Estudo exclusivo da Escola EBD: Nesta lição abordaremos profundamente Revista Adultos As doenças do nosso século com insights baseados na teologia pentecostal da cpad...
10 de Agosto de 2008
TEXTO ÁUREO
“Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos” (Rm 12.16).
VERDADE PRÁTICA
A ambição e a cobiça pelas coisas materiais são algumas das razões pelas quais muitos naufragam na fé.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — 1Tm 6.10 A ambição desvia o crente da fé
Terça — Rm 12.16 A Bíblia condena a ambição
Quarta — Mc 4.19 A ambição sufoca a Palavra de Deus na vida do crente
Quinta — 1Tm 3.3,8 A cobiça e a ganância desqualificam o crente para o ministério
Sexta — 1Pe 5.2 Um alerta aos que apascentam o rebanho de Deus
Sábado — Ec 6.7 A cobiça e ambição são insaciáveis
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Salmos 131.1-3; 1 Timóteo 6.7-12.
Salmos 131
1 — SENHOR, o meu coração não se elevou, nem os meus olhos se levantaram; não me exercito em grandes assuntos, nem em coisas muito elevadas para mim.
2 — Decerto, fiz calar e sossegar a minha alma; qual criança desmamada para com sua mãe, tal é a minha alma para comigo.
3 — Espera Israel no SENHOR, desde agora e para sempre.
1 Timóteo 6
7 — Porque nada trouxemos para este mundo e manifesto é que nada podemos levar dele.
8 — Tendo, porém, sustento e com que nos cobrirmos, estejamos com isto contentes.
9 — Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.
10 — Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
11 — Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas e segue a justiça, a piedade, a fé, a caridade, a paciência, a mansidão.
12 — Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas.
INTERAÇÃO
Professor, para esta lição, leia atentamente os textos bíblicos da Leitura Diária. Medite neles até que você saiba exatamente o que eles afirmam. Se possível, leia a obra Orgulho Fatal, de Richard Dortch. Neste livro, o autor identifica as armadilhas do poder pessoal, ensina como resistir as atrações do poder e como evitar o abuso da autoridade. Boa aula!
OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Definir os termos “poder” e “cobiça”.
Classificar a ambição no mundo secular.
Contentar-se com a provisão divina.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, ensine aos seus alunos que a Bíblia descreve vários personagens que sucumbiram à ambição e ao orgulho: Adão e Eva (Gn 3.1-7); Tiro (Ez 28.1-10); Nabucodonosor (Dn 4.29-37); Herodes (At 12.21-23), entre outros. Esse mesmo orgulho também foi ensinado na filosofia. Nietzsche afirmou que o super-homem reconheceria a inutilidade dos valores morais e religiosos e se colocaria acima deles. O filósofo ateu Feuerbach, considerava que a grande reviravolta da história será quando o homem se conscientizar de que o único Deus do homem é o próprio homem. Fale aos educandos que o mesmo orgulho que prejudicou a Adão, Tiro, Nabucodonosor e Herodes é o mesmo que foi ensinado por esses filósofos ateus. Contudo, afirme que, assim como os personagens bíblicos receberam o merecido castigo, todos os soberbos e ambiciosos receberão, cedo ou tarde, o justo juízo divino.
Palavra Chave
Ambição: Desejo veemente de alcançar os bens materiais, o poder, a glória, a riqueza, a posição social, etc.
INTRODUÇÃO
Ambição é a procura irracional e desordenada pelas riquezas, poder, glória e honras. É o mesmo que cobiça ou desejo veemente pela aquisição de bens materiais. Esse termo, conforme se encontra originalmente em Romanos 12.16 significa “elevado”, “alto”. Também pode significar “arrogância” como nos textos de 1 Timóteo 6.17 e Romanos 11.20. A Bíblia é taxativamente contra a sociedade materialista que exige cada vez mais que as pessoas sejam ambiciosas, individualistas e almejem “coisas elevadas” (Sl 131.1; Hc 2.9). Esse é o assunto que iremos estudar nesta lição.
SINOPSE DO TÓPICO I
Poder, dinheiro e sexo são os três principais elementos que desencadeiam a ambição do homem.
SINOPSE DO TÓPICO II
Poder, dinheiro e sexo também são elementos que desencadeiam a ambição nos falsos mestres e líderes das igrejas, conforme 1Tm 6.5,9 e 2Pe 2.
