Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos As Disciplinas da Vida Cristã com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
11 de maio de 2008
TEXTO ÁUREO
“Trabalhai, porque eu sou convosco, diz o SENHOR dos Exércitos” (Ag 2.4).
VERDADE PRÁTICA
O serviço cristão torna o crente um cooperador de Deus na expansão do Evangelho de Cristo.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — Sl 126.5,6 Semeando com alegria
Terça — Jó 5.7 O homem nasce para o trabalho
Quarta — Jo 5.17 Jesus, exemplo de trabalho
Quinta — Hb 11 O serviço a Deus executado pela fé
Sexta — Gn 1.26 Adão, o primeiro servidor de Deus
Sábado — Gn 12.13 Abraão, pai dos que, pela fé, servem a Deus
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Romanos 12.1-8.
1 — Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.
2 — E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
3 — Porque, pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não saiba mais do que convém saber, mas que saiba com temperança, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.
4 — Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação,
5 — assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.
6 — De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada: se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;
7 — se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;
8 — ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.
INTERAÇÃO
Professor, todo ensino tem de ser ativo, e toda aprendizagem não pode deixar de ser ativa, pois ela somente se efetiva pelo esforço pessoal do aprendiz. Portanto, solicite no início ou no decurso da aula, a opinião, a colaboração, a iniciativa e o trabalho do próprio aluno. Procure saber, por exemplo, o que cada um faz ou gostaria de fazer na obra de Deus.
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Definir o serviço cristão.
Descrever as bases doutrinárias do serviço cristão.
Cooperar efetivamente com a igreja local.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
A fim de estimular o raciocínio e a participação da classe, leve seus alunos a discutir um ponto relacionado com a lição. Dê a cada membro da classe uma cópia do ponto a ser discutido ou texto a ser interpretado. Conceda alguns minutos para que cada um possa escrever suas idéias. Depois, divida a classe em grupos de três ou quatro, a fim de falarem do que escreveram. Cada grupo deverá escolher um membro para apresentar os pontos-de-vista do grupo, quando a classe se reunir novamente. Após quatro a seis minutos, junte a classe e deixe que os grupos falem da conclusão a que chegaram. À medida que cada representante expuser suas idéias, anote-as no quadro de giz. Conclua a discussão fazendo um resumo das idéias apresentadas. Esta dinâmica de grupo envolve toda a classe e levanta idéias valiosas para o desenvolvimento da lição.
Pontos para discussão: Qual é a sua função na obra de Deus? Como obter a convicção do nosso ministério eclesiástico?
Palavra Chave
Serviço: No grego bíblico diakōnia: serviço amoroso prestado a Deus a favor dos santos e da Seara do Mestre.
INTRODUÇÃO
Trabalhar para Cristo, como a Bíblia o requer, significa tributar-lhe toda a nossa afeição e amor. Ao discorrer sobre a importância do serviço cristão, o pastor inglês, Matthew Henry, mostra-se mais do que claro; faz-se categórico e firme: “Se o trabalho é feito em nome de Cristo, a honra é devida ao nome dele”.
Tem você se esforçado pelo Reino de Deus? Quantas almas já ganhou este ano para Jesus? Você contribui para a Obra Missionária e para o Serviço de Assistência Social? Lembre-se destas palavras de Agostinho: “Deus não se torna maior se você o reverencia, mas você se torna maior se o serve”. Mas, afinal, o que é o Serviço Cristão?
SINOPSE DO TÓPICO I
O serviço cristão é o trabalho amoroso e sacrifical que o cristão consagra ao Senhor, tendo em vista à expansão do Reino de Deus e à edificação do Corpo de Cristo.
SINOPSE DO TÓPICO II
O serviço cristão está fundamentado nas Escrituras do Antigo e Novo Testamento, nas quais os trabalhos secular e religioso fundem-se como oferta de gratidão e reconhecimento do senhorio do Altíssimo.
SINOPSE DO TÓPICO III
Os principais objetivos do serviço do crente são: adorar a Deus, pregar o Evangelho, exercer o magistério eclesiástico e visitar os santos em suas necessidades.
CONCLUSÃO
Se não nos dedicarmos integral, sacrifical e amorosamente ao Serviço Cristão, como nos haveremos ante o Tribunal de Cristo? Exige Ele de cada um de seus filhos não somente que se envolva, mas principalmente que se comprometa com a divulgação do Evangelho até aos confins da terra.
O Senhor Jesus foi, em todas as coisas, um singular exemplo de serviço. Porque, então, como seus discípulos, não nos dedicamos também ao Serviço Cristão?
EXERCÍCIOS
1. Explique o significado da expressão “serviço cristão”.
(Livre) O serviço cristão é o trabalho amoroso e sacrifical que, fundado na Escritura, o cristão consagra ao Senhor, visando a expansão do Reino de Deus e a edificação do Corpo de Cristo.
2. Qual o fundamento doutrinário e teológico do serviço cristão?
A Escritura Sagrada.
3. Cite três bases do serviço cristão na Bíblia.
O Antigo e Novo Testamento e o serviço abnegado de nosso Senhor Jesus Cristo.
4. Descreva as razões pelas quais Jesus é o maior exemplo de abnegação na obra do Senhor.
(Livre) Jesus fez-se servo de todos, embora de tudo é Senhor.
5. Cite quatro objetivos do serviço cristão.
Adorar a Deus, pregar o Evangelho, exercer o magistério eclesiástico e visitar os santos em suas necessidades.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Devocional
“Tudo o que você foi feito para ser
Deus não espera que você seja quem não é. Isto lhe traz algum alívio? Deus tem baldes cheios de graça para derramar sobre nós — mas temos que estar onde o aguaceiro cair.
Deus não espera que você seja quem não é, mas Ele realmente deseja que você seja tudo o que Ele criou para ser. Quando sabemos para que fomos designados e convocados, podemos poupar muitos esforços em áreas para as quais não fomos criados. Se soubermos quem Deus quer que sejamos, poderemos parar de tentar se alguém que não somos e abandonar a tensão que vem com esse tipo de vida. Deus lhe criou para ocupar um determinado lugar onde você poderá servi-lo melhor, onde Ele poderá derramar a graça sobre você. Bem, pense em uma pessoa que cumpre um ministério profético e faz uma rápida tentativa para ensinar. Ele passa horas e horas preparando as aulas, nunca se sentindo 100% seguro de que está no caminho certo. Quando as aulas começam, os seus alunos parecem confusos, desorganizados ou sem um foco específico. Não importa o quanto ele se esforce, o profeta convertido em professor simplesmente parece não acertar em termos de instruir o seu grupo e a sua frustração está se acumulando […]”.
(BREEN, M.; KALLESTAD, W. Uma vida apaixonante. RJ: CPAD, 2005, pp.137,138).
APLICAÇÃO PESSOAL
Deus nos dá muitas habilidades e dons para que possamos edificar sua Igreja. Para usá-los eficientemente, devemos: entender que todas as nossas habilidades e todos os nossos dons vêm de Deus; entender que nem todos são dotados das mesmas habilidades e dos mesmos dons; saber quem somos e o que fazemos melhor; dedicar nossas habilidades e nossos dons ao serviço de Deus, não para alcançar sucesso pessoal; estar dispostos a empregar as habilidades e os dons que temos com todo o nosso coração, colocando tudo à disposição da obra de Deus, sem reter coisa alguma.
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!