem para se falar de um tempo de duração desconhecida e, na maioria das vezes, para serem relacionados à pessoa de Deus, que é eterno e não está sujeito ao tempo, ou às coisas relacionadas a este.
O termo grego aiónios surge no Novo Testamento e significa, geralmente, tempo indefinido no passado ou no futuro. Justamente por isso, além de seu significado temporal, que é eterno, significa também divino ou imortal. Portanto, aiónios é o tempo de Deus, é a dimensão imensurável, é o ambiente Dele. O nosso é cronos ”.
(Daniel, S. Reflexões sobre a alma e o tempo. RJ: CPAD, 2001, pp.123,124).
APLICAÇÃO PESSOAL
Muitas pessoas sofrem e se frustram quando não vêem as coisas acontecerem no seu tempo, porque estão vivendo no ritmo frenético deste mundo. Vivemos numa sociedade imediatista, isto é, que deseja tudo para ontem, no entanto, a Bíblia nos ensina trilhar um caminho oposto, “correndo com paciência”, pois “há tempo para todas as coisas”.
Quando se trata do nosso futuro, a situação é assustadora. Preocupamo-nos com família, profissão, projetos. Todavia, Jesus nos disse que não devemos estar ansiosos por “coisa alguma”, uma vez que toda a nossa vida está nas mãos Daquele que cuida carinhosamente de toda a criação e tem o passado, presente e futuro em suas mãos.
Deus não apenas sabe o que faz, mas precisamente quando deve realizá-lo. Foi assim com o nascimento de Jesus, “na plenitude dos tempos”, e o será também no “fim dos tempos”.
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!