SINOPSE DO TÓPICO III
A ambição é vencida pelo crente quando a sede de poder, a cobiça pelo dinheiro e os desejos carnais são dominados através da santificação, oração e meditação nas Escrituras.
SINOPSE DO TÓPICO IV
Os principais fundamentos do contentamento do crente são: A provisão divina, a ausência de cobiça e a disposição de suportar a privação.
CONCLUSÃO
O crente fiel a Deus não ambiciona as coisas elevadas desse mundo, mas entrega-se ao Senhor confiando que é poderoso para suprir todas as suas necessidades, quer nas áreas social e financeira, quer na espiritual. O que o filho de Deus realmente aspira, é a presença do Senhor (Sl 42.1), seus dons (1Co 14.1) e seu Reino (Mt 6.33), pois está certo que as demais coisas lhe serão acrescentadas.
EXERCÍCIOS
1. O que é ambição?
Ambição é a procura irracional e desordenada pelas riquezas, poder, glória e honras.
2. Faça uma breve distinção entre o mercenário e o pastor.
O mercenário é aquele que trabalha em troca de qualquer vantagem material, sem nenhum interesse e intenção honesta de cuidar das ovelhas (2Pe 2.3), enquanto o pastor é o oposto.
3. Descreva três formas pelas quais podemos vencer a ambição.
Dominando a sede de poder, a cobiça pelo dinheiro e os desejos carnais.
4. Cite dois fundamentos do contentamento cristão.
A provisão divina e a disposição de suportar a privação.
5. Contentar-se é a mesma coisa que acomodar-se à pobreza?
Resposta pessoal. “Não. Contentar-se não significa acomodar-se à pobreza”.
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO
Subsídio Devocional
“Corretores Cristãos do Poder
Buscar arrogantemente o poder não é atributo espiritual. É sinal de egoísmo e orgulho. Todo aquele que deseja o poder para obter prestígio é traiçoeiro. No esforço de tornar-se imperial, adquire a mentalidade que diz: ‘Estou gostando desta liderança. Sei o que é melhor, apenas sigam-me!’.
Apreciam alguns poderosos — leigos, pregadores, empresários, educadores, oficiais do governo ou quem quer que seja — o brilho, a honra e o prestígio da liderança? Têm prazer em chegar ao topo pela escada da adulação? Vêem as pessoas como irmãos e irmãs, e a si mesmos como um de seus companheiros de serviço? Ou estão mais inclinados a manter o rebanho em seu lugar? Trovejam mensagens quanto ao que o trabalho deve ser? Ou guiam alegremente como um pastor?
Quero chamar sua atenção de perdedor financeiro para o simples fato: muitos de nós estamos nadando em dívidas e vivendo um caos conjugal como resultado de nada menos que uma necessidade descontrolada de possuir e acumular coisas. A verdade é que o caos em nosso casamento poderia ter fim se nós simplesmente parássemos de acumular e começássemos a estar satisfeitos com as coisas que já temos.
Nossa atitude com relação às pessoas é, frequentemente, uma ofensa a Deus e aos que estão se esforçando para servir. Enquanto as pessoas estão quase sempre ansiosas para liderar — liderança santa e inspirada — estamos afundados em nosso ‘trabalho’. Quando isso acontece, podemos facilmente nos tornar insensíveis aos sentimentos alheios”.
(DORTCH, R. W. Orgulho fatal. RJ: CPAD, 1996, pp.103-4.)
APLICAÇÃO PESSOAL
Somos todos culpados diante do Senhor por nossas ambições e orgulho! Somos inescusáveis diante do tribunal divino. O nosso opróbrio não é maior do que os sulcos de dor, desprezo, incapacidade e desdém que cavamos diariamente em nossos irmãos (1Jo 3.15). Somos culpados de orgulho e ambição diante de Deus. Confessemos os nossos pecados (1Jo 3.19-21). Peçamos um novo coração e uma nova disposição espiritual (Sl 51.10). Sejamos perdoados e oremos como fez o salmista:
“Ó SENHOR Deus, eu já não sou orgulhoso; deixei de olhar os outros com arrogância.
Não vou atrás das coisas grandes e extraordinárias, que estão fora do meu alcance.
Assim, como a criança desmamada fica quieta e tranquila nos braços da mãe, assim eu estou satisfeito e tranquilo, e o meu coração está calmo dentro de mim”.
(Sl 131.1,2 — NTLH).
Ajude-nos a divulgar compartilhando com os irmãos da sua igreja!